Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Guidder em Março 22, 2015, 12:51:59 pm

Título: [GURPS 3e] - Ajuda com Perícias condicionadas
Enviado por: Guidder em Março 22, 2015, 12:51:59 pm
Então, pessoas, tudo bão?
Sou relativamente no mundo dos RPGs, e desde que comecei (há menos de um ano) tenho jogado 3D&T Alpha porque ele é fácil pra caramba de entender.

Mas tô meio cansado da papinha e queria um pouco de arroz com feijão, então peguei o GURPS 3e pra aprender. Tô gostando muito do sistema: a complexidade, a profundidade, a forma como ele é genérico sem ser absurdo ou bobo. Mas tô quebrando a cabeça tentando entender a mecânica das perícias condicionadas - e falhando, devo dizer. Alguém aqui se habilita em me dar uma luz?
Título: Re:[GURPS 3e] - Ajuda com Perícias condicionadas
Enviado por: Sirus em Março 22, 2015, 01:55:06 pm
BIENVENIDO !!!!

infelizmente não posso ajuda-lo por que não entendo nada de GURPS. mas não se preocupe que daqui a pouco aparece alguem
Título: Re:[GURPS 3e] - Ajuda com Perícias condicionadas
Enviado por: Smaug em Março 22, 2015, 03:26:25 pm
E ai, tudo bem? Não sou especialista em GURPS e faz muito tempo que não jogo, mas acho que consigo dar uma luz, depois se eu estiver errado, alguém aqui pode corrigir.
Para entender pericias condicionadas você primeiro deve entender pericias com NH pré-definido. Ou seja, o NH que você vai usar caso não tenha a pericia que precisa testar no momento. Por exemplo, Espada de Lâmina Larga é uma pericia que tem com NH pré-definido sua DX-5 ou a Pericia Espadas Curtas -2. Então se você não tiver a Perícia Espada de Lâmina Larga, mas for lutar com uma você testará sua DX-5 ou sua Pericia Espadas com redutor de 2.
As pericias condicionadas permitem que você pague apenas a diferença entre o NH pré-definido e o próximo aumento do NH levando em conta sua DX quando você for comprar ou aumentar a Pericia. Então se vc tem DX 12, Espadas Curtas 13, seu NH pré-definido com Espadas de Lâmina Larga é 11. Na tabela isso significa gastar 1 ponto (DX-1), e para o NH 12 teria lhe custado 2 pontos. Porém, como Espadas de Lâmina Larga é condicionada a Espadas Curtas, onde você tem NH 13, você só paga a a diferença de 1 ponto na hora que for aumentar ela para NH 12.
Se mais pra frente você aumentar sua pericia Espada Curtas para, digamos, NH 14, seu pré-definido com Espadas de Lâmina Larga ficaria sendo 12, que você já tem, então nada muda.
Mais pra frente você sobe Espadas Curtas para NH 15, o que lhe dá um pré-definido em Espadas de Lâminas Largas 13. Portanto, se você quiser subir Espadas de Lâminas Largas para NH 14 você só pagaria 4 pontos, ao invés dos 8 da por ter NH igual a DX+2.
Mas caso você aumente o NH de Espadas de Lâmina Larga para 15 e então aumente Espadas Curtas para 16, nenhuma mudança vai operar porque seu nível pré-definido em Espadas de Lâmina Larga seria 14 (Espadas Curtas -2), menor que o nível atual do seu NH nesta pericia, que é 15.
É possível também inverter o condicionamento caso você aumente uma pericia acima da original. No exemplo, caso sua pericia com Espadas de Lâmina Larga superasse a de Espadas Curtas você poderia pagar 1 ponto (a diferença original lá do começo) e então condicionar Espadas Curtas a Espadas de Lâminas Largas.
Título: Re:[GURPS 3e] - Ajuda com Perícias condicionadas
Enviado por: Guidder em Março 22, 2015, 05:43:51 pm
Obrigado ao Sirus e ao Smaug por terem respondido.
Smaug, cara, finalmente consegui entender a questão da melhoria de perícias baseado no NH pré-definido. Tinha lido essa parte no guia umas 5 ou 6 vezes, mas só entendi agora. Valeu de verdade.

Dúvida respondida.