O que dizem? Aliás, qualquer dica sobre o SAGA, fiquem à vontade. Sou novo no sistema e não manjo quase nada.
1. Tank (Defender) ou Tank (Striker)?
2. Porque não pegar níveis também em Jedi, Jedi Knight e Jedi Master (Especialmente porque não existe uma CdP que represente os Jensaarais)?
Sua seleção de habilidades não é ruim, mas como não tenho certeza ainda do que pretende fazer, eu estou inclinado a sugerir multiclasse com o Jedi (3 níveis, no máximo, para conseguir Block e Deflect, ótimas habilidades defensivas) e deixar de lado o multiclasse com Scoundrel (Embora ele é útil para conseguir PBS). Além disso, a menos que insista nos bônus em Vontade do Force Adept e do Force Disciple, o Jedi Knight/Jedi Master tem Talents bem mais interessantes, BBA Integra; e pré-requisitos muito mais interessantes.
1. Ainda que Jedi possa me poupar Force Sensitivity e os bônus nas Defenses, não vejo maiores benefícios.
2. O mestre é chato com jedis. Sabe aquele mestre que implica com tudo que o Paladino faz num jogo de fantasia medieval, inclusive multiclasse? Então, a mesma coisa com jedis aqui.
O problema é que Block e Deflect, ainda que seja ótimas habilidades defensivas (principalmente por serem reactions) precisam do lightsaber. Queria fugir disso.
Outro, JK tem como pré-requisito "building your own lightsaber", ou seja, 7 níveis em Jedi pelo menos. Além de ter que pertencer à tradição Jedi da Força (adeus Jensaarai e Attune Armor). O mesmo vale para JM.
mas a lista limitada de talents (no meu caso, restrita a Commando e/ou Camouflage) vale à pena?
ntão, aqueles +1 em ataques ou dano, provenientes seja de feats ou talents, são essenciais? Sempre vi isso como desperdício de recursos em outros cenários d20, mas no caso aqui não sei. Como é a curva matemática do sistema?
Imperial Knight é o caminho, a verdade e a vida.
Aliás, vc acha que devo dar prioridade pra Dex ao invés de Str agora (usando Weapon Finesse com o lightsaber)?
Também não sei quais habilidades priorizar além de Str: Wis ou Con ou Cha?
E sugestões de feats (sejam pros abertos ou pros que já estão na progressão)?
Caso se interesse, eu tenho uma coleção considerável de material de fãs que compilam praticamente tudo de Star Wars - e que devem ser legais, porque são repassados no próprio fórum de SW da WotC.
Opa, quero sim! Pra pegar isso com vc, comofas?
Deposite 30 euros na minha conta em um banco de Zurique ou simplesmente baixe aqui (http://www.mediafire.com/?au95w5xn2257lcz).
Vou compartilhar o link com o meu grupo, ok?
Quais skills são redundantes com Use the Force em jogo? Já vi que ela pode substituir, em certo grau, Endurance e Perception, por exemplo.
Uma coisa que pensei: é viável um personagem "lockdown", i.e. um que se especialize em Grapple/Grab? Dei uma olhada nos feats Pin, Crush, Trip e Throw, mas não me pareceram tão viáveis assim. E não conheço talents relevantes pra isso (além do Dastardly Strike do Scoundrel).
i) Não muito. Double Attack é potencialmente melhor que Rapid Strike se você investir para reduzir as penalidades associadas a ele, via Multiattack Proficiency ou usando Re-Rolls (que alguns LFPs permitem). Na verdade, ambos podem casar muito bem se você se focar em reduzir as penalidades de ambos, porque é possível usar Rapid Strike em conjunto com Double (ou Triple Attack) e outras formas de obter dados de dano extras, como Attack Combo (Melee), que está no Legacy.
TL;dr - Rapid Strike é "Barato e Decente", Double Attack é "Caro e Promissor".
iii) Mate um Sith, tenha muito dinheiro ou ótimos contatos no Mercado Negro. Sem contar que essa armadura berra que você é um Sith (não que os Jensaarais não pareçam isso) e ainda por cima vem com Alquimia Sith. :b
Pelo Lore de Star Wars é possível você criar algo similar à Dark Armor, já que os Jensaarais sabem sobre Alquimia Sith, mas isso não é refletido mecanicamente. Caso não consiga, tente obter a Powered Battle Armor ou a Heavy Beskar'gam (embora a segunda é o equivalente Mandaloriano da Dark Armor) e customize-as. :)
iv) Well, é relativamente simples. Imagine que seu personagem está usando uma Imperial Knight Armor padrão, sem mudanças, que dá +8 em Reflexos e +2 em Fortitude.
Usando o AAI (gastando um ponto de ação e uma ação rápida), você ganha +8 (vindo do bônus em Reflexos da armadura) no seu Damage Threshold até o final do encontro.
Usando o AAII, além do bônus acima, você ganha RD 4 (o dobro do bônus de Fortitude da armadura). Como uma nota, essa RD se aplica a sabres de luz (mas porque eu usei a Imperial Knight Armor no exemplo).
Capiche?
Hmmm. Bem, considerando que vou focar no aspecto "defender" do personagem, vou de Rapid Strike mesmo. Apesar que tenho feat sobrando...
Com Attune Armor não estou me atendo exatamente à armadura com maior bônus, mas na que oferece mais vantagens.
Lembre-se que nunca existem Poderes da Força em demasia, então sempre considere ter mais um Force Training. :P
Considerando que a previsão é terminar a progressão com Wisdom 18 (13 inicial + 5 dos níveis), são pelo menos 6 Force Powers só com um Force Training.
Com dois Force Training esse número vai para 11 (10 proveniente do bônus de Wis + 1 do feat). Precisa de mais? (É uma pergunta mesmo, de alguém que não tem experiência no jogo).
Entra na área de "Foco vs Versatilidade". Por experiência com meus jogadores, eles geralmente deixam de comprar Force Training quando tem 15 usos de poderes da Força. Como Poderes da Força são usáveis por encontro, ter um bom número deles costuma a fazer a diferença, além de permitir você ter alguns poderes podendo ser usados 3-4 vezes por encontro.
Assim, tem sugestões para um Jensaarai defender? E quais são bons de se ter mais de uma vez por encontro?
Outra coisa, além de Force Point Recovery e Force Power Mastery, quais Force Techniques são boas/úteis? Além das citadas anteriormente, tenho mais três para pegar como Imperial Knight, mas não sei quais. Aliás, isso pode influir na progressão final, caso as FT não sejam tão necessárias, e abdico do nível 10 de IK.
Ah, é melhor ter Treat Injury ou Endurance como uma das Skills treinadas?
A ideia de colocar os Force Secrets no build é uma solução elegante para não ter que acessar as CdPs de Terceiro Patamar de Star Wars e como originalmente você não teria acesso a elas, é uma troca interessante. Tecnicamente, você não vai perder quase nada com essa mudança, salvo aquelas duas árvores de talentos muito lindas que só o Imperial Knight tem. E até mesmo o talento extra do nível 4 pode ser interessante, embora eu goste de ter acesso mais cedo à segunda Force Technique (vide as que listei acima que são muito boas).
E quanto ao personagem, como tem sido durante o jogo?
Ah, percebi que em muitas ocasiões o Damage Threshold é mais importante que os próprios HPs. E isso vale tanto para o personagem quanto para os NPCs que ele enfrentou :b
E você vai notar que com o passar dos níveis, os poderes ofensivos da Força acabam se tornando menos úteis. Aliás, a própria taxa de acerto de poderes da Força vai ser consideravelmente reduzida (a ponto que ela vai ser inferior a ataques normais em níveis altos). Agradeça a exótica curva de evolução de Perícias vs Ataques Normais.
Ah, sim. Quando falei do "potencial agressivo" da Força, estava pensando mais nos poderes de buff (tipo Dark Rage). Não faz o estilo do personagem abusar de poderes como Force Grip, Force Lightning et al.
E ele está mais agressivo do que imaginei inicialmente. E também falta definir o segundo Force Secret - ideias?
Se não, vou de IK mesmo.
Só tenho me incomodado um pouco com o sistema de perícias. Depois de ter experimentado os Backgrounds de 13th Age, voltar a este tipo de abordagem parece um retrocesso. Até pensei em fazer um hack, mas isso daria muito trabalho e prefiro usar esse tempo aprendendo o novo sistema de Star Wars, Edge of the Empire, da Fantasy Flight.
Mas o sistema de perícias do Saga não me incomoda muito, embora eu já jogue com uma modificação grande dele (basicamente, a mesma lista de perícias excluindo Use the Force, que passa a evoluir como se fosse um BBA 3/4 e evolui como um BBA integral caso tenha gasto o talento Foco na Força. E as perícias evoluem com o 1/2 nível, mas também há a opção de usar pontos de perícia com uma evolução similar a PF).
A questão não é nem só a progressão matemática (que só fui prestar atenção depois que você comentou), mas sim a "limitação" de experiência do personagem. Exemplo prático: gostaria, por histórico, que meu personagem tivesse algum conhecimento de Korriban e de sua Academia Sith. Mas, pelo RAW, tenho que sacrificar recursos escolhendo Knowledge (Galactic Lore) como perícia treinada (o que poderia mudar todo o build, visto ter que começar com Jedi) ou pegando o feat Skill Training. E em ambas opções, o personagem acaba sendo prejudicado mecanicamente.
Seria tão mais fácil escrever "Ex-Acólito na Academia Sith de Korriban +5" e pronto.