Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Madrüga em Janeiro 24, 2013, 03:26:31 pm

Título: [V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Madrüga em Janeiro 24, 2013, 03:26:31 pm
Recentemente, meu grupo resolveu VOLTAR a jogar Vampiro. Depois de revirar os olhos, resolvi tentar uma abordagem nova (porque o pessoal leu tudo, sabe tudo, quer bombar só o que adianta pra disciplinas, um horror), indo desde seitas novas -- no esquema de V:tR -- até clãs com nomes diferentes, outros acontecimentos, menos metaplot, etc.

Aí uma coisa me bateu aqui: eu e muitas pessoas que conheço (como o grupo que está jogando) simplesmente odiamos a ideia de "fraqueza de clã". É bobo, é limitante, é desequilibrado e não faz muito sentido em jogo.

Minha ideia era combater um pouco do "power creep" das Disciplinas, utilizando opções do livro de 20 anos de Vampiro, umas house rules e algo que me fez pensar ontem: não seria interessante uma Disciplina ir, ao mesmo tempo em que confere benefícios, corroendo o personagem e gerando o equivalente de uma fraqueza?

Dessa forma, os panacas iam pensar duas vezes antes de sair mazimizando tudo e a existência desses poderes seria uma bênção/maldição progressiva, aumentando as limitações ao mesmo tempo em que crescem os poderes. Mais interessante que uma fraqueza de fábrica, acho eu.

Exemplo (o nível 1 não teria um revés, só a partir do 2):

 :seta: Demência: 2 (defeito mental de -1), 3 (defeito mental de -2), 4 (defeito mental de -3), 5 (perturbação).
 :seta: Quietus: progressivamente aumentando o vício em sangue (como a fraqueza dos Assamitas)
 :seta: Presença: diminui a Liderança/Lábia (porque o vampiro se acostuma a ter o que quer rapidamente e sem esforço)? Tipo, cada ponto além de 1 representa uma diminuição do máximo da perícia por geração: um cara com Presença 3 de 9ª geração só pode ter 2 pontos na perícia em questão.
 :seta: Dominação: similar à presença, mas com Empatia.
 :seta: Quimerismo: assombrações? Dificuldade de diferir realidade de ilusão?
 :seta: Vicissitude/Tanatose: vai assumindo uma aparência cadavérica/cheia de cicatrizes, diminuindo sua aparência?

São só ideias. Que acham do conceito (e da aplicação)?
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: kimble em Janeiro 24, 2013, 04:16:32 pm
Acho interessante, só mudaria Presença. Em vez de ficar mais difícil usar Liderança/Lábia, personagens que conheçam tua fama se tornam mais resistentes a suas perícias sociais quando você não usa a perícia.
Todo mundo sabe que você é manipulador, então elas já desconfiam de tudo que você diz. O que te obriga a ser ainda mais manipulador, pra superar isso.
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Bispo em Janeiro 24, 2013, 06:22:59 pm
Curti a ideia.

Eu sugeriria pra Vicissitude, algo no sentido de penalidade em todos os testes que envolvam atributos sociais (Carisma, Manipulação e Aparência). Não pelo fato dos praticantes destas disciplinas ficarem cheios de cicatrizes/cadavéricos, mas por eles se tornarem verdadeiros alienígenas ao mundo ao seu redor. Tá, vampiros naturalmente caminham nesse sentido (são imortais, oras), mas poder moldar a carne (sua e de outros) a bel-prazer pode levar a níveis estéticos totalmente diferentes do padrão humano da época.

Talvez o mesmo, mas em menor proporção para Animalismo e Metamorfose.

A acho que o efeito de Demência pode ser aplicado à Taumaturgia também.

Dúvida: como pretende "penalizar" disciplinas físicas como Fortitude, Potência, Rapidez?
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Smaug em Janeiro 24, 2013, 06:25:07 pm
Já deu uma olhada no Guia do Sabath? Lá tem Vicissitude tratada como uma doença e fraquezas inerentes de se contrair ela sem ser um vampiro, você pode usar elas para todo mundo que tiver a disciplina.
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Madrüga em Janeiro 24, 2013, 09:04:17 pm
Dúvida: como pretende "penalizar" disciplinas físicas como Fortitude, Potência, Rapidez?

Eu pretendia simplesmente não penalizar, XD

Não sei, são exacerbações de uma coisa que já existe, sabe? Não consigo pensar no que fazer com isso.
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Smaug em Janeiro 24, 2013, 10:27:09 pm
Fortitude poderia penalizar agilidade, o cara vai tipo ficando rigido...
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: arghsupremo [pintobot] em Janeiro 24, 2013, 10:28:04 pm
Para a Rapidez poderia ser que em níveis muito altos o vampiro vá perdendo a noção do tempo, ou efeito câmera lenta para o resto do mundo.

Potência pode fazê-lo perder a noção de força, quebrando copos ou maçanetas.

Mas acho que ficariam melhores em níveis bem elevados das disciplinas.
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: stinger957 em Janeiro 24, 2013, 10:42:52 pm
PRa essas disciplinas mais comunzonas (o trio-parada dura fortitude/rapidez/potência), talvez exigir maior gasto de pontos de sangue conforme é utilizado, de maneira a representar o desgaste físico (biológico?) que essas disciplinas causam sobre o corpo do vampiro, o qual não está plenamente adaptado a ter seus limites quebrados o tempo inteiro...

A ideia é legal, mas como vc trabalharia isso com alguns clãs que são definidos pelas suas fraquezas, como os Malkav, Lasombra e Nosferatu? Esses são exemplos de fraquezas que não parecem totalmente arbitrárias e dão um tempero a mais pros personagens.
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Madrüga em Janeiro 25, 2013, 02:01:17 am
A ideia é legal, mas como vc trabalharia isso com alguns clãs que são definidos pelas suas fraquezas, como os Malkav, Lasombra e Nosferatu? Esses são exemplos de fraquezas que não parecem totalmente arbitrárias e dão um tempero a mais pros personagens.

Então, minha ideia é eliminar isso, pois não estaria trabalhando com os clãs. Mas pela minha progressão, malkavianos e lasombras acabariam adquirindo suas fraquezas ao desenvolver suas disciplinas exclusivas.

Nosferatus são meio redundantes com Samedi (que são mais bacanas), e a Tanatose poderia custar aparência. Então uma coisa leva à outra.
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Ciggi em Janeiro 25, 2013, 08:32:26 pm
Não tinha um lance, acho que no TV Tropes, que falava sobre pessoas com superpoderes e seus efeitos? Me lembro de uma discussão com o Nib sobre o cara que tem super velocidade ou voo e não consegue parar a tempo e se estopora numa parede, no chão e tal. Pode ser uma ideia!
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: kinn em Janeiro 25, 2013, 10:15:55 pm
Isso deixaria o jogo mais trash e ainda menos terror do que ele já é :linguinha:
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Madrüga em Janeiro 25, 2013, 10:50:27 pm
E não é essa a ideia. Ainda mais que a edição de 20 anos deu uma boa nerfada em Rapidez e Potência e elas não têm muito "fluff", sei lá. Preferia focar no resto das Disciplinas. Essas daí carniçal tem, é uma barbada, XD
Título: Re:[V:tM] Fora, fraquezas de clã
Enviado por: Nibelung em Janeiro 26, 2013, 09:04:28 am
Não tinha um lance, acho que no TV Tropes, que falava sobre pessoas com superpoderes e seus efeitos?

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RequiredSecondaryPowers (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RequiredSecondaryPowers)