Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: AKImeru em Abril 01, 2013, 04:58:27 pm
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http://exploring-infinity.com/category/gaming/cortexplus/marvel-heroic-roleplaying/sword-sorcery-heroic-roleplaying/ (http://exploring-infinity.com/category/gaming/cortexplus/marvel-heroic-roleplaying/sword-sorcery-heroic-roleplaying/)
http://exploring-infinity.com/2012/03/28/expanding-fantasy-heroic-roleplaying-a-dd-4e-hack-for-marvel-heroic-roleplaying/ (http://exploring-infinity.com/2012/03/28/expanding-fantasy-heroic-roleplaying-a-dd-4e-hack-for-marvel-heroic-roleplaying/)
O primeiro link te dá o "chassis" do sub sistema, o segundo te dá opções de D&D.
Para vocês que não sabem se Marvel Heroic Roleplaying vale 10 dólares ou não porque é de um genero que não curtem, essas adições ao marvel o transformam em um jogo de fantasia único e potente.
Testei ele essa semana e eu nem mais quero saber de D&D sobre qualquer edição. Foi uma das experiencias mais divertidas que eu já tive e recomendo a todos.
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Esse sistema do Marvel novo não é o Cortex?
O mesmo (mas adaptado) do Leverage ou SmallVille?
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Sim e não.
A base é, mas muitos pequenos detalhes foram alterados.
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Na verdade todo jogo da MWP hoje em dia usa o Cortex Plus (não Cortex). Só que cada um usa a estrutura geral, mas modifica MUITO coisas importantes para melhor adaptar a licença/gênero desejado.
O Marvel, por exemplo, usa um modelo de Affiliation (se você trabalha melhor sozinho, em dupla ou em time) + outros fatores para formar sua parada de dados para resolução de ações.
Já o Leverage usa Atributos + Roles (papéis que o personagem pode assumir numa atividade criminosa) para definir sua parada de dados para resolução de ações.
Mostrando outro exemplo de diferenças, os dois usam paradas de dados para definir a dificuldade das ações. O Mestre rola essa parada de dados e os jogadores devem superar esse valor para serem bem sucedidos.
No Marvel, isso normalmente é rolado depois dos jogadores. E a parada de dados é definida pelo "caos" enfrentado até o momento, que por sua vez é gerado com algumas situações (rolagens de 1 no dado, tentativas ativas dos vilões em causarem destruição, uso de poderes perigosos, etc.). Isso vai criando uma parada de dados que varia ao longo do jogo, aumentando aos poucos durante a sessão para então ser normalmente gasta no final na última grande luta ou cena de ação. Bem como acontece nos quadrinhos.
Já no Leverage a rolagem é normalmente feita ANTES dos jogadores. Isso é uma grande vantagem, pois permite aos jogadores saberem qual número precisam atingir e manipular suas paradas para ter mais chance de sucesso. O que faz sentido já que os personagens são todos criminosos com habilidade de nível mundial. E ela é formada de acordo com a oposição e não fatores como caos enfrentado ou tensão da cena.
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Vale lembrar que o hack que postei lá em cima mexe justo nessas coisas que mexem nas outras edições.