Reformulei os Atributos Épicos para ficarem mais simples:
2) Atributos Épicos
Todo Scion desenvolve certas habilidades especiais que vão além do acesso aos Legados. Elas estão diretamente ligadas a características físicas e mentais associadas ao seu pai/mãe divino. Um filho de Thor poderia ter uma força sobre-humana , enquanto um filho de Osíris poderia ser um líder natural.
Essas características são representadas através de Atributos Épicos. Eles permitem que os personagens façam coisas além dos limites humanos, como derrubar um muro de tijolos com as mãos ou decorar todas as faces num auditório.
Mecanicamente, os Atributos Épicos funcionam de maneira similar a um Aspecto. Cada Atributo Épico pode ser invocado ou compelido em certas situações, como um aspecto comum. Além disso, cada Atributo Épico possui uma série de Aptidões. Elas são perícias associadas a aquele Atributo Épico, que recebem um bônus de +2 em todos os testes.
Um Scion iniciante começa com um Atributo Épico e uma Aptidão . As escolhas disponíveis são limitadas de acordo com sua Linhagem.
Ex.:
Lyu está sendo interrogado por um policial, após ter sido pego dirigindo um carro roubado. Lyu tenta convencer seu interrogador que isso foi tudo um engano.
O jogador de Lyu lembra que seu personagem possui Manipulação Épica, o que deveria ajudá-lo nessa situação. O policial é uma pessoa comum, sem Atributos Épicos. Lyu rola seu teste de Enganar(uma perícia que ele têm em +0), substituindo um dos dados por +1d6.
Ele consegue -,-,-, +6. Graças ao dado concedido por sua Manipulação, Lyu consegue um resultado de +3.
O Mestre rola pelo policial, conseguindo um +2. Por pouco (e graças a ajuda de seu Carisma), Lyu consegue ser liberado.
Lista de Atributos Épicos
Força Épica: O personagem possui a força de vários homens. Isso não significa que seu corpo seja maior do que de outras pessoas, mas seus músculos possuem um poder fora do alcance de seres humanos normais.
Aptidões: Briga, Esportes, Intimidação, Resistência
Invocar: Para quebrar e mover coisas, levantar objetos ou ferir outros seres
Compelir: Ter dificuldade em lidar com coisas delicadas, em controlar sua força, em passar despercebido
Destreza Épica: O personagem possui uma coordenação motora, equilíbrio e agilidade superiores aos maiores atletas. Ele é capaz de acrobacias que normalmente só seriam vistas em filmes de ação.
Aptidões: Esportes, Furtividade, Furto, Pontaria
Invocar: Para desviar de uma arma arremessada, manter o equilíbrio enquanto corre sobre um fio estendido, realizar movimentos delicados e precisos
Compelir: Pular numa superfície menos resistente do que aparenta, ser encurralado num espaço fechado, ser empurrado mais facilmente por causa da leveza de seu corpo
Resistência Épica: O corpo, mente e espírito do personagem possuem uma resistência igualada por poucos. O personagem é uma rocha contra a qual os ataques de seus inimigos são inúteis.
Aptidões: Briga, Empatia, Força de Vontade, Resistência
Invocar: Para resistir a tortura, sobreviver a venenos, suportar a dor
Compelir: Cair exausto após acumular muitos ferimentos, ser incapaz de perceber seus próprios limites, demonstrar compaixão para alguém na mesma situação
Aparência Épica (Bela): O personagem possui uma beleza que tira o fôlego das pessoas, provoca acidentes e paixões instantâneas. É impossível não notar o personagem quando ele quer ser notado.
Aptidões: Artes, Comunicação, Contatos, Enganar.
Invocar: Para seduzir alguém, conseguir favores, distrair alguém
Compelir: Dificuldade em passar despercebido, ser importunado numa hora ruim, causar inveja
Aparência Épica (Horrenda): O personagem possui uma aparência que causa medo e repulsa. Mesmo a pessoa mais calejada e desgostosa se sente desconfortável próxima do personagem.
Aptidões: Contatos, Furtividade, Intimidação, Resistência
Invocar: Para assustar alguém, fazer alguém recuar, causar pena
Compelir: Dificuldade em passar despercebido, causar medo na hora errada, provocar uma reação violenta
Presença Épica: O personagem possui uma personalidade difícil de resistir, convencendo os outros de seu ponto de vista com facilidade. Isso tanto pode ser usado para agradar e se aproximar de alguém, quanto para intimidar e assustar os outros.
Aptidões: Comunicação, Empatia, Enganar, Intimidar
Invocar: Ao mentir para alguém, ameaçar alguém, interrogar alguém
Compelir: Encontrar vítimas de uma mentira antiga, enganar alguém poderoso , ser perseguido por um golpe que realizou
Inteligência Épica: O personagem possui uma mente poderosa, capaz de memorizar, aprender e processar informações num volume que uma mente normal não seria capaz de conter. Não existe nada que o personagem não possa compreender, tendo tempo suficiente para estudar o assunto.
Aptidões: Ciências, Medicina, Ocultismo, Ofícios
Invocar: Ao tentar decifrar um código, compreender um ritual, entender uma língua antiga
Compelir: Subestimar a inteligência de um adversário, demorar-se demais analisando uma informação, se perder em pensamentos
Raciocínio Épico: O personagem possui uma mente veloz, sempre pronta a reagir mesmo nas situações mais imprevisíveis. Contra explosões, monstros escondidos nas sombras, ataques traiçoeiros, o tempo de reação do Scion pode ser o que define se ele sobrevive até o dia seguinte.
Aptidões: Briga, Condução, Esportes, Percepção
Invocar: Ao se proteger de uma explosão, desviar de um ataque surpresa, desarmar uma bomba ativada
Compelir: Perceber um golpe inesperado um instante depois que aconteceu, ter sua atenção desviada pela ameaça atual, não ter tempo para salvar mais ninguém
Percepção Épica: O personagem possui sentidos tão apurados que mesmo as menores mudanças no ambiente são percebidas no instante que ocorrem.
Aptidões: Empatia, Furto, Investigação, Percepção
Invocar: Ao vasculhar a cena de um crime, rastrear alguém, identificar um rosto na multidão
Compelir: Se manter concentrado num ambiente barulhento, ficar desorientado ao sofrer um estímulo excessivo de um dos sentidos, ser incomodado por um estímulo que passa despercebido por outras pessoas