Autor Tópico: [Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?  (Lida 32768 vezes)

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Offline Lumine Miyavi

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[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Online: Março 19, 2012, 02:13:35 pm »
Isso pode ser considerado espancar cachorro morto, mas é uma pergunta que sempre ficou na minha cabeça: porque as pessoas encaravam o monge da 3.5 (e pasmem, o inutil monge da 3.0!) como uma classe apelona?

Simples. São as mesmas pessoas que jogam D&D não como um jogo de aventuras, mas como um storyteller esterotipado com roupagem medieval; os caras que enfrentam mais fome, doenças, obstáculos como terreno, movimentação, conflitos sociais do que o combate propriamente dito (e alias, o foco de meio que todas as edições de D&D).

Se os desafios do monge são escalar uma parede, evitar perigos como comidas envenenadas (...) e dormir em locais onde você pode ficar doente, de repente, ele e o paladino tornam-se muito mais uteis. Ataque Ki / Ki Strike pode ser interessante quando todos os itens mágicos do seu grupo são a adaga +1 que foi encontrada, rolada no tesouro do dragão vermelho adulto.

É claro que quando o combate começa, as rodinhas do monge ficam aparentes...  O que vocês acham desse ponto de vista diferente?

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #1 Online: Março 19, 2012, 02:29:14 pm »
Eu acho que vai também do desconhecimento do sistema e de que a maioria das campanhas de D&D não vai muito longe.

As pessoas ficam sempre naqueles primeiros níveis, onde a maioria dos personagens fazem as mesmas coisas. Como as pessoas não tem conhecimento do sistema suficiente para perceber os problemas da classe e nunca jogam nos níveis onde esses problemas ficariam mais claros, acaba ficando a impressão de desequilíbrio para cima.
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Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Offline Sr. Pichu

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #2 Online: Março 19, 2012, 02:32:33 pm »
desconhecimento do sistema 3.x, ainda mais se comparado ao AD&D, já que tu ganha as habilidades/poderes de graça, e se comparado às outras *parece* que ganha muito mais coisa que as outras (fora o 1d20/2d10 de dano "de graça")
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Offline Cebolituz

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #3 Online: Março 19, 2012, 02:37:58 pm »
Acredito que pela impressão de "Rajada" e o alto número dos dados passa é uma forte influência.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Rain

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #4 Online: Março 19, 2012, 02:40:19 pm »

Simples. São as mesmas pessoas que jogam D&D não como um jogo de aventuras, mas como um storyteller esterotipado com roupagem medieval; os caras que enfrentam mais fome, doenças, obstáculos como terreno, movimentação, conflitos sociais do que o combate propriamente dito (e alias, o foco de meio que todas as edições de D&D).

Eu adoraria imaginar que este tipo de jogador não existe... Mais temos o Silva pra nos mostrar que eles não só eles existem, como também fazem muito barulho!
Sobre o monge...desconhecimento de sistema puro

E para resolver isto, é só pedir para o tal jogador tentar montar uma ficha de monge até o 20 nível (sem cdps) e depois compará-la a qualquer classe pura no nível 20.

Só lembrando, como sou da época da comunidade de D&d do Orkut (A D&D Brasil), gosto de relembrar que o monge corre mais que um cavalo, logo ele é muito foda, um semi deus nas mesas. Vai que no jogo aparece uma São Silvestre valendo um artefato?  :haha:
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #5 Online: Março 19, 2012, 02:50:22 pm »
Posso falar pelo meu grupo e pelos que conhecia na época do Colégio (que foi a época de lançamento do 3.0):
- Para quem tava acostumado com o AD&D que era um sofrimento só ver uma classe que ganhava CA, Deslocamento, um monte de imunidade e o dano desramado aumentando sozinho, parecia algo absurdo.

Pelo menos até se começar a ver que as outras classes com magias ou itens mágicos conseguiam fazer muito mais que o monge.

Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #6 Online: Março 19, 2012, 03:09:11 pm »
Wow, Tópico de Monge! Isso que é nostalgia da era 3.x pra mim!

Citar
E para resolver isto, é só pedir para o tal jogador tentar montar uma ficha de monge até o 20 nível (sem cdps) e depois compará-la a qualquer classe pura no nível 20.
Fizeram isso no tópico antigo (talvez copiando de outro, não sei, mas tava lá), especificamente contra o argumento "monge não depende de itens mágicos!"

A disputa era o monge contra um bárbaro, ambos sem item algum (a pedido dos espectadores, ambos usavam tanguinha), o bárbaro usando um galho de árvore como arma de duas mãos improvisada, monge usando as mãos.

O bárbaro ganhava sempre.

Offline Arcane

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #7 Online: Março 19, 2012, 03:23:30 pm »
Meu off do dia... esse tópico foi mto divertido. Tinha me esquecido dele... vou dar uma olhada só para recordar. XD
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #8 Online: Março 19, 2012, 03:45:49 pm »
Eu enxergo dois fatores que proporcionaram essa visão de classe apelona: o primeiro, o fator "interpretação" e a utilização das habilidades da classe em uma forma de jogo que D&D não foi criado pra dar suporte, aliado a má interpretação das regras.

Eu já vi uma mesa que usava ambos valores de Bônus Base de monge (o normal E o pra flurry), fazendo um monge de 15º nível dar 8 ataques (e era uma piada, porque mesmo assim ele ainda errada pelo menos metade, sempre). Tem até um causo engraçado: na ÚNICA vez que o monge acertou todos os ataques numa única rodada, foi contra um basilisco e ele virou pedra em seguida.

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #9 Online: Março 19, 2012, 04:02:23 pm »
A disputa era o monge contra um bárbaro, ambos sem item algum (a pedido dos espectadores, ambos usavam tanguinha), o bárbaro usando um galho de árvore como arma de duas mãos improvisada, monge usando as mãos.

O bárbaro ganhava sempre.

Na verdade, a luta era entre os dois pelados. O bárbaro pediu pra usar o galho (1d2 de dano, crit 20/x2), e a tanguinha pra não passar vergonha.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #10 Online: Março 19, 2012, 04:49:31 pm »
Grande bárbaro Tocão.

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #11 Online: Março 19, 2012, 04:51:07 pm »
Um cara que considere o monge apelão e por que nunca jogou de monge XD
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #12 Online: Março 19, 2012, 04:56:13 pm »
Ou até jogava, mas com as regras erradas. Tipo alguém uma vez que comentou que os murros atingiam CA de toque, e podiam encantar luvas mágicas (que NÃO ocupavam o lugar de luvas ou manoplas mágicas) pra ter socos napolitanos (e evitar comprar amuleto dos punhos poderosos). Ou os que o mestre permitia dar deslocamento total e rajada de golpes na mesma rodada.
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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #13 Online: Março 19, 2012, 06:54:58 pm »
Ou até jogava, mas com as regras erradas. Tipo alguém uma vez que comentou que os murros atingiam CA de toque, e podiam encantar luvas mágicas (que NÃO ocupavam o lugar de luvas ou manoplas mágicas) pra ter socos napolitanos (e evitar comprar amuleto dos punhos poderosos). Ou os que o mestre permitia dar deslocamento total e rajada de golpes na mesma rodada.

Isso me lembrou do Golden Fox, um cara que talvez alguns mais antigos lembrem. Não sei como, começou a discussão em outro fórum sobre o monge e ele defendia que era a classe mais 'absurda' entre todas. E ele não entendia nada de regras. Acabou tendo uma discussão longa lá, onde muita gente da época participou.

Me lembro bem disso porque a coisa se encerrou meio que os amigos do cara abrançando ele e dizendo que ele tava certo, não importava o que outras pessoas diziam. Tempos depois fui por curiosidade olhar no tal fórum de novo, que era de propriedade dele. O cara tinha começado uma campanha com os frequentadores daquele fórum para arrecadar dinheiro para algum projeto pessoal que ia ajudar todo mundo. Logo vi que não ia dar certo. Voltei um mês depois, o cara tinha usado o dinheiro arrecadado para pagar contas pessoais e continuava enrolando o pessoal pra tentar conseguir mais.
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Offline Macnol

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Re:[Triagem D&D 3.x] Porque o monge era considerado apelão?
« Resposta #14 Online: Março 19, 2012, 07:26:13 pm »
Principais duas causas:

- Jogavam com algum entendimento errado das regras (sério, brasileiro não sabe interpretar texto);
- Não chegavam a jogar com a classe, só viam a tabela de poderes por nível cheia de coisinhas bônus escritas e achavam que era apelaum.