Autor Tópico: [DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido  (Lida 67108 vezes)

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Offline Macnol

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[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Online: Janeiro 13, 2015, 03:50:36 pm »
Pelo menos na superfície, D&D 5e é muito parecido com as edições anteriores. Mas essa semelhança também leva a algumas armadilhas, porque algumas coisas mudaram de forma sutil e não ficam tão aparentes à primeira vista. Toda hora tem alguém descobrindo atrasado que ataques furtivos não exigem mais flanqueio ou surpresa!

Essa é uma compilação das regras que podem passar desperdebidas por quem já jogou outras versões de D&D, incluindo referências de que página do livro tem mais informações a respeito.

Regras gerais

:dado: O valor máximo de atributo para compra com pontos é 15 (antes de somar os bônus raciais). A cada 4 níveis em uma classe você ganha 2 pontos para distribuir em atributos à sua escolha. Nenhum atributo pode passar de 20 com esses pontos. (PHB 13)

:dado: Personagens começam com um "trinket" de graça. (PHB 14)

:dado: Ataques à distância adicionam o bônus de Destreza no acerto e no dano. (PHB 14, 196)

:dado: Elfos e meio elfos têm Darkvision, não existe mais low-light vision. (PHB 21)

:dado: Apesar de não precisar dormir como um humano, um elfo ainda precisa de 8 horas de descanso para ter os benefícios de um Descanso Longo.

:dado: Categorias de tamanho mudaram, e criaturas pequenas não recebem mais bônus de acerto e CA pelo tamanho. (PHB 191)

:dado: Inspiração é uma nova regra para incentivar que o jogador interprete as falhas, ideais, características e ligações do personagem com o mundo (PHB 123). Ao fazer isso, o mestre pode conceder Inspiração e o jogador pode gastá-la nessa cena ou mais tarde, ganhando Vantagem em uma jogada de d20. (PHB 125)

:dado: Backgrounds são importantes. Eles não apenas dão ideias de características para o personagem, mas também dão habilidade com perícias, equipamentos e idiomas, de acordo com o caso. (PHB 125)

:dado: Short Rest exige ao menos uma hora sem a prática de atividades extenuantes, não apenas 5 minutos. (PHB 186)

:dado: O modificador de Constituição é somado uma vez para cada Recovery Dice que o personagem gastar ao descansar. (PHB 186)

:dado: Um descanso longo recupera todos os PVs do personagem, mas apenas metade dos Recovery Dice. (PHB 186)

:dado: Várias classes (como Feiticeiro e Monge) têm habilidades que mudam o jeito de calcular a CA. Elas nunca se acumulam, o personagem deve escolher qual usar. (PHB 14)

:dado: Testes de resistência não têm mais falha automática ao tirar 1 no dado, nem sucesso automático com 20. E agora não são divididos em Fortitude/Reflexos/Vontade; cada uma das 6 habilidades funciona como resistência a ataques diferentes.

:dado: Perícias não são distribuídas com pontos, ou você é proficiente nela ou não. Qualquer perícia pode ser tentada, mesmo sem treinamento. Proficiência em perícias não vêm apenas da classe, mas também do background escolhido, facilitando combinações exóticas (como um paladino treinado em habilidades ladinas).

:dado: É possível ajudar outro personagem em um teste de habilidade/perícia, nesse caso a(s) pessoas(s) precisam ser capazes de fazer o mesmo teste. O beneficiado (quem tiver o bônus mais alto) rola o teste com Vantagem. (PHB 175)

:dado: Fontes múltiplas de vantagem ou desvantagem não se acumulam. Mesmo que haja 3 fontes de vantagem e uma de desvantagem, ambas se anulam.

:dado: Criaturas que tenham sido invocadas durante o combate (por magia ou habilidade sobrenatural de outra criatura) adicionam seu XP ao total recebido pelo combate. (MM 9)

:dado: Talentos são uma regra opcional. Por padrão, não são usados.


Classes

:dado: [Geral] Não há mais restrição de tendência para as classes. Nem mesmo para Paladinos, que podem ser malignos (desde que estejam agindo de acordo com seu juramento).

:dado: [Ladino] Para fazer ataque furtivo, basta que qualquer aliado do ladino esteja engajado em combate corpo a corpo com o alvo. Não é preciso flanquear - o ladino pode usar o furtivo atacando à distância. (PHB 96)

:dado: [Ladino] Ataque furtivo é restrito a uma vez por turno. Turno é diferente de rodada; caso o ladino ataque durante o turno de outro personagem ou monstro, esse ataque também pode ser furtivo. (PHB 96, 189)

:dado: [Warlock] O Warlock precisa apenas de um descanso curto para recuperar seus slots de magia. (PHB 107)

:dado: [Mago] Roubar o grimório de um Mago não o priva de suas magias - ele pode recuperar seus slots e manter a mesma lista de magias que tinha preparado pela última vez. O grimório só serve para trocar magias da lista. (PHB 114)


Magias

:dado: A preparação de magias mudou. Agora o conjurador não prepara mais exatamente quais magias de cada círculo vai usar. Ao invés disso, prepara um "menu" com as magias que terá disponíveis durante o dia, e gasta um slot de nível apropriado para conjurar qualquer uma delas.

:dado: Não existe mais "CA de toque", todas as magias atacam a CA normal.

:dado: Não é mais necessário ter uma bolsa de componentes mágicos. Os componentes materiais sem custo em PO são dispensados ao usar um Foco Mágico apropriado para a classe (varinha, orbe, cajado, símbolo sagrado, etc). (PHB 203, 151)

:dado: Caso conjure uma magia como Bonus Action, o personagem só poderá conjurar outra magia se for um Cantrip que consuma uma Action. (PHB 202)

:dado: A maioria das magias não aumenta de poder com o nível do conjurador, e sim com o slot que foi gasto para conjurá-la. Por exemplo, a magia Aid terá o mesmo poder


Combate

:dado: Você pode misturar as ações de movimento e ataque, fazendo seus ataques em qualquer ponto do movimento, até mesmo em pontos diferentes, desde que não exceda o limite de deslocamento. (PHB 190)

:dado: Você pode fazer 1 ação menor (como sacar uma arma, recarregar uma besta ou pegar uma poção na mochila) "de graça" como parte de uma ação de movimento. (PHB 190) Se você precisar fazer mais de uma dessas no mesmo turno, precisa usar a ação "Usar um objeto". (PHB 193)

:dado: Movimento só provoca ataque de oportunidade se você se mover para longe do inimigo. Você pode "dar a volta" em um alvo sem gerar ataque de oportunidade, desde que não saia dos quadrados adjacentes a ele (1,5m de distância). (PHB 195)

:dado: Mover-se pra longe de um inimigo é praticamente a única forma de provocar Ataque de Oportunidade. Usar armas de ataque à distância, conjurar magias ou plantar bananeira na frente do oponente não causam AdO. (PHB 195)

:dado: Levantar-se não gasta ação, é feito como parte do movimento, mas "gasta" metade da distância que você poderia mover no turno. (PHB 190)

:dado: Atacar com uma arma de longa distância ou magia com rolagem de ataque à distância enquanto há um inimigo a menos de 1,5m gera Desvantagem no seu ataque (mas não gera Ataque de Oportunidade). Magias que não atacam à distância não sofrem penalidades. (PHB 195)

:dado: Preparar uma ação consome sua Reação, então não é possível usar um ataque de oportunidade e ativar a ação preparada no mesmo turno. (PHB 193)

:dado: Você só pode usar UMA Bonus Action por rodada, independente de quantas possua. (PHB 195)

:dado: Não há mais "mão hábil" e "mão inábil". Ao atacar com duas armas, você pode sempre optar por qual vai usar para fazer o ataque com dano reduzido. (PHB 195)

:dado: Acertos críticos são apenas com o 20 no dado, e não exigem jogada de confirmação. Os dados de dano são dobrados, mas os outros bônus não. (PHB 196)

:dado: Não há mais Golpes de Misericórdia. Qualquer ataque contra uma criatura inconsciente tem Vantagem. Se for feito a menos de 1,5m de distância, é acerto crítico automático. (PHB 292)Qualquer acerto em uma criatura abaixo de 0 PVs acumula uma falha no teste contra a morte, 2 falhas se for crítico. (PHB 197)

:dado: Não existem PVs negativos, apenas morte instantânea caso o dano que "sobra" de um golpe que o reduziu a 0 PVs seja maior que seus PVs máximos (exemplo: está com 3 PVs e leva um golpe de 18 de dano. Se o máximo de PVs do personagem é 15 ou menos, foi morte instantânea). (PHB 197)

:dado: Resistência corta o dano de um elemento pela metade, Vulnerabilidade dobra o dano sofrido. (PHB 197)

:dado: Não existem mais tipos de criaturas imunes a acertos críticos e ataques furtivos. (DMG)

« Última modificação: Janeiro 19, 2015, 02:57:37 pm por Macnol [top] »

Re:[DnD 5e] Mudanças que podem passar despercebidas
« Resposta #1 Online: Janeiro 13, 2015, 05:52:49 pm »
Você não ganha atributos em níveis múltiplos de 4, mas quando sua classe indicar. A maioria ganha a cada 4 níveis, guerreiro ganha mais constantemente, e se você fizer multiclasse, pode demorar bastante até conseguir mais atributos  :b

Um detalhe que demoramos para perceber é que você só tem direito a uma Bonus Action por rodada. Isso explica como algumas habilidades de classes não são tão poderosas quanto parecem.

Agora essa do Warlock me surpreendeu. Joguei do nível 3 ao 5 numa campanha que está em andamento com um Warlock/Bardo e só agora percebi isso do short rest recuperar magias. Acho até que é uma falha do livro: se todas as outras classes funcionam de forma diferente, deveria haver um destaque ou ênfase nisso. Pelo menos agora o Warlock me parece bem mais viável  :hum:
« Última modificação: Janeiro 13, 2015, 08:12:13 pm por juma »

Offline Macnol

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Re:[DnD 5e] Mudanças que podem passar despercebidas
« Resposta #2 Online: Janeiro 13, 2015, 06:02:07 pm »
É verdade, eu percebi isso mas tentei ser o mais resumido possível nessas explicações. De qualquer forma isso é um ponto que pode causar confusão, vou alterar. Obrigado!

E a ideia do tópico é ser um projeto colaborativo, então mandem mais correções e sugestões, por favor. :)

Re:[DnD 5e] Mudanças que podem passar despercebidas
« Resposta #3 Online: Janeiro 13, 2015, 06:45:53 pm »
Outras regras cujo engano pode vir de fãs da 4e:

Short Rest dura ao menos uma hora sem a práticas de atividades extenuantes (PHB 186). Esqueça seus poderes por encontro, Battlemaster.

O personagem recupera o (Modificador de Constituição) PVs ao cada Recovery Dice que gastar (PHB 186)

Long Rest recupera todos os PVs do personagem, mas apenas metade dos Recovery Dices (186).

Caso conjure uma magia como Bonus Action, o personagem só poderá conjurar outra magia se for um Cantrip (PHB) que consuma uma Action (PHB 202).

Roubar o grimório de um Mago não o priva de suas magias - ele pode recuperar seus slots e manter a mesma lista de magias que tinha preparado pela última vez. O Grimório só serve para trocar magias da lista. (PHB 114).

Mantendo meu snark usual:

Aprender a jogar Truco (Gaming Set (Cards)) consome mais recursos e 750 vezes mais tempo do que aprender uma nova magia de nível 4 (250 dias contra 8 horas).

Criar uma armadura de batalha não-mágica consome mais tempo do que uma armadura de batalha +1.  Uma armadura de batalha usa as regras de Crafting do PHB 187, onde você "cria" 5 PO por dia (300 dias ao todo, ela custa 1,5k PO). Uma armadura de batalha +1 usa as regras de Crafting do DMG 129, onde você "cria" 25 PO por dia (200 dias ao todo, ela custa 5k PO). Suck it, Noncasters.
« Última modificação: Janeiro 13, 2015, 06:48:29 pm por Khalid al-Walid »

Re:[DnD 5e] Mudanças que podem passar despercebidas
« Resposta #4 Online: Janeiro 13, 2015, 08:14:24 pm »
Mantendo meu snark usual:

Aprender a jogar Truco (Gaming Set (Cards)) consome mais recursos e 750 vezes mais tempo do que aprender uma nova magia de nível 4 (250 dias contra 8 horas).

Criar uma armadura de batalha não-mágica consome mais tempo do que uma armadura de batalha +1.  Uma armadura de batalha usa as regras de Crafting do PHB 187, onde você "cria" 5 PO por dia (300 dias ao todo, ela custa 1,5k PO). Uma armadura de batalha +1 usa as regras de Crafting do DMG 129, onde você "cria" 25 PO por dia (200 dias ao todo, ela custa 5k PO). Suck it, Noncasters.

Essa é a parte mágica da magia  :haha:

Offline Kazack

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Re:[DnD 5e] Mudanças que podem passar despercebidas
« Resposta #5 Online: Janeiro 13, 2015, 08:19:37 pm »
Magias: Diferente de edições anteriores, muitas as magias tem dano independente fixo do nível do conjurador, para aumentar o efeito da magia (quando descrito nela), será necessário gastar slots de niveis superiores (ex: Conjurar Aid[Magia de 2o nível] sendo Clérigo Nível 10 não muda em nada a magia, mas castar utilizando um slot de 3o nível dá bonus adicional de HP).

Exceção a essa regra é o Warlock, que sempre casta as magias contando seu nível de conjurador e não o nível do slot gasto.


Offline Macnol

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #6 Online: Janeiro 14, 2015, 11:11:33 am »
Obrigado, senhores! Era exatamente esse tipo de resposta que eu torcia pra receber.  :victory:

Adicionei as contribuições de vocês ao primeiro post, e mais algumas:

:dado: Não há mais "mão hábil" e "mão inábil". Ao atacar com duas armas, você pode sempre optar por qual vai usar para fazer o ataque com dano reduzido. (PHB 195)

:dado: Inspiração é uma nova regra para incentivar que o jogador interprete as falhas, ideais, características e ligações do personagem com o mundo (PHB 123). Ao fazer isso, o mestre pode conceder Inspiração e o jogador pode gastá-la nessa cena ou mais tarde, ganhando Vantagem em uma jogada de d20. (PHB 125)

:dado: Backgrounds são importantes. Eles não apenas dão ideias de características para o personagem, mas também dão habilidade com perícias, equipamentos e idiomas, de acordo com o caso. (PHB 125)


Agora essa do Warlock me surpreendeu. Joguei do nível 3 ao 5 numa campanha que está em andamento com um Warlock/Bardo e só agora percebi isso do short rest recuperar magias. Acho até que é uma falha do livro: se todas as outras classes funcionam de forma diferente, deveria haver um destaque ou ênfase nisso. Pelo menos agora o Warlock me parece bem mais viável  :hum:

Então o tópico já está cumprindo seu papel.  :aham:
« Última modificação: Janeiro 14, 2015, 11:13:18 am por Macnol [top] »

Offline Kazack

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #7 Online: Janeiro 14, 2015, 11:16:09 am »
Agora essa do Warlock me surpreendeu. Joguei do nível 3 ao 5 numa campanha que está em andamento com um Warlock/Bardo e só agora percebi isso do short rest recuperar magias. Acho até que é uma falha do livro: se todas as outras classes funcionam de forma diferente, deveria haver um destaque ou ênfase nisso. Pelo menos agora o Warlock me parece bem mais viável  :hum:

Então o tópico já está cumprindo seu papel.  :aham:

Juma, lembrando também que a expectativa é haver somente 2 descansos curtos antes entre descansos longos, ou seja, 2 curtos e 1 longo por dia.

O Warlock é bem viável, mas raramente em um dia mais dungeon crawl você terá 1h inteira para descansar (Short Rest).


Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #8 Online: Janeiro 14, 2015, 07:01:32 pm »
Sim, mas recuperando todas as magias com short rest ele consegue ter uma quantidade de slots por dia comparável a outras classes. Sem isso, eu sempre achei que o Warlock ficasse extremamente defasado, principalmente nível 10 em diante.

Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #9 Online: Janeiro 14, 2015, 07:26:45 pm »
Mais um detalhe importantes para quem vem da 3e (mas não muito da 4e):

Não existem restrições de tendências em classes do Livro do Jogador, exceto bizarramente o Oathbreaker que aparece no DMG. Bárbaros e Bardos podem ser Leais, Monges podem ser Caóticos, Paladinos podem ser Não-LBs. Em geral, salvo uma minoria de ítens mágicos, tendências não interferem na mecânica de jogo.

Offline Macnol

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #10 Online: Janeiro 15, 2015, 09:45:04 am »
Boa, adicionado!

Offline Kazack

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #11 Online: Janeiro 15, 2015, 10:05:14 am »
Mais um detalhe importantes para quem vem da 3e (mas não muito da 4e):

Não existem restrições de tendências em classes do Livro do Jogador, exceto bizarramente o Oathbreaker que aparece no DMG. Bárbaros e Bardos podem ser Leais, Monges podem ser Caóticos, Paladinos podem ser Não-LBs. Em geral, salvo uma minoria de ítens mágicos, tendências não interferem na mecânica de jogo.

só complementando o que o Elfo disse, clérigos não precisam mais restringir seus domínios ao alinhamento, nem deles e nem do Deus que ele adora.


Offline Arcane

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #12 Online: Janeiro 15, 2015, 10:17:43 am »
Estou sentido o Macnol muito corporativista neste tópico.

Aplicando um comportamento assertivo;
Sendo empático;
Gerenciando as expectativas do clientes;
Agindo com leitura ativa;
Documentando os tópicos;
Gerindo o stress...

Se ele fosse da área de TIC*, eu diria que ele fez algum treinamento de certificação do HDI...

Daqui a pouco ele vai virar coxinha também...

 :linguinha:


*sarcasm
« Última modificação: Janeiro 15, 2015, 10:20:00 am por Arcane[bot] »
Somos todos bots!

Offline Heitor

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #13 Online: Janeiro 15, 2015, 11:07:03 am »
Como o Juma disse, é melhor esclarecer que os aumentos de atributo agora dependem dos níveis de classe e não do nível de personagem. É parte do "custo Brasil multiclasse" dessa edição.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #14 Online: Janeiro 15, 2015, 11:31:09 am »
Acho que uma algumas diferenças pra quem tá muito entranhando com edições anteriores são:

  • Saves atrelados aos 6 atributos básicos, ao invés de Fort / Ref / Will, onde cada classe adiciona proficiência a certos tipos.
  • Perícias não são distribuídas, ou você é proficiente ou não
  • Não existem PVs negativos, 0 é o limite final (FINALMENTE)
  • Arredondar pra baixo sempre em caso de divisões
  • Ação "Ajudar Outro" virou "Trabalhar Juntos" (apenas para perícias), que concede Vantagem no teste, mas ambos personagens precisam ser capazes de realizar o teste de perícia, pra funcionar.

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Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Resposta #15 Online: Janeiro 15, 2015, 11:55:02 am »
    • Ação "Ajudar Outro" virou "Trabalhar Juntos" (apenas para perícias), que concede Vantagem no teste, mas ambos personagens precisam ser capazes de realizar o teste de perícia, pra funcionar.

    Existe também a ação Help, que pode inclusive ser usada em combate para conceder vantagem a um aliado que ataque um inimigo adjacente ao personagem. Muito útil para garantir que o conjurador do grupo acerte aquela magia decisiva que requer uma rolagem de ataque para acertar o oponente.

    Offline Lumine Miyavi

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    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #16 Online: Janeiro 15, 2015, 12:10:13 pm »
    Verdade, eu nem lembrava da existência de help hauehuae.

    E é literalmente "gaste sua ação pra dar vantagem a um aliado", bem, BEM melhor que um Flanquear.

    Alias, Flanquear é a campeã de house rules em uns 3 grupos de D&D que eu participo no Caralivro. É tão importante assim, ou é só o pessoal sentindo falta?

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    Offline kinn

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    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #17 Online: Janeiro 15, 2015, 03:13:23 pm »
    Me parece saudosismo + preciosismo, porque,o principal interessado nisso (ladino) não precisa mais de flanquear adversários para usar o furtivo. O que mais vejo é, ao invés, gente achando isso forte demais do ladino e nerfando para exigir flanqueio - mas magia ninguém nerfa, porque coitadinho dos casters...
    Pesquisas provam:
    (click to show/hide)

    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #18 Online: Janeiro 15, 2015, 03:46:37 pm »
    Citar
    Alias, Flanquear é a campeã de house rules em uns 3 grupos de D&D que eu participo no Caralivro. É tão importante assim, ou é só o pessoal sentindo falta?

    Estritamente, não é tão importante assim - mas para quem gosta de combates onde o posicionamento do personagem e movimentação são mais precisos, ela é uma regra decente. O mesmo vale para a Mark (D&D 4e), os tipos de Forced Movement (também da 4e) e algumas Manobras de Combate.

    Todos com implementação meio "meh" em Next - mas isso é mais culpa da ideia "Shine on, you Crazy Spellcasters" que move o sistema, onde se você não tem magias, "cale a boca" e fique no All-Sneak-Attack, All-the-Way(ou All-Power-Attack).
    « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 04:47:07 pm por Khalid al-Walid »

    Offline Macnol

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    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #19 Online: Janeiro 15, 2015, 03:57:34 pm »
    Kinn, o que você mais vê é gente querendo ressuscitar coisas de edições antigas nessa. O povo é resistente a mudanças. Parte da minha intenção com esse tópico é justamente combater isso, porque achei a 5e muito bem amarrada dentro de si mesma, e essas regras velhas enfiadas no meio (seja de propósito ou por engano) só tendem a atrapalhar.

    Estou sentido o Macnol muito corporativista neste tópico.

    Aplicando um comportamento assertivo;
    Sendo empático;
    Gerenciando as expectativas do clientes;
    Agindo com leitura ativa;
    Documentando os tópicos;
    Gerindo o stress...

    Se ele fosse da área de TIC*, eu diria que ele fez algum treinamento de certificação do HDI...

    Daqui a pouco ele vai virar coxinha também...

     :linguinha:

    *sarcasm

    Obrigado... eu acho...  :b

    Acho que uma algumas diferenças pra quem tá muito entranhando com edições anteriores são:

    • Saves atrelados aos 6 atributos básicos, ao invés de Fort / Ref / Will, onde cada classe adiciona proficiência a certos tipos.
    • Perícias não são distribuídas, ou você é proficiente ou não
    • Não existem PVs negativos, 0 é o limite final (FINALMENTE)
    • Arredondar pra baixo sempre em caso de divisões
    • Ação "Ajudar Outro" virou "Trabalhar Juntos" (apenas para perícias), que concede Vantagem no teste, mas ambos personagens precisam ser capazes de realizar o teste de perícia, pra funcionar.

    Addedados!

    Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
    « Resposta #20 Online: Janeiro 15, 2015, 04:15:11 pm »
      • Não existem PVs negativos, 0 é o limite final (FINALMENTE)

      Mas tem Instant Death (PHB, p. 197), o que na prática mantém o "tracking" de PVs abaixo de zero. (O que nas mãos de um DM sádico, significa Coup de Grace).

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #21 Online: Janeiro 15, 2015, 04:59:07 pm »
      Citar
      Parte da minha intenção com esse tópico é justamente combater isso, porque achei a 5e muito bem amarrada dentro de si mesma, e essas regras velhas enfiadas no meio (seja de propósito ou por engano) só tendem a atrapalhar.

      Mas D&D Next é todo sobre DM Empowerment, com regras escritas de modo intencionalmente vago (Stealth é o exemplo-mor) para que o DM tenha a palavra final e oficial sobre regras. Então não faz o menor sentido defender a "Interpretação Original" de regras ou protegê-la de regras antigas - D&D Next é para ser assim. It's not a bug, it's a feature.
      « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 05:07:10 pm por Khalid al-Walid »

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #22 Online: Janeiro 15, 2015, 05:11:27 pm »
      O problema é que na maior parte das vezes essas regras antigas são avaliadas de acordo com seu contexto original e jogadas na edição nova, em que muita coisa mudou, sem levar isso em consideração. Muitas vezes, sem nem sequer terem conhecido a edição nova direito. Aí dá problema.


      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #23 Online: Janeiro 15, 2015, 05:14:18 pm »
      Citar
      O problema é que na maior parte das vezes essas regras antigas são avaliadas de acordo com seu contexto original e jogadas na edição nova, em que muita coisa mudou, sem levar isso em consideração. Muitas vezes, sem nem sequer terem conhecido a edição nova direito. Aí dá problema.

      O que não é um problema - é o direito do DM de fazer isso, ainda mais quando equilíbrio e balanço não são prioridades da edição. :)

      Offline Agnelo

      • Pai
      • O que se escreve num campo desses?
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      [DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #24 Online: Janeiro 15, 2015, 05:24:46 pm »
      É um direito do df não entender a regra direito?

      Se depois que o cara entender a regra optar por usar ela de outro jeito ninguém vai achar errado, mas é importante tomar uma decisão informada mesmo.
      « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 05:28:46 pm por Agnelo »
      Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

      Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

      E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #25 Online: Janeiro 15, 2015, 05:27:51 pm »
      Eu acho um problema quando qualquer um toma decisões desinformadas, mas prefiro não alongar a conversa aqui - pode dar pano pra manga em outro tópico!

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #26 Online: Janeiro 15, 2015, 05:28:06 pm »
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      É um direito do df não entender a regra direito?

      Claro que é.

      É um dos mitos mais antigos a ideia que DMs entendem regras e sabem arbitrá-las. Eu ficaria surpreso se em um grupo de 5-6 jogadores, mais de um deles (não necessariamente o DM) leu o PHB e o DMG.  :b

      Adicionando mais:

      Vantagem ou Desvantagem não acumulam - Caso você tenha mais de uma condição que te dê Vantagem em uma rolagem (digamos, usar Inspiração para atacar um oponente Cego), apenas uma dela conta.

      Não importa o número de situações que te deem Vantagem e Desvantagem ao mesmo tempo, uma Desvantagem sempre cancela todas as Vantagens e vice-versa. Por exemplo, usar Inspiração (Vantagem) quando você está Envenenado (Desvantagem) e atacando um oponente Cego (Vantagem) faz com que você role o d20 normalmente (sem Vantagem ou Desvantagem)
      « Última modificação: Janeiro 15, 2015, 05:34:54 pm por Khalid al-Walid »

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #27 Online: Janeiro 15, 2015, 10:26:26 pm »
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      É um direito do df não entender a regra direito?
      Claro que é.

      É um dos mitos mais antigos a ideia que DMs entendem regras e sabem arbitrá-las. Eu ficaria surpreso se em um grupo de 5-6 jogadores, mais de um deles (não necessariamente o DM) leu o PHB e o DMG.  :b

      Sim e a culpa disso é do sistema!

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #28 Online: Janeiro 16, 2015, 12:14:52 am »
      Valeu, Elfo. Adicionado, junto com:

      :dado: Criaturas que tenham sido invocadas durante o combate (por magia ou habilidade sobrenatural de outra criatura) adicionam seu XP ao total recebido pelo combate. (MM 9)


      « Última modificação: Janeiro 16, 2015, 12:07:03 pm por Macnol [top] »

      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #29 Online: Janeiro 16, 2015, 12:07:30 pm »
      Novas:

      :dado: Pontos de Vida Temporários não se acumulam, a menos que sua fonte diga isso explicitamente.

      :dado: Apesar de não precisar dormir como um humano, um elfo ainda precisa de 8 horas de descanso para ter os benefícios de um Descanso Longo.

      Offline Kazack

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #30 Online: Janeiro 16, 2015, 03:09:50 pm »

      :dado: Apesar de não precisar dormir como um humano, um elfo ainda precisa de 8 horas de descanso para ter os benefícios de um Descanso Longo.


      Vantagem disso (e aproveitando a discussão que tivemos): O Elfo permanece com sua Percepção passiva funcional durante as 8 horas de descanso, enquanto outras raças não tem percepção passiva durante descansos longos, devido a personagens dormindo serem considerados como a condition "unconscious")


      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #31 Online: Janeiro 16, 2015, 05:13:19 pm »
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      Pontos de Vida Temporários não se acumulam, a menos que sua fonte diga isso explicitamente.

      Eu acho que isso já existia na 3e, não ?  :hum:
      War never changes

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #32 Online: Janeiro 16, 2015, 06:19:23 pm »
      Hmmm verdade, melhor retirar pra poupar espaço.

      Substituída por:

      :dado: Conjurar uma magia só sofre Desvantagem se ela for de ataque à distância e houver um inimigo a menos de 1,5m. Mesmo que você esteja dentro do alcance de um inimigo com reach >1,5m, só gera Desvantagem se conjurar adjacente a ele.

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #33 Online: Janeiro 16, 2015, 08:45:00 pm »
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      Pontos de Vida Temporários não se acumulam, a menos que sua fonte diga isso explicitamente.

      Eu acho que isso já existia na 3e, não ?  :hum:
      Na 4e também, vide o build battlerager do fighter.

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #34 Online: Janeiro 17, 2015, 11:42:44 am »
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      Pontos de Vida Temporários não se acumulam, a menos que sua fonte diga isso explicitamente.

      Eu acho que isso já existia na 3e, não ?  :hum:
      Na 4e também, vide o build battlerager do fighter.

      Versão errateada, porque como está no Martial Power, acumulava. (Antes que alguém venha levantar essa questão).

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #35 Online: Janeiro 19, 2015, 03:08:19 am »
      Apenas um pet-peeve: Não é melhor "padronizar" as medidas de distância para o amável sistema métrico ao invés de ficar oscilando entre "5 feet' e "1.5m", assim como termos que já tem tradução consagrada em Português/Devirnês (embora eu tenha sido um dos maiores abusadores disso)?


      Offline Macnol

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #36 Online: Janeiro 19, 2015, 03:01:55 pm »
      É melhor padronizar, sim. Fiz isso no primeiro post.  :positivo:

      Offline Heitor

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      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #37 Online: Fevereiro 28, 2015, 05:21:54 pm »
      Armaduras não dão mais bônus à Classe de Armadura; ao invés disso, tem um valor fixo que permuta com o valor básico da CA, que é 10 + modificador de Destreza. Por exemplo, uma Full Plate dá CA 18, não CA +8.

      Algumas armaduras continuam a limitar o modificador máximo de Destreza, ou não são modificadas pelo atributo, como a própria Full Plate; isso inclui valores negativos do modificador.

      Algumas habilidades de classe oferecem outras opções de Classe de Armadura, como o Monge (10 + mod. de Destreza + mod. de Sabedoria) e o Bárbaro (10 + mod. de Destreza + mod. de Constituição). A magia Armadura Arcana funciona de forma parecida (13 + mod. de Destreza). Todas são opções autoexcludentes entre si e com armaduras.

      Escudos somam bônus à CA. A opção do Livro do Jogador dá +2 à CA.

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #38 Online: Março 01, 2015, 06:10:35 pm »
      Não é exatamente uma regra escrita e tal, mas tanto Backgrounds quanto Perícias podem ser opcionais, era algo que estava estabelecido os Playtests e depois não foi inserido na versão final.
      RPG News
      Desde 10/11/2002 falando de RPG.

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #39 Online: Março 05, 2015, 01:35:13 am »
      Não é exatamente uma regra escrita e tal, mas tanto Backgrounds quanto Perícias podem ser opcionais, era algo que estava estabelecido os Playtests e depois não foi inserido na versão final.

      No DMG existem regras opcionais para quem não quiser usar perícias e consequentemente backgrounds.

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #40 Online: Julho 20, 2015, 08:49:12 am »
      Faltou uma informação sobre os criticos: Todos os dados de dano são dobrados. Incluindo dados extras como ataque furtivo ou dano do battlemaster.

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #41 Online: Julho 25, 2015, 07:25:21 am »
      Novo Sage Advice no ar!

      Pra quem não conhece, o SA é um esclarecimento das regras de DnD como vistas pelso designers da WotC (atualmente, o Sage é o Jeremy Crawford). Aqui tem um compilado de todas as respostas num único arquivo (inclusive essas últimas de julho). 

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #42 Online: Julho 27, 2017, 11:25:28 pm »
      Ola pessoal.. tenho uma divida a respeito do ataque furtivo do livro do jogador 5.0.

      ~~~~~~
      ATAQUE FUTIVO..

      A partir do 1º nível, você sabe como atacar sutilmente e explorar a distração de seus inimigos. Uma vez por turno,  você pode adicionar 1d6 nas jogadas de dano contra qualquer criatura que acertar, desde que tenha vantagem nas jogadas de ataque. O ataque deve ser com uma arma de acuidade ou à distância. Você não precisa ter vantagem nas jogadas de ataque se outro inimigo do seu alvo estiver a 1,5 metro de distância dele, desde que este inimigo não esteja incapacitado e você não tenha desvantagem nas jogadas de ataque.  A quantidade de dano extra aumenta conforme você ganha níveis nessa classe, como mostrado na coluna Ataque Furtivo da tabela O Ladino.


      Gostaria da ajuda de vcs para interpretar.. Pois no meu entendimento esta escrito "uma vez por turno" para mostrar q nao eh mais por RODADA e que pode ser usado em qualquer turno apos o do ladino. Porem em seguida afirma q o furitivo eh dado NAS jogadas de dano....

      Como alguns do meu grupo estao falando q esta errado... vim aki para saber a opniao de mais pessoas... PS: o ladino não ganha nunk mais outros ataques.. vai dar sempre os 2 por combater com 2 armas... des de ja obirgado!!!!

      Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
      « Resposta #43 Online: Julho 28, 2017, 04:39:47 pm »
      Ola pessoal.. tenho uma divida a respeito do ataque furtivo do livro do jogador 5.0.

      ~~~~~~
      ATAQUE FUTIVO..

      A partir do 1º nível, você sabe como atacar sutilmente e explorar a distração de seus inimigos. Uma vez por turno,  você pode adicionar 1d6 nas jogadas de dano contra qualquer criatura que acertar, desde que tenha vantagem nas jogadas de ataque. O ataque deve ser com uma arma de acuidade ou à distância. Você não precisa ter vantagem nas jogadas de ataque se outro inimigo do seu alvo estiver a 1,5 metro de distância dele, desde que este inimigo não esteja incapacitado e você não tenha desvantagem nas jogadas de ataque.  A quantidade de dano extra aumenta conforme você ganha níveis nessa classe, como mostrado na coluna Ataque Furtivo da tabela O Ladino.


      Gostaria da ajuda de vcs para interpretar.. Pois no meu entendimento esta escrito "uma vez por turno" para mostrar q nao eh mais por RODADA e que pode ser usado em qualquer turno apos o do ladino. Porem em seguida afirma q o furitivo eh dado NAS jogadas de dano....

      Como alguns do meu grupo estao falando q esta errado... vim aki para saber a opniao de mais pessoas... PS: o ladino não ganha nunk mais outros ataques.. vai dar sempre os 2 por combater com 2 armas... des de ja obirgado!!!!
      Ataque Furtivo pode ser usado uma vez por turno, ou seja, o Ladino pode adicionar o dano de Ataque Furtivo durante seu turno uma vez, e poderia adicionar novamente durante um turno subsequente de outra criatura, como, por exemplo, no caso de um ataque de oportunidade feito pelo Ladino.

      Turno é o espaço de tempo onde cada personagem age individualmente. Rodada é o espaço de tempo que compreende um turno de cada criatura envolvida no combate.

      "Dados de Dano" é um termo utilizado na 5E para diferenciar claramente o que é multiplicado por um Acerto Crítico, e o que não é. Na 5E, um Acerto Crítico dobra todos os dados de dano (e apenas eles, não dobra os modificadores), portanto, um Acerto Crítico com Ataque Furtivo dobra os dados de Ataque Furtivo.
      « Última modificação: Julho 28, 2017, 04:47:10 pm por Freakey »