Autor Tópico: Playtest do D&D Next, parte 2  (Lida 2643 vezes)

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Playtest do D&D Next, parte 2
« Online: Agosto 13, 2012, 07:47:50 pm »


Tirei até o título pra ver se as pessoas não ficam tão incomodadas.

De qualquer forma, aqui tem o link.

Estou lendo as classes primeiro e tentando manter a mente mais aberta, mas... vários das tais manobras de guerreiro são feats de combate da 3e/4e levemente modificados. Eles chegam a usar o mesmo nome em alguns casos (e outras eles só tiraram o Improved da frente do nome). O tal dadinho em várias delas só serve para adicionar mais um passo a resolução: ataque, jogue alguém abaixo dos 0 pvs, gaste um dado para ativar o cleave, ataque outra pessoa.
« Última modificação: Agosto 13, 2012, 08:05:39 pm por Macnol »
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Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #1 Online: Agosto 13, 2012, 10:04:03 pm »
Pra mim esses poderes do guerreiro são exatamente a mesma coisa dos poderes da 4e, principalmente os at-will, só que com outro nome.

Li pouco até agora, mas a questão das perícias eu achei que ainda não acertaram...

Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #2 Online: Agosto 13, 2012, 10:45:48 pm »
Bom, eu ainda não vi a fundo, mas sobre raças:

1. Sub Raças retornaram e ao que parece, elas agora determinam o bônus de atributo e uma habilidade racial. Até agora, sem penalidades em atributos e os bônus são pequenos (+1). Não é o formato de raça perfeito (eu adoraria que eliminassem os bônus de atributos), mas está razoável.

2. Habilidades raciais diárias, porém, não me agradam. Na verdade, eu adoraria me ver livre de poderes com uso diário.

3. Humanos tem +2 em um atributo e +1 em todos outros. Porque eu tenho sérios temores que isso vai ser desequilibrado?

4. Weapon Training deveria ficar como talento ou habilidade desenvolvida por classe, não racial. É o tipo de habilidade que pode ser útil demais em diversas classes e inútil em outras - e perigosamente cultural.
« Última modificação: Agosto 13, 2012, 10:55:04 pm por Dr. Strangelove »

Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #3 Online: Agosto 13, 2012, 10:51:58 pm »
3. Humanos tem +2 em um atributo e +1 em todos outros. Porque eu tenho sérios temores que isso vai ser desequilibrado?

Depende de quanto eles mantiverem a matemática linear.

Quanto as perícias, acabou ficando parecido com Dragon Age. Que aliás, continua me parecendo um jogo com design melhor que esse, considerando que os dois tem uma proposta similar.
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Offline Macnol

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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #4 Online: Agosto 14, 2012, 10:15:58 am »
OK, alguns comentários rápidos:

- Ataques de oportunidade voltaram, como prometido, e concedem um ataque com advantage. Isso, sozinho, já garantiria que os combates desse playtest vão ser totalmente diferente do que eram no primeiro.

- Usar magias em combate corpo a corpo também ficou mais difícil, exigindo um teste de Destreza (CD 10) a menos que o alvo da magia seja uma criatura ou quadrado adjacente ao conjurador.

- Tem uma Specialty (os antigos Themes) chamada "Survivor", que é apenas... "pegue Toughness toda vez que ganhar um talento". Também conhecido como "O modelo 3e de criar NPCs sem ficar escolhendo talentos da lista". XD



Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #5 Online: Agosto 14, 2012, 12:13:17 pm »
Li o material muito por cima, mas uma coisa me chamou atenção: eles deram uma enfraquecida em certas magias e outras que não apareceram no playtest anterior estão bem mais fracas que as suas contrapartes da 3.x. Acredito que isso é um ponto positivo pois denota um esforço dos designers em evitar o antigo desequilíbrio casters x não casters. Se eles conseguirem implementar isso bem, poderemos ter um sistema de magias vanciano sem o problema dos ''conjuradores quadráticos''.

Por outro lado, um ponto que me desapontou um pouco é que praticamente temos a volta do Bonus Base de Ataque diferenciado para as classes. Se tem uma coisa que eu gostei na quarta edição foi o fato da progressão de acerto ser uniforme para todos (metade do nível pra todo mundo), pois sempre gosto de jogar com personagens precisos.

Talvez seja birra minha, mas é que gosto muito de jogar com clérigos ou ladinos, e achava um saco quando jogava com essas classes em AD&D ou D&D 3.5, e acontecia de ficar errando um monte de ataques. Espero que o sistema de boundless accuracy funcione bem para que eu não tenha que passar por essa mesma sensação de novo e que os benefícios ganhos pelas classes que evoluem mais devagar no acerto sejam suficientes para compensar isso.
« Última modificação: Agosto 14, 2012, 06:14:19 pm por Lunguinho »

Offline Heitor

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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #6 Online: Agosto 14, 2012, 03:37:05 pm »
As impressões até agora:

Definitivamente, é uma 3.X  :(

Perícias
> Uma informação contraditória logo no início; é dito que os bônus de perícia substituem o atributo, o que não é visto nas fichas, onde são somados (exceto no caso da habilidade do ladino, onde a substituição é clarificada).
> Definiram uma lista de 25 perícias. Metade são de Conhecimento, e entre as outras 13, sumiram com aquelas baseadas em Força e Constituição, e também com Acrobacia. Ao que parece, proezas estritamente físicas são papel exclusivo de teste de atributo. Furtividade e Punga, novamente desmembrada de Manipular Armadilhas, que agora é Inteligência, continuam Destreza, mas talvez por envolver uma dose de esperteza.

Talentos
Mistura em manobras de combate e talentos da 3.5 e derivados. Não ousaram. Aparentemente, ganhos na mesma progressão da 3.5: níveis 1, 3, 6, 9, (12), (15) e (18).

Especialidades e Históricos
> Históricos só serviram para desvincular classes e listas de perícias, mas sugestões de temas apropriados às classes estão lá, mais para amansar grognards do que ajudar iniciantes, de fato. Concedem uma habilidade ligada à intepretação, mas cuja utilidade está a mercê da arbitrariedade do tema da campanha.
> Especialidades só são listas de talentos, ao que parece, não obrigatórias em serem seguidas, já que talentos possuem ainda requisitos e estes não são ignorados ao seguir a lista, portanto, não há benefício em não seguí-la.
> Em suma, dois elementos que são ditos, no próprio material, como 'opcionais', na tentativa de atrair jogadores de AD&D como uma versão revisada do mesmo. Não encontrei notas sobre como removê-los afeta o equilíbrio de jogo, mas dado a intenção 'old-school', letalidade não deve ser problema.

Classes
Voltou a progressão por tabelinha. BBA disfarçado em 'ataque com arma' e 'ataque com magia'. Testes de resistência viraram de atributo, situacionais, com intenção de virarem mais 'narrativos'. Magias vancianas com truques à vontade.
« Última modificação: Agosto 14, 2012, 03:50:32 pm por Troiano »

Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #7 Online: Agosto 16, 2012, 05:07:58 pm »
Outro ponto que me chamou a atenção nesse novo playtest foi a regra para aumento dos atributos através do avanço dos níveis. No 4º nível, o personagem pode aumentar 1 ponto em dois atributos, desde que os atributos não subam acima de 20. Pra quem quiser conferir a regra está no final do pdf do Character Creation.

Acredito que eles inseriram esse limite máximo dos atributos por causa da Boundless Accuracy, pois se não o fizessem, o aumento desenfreado dos atributos primários poderia gerar personagens inatingíveis ou que nunca erram os seus ataques.

Particularmente eu gostei, pois atributos acima de 20 dão muito o aspecto de superseres aos personagens. Por mais que D&D seja épico é meio estranho você jogar com um guerreiro, sem itens mágicos para aumentar a força, e que mesmo assim é fisicamente mais forte do que um monstro gigante.

Offline Macnol

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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #8 Online: Agosto 16, 2012, 05:14:26 pm »
Também gostei dessa limitação nos atributos, diminui um dos grandes problemas das edições anteriores.

(Obs: É bounded accuracy, boundless significa exatamente o contrário :P )

Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #9 Online: Agosto 16, 2012, 05:20:06 pm »
(Obs: É bounded accuracy, boundless significa exatamente o contrário :P )

Eita é mesmo, troquei as bolas!  :P

Valeu pela correção!

Offline Lumine Miyavi

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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #10 Online: Agosto 16, 2012, 05:26:47 pm »
Cortar atributo alto pra mim só vai significar o fim de coisas idiotas como personagem de força 40, tendo dificuldade em forçar uma porta de madeira.

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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #11 Online: Agosto 17, 2012, 11:05:49 am »
Armas culturais (por raça) é furada...


House-Rule number #1: Weapon training por classe...

Offline Heitor

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Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Resposta #12 Online: Agosto 17, 2012, 02:47:13 pm »
É aquela clássico problema: joga com uma classe que sabe usar a arma? Ela fica boazuda na sua mão. Sua classe não sabe usar? Só lamento, gaste um de seus poucos talentos para aprender a usá-la e não ficar com uma habilidade morta.

Mais simpático se fosse como as perícias nos backgrounds 4e: ganha treinamento com a arma. Se já tem treinamento, ganha o bônus (e se aprende posteriormente, também ganha o bônus).

EDIT: Uau, nem sabia que tinha tantas mensagens!
« Última modificação: Agosto 17, 2012, 02:49:20 pm por Troiano »