Duas rolagens, uma de acerto e outra de defesa, não são problemas se não existirem outras rolagens em sequência.
Marvel RPG usa duas rolagens para resolver a ação de combate, uma de ataque e outra de defesa. Funciona de forma similar a teste resistido em outros jogos, mas ao final da resolução você já tem o valor de 'dano' sofrido pelo alvo. Então acaba sendo rápido.
M&M também usa duas rolagens. Ataque do agressor, resistência do defensor, no final você tem o resultado do dano. De novo, funciona.
No D&D o padrão é rolagem de ataque, rolagem de dano. Se a rolagem de dano fosse excluída e o dano fosse fixo, dava pra encaixar uma rolagem de defesa sem qualquer aumento no tempo. Não duvido que ficasse até mais rápido, porque rolagens de danos muitas vezes usam mais de um dado.
Mas isso funciona melhor num sistema onde a resolução das ações seguem um padrão mais definido. D&D (e principalmente, jogadores mais antigos) gostam de formas de resolução diferente para cada tipo de ação. Eles não gostam da idéia de uma mesma forma de resolução para ataques físicos, psiônicos, mágicos, etc. (vide reclamações que ocorreram na 4e).