Autor Tópico: (DnD 5E) Ravenloft  (Lida 5249 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

(DnD 5E) Ravenloft
« Online: Fevereiro 06, 2015, 06:57:40 pm »
 Eu ia brincar de fazer isso mas um tal de Ravenspire fez esse trabalho aqui para adaptar Ravenloft para a 5E.

http://tinyurl.com/5eRLupdate

 Será que vai sair uma adaptação oficial com um cenário de campanha completo ou só a aventura clássica como foi na 4E? Eu acho difícil já que mesmo na 3E só saiu porque o cenário foi licenciado para a sword & sorcery.

Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #1 Online: Fevereiro 06, 2015, 07:41:44 pm »
Legal que o cara usou fontes semelhantes à tradição dos produtos de Ravenloft. Só poderia ter escolhido uma imagem de capa melhor. (Nada contra o Strahd, eu sei que ele é a "cara" do cenário, mas essa pose "pronto para a ação" não combina muito com a personalidade dele, imho).

Além disso, pelo que vi o arquivo foi upado uns 4 meses atrás. Com isso, não se levou em conta as opções de Medo e Horror apresentadas no DMG (p. 266). Mas isso é detalhe, visto que a diferença mesmo é que Horror (pelo DMG) é um ST de Charisma.

E se fosse para fazer alguma outra alteração, ao invés de limitar muito uma classe (estilo o paladino), extirpava ela de vez. Até condiz com a proposta do cenário: um mundo tão tenebroso no qual nem paladinos existem. Mas esse sou eu.

Por fim, não há previsão de uma adaptação oficial. Mas com esses artigos Unearthed Arcana (que da última vez, trouxe adaptações para Eberron), a política de aventuras desenvolvidas por empresas parceiras (embora seja difícil, se eles continuarem com essa linha, de adaptar Ravenloft a Forgotten Realms sem perder a identidade), pode acontecer. Inclusive, pode até sair algo da Green Ronin, que acenou com uma grande franquia pro seu AGE System a ser lançada esse ano. Dado o caráter do sistema (dark fantasy), é plausível (embora meramente especulativo).

Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #2 Online: Fevereiro 06, 2015, 08:26:29 pm »
 
Citar
Só poderia ter escolhido uma imagem de capa melhor.

 Horrível essa imagem de capa... Foi a primeira coisa que eu pensei quando vi.

 
Citar
E se fosse para fazer alguma outra alteração, ao invés de limitar muito uma classe (estilo o paladino), extirpava ela de vez. Até condiz com a proposta do cenário: um mundo tão tenebroso no qual nem paladinos existem. Mas esse sou eu..

 Pior que o primeiro personagem que eu pensei em usar se fosse jogar foi um paladino, até pelo nível hard da coisa... Um cruzado leproso com uma máscara de ferro e uma capa toda carcomida em sua jornada até que a doença ou as forças das trevas o matasse. Como eu sempre acabo narrando vai acabar virando um NPC para mostrar o caráter decadente mas altivo das forças do bem no cenário.

 Acho que faltou um sisteminha para maldições e a parte mais cansativa que seria adaptar as alterações nas magias e itens mágicos.

 
« Última modificação: Fevereiro 06, 2015, 08:30:14 pm por Korko »

Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #3 Online: Fevereiro 06, 2015, 08:31:02 pm »
O strad tá parecendo o nosferatu nessa capa
War never changes

Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #4 Online: Fevereiro 07, 2015, 05:28:36 pm »
Strahd muda mais de aparência que o Michael Jackson.

Offline arghsupremo [pintobot]

  • Foto 3x4 do RG
    • Ver perfil
Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #5 Online: Fevereiro 07, 2015, 09:11:30 pm »
Paladinos existem no cenário. Por sinal, na minha opinião, é muito legal jogar de paladino em RL.
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."

Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #6 Online: Fevereiro 09, 2015, 03:14:39 pm »
Então, nada contra paladinos em Ravenloft. Existem inúmeras possibilidades de se experimentar uma boa história com eles no cenário. Esse paladino Breaking Bad do Korko, por exemplo, seria bem legal. Mas, veja, conceito é diferente de classe.

Pela adaptação do carinha, ele (quase) mata a classe como proposta pela nova edição do DnD. Se antes (4e à parte) o paladino era uma classe meia-boca, para a qual as limitações propostas por Ravenloft não importavam tanto assim -- afinal, só pioravam uma classe já ruim --, agora ele é decente até. No entanto, nesse hack várias coisas legais que ele ganha ou foram podadas (Aura of Devotion, Nature's Wrath, Undying Sentinel que não funcionam contra domain lords -- inclusive aqueles insignificantes) ou drasticamente diminuídas (Smite Evil que vai de d8 pra d6, limitação da Aura of Courage, entre outros).

Mas bem, Paladinos da Vingança e Oathbreakers (DMG, p. 97) seriam ainda opções razoáveis (sofreriam a limitação do Smite Evil e algumas outras, por exemplo, mas não perderiam mais da metade das habilidades de classe). Ou um Guerreiro (qualquer subclasse) com Magic Initiate para simular algum poder mais "sobrenatural" poderia dar conta do conceito de "paladino".

Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #7 Online: Fevereiro 09, 2015, 03:48:20 pm »
Desde a época da 3e eu sempre achei desnecessário nerfar o paladino em ravenloft. Ter o darklord sempre de olho em você já é ruim o suficiente
War never changes

Offline arghsupremo [pintobot]

  • Foto 3x4 do RG
    • Ver perfil
Re:(DnD 5E) Ravenloft
« Resposta #8 Online: Fevereiro 10, 2015, 08:38:49 pm »
Então, não manjo nada das regras da 5e e pouquíssimo da 4e. Meu comentário não é sobre regras, é sobre a história do cenário. Existem paladinos e, do meu ponto de vista, acho que se perderia uma bela experiência se tirá-los cenário. se ele tiver nerfado, eu sugeriria ao mestre alterar regras a favor do equilíbrio. Nisso eu não dou pitaco.

Concordo com o Sirus em partes, porque eu acho a ideia do darklord estar sempre de olho neles é um desafio interessante. Mas alguns poderes não se encaixam muito bem no cenário, tipo, detectar o mal, destruir o mal e qualquer poder que revele a tendência maligna.
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."