Alguém interessado em discutir alguma coisa D20 ainda?
Vamos lá... vou falar especificamente de PFRPG porque já não me recordo dos detalhes de criação de itens mágicos no D&D3.x. Para isso, seguem os links primários dessa discussão.
Criação de Itens MágicosTabela de Valores na Criação de Itens MágicosA minha principal motivação para abrir este tópico é a relação entre as CD's de criação com a possibilidade de minimização de valores do custo de produção. Vou tentar fazer um resumo da criação de itens de acordo com o PFRPG:
CD geral para criar item mágico: 5 + Nível de Conjurador (NC)
* Armas/armaduras/escudo mágicos requerem NC3 para cada +1 de bônus de aprimoramento.
* Alguns poderes mágicos possuem pré-requisitos em forma de magias. Se o criador do item não conhecer a magia, a CD aumenta em 5. Ainda sim ele deverá prover essa magia de alguma outra forma.
* PFRPG não requer mais custo em XP para criação de itens. Acho que tinha alguma coisa nesse sentido na 3.x.
Toda criação de itens requer um teste da perícia Spellcraft (não me recordo a tradução) ou outra perícia relacionada ao item. Por exemplo, um mago armeiro pode usar sua perícia Craft Armor no lugar de Spellcraft.
Comecei a achar estranho, pois pegando um exemplo mediano, um conjurador nível 5 teria, ao menos int 12 (+1 bonus), 5 graduações na perícia e 3 graduações por ser perícia de classe, totalizando +9 para efetuar o teste. Lembrando que a soma é esta mesmo, pois o sistema de perícias do PF é um pouco diferente na distribuição de pontos.
Em resumo, a CD para criação de um item com NC 5 seria 10, e um conjurador do esmo nível teria a perícia com valor 9, resultando na necessidade dele precisar tiar um 1 (um) em um D20. Está correto isso? Ou estou sendo muito restritivo em achar que um teste necessitando de ao menos um 5 no D20 seria algo mais plausível para um personagem mediano do nível precisar fazer algo do seu próprio nível?
Para aumentar o sabor, vamos as regras monetárias. A tabela que linkei acima é relativamente clara. A coluna "Base Price" se refere ao valor de venda do item. O valor de construção é 50% do valor de venda. Por exemplo, uma espada +1 custa 1000po e CD8 para ser produzida. Se o personagem inserir uma restrição de raça, o valor cai 30%, indo para 700po.
Adicione isso ao fato do jogador estar pretendendo criar seus próprios itens. As conjecturas que fiz foi baseado nesse cenário. Ele possui um bardo 5, com int 14 e spellcraft maximizado, mas sem bônus extras, o que lhe confere 10 pontos na perícia. Ele pretende usar todos seus recursos para criar sua própria coletânea de itens mágicos, com restrições de uso para sua própria raça (humano).
Ele não possui todas as magias conhecidas para o que deseja, mas a CD aumentada em 5 será irrisória após ele contruir para si mesmo um item que conceda Spellcraft +5 (cujo NC para construção é 3).
Em resumo, eu não queria simplesmente vetar esse interesse do jogador, mas não concordei com a regra da forma que ela é proposta. CD's ínfimas e custos irrísórios não me parecem uma boa combinação. E desde então temos dicutido a regra como está.
Bônus: O que eu estive pensando em fazer sobre isso, e tem gerado resistência.
Mandatório:
O criador deve possuir o níveis de conjurador necessários para a criação do item;
O criador deve possuir o talento de criação específico;
CD's
Criar item mágico: 10 + Caster Level
Criar sem magia de pré-requisito: CD+5 (a magia ainda precisa ser fornecida, por exemplo por outro conjurador)
Criar com habilidades múltiplas similares: CD+2 (por habilidade após a primeira)
Criar com habilidades múltiplas não similares: CD-1 (por habilidade após a primeira)
Criar com requerimento de perícia: CD+1
Criar com requerimento de Raça ou classe: CD+2
Consumo de 100XP: CD-1*
* A CD não pode ser inferior a 10 + Caster Level