Autor Tópico: [DDN] Encerrado o playtest público  (Lida 2981 vezes)

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[DDN] Encerrado o playtest público
« Online: Dezembro 13, 2013, 07:30:23 pm »
Não sei estão sabendo, mas saiu um comunicado esses dias (anteontem se não me engano) que a WotC já deu por encerrado o playtest público. Com isso, os pacotes do playtest do Next ficarão disponíveis até dia 15/12, domingo. Então, se você não baixou o último pacote, corre lá.

O que deixa o Ghosts of Dragonspear Castle como única alternativa legal de acesso ao sistema até o lançamento oficial do DDN.

Questões mercadológicas-financeiras à parte, no fim, parece que essa experiência participativa não influenciou muita coisa. Os pacotes estavam atrasados ao que rolava na mesa dos designers da WotC, agora eles vão torpedear o acesso às versões até aqui e encorajar a compra do GoDC para jogar o DDN, inclusive com os novos eventos do The Sundering. Pergunto: e o público, onde entrou nisso?

PS: Nem vou entrar no mérito dos últimos L&L e Q&A. Elegância, finesse, feeling, tudo isso é muito bonito e admirável. Mas parece que Mearls e cia estão distantes da realidade do produto que eles desenvolvem. É quase um mundo paralelo entre discurso e prática.


Offline Smaug

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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #1 Online: Dezembro 13, 2013, 08:14:44 pm »
E eles insistem em fazer do monge um poliglota que não envelhece... :duh:

As regras de mutliclasse... embora sejam quase as mesmas da 3.x, tem algumas diferenças que, eu acho, foram feitas pra encorajar multiclasse conjuradores. Agora, caso seu personagem seja um multiclasse, você determina quantas magia seu personagem conhece separado de quantas magias ele pode usar. Ou seja, se você é um multiclasse mago/clérigo, você terá duas listas de magias, porém, só uma mesma quantia de uso para as duas listas, de acordo com o seu nível (soma do nível das duas classes) na tabela de feitiços por dia de multiclasse. O mesmo se a sua outra classe não for um conjurador, com a diferença que a classe não conjuradora soma só metade do nível.
Ainda acho que não compensa, você continua retardando a chegada em níveis mais altos de magia, um mago 4/ guerreiro 4, vai ter uma quantia de magias por dia a serem conjuradas como um personagem de 6º, mas não vai conhecer nenhuma magia de 3º circulo, a qual ele já tem acesso pelo seu nível de multiclasse, mas não pelo seu nível de classe. Ele só poderá conjurar magias de 3º circulo quando alcançar o próximo nível de mago. É também achei que não faz sentido, mas foi uma tentativa de dizer "ei, pode fazer seu mago/guerreiro que você não vai ser assim tão prejudicado quanto era antes."
« Última modificação: Dezembro 13, 2013, 08:31:20 pm por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #2 Online: Dezembro 13, 2013, 08:19:51 pm »
O monge voltou a não saber bater decentemente?

Offline Smaug

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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #3 Online: Dezembro 13, 2013, 08:37:56 pm »
Então, lendo as habilidades dele, me parece que eles conseguiram melhora-lo do que ele era na 3.x (obviamente, ele não está tão eficiente quanto era na 4e), mas ele continua inferior a outras classes. Só para comparar, no mesmo nível (13º) em que ele ganha tongue of sun and moon, o guerreiro recebe advantage em todos os saving throws. E enquanto o monge para de envelhecer, o guerreiro recebe +2 em um atributo ou +1 em dois atributos...
Não sei se a combinação de ki points com flurry of bows (que agora permite dois ataques e que o monge se movimente entre eles) ou as tradições monásticas melhora isso. Estou lendo com calma e todas as classes estão entupidas de poderes, então não quero cair no erro de interpretação da galera da 3.x que achava o monge muito foda só porque tinha poderes em todos os níveis...
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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #4 Online: Dezembro 13, 2013, 09:19:11 pm »
Eu acho que seria mais fácil cortar o monge do jogo logo  :P
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Offline Skar

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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #5 Online: Dezembro 14, 2013, 01:28:09 am »
O maior problema é que por tudo que escutei sobre o sistema é que o problema caster e noncaster retornou a mesa de maneira pesada. Isso é péssimo.

Eu acho que seria mais fácil cortar o monge do jogo logo  :P

O elfo vai dar um thank you daqui a pouco.
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Offline Macnol

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Re: [DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #6 Online: Dezembro 14, 2013, 09:17:27 am »
Eu conferi duas vezes pra ter certeza que NÃO tinha sido escrito pelo elfo. :bwaha:

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Offline Smaug

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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #7 Online: Dezembro 14, 2013, 10:17:21 am »
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O maior problema é que por tudo que escutei sobre o sistema é que o problema caster e noncaster retornou a mesa de maneira pesada. Isso é péssimo.
Voltou com força, alias, em determinados momentos eu tive que parar e me lembrar de que não estava lendo a 3.x, devido a semelhança entre as duas edições. Pior, mago, por exemplo, recebe agora uns poderes extras, além das magias, de acordo com sua escola.
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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #8 Online: Dezembro 16, 2013, 11:31:51 pm »
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Eu acho que seria mais fácil cortar o monge do jogo logo  :P

Com o devido decoro:
(click to show/hide)

Quanto ao sistema de multiclasse, eu genuinamente gostei da ideia em si, mas não de toda a execução. Não é um sistema relativamente elegante como é Star Wars: Saga (que apesar dos defeitos, é ainda o melhor sistema de regras da Wizards), mas ao menos corrige alguns problemas clássicos do D&D 3.5 - mas eu ainda prefiro algo mais próximo ao Tome of Battle nessa área.

Ao fim e talvez sem surpresas, Next não é nem um Novo AD&D e definitivamente não é uma Nova 4e. É um D&D 3.5 com diversas classes inúteis e com habilidades de classe inferiores a uma magia, onde Conjuradores farão a farra - mas ao menos agora todo mundo vai ter um nível de Guerreiro para poder saber usar todas armas e armaduras e ter +1 na CA.

Onde é que eu já vi isso antes mesmo? Oh yeah, Pathfinder - só que com uma imensa baderna  na sua categoria mais básica do sistema, Atributos. Aposto uma parte da minha alma que boa parte da otimização no Not-so-Next se baseará nisso.
« Última modificação: Dezembro 16, 2013, 11:41:24 pm por Heilel »

Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #9 Online: Dezembro 17, 2013, 10:22:44 am »
Concordo com o Elfo sobre o Saga ser a melhor faceta do D20.

Eu parei de ler o Next no 3° pacote e não me animou continuar lendo, para mim faltou inovação em relação as regras, eu esperava um sistema mais clean, mas a única coisa que eles fizeram foi "acochambrar" aspetos das edições anteriores, coisa que eu faço sozinho sem precisar da Wizard para isso.

Meu minha opinião geral e que a transição da 4° para a 5° do D&D dividiu ainda mais o publico do que a transição da 3° para 4°, vcs tem a mesma impressão?

Eu leio em outros foruns os relatos sobre os RPGs jogados atualmente e não existe mais a preferencia por alguma edição em especial e sim uma grande suruba de jogos inacreditavel.

Hoje uma pessoa que já ouviu falar sobre Dungeons & Dragons e queira começar a jogar RPG (como e o caso de um primo da minha esposa) fica completamente perdido com qual sistema deve ler/jogar/comprar...

Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #10 Online: Dezembro 17, 2013, 12:59:33 pm »
Taí, acho que rola certo ceticismo sobre o Next. Não que tenha sido diferente nos lançamentos das edições anteriores.  :hum:

Acompanhei o playtest, percebi uma evolução durante o processo criativo e um contato maior com a comunidade de jogadores na coleta de feedback. Pelo menos maior que em qualquer desenvolvimento anterior. Certamente o jogo ficou mais limpo, objetivo, muito próximo esteticamente dos retroclones e derivados que tenho visto noutros projetos. Por outro lado, não tem aquela estranheza das tabelas do velho D&D1, por exemplo. Também não chega ao nível de complexidade do 3.5 e há uma tentativa de alcançar patamares de equilíbrio sem o uso de módulos (4e) e sim com o o tal do priority ranking. Achei bacana.

Enfim, talvez caiba um exercício na análise do jogo em si. É. Olhar só para ele, não para os anteriores. Não para os retroclones. Sem ficar analisando público, guerrinha de edição ou bairrismo. Isolar o jogo e analisar (testar se possível), para ver se há de fato um bom juízo ao criticá-lo. Se fosse meu primeiro contato com o D&D, eu teria gostado do Next.
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Offline Arcane

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Re:[DDN] Encerrado o playtest público
« Resposta #11 Online: Dezembro 17, 2013, 01:16:00 pm »
Eu acredito que eles vão lançar o next e as pessoas vão gostar. Vão comprar o material, comçear a jogar inúmeras mesas. Daí começarão a vir novos lançamentos com ideias e opções, algumas erratas, além de algumas reclamações pontuais. Depois do 14º suplemento, e quando as reclamações já tiverem bem temperadas e as erratas difíceis de contabilizar, eles reiniciam o ciclo e lançam uma nova edição.  :macaco:
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