Eu acho que seria mais fácil cortar o monge do jogo logo :P
Com o devido decoro:
(http://www.girovirtual.com/wp-content/uploads/2013/07/s2.jpg)
Quanto ao sistema de multiclasse, eu genuinamente gostei da ideia em si, mas não de toda a execução. Não é um sistema relativamente elegante como é Star Wars: Saga (que apesar dos defeitos, é ainda o melhor sistema de regras da Wizards), mas ao menos corrige alguns problemas clássicos do D&D 3.5 - mas eu ainda prefiro algo mais próximo ao Tome of Battle nessa área.
Ao fim e talvez sem surpresas, Next não é nem um Novo AD&D e definitivamente não é uma Nova 4e. É um D&D 3.5 com diversas classes inúteis e com habilidades de classe inferiores a uma magia, onde Conjuradores farão a farra - mas ao menos agora todo mundo vai ter um nível de Guerreiro para poder saber usar todas armas e armaduras e ter +1 na CA.
Onde é que eu já vi isso antes mesmo? Oh yeah, Pathfinder - só que com uma imensa baderna na sua categoria mais básica do sistema, Atributos. Aposto uma parte da minha alma que boa parte da otimização no Not-so-Next se baseará nisso.