1. Ainda que Jedi possa me poupar Force Sensitivity e os bônus nas Defenses, não vejo maiores benefícios.
Não, o objetivo não é ter o primeiro de personagem nível de Jedi, o Soldier vale muito mais a pena para isso do que o Jedi (maior número de talentos iniciais, maior número de perícias treinadas e uma boa lista dela).
2. O mestre é chato com jedis. Sabe aquele mestre que implica com tudo que o Paladino faz num jogo de fantasia medieval, inclusive multiclasse? Então, a mesma coisa com jedis aqui.
Isso não faz o menor sentido em SAGA, porque a classe Jedi não representa um membro da Ordem Jedi (por mais anti-intuitivo que seja) - basta ler a descrição de Background, que menciona Siths (antítese do Jedi) utilizando essa classe. E a moralidade de Star Wars é independente de classe - um Jedi é tão vulnerável ao Dark Side quanto um Scoundrel ou um Noble.
O problema é que Block e Deflect, ainda que seja ótimas habilidades defensivas (principalmente por serem reactions) precisam do lightsaber. Queria fugir disso.
Well, se não quer usar Lightsaber (que Jensaarai é esse?
A tradição costuma a usar esse tipo de arma e muito do seu estilo de combate vem de técnicas Jedis, na qual eles derivam), uma opção é convencer seu mestre a usar o talent Primitive Block (Ele é do Knights of Old Republic e é da mesma Talent Tree do Empower Weapon) e Primitive Deflect (Ele não existe oficialmente, mas é comum de ser usado) - ambos funcionam de forma idêntica a Block e Deflect, mas podendo ser usados em qualquer arma que é "empowered" (afetada pelo talent Empower Weapon).
Outro, JK tem como pré-requisito "building your own lightsaber", ou seja, 7 níveis em Jedi pelo menos. Além de ter que pertencer à tradição Jedi da Força (adeus Jensaarai e Attune Armor). O mesmo vale para JM.
O meu motivo de recomendar o JK é simples - o pré-requisito de background é idiota (diversas tradições são muito similares a Jedis, como Imperial Knights e Jensaarais) e ele é idiotamente superior ao Force Disciple.
Além disso, você não precisa ter 7 níveis de Jedi para construir seu sabre de luz - caso contrário, apenas Jedis teriam essas armas
. E basta ver a descrição da sidebar que descreve isso, no SAGA:
You can build your lightsaber if you have at least 7 character levels, as well as Force Sensivity and Weapon Proficiency(Lightsaber) feats.Notou o trecho em negrito? Níveis de Personagem, não Níveis de Classe ou Níveis de Jedi. Qualquer um que cumpra esses pré-requisitos pode construir e criar elos com um Sabre de Luz, seja quem for. A descrição de que Jedis de nível 7 podem construir um no nível 7 é desnecessária e costuma enganar muitos jogadores de primeira viagem.
E um rant meu não ligado ao seu build - Force Adept, Jedi Knight, Sith Apprentice (e depois, Imperial Knight) são CdPs redundantes que compartilham a mesma estrutura básica, diferindo só em pré-requisitos e por algum motivo idiota, em tornar o Imperial Knight quebrado e o Force Adept, claramente inferior. Eu as trato como uma CdP só, separando de início a opção de ser um Force Warrior (BBA Integral) ou um Force Mystic (+2 em Vontade, emulando o bônus do Force Adept) no nível 1 e isolando algumas Talent Trees.
mas a lista limitada de talents (no meu caso, restrita a Commando e/ou Camouflage) vale à pena?
No seu caso, pode ser um problema porque você não se qualifica à melhor Talent Tree do Elite Trooper, que é a Weapon Master. Mas como o Force Adept é pior ainda, eu consideraria ao menos um nível de Elite Trooper (só pelo Talent, Delay Damage e os bônus em Defesas).
ntão, aqueles +1 em ataques ou dano, provenientes seja de feats ou talents, são essenciais? Sempre vi isso como desperdício de recursos em outros cenários d20, mas no caso aqui não sei. Como é a curva matemática do sistema?
Ajudam consideravelmente, mas não são essenciais não (eu confio muito mais em Nobre com o talento Tech Speacialist e focado em buff para providenciar bônus quase permanentes e para todos personagens do grupo).
Weapon Focus (Feat) e Weapon Specialization (Talent) mesmo só são importantes porque são pré-requisitos aos talents mais brutais do Elite Trooper - Greater Devastating Attack e Greater Penetrating Attack.