Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Bispo em Outubro 31, 2013, 09:44:27 am
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Alguém sabe, ou pode informar onde encontro, as estatísticas para miras e silenciadores para um cenário moderno de Savage Worlds?
Procurei no básico e no Weird Wars: Weird War II e não encontrei.
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Acho que não deve ter, é muito detalhismo pro nível do sistema.
Mais fácil por um preço pro silenciador e considerar que ele atira sem fazer barulho, e pra miras mais fodasticas dar um bônus extra
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MIRAS
Miras óticas podem ser acopladas a todos os formatos de armas de fogo, de rifles a armas de mão e ampliam alvos para tornar mais fácil atirar à distância. Uma mira concede um bônus de +2 em Atirar para disparos à distância Média ou maior, desde que o atirador não se mova nesta rodada.
Agora tabela de peso e custo fica mais difícil.
na dúvida pega os valores do GURPS.
Sobre silenciadores use uma regra caseira.
Uma que uso é que só é possível ouvir o som de uma arma disparando a distância curta da arma com um sucesso e no mínimo uma (com duas ampliações você ouve e inclusive sabe a direção de onde veio o disparo) ampliações em Perceber.
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Agora tabela de peso e custo fica mais difícil.
na dúvida pega os valores do GURPS.
Sim, miras sei que estão descritas no básico. Era mais o preço mesmo. Mas valeu pela dica do GURPS.
Sobre silenciadores use uma regra caseira.
Uma que uso é que só é possível ouvir o som de uma arma disparando a distância curta da arma com um sucesso e no mínimo uma (com duas ampliações você ouve e inclusive sabe a direção de onde veio o disparo) ampliações em Perceber.
Havia pensado no seguinte: quando um personagem dispara uma arma com silenciador, ele aplica um Modelo Grande de Explosão sobre si. Aqueles fora desse MGE teriam -4 em testes de Perceber para notar o som proveniente do disparo.
O problema é ficar impondo penalidades/bônus e isso virar uma função polinomial pra determinar as ações e o foco do RPG, que é uma ação rápida, divertida e furiosa, se perder. A sugestão de pensar em "Ampliações" é melhor.
Talvez algo como: só é possível notar o som de um disparo feito com uma arma com silenciador caso o proponente da ação consiga uma ampliação em seu teste de Perceber.
Isso descomplica as coisas, e ainda torna o processo viável mecanicamente (i.e., sem torná-lo absurdo ao estilo das Skills do DDN no quesito treinado/não-treinado numa perícia). O que vocês acham?
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Eu acho que não precisa de tudo isso a menos que o ambiente seja extremamente barulhento (como um avenida), porque o silenciador não deixa a coisa inaudível só menos barulhenta:
http://www.cracked.com/article_18576_5-ridiculous-gun-myths-everyone-believes-thanks-to-movies.html (http://www.cracked.com/article_18576_5-ridiculous-gun-myths-everyone-believes-thanks-to-movies.html)
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só quem sabe como é um tiro de silenciador sabe como é o barulho.
Filmes mentem.
Conheço muita gente que não reconhece um barulho de tiro se ouvir.
Mas dane-se isso é um jogo, então segue regras parecidas com filmes.
A questão é: Dá para diferenciar o barulho de um disparo no som ambiente, dá para saber a posição aproximada do tiro.
PS: Ampliação e -4 é a mesma coisa, só não é apresentado como penalidade e por isso é mais elegante e menos pessimista.
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Mas nos filmes silenciador é um item quase mágico que torna impossível ouvir o som da arma. Dai nem precisa de teste, admite que se a arma tá com silenciador ninguém vai ouvir e só pede furtividade pro cara não ser visto/percebido.