1. Grande lista de habilidades de classe. Abra qualquer classe de D&D 3.0 que não seja o Bardo e Ladino. Veja um monte de "Nível Mortos". Agora olhe o Monge. Um monte de habilidades. Um monte de tabelas de bônus. Yep, ele engana bem.
2. Muita gente não lê o Livro do Mestre e vê como os designers esperam que o jogo funcione. O mesmo vale para o Livro do Jogador.
3. Isso é uma aposta pessoal, mas a influência nipônica pode dar expectativas exageradas sobre o Monge, aliado com o gosto que muita gente tem por ele (e muita gente não separa o "Eu gosto" do "É bom").
E apenas para fins de preservação(eu não tenho esse material salvo na Spell), minha antiga lista (porque tinha tanto MFB que eu fiz uma lista padronizadas de argumentos) de "Porque o Monge é Mecanicamente Ruim":
Primeiramente, o Monge foi feito para ser um Combatente Primário (Vide a descrição da classe no Livro do Jogador 3.5), então é com base nisso que eu argumentarei. O "Rival Direto" do Monge é o Ranger, que comparilha com ele o mesmo nicho de "Combatente Leve com Poderes Especiais e Toques de Furtividade":
1. Bônus Base de Ataque: Um combatente primário com BBA 3/4 já é um erro (A menos que seja algo nos moldes de Swordsage do Tome of Battle, que tem dezenas de Poderes Pseudo-Mágicos para compensar isso). BBA influencia, além do Ataque e os Ataques Extras (nesse caso, o Monge terá menos problemas com a quantidade de Ataques, mas sim com sua Qualidade), que será comparável ou menor do que de um Ladino, a aquisição de talentos, que será mais lenta ao Monge.
2. SMDA, ou Síndrome de Múltipla Dependência de Atributos: Um Monge precisa de Força (Dano e Acerto), Destreza (CA e Acerto via Acuidade com Arma), Constituição (PVs e Fortitude) e Sabedoria ( Habilidades Especiais e CA ).É uma necessidade imensa de atributos, e todos devem ser razoáveis. Similar a isso, só o Paladino, que também precisa de 4 Atributos, embora sua Sabedoria precise parar no 14 e Carisma, um Opcional Desejável. Além disso, isso obriga o Monge a gastar mais dinheiro com o Equipamento para suprir essa deficiência, o que o torna uma das classes mais dependentes de ítens mágicos no jogo.
3. Dano: Não se engane, o Ataque Desarmado progride lentamente (Embora meios de melhorar e acelerar isso existam, e com um belo Multiclasse, é possível causar um bom dano com Monge) e quando ele parece que fica bom, os outros Combatente Primários (Secundários, como Ladino e Ninja) já causarão mais dano ainda.
4. PV: Dado de Vida baixo para um Combatente e SMDA. Houston, temos um problema.
5. CA: Não, ela não será Baixa, mas é muito caro aumentá-la, e somado com o fato de não poder usar Armaduras e Escudos (Meios baratos e eficazes de aumentar a CA), o Monge dependerá do Aumento de Atributos (e lembra da SMDA?) e de Ítens Mágicos. Estranho para uma classe que tantos dizem que "não depende" de ítens mágicos, não?
6. Perícias: Uma boa lista e pontos disponíveis. Mas, comparando com seu rival direto nisso, o Ranger, o Monge não tem muito valor no ramo. Deixe isso com Magos, Ladinos e Bardo.
7. Testes: Okay, nisso o Monge é muito bom, muito bom mesmo. Mas não se esqueça que Magias que não exigem testes abundam, e que Paladinos e Favored Souls também tem testes tão bons quanto.
8. Ítens Mágico: Os ítens que melhoram o Ataque do Monge são os mais caros do Jogo (a menos que use o truque de Permanency + Magias que Afete Armas nele, mas é algo arriscado. E vale para todas classes), e ele depende de Ítens Mágicos de Aumento de Atributo, muito mais que as outras classes. Sem contar os de Aumento de CA, afinal, ele não usa Armadura ou Escudo, que são bem mais baratos.
9. Rajada de Ataques: Ter Ataques Extras é bom, mas quando se tem um BBA baixo e SMDA, além de dano baixo, essa habilidade tem seu valor muito reduzido. E ela é inferior ao Ataque com Duas Armas por boa parte do tempo (Embora em níveis altos, ela pode superar essa habilidade se não for otimizada. Mas até lá, você ainda será um Monge e sofrerá com as "N" falhas da classe).
10. Ataque Atordoante: Essa habilidade seria útil SE:
a) Não dependesse de um Ataque Normal que acerte para ser Ativada (Acerto Baixo do Monge)
b) Não existissem tantos Monstros com Fortitude Alta ou Imunes a Ela.
c) Sua CD não fosse baixa,e ele, dependente de Atributos (SMDA).
d) Pudesse ser usada uma vez por Rodada (mais vezes, só via Talento do Complete Warrior).
11. Roleplay: Okay, eu não gosto de lidar com isso em uma discussão de Mecânica, mas, preciso citar alguns pontos: Roleplay não vêm de Classe, Raça ou Poderio do Personagem. E o Monge é uma classe deslocada (Afirmação Genérica. Existem cenários de D&D, que adaptam o Monge muito bem a sua ambientação, como Greyhawk e Iron Kingdoms), D&D lida com Fantasia Medieval Ocidentalizada, e o Monge é claramente Oriental, como Ninja, Wu-Jen e Samurai.
12. Campanha" Nudista": Esqueçam esse argumento, o Monge necessita e muito de ítens mágicos, e dar-se-ia tão mal quanto qualquer classe sem acesso a Magia, como Guerreiro, Ladino e Bárbaro.
13. Argumento "Mas na minha campanha": Sinceramente, o que ocorre ou não em sua campanha não interessa. Jogadores diferentes, jogando com DMs diferentes e talvez até usando regras diferentes com certeza terão visões diferentes do que ocorre, e até a ilusão que certas classes/talentos/raças/oquefor são mais fortes ou mais fracas. E para cada argumento "Mas na minha campanha", pense que pode haver um MESMO argumento, só que em sentido oposto.