Autor Tópico: [V:tM] Fora, fraquezas de clã  (Lida 3164 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Online: Janeiro 24, 2013, 03:26:31 pm »
Recentemente, meu grupo resolveu VOLTAR a jogar Vampiro. Depois de revirar os olhos, resolvi tentar uma abordagem nova (porque o pessoal leu tudo, sabe tudo, quer bombar só o que adianta pra disciplinas, um horror), indo desde seitas novas -- no esquema de V:tR -- até clãs com nomes diferentes, outros acontecimentos, menos metaplot, etc.

Aí uma coisa me bateu aqui: eu e muitas pessoas que conheço (como o grupo que está jogando) simplesmente odiamos a ideia de "fraqueza de clã". É bobo, é limitante, é desequilibrado e não faz muito sentido em jogo.

Minha ideia era combater um pouco do "power creep" das Disciplinas, utilizando opções do livro de 20 anos de Vampiro, umas house rules e algo que me fez pensar ontem: não seria interessante uma Disciplina ir, ao mesmo tempo em que confere benefícios, corroendo o personagem e gerando o equivalente de uma fraqueza?

Dessa forma, os panacas iam pensar duas vezes antes de sair mazimizando tudo e a existência desses poderes seria uma bênção/maldição progressiva, aumentando as limitações ao mesmo tempo em que crescem os poderes. Mais interessante que uma fraqueza de fábrica, acho eu.

Exemplo (o nível 1 não teria um revés, só a partir do 2):

 :seta: Demência: 2 (defeito mental de -1), 3 (defeito mental de -2), 4 (defeito mental de -3), 5 (perturbação).
 :seta: Quietus: progressivamente aumentando o vício em sangue (como a fraqueza dos Assamitas)
 :seta: Presença: diminui a Liderança/Lábia (porque o vampiro se acostuma a ter o que quer rapidamente e sem esforço)? Tipo, cada ponto além de 1 representa uma diminuição do máximo da perícia por geração: um cara com Presença 3 de 9ª geração só pode ter 2 pontos na perícia em questão.
 :seta: Dominação: similar à presença, mas com Empatia.
 :seta: Quimerismo: assombrações? Dificuldade de diferir realidade de ilusão?
 :seta: Vicissitude/Tanatose: vai assumindo uma aparência cadavérica/cheia de cicatrizes, diminuindo sua aparência?

São só ideias. Que acham do conceito (e da aplicação)?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #1 Online: Janeiro 24, 2013, 04:16:32 pm »
Acho interessante, só mudaria Presença. Em vez de ficar mais difícil usar Liderança/Lábia, personagens que conheçam tua fama se tornam mais resistentes a suas perícias sociais quando você não usa a perícia.
Todo mundo sabe que você é manipulador, então elas já desconfiam de tudo que você diz. O que te obriga a ser ainda mais manipulador, pra superar isso.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #2 Online: Janeiro 24, 2013, 06:22:59 pm »
Curti a ideia.

Eu sugeriria pra Vicissitude, algo no sentido de penalidade em todos os testes que envolvam atributos sociais (Carisma, Manipulação e Aparência). Não pelo fato dos praticantes destas disciplinas ficarem cheios de cicatrizes/cadavéricos, mas por eles se tornarem verdadeiros alienígenas ao mundo ao seu redor. Tá, vampiros naturalmente caminham nesse sentido (são imortais, oras), mas poder moldar a carne (sua e de outros) a bel-prazer pode levar a níveis estéticos totalmente diferentes do padrão humano da época.

Talvez o mesmo, mas em menor proporção para Animalismo e Metamorfose.

A acho que o efeito de Demência pode ser aplicado à Taumaturgia também.

Dúvida: como pretende "penalizar" disciplinas físicas como Fortitude, Potência, Rapidez?

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #3 Online: Janeiro 24, 2013, 06:25:07 pm »
Já deu uma olhada no Guia do Sabath? Lá tem Vicissitude tratada como uma doença e fraquezas inerentes de se contrair ela sem ser um vampiro, você pode usar elas para todo mundo que tiver a disciplina.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #4 Online: Janeiro 24, 2013, 09:04:17 pm »
Dúvida: como pretende "penalizar" disciplinas físicas como Fortitude, Potência, Rapidez?

Eu pretendia simplesmente não penalizar, XD

Não sei, são exacerbações de uma coisa que já existe, sabe? Não consigo pensar no que fazer com isso.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #5 Online: Janeiro 24, 2013, 10:27:09 pm »
Fortitude poderia penalizar agilidade, o cara vai tipo ficando rigido...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline arghsupremo [pintobot]

  • Foto 3x4 do RG
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #6 Online: Janeiro 24, 2013, 10:28:04 pm »
Para a Rapidez poderia ser que em níveis muito altos o vampiro vá perdendo a noção do tempo, ou efeito câmera lenta para o resto do mundo.

Potência pode fazê-lo perder a noção de força, quebrando copos ou maçanetas.

Mas acho que ficariam melhores em níveis bem elevados das disciplinas.
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."

Offline stinger957

  • Hotline Miami Feelings
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #7 Online: Janeiro 24, 2013, 10:42:52 pm »
PRa essas disciplinas mais comunzonas (o trio-parada dura fortitude/rapidez/potência), talvez exigir maior gasto de pontos de sangue conforme é utilizado, de maneira a representar o desgaste físico (biológico?) que essas disciplinas causam sobre o corpo do vampiro, o qual não está plenamente adaptado a ter seus limites quebrados o tempo inteiro...

A ideia é legal, mas como vc trabalharia isso com alguns clãs que são definidos pelas suas fraquezas, como os Malkav, Lasombra e Nosferatu? Esses são exemplos de fraquezas que não parecem totalmente arbitrárias e dão um tempero a mais pros personagens.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #8 Online: Janeiro 25, 2013, 02:01:17 am »
A ideia é legal, mas como vc trabalharia isso com alguns clãs que são definidos pelas suas fraquezas, como os Malkav, Lasombra e Nosferatu? Esses são exemplos de fraquezas que não parecem totalmente arbitrárias e dão um tempero a mais pros personagens.

Então, minha ideia é eliminar isso, pois não estaria trabalhando com os clãs. Mas pela minha progressão, malkavianos e lasombras acabariam adquirindo suas fraquezas ao desenvolver suas disciplinas exclusivas.

Nosferatus são meio redundantes com Samedi (que são mais bacanas), e a Tanatose poderia custar aparência. Então uma coisa leva à outra.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #9 Online: Janeiro 25, 2013, 08:32:26 pm »
Não tinha um lance, acho que no TV Tropes, que falava sobre pessoas com superpoderes e seus efeitos? Me lembro de uma discussão com o Nib sobre o cara que tem super velocidade ou voo e não consegue parar a tempo e se estopora numa parede, no chão e tal. Pode ser uma ideia!

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #10 Online: Janeiro 25, 2013, 10:15:55 pm »
Isso deixaria o jogo mais trash e ainda menos terror do que ele já é :linguinha:
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #11 Online: Janeiro 25, 2013, 10:50:27 pm »
E não é essa a ideia. Ainda mais que a edição de 20 anos deu uma boa nerfada em Rapidez e Potência e elas não têm muito "fluff", sei lá. Preferia focar no resto das Disciplinas. Essas daí carniçal tem, é uma barbada, XD
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
« Resposta #12 Online: Janeiro 26, 2013, 09:04:28 am »
Não tinha um lance, acho que no TV Tropes, que falava sobre pessoas com superpoderes e seus efeitos?

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RequiredSecondaryPowers
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I