Autor Tópico: L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"  (Lida 2447 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Online: Abril 01, 2013, 09:12:54 am »
E outro artigo de Legends & Lore, depois de quase duas semanas sem. Aqui para ler.

E outra vez, uma idéia G-E-N-I-A-L!

Todo mundo adora jogar com personagens iniciantes, pouco capacitados e que tem que correr de ameaças menores. Estou falando daquele período no jogo onde um goblin com uma faca sem fio é uma ameaça e o objetivo da aventura é salvar o bode do velhinho da aldeia. Por duas moedas de ouro e um pedaço de pão velho. FUN!  :jester:

E se... você pudesse estender isso por três níveis inteiros? SUPER FUN!  :jester:

A idéia é quebrar o primeiro nível de personagem em três. A progressão atual das classes vai ser modificada para que tudo que elas ganham agora no primeiro nível, seja distribuído durante os três níveis iniciais. Então um personagem de terceiro nível nesse novo modelo seria proporcional a um personagem de primeiro nível dos pacotes atuais de playtest.

Então o jogo continuaria com o personagem começando a fazer coisas com maior importância no terceiro nível e indo até o décimo quinto. Ou seja, aquele ponto onde você deixa de salvar o bode e começa a salvar a vila toda. HYPER FUN!  :jester:

E do décimo sexto ao vigésimo nível os jogadores passariam para aquele modelo de "legado", no estilo Ad&d 2e: forma exércitos, constrói castelos, etc.

Enumerando as mudanças que vão ocorrer a partir de agora então:
1) O jogador vai ter o prazer de jogar com uma versão "aprendiz" de seu personagem do 1º ao 3º níveis;
2) O personagem só se torna minimamente competente na sua classe no 3º nível;
3) O que significa que se você achava o 1º nível fraco e por isso começava lá pelo 3º nível antes, agora você vai ter que começar no 5º-6º;
4) Nós voltamos a aquela época onde todo guerreiro constrói um castelo e forma um exército a partir de um certo nível, todo mago uma torre, etc. e etc. Nossa, vou adorar não ter mais a opção de decidir isso por mim mesmo e ter isso definido pelo sistema! Cruzando os dedos por tabelas aleatórias para tomar as decisões por mim de quantos arqueiros meu guerreiro contratou ou como vai ser o zoológico de animais que acompanha meu druida!

Adorei essa idéia. E ela definitivamente não me fez separar mais um pouco de grana pro financiamento coletivo do Exalted 3e, um jogo que foi feito para você ser um herói de verdade desde a primeira aventura. Não senhor, com certeza que não.
« Última modificação: Abril 01, 2013, 09:19:12 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #1 Online: Abril 01, 2013, 09:44:29 am »
Nego nos comentários, e eu na mesma com a seguinte expectativa: isso é a "ideia" deles de piada de primeiro de abril, certo?

...certo?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #2 Online: Abril 01, 2013, 09:48:21 am »
Eu cliquei no link já imaginando exatamente isso, mas o desgraçado já COMEÇOU o artigo dizendo que não era piada de 1º de Abril. =/

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #3 Online: Abril 01, 2013, 09:52:12 am »
Me fez lembrar há uns 20 anos quando eu não deixava o pessoal passar de nível nas minhas sessões porque achava apelação... ah... doce juventude.
Somos todos bots!

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #4 Online: Abril 01, 2013, 10:04:13 am »
"Seriously?. D&D is a game about adventurers. Why the hell would I want to play a character who is too incompetent to go adventuring, or so important he has to hire other people to go adventure for him?

If I want to play a farmboy, I'll go play Harvest Moon. If I want to raise an army to sack an Orc stronghold, I'll play Warhammer.
"

Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #5 Online: Abril 01, 2013, 10:16:20 am »
Cara que ideias horríveis. :(

Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #6 Online: Abril 01, 2013, 10:20:41 am »
Dessa vez o pessimismo não está muito justificado. Dessa vez. Não é uma ideia genial, sequer original, mas também não é ruim.

Incluir dois níveis adicionais antes do 1º não vai fazer diferença nenhuma para quem não gostar disso, já que sempre é possível começar no nível 3 (e se eu jogar esse jogo, provavelmente serei um dos que começam no nível 5). Por outro lado, a construção de npcs é facilitada (supondo que a alternativa seria algo ao estilo 3.x, já que a 4ª ed. ainda é a melhor nisso), e abre-se a possibilidade de jogadores terem aventuras "prólogo", iniciando-os na carreira aventuresca. E sim, há jogadores que gostam de ter que sentir medo de goblins, então esses ganham níveis adicionais de diversão. Não é como se eles fossem diminuir a quantidade de níveis que VOCÊ pode usar para se divertir. Exceto que diminuem sim... ao invés de ter 20 níveis de determinado tipo de diversão, você tem agora 12 (do 3 ao 15). Admito que para mim isso é mais que suficiente, porque nunca tive uma campanha que durou mais do que 12 níveis, mas vejo como isso pode desagradar gente que gosta de campanhas medidas em triênios (se bem que esses ainda jogam AD&D, então talvez nem sejam o foco da wizards).

Quanto ao tier legacy, mantenho minha neutralidade. O artigo apenas cita que o papel do jogador no andamento do mundo é mais acentuado, e os jogadores viram "celebridades". Nada mais natural, em níveis elevados. No máximo, isso traz um pouco de coerencia ao jogo. No pior dos casos, altera o estilo de jogo. Eu não vi nada dizendo que guerreiros obrigatoriamente virem generais/lordes, que magos fundem escolas de magia e clérigos igrejas. SE isso for obrigatório (ou houverem uma maioria de class features se focando nisso), aí sim a mecanica de desagradaria. Senão, é apenas uma ideia condizente com a proposta do jogo, de agradar múltiplos grupos, que aliás vem sendo descumprida a cada notícia sobre o next.

Citar
If I want to play a farmboy, I'll go play Harvest Moon. If I want to raise an army to sack an Orc stronghold, I'll play Warhammer.
Acontece que bastante gente joga D&D com estes estilos. Eu não conheço ninguém que curta ser um farmboy (mas acredito que este tipo exista, pelo que se vê na internet de gente querendo jogar gritty D&D), mas de gente querendo bancar o general, conheço grupos inteiros.

Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #7 Online: Abril 01, 2013, 10:58:06 am »
Na verdade diminui mais do que isso o "espaço de jogo". Nota que no 3º nível nesse novo modelo NÃO é o 3º nível no modelo antigo. Ele é o 1º nível de outras edições do jogo.

Como muitos de nós não gostávamos do 1º nível por não sentir que o personagem era competente no que ele deveria fazer, era realmente comum começar no 3º nível. Mas no instante que você quebra o 1º nível em 3, nós que achamos o personagem iniciante atual alguém não competente em sua função, somos obrigados a empurrar ainda mais para frente o início do jogo. Então em vez de 3º nível, aqueles que gostam de personagens competentes passam a ter que começar no 5º a 6º níveis.

Retira ainda o espaço do jogo de "legado" para quem não gostou da idéia, sobram 10 níveis de jogo.

4e foi a única edição onde eu começava minhas campanhas no 1º ou 2º níveis, exatamente porque você começava competente. E ainda assim eu iniciava algumas vezes alguns níveis acima, quando queríamos testar alguma classe ou jogar algo mais perigoso. Em vez de continuar essa tendência de personagens competentes... eles preferiram fazer o exato oposto e estender a necessidade de jogar com um personagem que não representa adequadamente o conceito da classe por três níveis. FUN!  :jester:

Sobre o Legacy System:
"Under this system, a rogue can found a thieves' guild, a cleric can establish a temple, a fighter can gain a stronghold and followers, and a wizard can research new spells. The legacy system speaks to your characters' place in the world and, in a literal sense, the legacy he or she will leave behind."

Retirado do artigo original onde ele aparece.

E ele está sendo considerado como parte da progressão, tanto que ele é descrito como o que ocorre durante o "Legacy" tier.

Sobre as reações a este artigo:
Um ponto interessante que alguém levantou no RPG.net é que implementar esse modelo de aprendiz/legacy resolve boa parte do problema dos designers quanto a níveis vazios e avanço lento/quase inexistente após o décimo nível. Retirando 3 níveis do começo e 5 do final, eles retiram 8 níveis do avanço total das classes. Permitindo distribuir as habilidades de classe ganhas ao longo do tempo num espaço de 12 níveis, diminuindo assim a necessidade de desenvolver esse material.

Ainda seria necessário desenvolver o legacy system, mas montar uma tabela aleatória para determinar se você ganha uma marmota, um alce ou um lobo quando sobe o nível de seu Druida é muito mais fácil do que definir se uma determinada habilidade de classe é adequada para certo nível.

Como eu imagino que vai ser o Legacy System:
Algo parecido com Paragon Paths e Prestige Classes . Não porque é melhor, mas porque dá menos trabalho. Um Paladino e um Guerreiro poderiam usar o mesmo "Legado", por exemplo, se cumprirem os pré-requisitos dele.

Um deles te tornaria um "Lorde", por exemplo. Fluff desnecessário sobre como o pré-requisito é aceitar servir o Rei ou algo assim, em troca você ganha um castelo (muito mal definido sobre o que isso representa em jogo) e X tropas (que são definidas de forma fechada ou roladas numa tabela).

Outro poderia ser um "Senhor da Guerra". Fluff sobre como você é um grande líder de exércitos (só não espere mecânicas para dar suporte a isto). Você ganha algumas opções de exércitos diferentes que pode ter ou rola numa tabela para montar teu exército. Talvez um aliado de níveis menores para ser seu ajudante.
Etc. e etc.

Meu incômodo com isso é que:
a) Eu não preciso de regras para algo assim;
b) Eu não gosto da idéa disto ser o modelo padrão, em vez de algo que posso usar SE minha campanha precisar.
« Última modificação: Abril 01, 2013, 11:04:33 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #8 Online: Abril 01, 2013, 11:11:57 am »
Analisando friamente, a única solução que essa forma trouxe matar multiclasse como era na 3e, com "one level dipping".

Coisa que a 4e já tinha feito de forma menos idiota, até onde eu sei...

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #9 Online: Abril 01, 2013, 12:19:33 pm »
1) O jogador vai ter o prazer de jogar com uma versão "aprendiz" de seu personagem do 1º ao 3º níveis;
2) O personagem só se torna minimamente competente na sua classe no 3º nível;
3) O que significa que se você achava o 1º nível fraco e por isso começava lá pelo 3º nível antes, agora você vai ter que começar no 5º-6º.

Saco, é exatamente isso que to fazendo no Microlite20... Hora de voltar à prancheta de design...
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #10 Online: Abril 01, 2013, 02:03:11 pm »
Eu acho que no próximo L&L o M.Mearls vai vir com aquela cara de tiozão de churrasco, dizendo "como vocês acreditaram naquilo? Era 1 de Abril!". E todo mundo vai soltar um sorriso amarelo.

Ou pelo menos estou torcendo por isso.

Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #11 Online: Abril 01, 2013, 02:03:50 pm »
Seu Otimista!

Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #12 Online: Abril 01, 2013, 03:26:40 pm »
Pra quê isso? HÃ? Pra quê isso, Mearls? Me diz!

EDIT: Ei, pacote de playtest novo! Alguém já viu?
« Última modificação: Abril 01, 2013, 03:50:03 pm por Khalim »

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:L&L 01/04 ou "D&D Next: Internship Edition"
« Resposta #13 Online: Abril 01, 2013, 05:01:03 pm »
Analisando friamente, a única solução que essa forma trouxe matar multiclasse como era na 3e, com "one level dipping".

Coisa que a 4e já tinha feito de forma menos idiota, até onde eu sei...

Vale lembrar que não tava no core essa versão melhor de multiclasse.