Autor Tópico: FATE of the Gods (Scion para FATE)  (Lida 2062 vezes)

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FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Online: Janeiro 15, 2013, 05:50:32 pm »
Atualmente eu estou ocupado estudando, mas quando o ritmo diminuir (metade de Fevereiro) quero mestrar pra alguns amigos uma campanha de Scion, aquele RPG da White Wolf que os personagens são filhos dos deuses na era moderna.

Mas o sistema do Scion é uma droga (IMHO), então estou querendo adaptar pro FATE, o mesmo sistema de Espírito do Século. Vou usar o FATE Core como base, assim como o Dresden Files e o Legends of Anglerre pois são versões mais novas do sistema.

Se alguém tiver sugestões, quiser comentar algo sobre Scion que acha que eu deveria manter nessa adaptação ou tiver alguma idéia, eu gostaria de ouvir.

Segue um rascunho do que já fiz até agora:

1) Criação de Personagens

2) Purviews

Purviews são perícias especiais, que permitem ao personagem acessar poderes divinos. Para possuir uma dessas perícias, o personagem precisa gastar um stunt com o nome do purview. Isso dá acesso a pelo menos um poder menor e a possibilidade de desenvolver a perícia com o mesmo nome do purview.

Além disso, cada purview só pode ser acionado se o personagem tiver em mãos um item especial que serve de conexão com sua origem divina. Esses itens são denominados Birthrights (mais detalhes no próximo capítulo) e podem ser qualquer objeto: um anel, uma peça de roupa, um escudo, um laptop ou qualquer outro objeto comum.

Todos os personagens começam com um ou mais birthrights para poderem acessar seus purviews. O padrão é um birthright por purview, mas o personagem pode escolher que um objeto dê acesso a mais de um purview (diminuindo assim seu número de birthrights iniciais).

Personagens só podem começar com purviews correspondentes ao seu parentesco divino. Favores, itens e situações especiais podem conceder o acesso a mais purviews.

Lista de Purviews:

(A idéia é que cada Purview se torne uma perícia separada, custando um stunt para ser comprada em +0 e pontos de perícia para elevar. Cada Purview vai ser descrita no modelo do FATE Core, listando como ela pode superar obstáculos, ser usada para atacar, criar defesas, etc.).

3) Birthrights

Eles são objetos concedidos pelos deuses para que seus filhos possam enfrentar os servos dos Titãs. Como explicado no capítulo de Purviews, cada personagem começa com uma série de birthrights iniciais que dão acesso a seus poderes divinos.

A maioria desses birthrights são objetos comuns que servem somente de conexão entre o scion e seu poder. Alguns desses itens, entretanto, possuem poderes especiais. E alguns, raros, são objetos lendários que serviram a campeões antigos ou novos artefatos prontos para iniciarem sua própria lenda.

Esses birthrights especiais possuem custo em stunts, conforme os parâmetros abaixo:

Idéia: Armas tem aspectos e concedem algum bônus especial
Idéia: Armaduras concedem uma ou duas consequências extras. Padrão é uma consequência Mild (2 shifts) por um stunt ou uma Moderate (4 shifts) por dois. Defesa contra coisas muito específicas (Lobisomens, Armas de Fogo, Armas Brancas) fazem a armadura proteger com Moderate (4 shifts) por um stunt ou Severe (6 shifts) por dois.

4) Fate

Quando o personagem falha ou empata num teste usando um Purview ou realizando um ato com um de seus atributos épicos, o Mestre pode oferecer a ocorrência de Fatebinding em troca do sucesso.

Falhas formam Fatebindings maiores, enquanto empates formam fatebindings menores. Somente um fatebinding pode ser feito por cena, mas o personagem pode escolher reforçar ou aumentar a área do fatebinding em troca de sucessos.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #1 Online: Janeiro 18, 2013, 09:43:46 pm »
Comecei a trabalhar os Atributos Épicos. Agradeceria se alguém desse sugestões de Aptidões. Por enquanto, minha idéia é que elas sejam como efeitos especiais: coisinhas bonitinhas e que ajudam a dar o clima, mas sem necessariamente precisarem de mecânica própria ou serem muito poderosas.
O personagem ganha uma ao adquirir o Atributo Épico e pode comprar mais com o gasto de algum recurso (perícias? stunts?).


Força Épica: Este atributo representa o poder físico do personagem. Ele ajuda em situações como levantar ou derrubar algo, quebrar alguma coisa ou ferir alguém.
   Aptidões:  Objetos arremessados pelo personagem podem ser lançados até o horizonte;  o personagem consegue se libertar de qualquer objeto mundano usado para prendê-lo (algemas, correntes, cordas, etc.);  o personagem é capaz de aplicar sua força completa mesmo que só possa usar uma pequena parte de seu corpo (ele poderia derrubar um muro com um dedo).


Destreza Épica: Este atributo representa a precisão física do personagem. Ele ajuda em situações como acertar um arremesso, manter o equilíbrio ou coordenar seus movimentos.
   Aptidões:  O personagem nunca perde o equilíbrio devido a efeitos mundanos (balançar de um barco, óleo no chão, correr em cima de um fio esticado, etc.); o personagem pode escalar qualquer superfície que possua apoios; o personagem pode manipular qualquer coisa que possa enxergar e mover (com uma pinça e um microscópio ele seria capaz de dissecar uma bactéria).


Vigor Épico: Este atributo representa a resistência física do personagem. Ele ajuda em situações como resistir a um veneno, suportar a falta de sono ou sobreviver a uma queda.
   Aptidões:  O personagem pode se alimentar de qualquer substância mundana; o personagem pode prender sua respiração por um dia inteiro; o personagem não pode ser envenenado por nada mundano.


Presença Épica: Este atributo representa a força da personalidade do personagem. Ele ajuda em situações como impor sua vontade, intimidar ou interrogar alguém.
   Aptidões: O personagem sempre sabe quem é o líder num grupo que possa enxergar;   o personagem é capaz de intimidar qualquer pessoa comum que olhe em seus olhos; o personagem é capaz de fazer sua aparência não ser lembrada por pessoas comuns.


Manipulação Épica: Este atributo representa a precisão das habilidades do personagem em situações sociais. Ele ajuda em situações como mentir, seduzir ou convencer alguém de seu ponto de vista.
   Aptidões: Você é capaz de seduzir qualquer pessoa comum; pessoas comuns sempre acreditam que o personagem está dizendo a verdade (ou o que acredita ser a verdade); você sempre sabe como se portar de forma socialmente aceitável, não importa com quem está lidando.


Autocontrole Épico: Este atributo representa a resistência da personalidade do personagem. Ele ajuda em situações como manter a calma ao ser interrogado, não ser enganado ou resistir ao medo.
   Aptidões: O personagem sempre sabe quando uma pessoa comum está mentindo;
Inteligência Épica: Este atributo representa o poder da mente do personagem. Ele ajuda em situações como memorizar, aprender e processar grandes quantidades de informação.


Raciocínio Épico: Este atributo representa a velocidade e precisão da mente do personagem. Ele ajuda em situações como notar padrões, identificar ameaças e encontrar objetos escondidos.


Perseverança Épica: Este atributo representa a resistência mental do personagem. Ele ajuda em situações como manter a concentração num ambiente caótico e resistir ao cansaço durante uma árdua tarefa mental.
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Offline Skar

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Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #2 Online: Janeiro 19, 2013, 12:56:59 am »
Bem realmente não me recordo se skill são mais simples de serem melhoradas em Dresde files,irei olhar, só que acho que colocar um custo nas aptidões que em tese nem terão tanta importância mecânica é exagero.

Acho que seria melhor usar o espaço de uma stunt
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Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #3 Online: Janeiro 19, 2013, 01:10:56 pm »
kimble, eu queria agradecer porque seu ultimo post conseguiu me iluminar em algumas idéias para poderes não mágicos no meu sistema caseiro!!
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #4 Online: Janeiro 19, 2013, 03:55:40 pm »
Bem realmente não me recordo se skill são mais simples de serem melhoradas em Dresde files,irei olhar, só que acho que colocar um custo nas aptidões que em tese nem terão tanta importância mecânica é exagero.

Acho que seria melhor usar o espaço de uma stunt

Na verdade os personagens ganham mais pontos de pericia que stunts ao longo do jogo, então acredito que cobrar 1 pt por habilidades pequenas assim não seria tao ruim.

Se bem que estou considerando nem colocar um custo preso a elas e só aumentar com o tempo, como quando o personagem fecha um arco de historias.

Smaug,

Olha os básicos de Scion e Exalted que eles devem dar mais idéias.
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Offline Skar

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Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #5 Online: Janeiro 19, 2013, 05:50:40 pm »
Na verdade os personagens ganham mais pontos de pericia que stunts ao longo do jogo, então acredito que cobrar 1 pt por habilidades pequenas assim não seria tao ruim.

É eu tava vendo no Dresden Files não existe uma diferença tão grande, ambas você só ganha num major milestone  :P

Acho que seria masi interessante trabalhas como aspectos então, deixa elas mais voltadas a imaginação do jogador e pode ser mais especificas ainda.

Smaug

Cenários que dão muitas idéias para coisas mundanas: Espirito do século e Savage World.
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Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #6 Online: Janeiro 19, 2013, 10:19:14 pm »
Dúvidas:

i) Alguns Atributos não são redundantes? Como Presença e Manipulação ou Autocontrole e Perseverança ou Inteligência e Raciocínio?

ii) Ë possível combinar Atributos (e suas Aptidões) para alguns efeitos, como super-velocidade (uma combinação de Força, Vigor e Destreza Épicas)?


Sugestões vagas de Aptidões (me animei por FATE depois do Kickstarter absurdo do Core 3.0).

  • Força Épica: o personagem pode saltar a alturas até o limite da Troposfera (6~20 km) e em distâncias equivalentes
  • Vigor Épico: o personagem pode mergulhar até a Planíce Abissal dos oceanos (~4 km)
  • Autocontrole Épico: o personagem é capaz de diminuir seus batimentos cardíacos (se houver) a níveis quase imperceptíveis (1~3 bpm)
  • Inteligência Épica: o personagem pode memorizar com detalhes uma quantidade de informações (textuais ou iconográficas) equivalentes a um livro de 2.000 páginas por dia.

Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #7 Online: Janeiro 19, 2013, 11:23:27 pm »
É eu tava vendo no Dresden Files não existe uma diferença tão grande, ambas você só ganha num major milestone  :P

Estou usando tanto o Legend of Anglerre quanto o Dresden como fonte de idéias. No LoA os personagens ganham 1 pt de perícia por sessão, então isso permitiria ter um avanço mais contínuo.

Citar
Acho que seria masi interessante trabalhas como aspectos então, deixa elas mais voltadas a imaginação do jogador e pode ser mais especificas ainda.

Unh... segue o que eu escrevi para atributos épicos e não havia colocado no post anterior ainda:

[start]

Todo Scion desenvolve certas habilidades especiais que vão além do acesso aos Legados. Elas estão diretamente ligadas a características físicas e mentais associadas ao seu pai/mãe divino. Um filho de Thor poderia ter uma força sobre-humana , enquanto um filho de Osíris poderia ser um líder natural.

Essas características são representadas através de Atributos Épicos. Eles permitem que os personagens façam coisas além dos limites humanos, como derrubar um muro de tijolos com as mãos ou decorar todas as faces numa multidão. Todo Scion começa com pelo menos um Atributo Épico. As escolhas disponíveis são limitadas de acordo com sua Linhagem.

Mecanicamente, os Atributos Épicos dão bônus em certas jogadas. Durante um Contest ou Conflict, todos os envolvidos podem declarar se possuem algum Atributo Épico que poderia beneficiá-los naquele teste. Se todos possuírem, a resolução ocorre normalmente. Se uma ou mais pessoas não possuírem um Atributo relevante, essas pessoas rolam os dados normalmente. Mas os personagens que possuírem  Atributos relevantes podem substituir um de seus dados por um d6. Este dado é somado ao resultado dos outros três, aumentando assim as chances de sucesso.

Ex.:
Lyu está sendo interrogado por um policial, após ter sido pego dirigindo um carro roubado. Lyu tenta convencer seu interrogador que isso foi tudo um engano.

O jogador de Lyu lembra que seu personagem possui Manipulação Épica, o que deveria ajudá-lo nessa situação. O policial é uma pessoa comum, sem Atributos Épicos. Lyu rola seu teste de Enganar(uma perícia que ele têm em +0), substituindo um dos dados por +1d6.
Ele consegue -,-,-, +6. Graças ao dado concedido por sua Manipulação, Lyu consegue um resultado de +3.

O Mestre rola pelo policial, conseguindo um +2. Por pouco (e graças a ajuda de seu Carisma), Lyu consegue ser liberado.

Além dos bônus em jogadas, Atributos épicos também trazem Aptidões. Elas são habilidades menores, ligadas ao Atributo. O personagem começa com uma Aptidão inicial e pode adquirir mais com o tempo.
[/end]

E aqui entraria a lista de aptidões e as descrições dos atributos épicos.

A idéia de substituir dados por d6 vem do Kerbero's Club, uma outra versão do sistema que faz isso para lidar com situações onde personagens de patamares diferentes interagem. Isso é algo que acho importante manter por ser algo bem característico de Scion: pessoas normais não competem em igualdade com um PC, se ele estiver usando um Atributo Épico apropriado.

Talvez simplificando então, deixo os Atributos Épicos continuarem a substituir dados E permitindo feitos impressionantes "menores" com o gasto de FATE points? Um personagem com Inteligência Épica poderia decorar um livro em minutos, já um personagem com Força Épica poderia saltar por cima de um muro sem impulso.

Dúvidas:

i) Alguns Atributos não são redundantes? Como Presença e Manipulação ou Autocontrole e Perseverança ou Inteligência e Raciocínio?

Provavelmente. Eu usei o modelo do Storytelling para ter algo pra começar a escrever. Também acho que seria interessante retrabalhar isso, talvez diminuindo e resumindo um pouco as coisas.

Eu não quero chegar a algo tão simples quanto Físico Épico, Mente Épica e Carisma Épico, mas talvez algo como 4 a 5 atributos épicos.

Citar
ii) Ë possível combinar Atributos (e suas Aptidões) para alguns efeitos, como super-velocidade (uma combinação de Força, Vigor e Destreza Épicas)?

Esse tipo de coisa seria comprado com stunts (ou refresh, o que dá no mesmo), mas teria como pré-requisito certos Atributos Épicos. Conseguir falar qualquer língua, mesmo morta e sem nunca ter ouvido ela antes, poderia ser uma dessas opções e ter como pré-requisito Inteligência Épica.

Citar
Sugestões vagas de Aptidões (me animei por FATE depois do Kickstarter absurdo do Core 3.0).

  • Força Épica: o personagem pode saltar a alturas até o limite da Troposfera (6~20 km) e em distâncias equivalentes
  • Vigor Épico: o personagem pode mergulhar até a Planíce Abissal dos oceanos (~4 km)
  • Autocontrole Épico: o personagem é capaz de diminuir seus batimentos cardíacos (se houver) a níveis quase imperceptíveis (1~3 bpm)
  • Inteligência Épica: o personagem pode memorizar com detalhes uma quantidade de informações (textuais ou iconográficas) equivalentes a um livro de 2.000 páginas por dia.

Um, boas idéias. Vou adicionar. Valeu!
 
« Última modificação: Janeiro 19, 2013, 11:29:03 pm por kimble »
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Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #8 Online: Janeiro 21, 2013, 11:25:14 pm »
Abaixo seguem dois Legados (Purviews) de Scion, tratados como perícias de poder. Também estou incluindo as regras básicas para uso de Legados. Eu preferi deixar eles mais livres e possíveis de manipulação, como os elementos em Avatar ou as esferas em Mago. Se alguém tiver sugestões ou correções a serem feitas, gostaria de ouvir:

4) Legados
Legados são perícias especiais, que permitem ao personagem acessar poderes divinos. Todo personagem começa com dois legados. Cada um deles dá acesso a pelo menos um poder menor e a possibilidade de desenvolver a perícia com o mesmo nome do legado.
Além disso, cada legado só pode ser acionado se o personagem tiver em mãos um item especial que serve de conexão com sua origem divina. Esses itens são denominados Heranças (mais detalhes no próximo capítulo) e podem ser qualquer objeto: um anel, uma peça de roupa, um escudo, um laptop ou qualquer outro objeto comum.

Todos os personagens começam com um ou mais Heranças para poderem acessar seus Legados. O padrão é um Herança por legado, mas o personagem pode escolher que um objeto dê acesso a mais de um legado (diminuindo assim seu número de Heranças iniciais).
Personagens só podem começar com legados correspondentes ao seu parentesco divino. Favores, itens e situações especiais podem conceder o acesso a mais Legados (gastando refresh para comprá-los).

Sistema básico
Todos os legados possuem certas regras que funcionam como padrão. Caso nenhuma exceção esteja sendo especificada na descrição legado, ele funciona como segue:

-Se o Legado pode ser utilizado para criar coisas físicas, ele pode ser utilizado para criar itens. Se a criação do item não gerar um efeito que resolva algum problema que normalmente exigiria resolução através de outra perícia, ele ocorre sem teste e sem gasto de uma ação. Se ele resolver algum problema ou criar alguma vantagem, ele pode exigir um teste;

-Alguns Legados podem ser usados para atacar. Isso é feito através do toque, sendo que o personagem precisa ser capaz de acertar seu alvo fazendo um teste de Briga. Se o Legado pode ser usado para atacar, ele também pode ser usado para criar uma arma ou projétil . Esta arma pode ser algo simples ou complexo e sua criação não necessita de um teste ou ação (mas tem que ser criada na vez do personagem). O personagem usa a perícia correspondente ao tipo de arma usada (Briga para uma espada, Disparar para um arco e flecha, etc.). Se o ataque for uma situação como disparar uma bola de fogo ou arremessar um espinho de gelo, a perícia utilizada é Disparar;

-Vários Legados possuem stunts ligados a eles, que podem ser comprados para aumentar as habilidades do personagem. 


Lista de Legados

Animal
Associado com: Anubis (Jacal), Athena (Coruja), Atum-Re (Falcão), Bastet (Gato), Damballa (Cobra), Geb (Ganso), Hachiman (Pombo), Hera (Pavão), Horus (Falcão), Huitzilopochtli (Beija-flor, Águia), Miclántecuhtli (Cão), Osiris (Centopéia, Carneiro), Poseidon (Cavalo), Quetzalcoátl (Quetzal Resplandecente), Set (Salawa), Sobek (Crocodilo), Tezcatlipoca (Jaguar), Thoth (Babuíno, Ibis).

O personagem escolhe um tipo de animal específico ao comprar esse legado(Coelhos, Corvos, Leões, etc.). Ele passa a ser seu “animal símbolo”. O personagem passa a ser capaz de se comunicar, invocar e controlar com seu símbolo com o uso desse legado.
O personagem pode se comunicar com esses animais sem testes. Eles nunca atacam, ferem ou colocam o personagem em risco, exceto se compelidos por meios não naturais.
A quantidade de animais símbolo que o personagem é capaz de influenciar ao mesmo tempo está diretamente relacionada ao tamanho deles. Controlar uma dezena de ratos ao mesmo tempo é tão difícil quanto controlar um único leão sozinho.

   Superar: O personagem pode usar desses animais para superarem um obstáculo que ele esteja enfrentando. Isso permitiria usar um rato para roubar uma chave ou colocar um tigre para proteger seu apartamento.
   Criar Vantagem: O personagem pode usar desses animais para criar uma vantagem relacionada a habilidade das criaturas. Ele poderia colocar uma coruja para espionar uma reunião à noite (Em Espreita) ou usar um gato para despitar cães farejadores (Na Outra Direção).
   Atacar: Não é possível atacar usando de animais, mas é possível apontar um oponente como alvo para os ataques dos animais que você controla.
   Defender: Não é possível se defender usando de animais.
   
   Stunts
   -Uma alma, dois corpos: Gastando um FATE point, o personagem pode enviar sua alma para dentro do corpo do seu tipo de animal escolhido. Ele pode usar as habilidades da criatura normalmente nesse tempo, mas não pode utilizar quaisquer outras habilidades suas, mundanas ou sobrenaturais, enquanto estiver neste corpo. Ele pode retornar para seu corpo quando quiser. Ao final da cena, ele retorna automaticamente para seu corpo.
   -Metamorfose: Gastando um FATE point, o personagem pode adquirir temporariamente a forma do tipo de animal que escolheu. Isto dura por uma cena ou até ele escolher retornar a sua forma normal. Ao acionar essa habilidade, o personagem ganha um novo aspecto relacionado a forma que assumiu que dura até ele retornar a sua forma normal. Apesar de ainda ter acesso a suas perícias e poderes normais, certos feitos podem se tornar impossíveis na sua nova forma. Um Leão seria capaz de usar uma pistola e um Macaco não conseguiria andar despercebido numa multidão.
   -Criar Animal: O personagem pode criar um animal símbolo sacrificando um pouco de seu ser. Ele sofre uma preenche uma quantidade de caixas de stress físico iguais a quantidade que ele deseja ceder ao animal criado. A criatura dura por uma cena ou um dia inteiro, se o personagem escolher gastar também um FATE point.


Chaos
Associado com: Dionysus, Kalfu, Loki, Set, Susano-o.

O personagem controla a confusão, a anarquia e a sorte. O personagem pode utilizar do Chaos para alterar a cena e criar situações inesperadas e improváveis, sendo um Legado muito útil para trapaceiros e golpistas.

Chaos normalmente não resolve situações sozinhas, mas concede as ferramentas que o personagem precisa para resolver seus problemas.

   Superar:  Chaos não pode ser usada para superar situações.
   Criar Vantagem: Chaos pode ser usado para criar coincidências improváveis e golpes de sorte que ajudam a salvar a pele do personagem. Um caminhão carregando colchões poderia estacionar bem debaixo do personagem caindo do prédio.  Ou alguém esqueceu as chaves no carro bem quando o personagem tentava fugir a pé de perseguidores num veículo.
   Atacar: Não é possível atacar usando de Chaos.
   Defender: Não é possível se defender usando de Chaos.
   
   Stunts
   -Olho da Tempestade: Se o personagem estiver numa situação caótica e perigosa não relacionada a ele, como uma multidão furiosa, um tornado ou um desabamento, ele não é ferido.
   -Confusão Paralisante: O personagem consegue deixar os outros confusos com facilidade, fazendo com que eles percam tempo tentando entender o que ele quis dizer ou o que está fazendo. O personagem pode usar Chaos no lugar de Enganar quando tentando distrair alguém.
   -Chaos Rastejante: O personagem pode usar Chaos para fazer ataques que causam stress mental contra o personagem. As consequências geradas por esses ataques são relacionadas a descontrole e loucura. Não é possível provocar a morte de um adversário com esses ataques, mas é possível deixá-lo permanentemente insano.
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Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:FATE of the Gods (Scion para FATE)
« Resposta #9 Online: Janeiro 28, 2013, 09:28:19 am »
Reformulei os Atributos Épicos para ficarem mais simples:

2) Atributos Épicos
Todo Scion desenvolve certas habilidades especiais que vão além do acesso aos Legados. Elas estão diretamente ligadas a características físicas e mentais associadas ao seu pai/mãe divino. Um filho de Thor poderia ter uma força sobre-humana , enquanto um filho de Osíris poderia ser um líder natural.
Essas características são representadas através de Atributos Épicos. Eles permitem que os personagens façam coisas além dos limites humanos, como derrubar um muro de tijolos com as mãos ou decorar todas as faces num auditório.
Mecanicamente, os Atributos Épicos funcionam de maneira similar a um Aspecto. Cada Atributo Épico pode ser invocado ou compelido em certas situações, como um aspecto comum. Além disso, cada Atributo Épico possui uma série de Aptidões. Elas são perícias associadas a aquele Atributo Épico, que recebem um bônus de +2 em todos os testes.
Um Scion iniciante começa com um Atributo Épico e uma Aptidão . As escolhas disponíveis são limitadas de acordo com sua Linhagem.

Ex.:
Lyu está sendo interrogado por um policial, após ter sido pego dirigindo um carro roubado. Lyu tenta convencer seu interrogador que isso foi tudo um engano.
O jogador de Lyu lembra que seu personagem possui Manipulação Épica, o que deveria ajudá-lo nessa situação. O policial é uma pessoa comum, sem Atributos Épicos. Lyu rola seu teste de Enganar(uma perícia que ele têm em +0), substituindo um dos dados por +1d6.
Ele consegue -,-,-, +6. Graças ao dado concedido por sua Manipulação, Lyu consegue um resultado de +3.
O Mestre rola pelo policial, conseguindo um +2. Por pouco (e graças a ajuda de seu Carisma), Lyu consegue ser liberado.
 

Lista de Atributos Épicos

Força Épica: O personagem possui a força de vários homens. Isso não significa que seu corpo seja maior do que de outras pessoas, mas seus músculos possuem um poder fora do alcance de seres humanos normais.
   Aptidões: Briga, Esportes, Intimidação, Resistência
   Invocar: Para quebrar e mover coisas, levantar objetos ou ferir outros seres
   Compelir: Ter dificuldade em lidar com coisas delicadas, em controlar sua força, em passar despercebido

Destreza Épica: O personagem possui  uma coordenação motora, equilíbrio e agilidade superiores aos maiores atletas. Ele é capaz de acrobacias que normalmente só seriam vistas em filmes de ação.
   Aptidões: Esportes, Furtividade, Furto, Pontaria
   Invocar:  Para desviar de uma arma arremessada, manter o equilíbrio enquanto corre sobre um fio estendido, realizar movimentos delicados e precisos
   Compelir: Pular numa superfície menos resistente do que aparenta, ser encurralado num espaço fechado, ser empurrado mais facilmente por causa da leveza de seu corpo

Resistência Épica: O corpo, mente e espírito do personagem possuem uma resistência igualada por poucos. O personagem é uma rocha contra a qual os ataques de seus inimigos são inúteis.
   Aptidões: Briga, Empatia, Força de Vontade, Resistência
   Invocar: Para resistir a tortura, sobreviver a venenos, suportar a dor
   Compelir: Cair exausto após acumular muitos ferimentos, ser incapaz de perceber seus próprios limites, demonstrar compaixão para alguém na mesma situação

Aparência Épica (Bela): O personagem possui uma beleza que tira o fôlego das pessoas, provoca acidentes e paixões instantâneas. É impossível não notar o personagem quando ele quer ser notado.
   Aptidões: Artes, Comunicação, Contatos, Enganar.
   Invocar: Para seduzir alguém,  conseguir favores, distrair alguém
   Compelir: Dificuldade em passar despercebido, ser importunado numa hora ruim, causar inveja

Aparência Épica (Horrenda): O personagem possui uma aparência que causa medo e repulsa. Mesmo a pessoa mais calejada e desgostosa se sente desconfortável próxima do personagem.
   Aptidões: Contatos, Furtividade, Intimidação, Resistência
   Invocar: Para assustar alguém, fazer alguém recuar, causar pena
   Compelir: Dificuldade em passar despercebido, causar medo na hora errada, provocar uma reação violenta

Presença Épica: O personagem possui uma personalidade difícil de resistir, convencendo os outros de seu ponto de vista com facilidade. Isso tanto pode ser usado para agradar e se aproximar de alguém, quanto para intimidar e assustar os outros.
   Aptidões:  Comunicação, Empatia, Enganar, Intimidar
   Invocar: Ao mentir para alguém, ameaçar alguém, interrogar alguém
   Compelir: Encontrar vítimas de uma mentira antiga, enganar alguém poderoso , ser perseguido por um golpe que realizou

Inteligência Épica:  O personagem possui uma mente poderosa, capaz de memorizar, aprender e processar informações num volume que uma mente normal não seria capaz de conter. Não existe nada que o personagem não possa compreender, tendo tempo suficiente para estudar o assunto.
   Aptidões: Ciências, Medicina, Ocultismo, Ofícios
   Invocar: Ao tentar decifrar um código, compreender um ritual, entender uma língua antiga
   Compelir: Subestimar a inteligência de um adversário, demorar-se demais analisando uma informação, se perder em pensamentos

Raciocínio Épico: O personagem possui uma mente veloz, sempre pronta a reagir mesmo nas situações mais imprevisíveis. Contra explosões, monstros escondidos nas sombras, ataques traiçoeiros, o tempo de reação do Scion pode ser o que define se ele sobrevive até o dia seguinte.
   Aptidões: Briga, Condução, Esportes, Percepção
   Invocar: Ao se proteger de uma explosão, desviar de um ataque surpresa, desarmar uma bomba ativada
   Compelir: Perceber um golpe inesperado um instante depois que aconteceu, ter sua atenção desviada pela ameaça atual, não ter tempo para salvar mais ninguém

Percepção Épica: O personagem possui sentidos tão apurados que mesmo as menores mudanças no ambiente são percebidas no instante que ocorrem.
   Aptidões: Empatia, Furto, Investigação, Percepção
   Invocar: Ao vasculhar a cena de um crime, rastrear alguém, identificar um rosto na multidão
   Compelir: Se manter concentrado num ambiente barulhento, ficar desorientado ao sofrer um estímulo excessivo de um dos sentidos, ser incomodado por um estímulo que passa despercebido por outras pessoas
« Última modificação: Janeiro 28, 2013, 09:30:13 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG