Autor Tópico: Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes  (Lida 3374 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Online: Outubro 10, 2012, 12:37:52 am »
Olá pessoal

Estou algumas dúvidas e espero que vocês possam me ajudar. Estou para entrar em uma aventura de Mago na Idade das Trevas (usando as regras de Mago: A Cruzada dos Feiticeiros, pois o Narrador não domina e não gostou das regras do Dark Ages: Mage).

Eu pretendo jogar com uma maga da Casa Merinita, mas infelizmente para Storyteller não muitas informações sobres estas casas menores, contudo sei que Ars Magica possui muito informação, contudo quais livros e sites eu devo procurar para ter mais informações sobre a Casa e seu estilo magico, cultura e filosofia?

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Até mais

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #1 Online: Outubro 10, 2012, 11:17:57 am »
Já olhou na Wiki de Ars Magica?

Mas pessoalmente, eu mudaria alguns detalhes (ou criaria mesmo). Os Changelings nesse período já estavam se separando mais firmemente entre Seelie e Unseelie, ao invés dos elos com as Estações (Dark Ages -> The Dreaming), assim como os elos com Arcádia se enfraquecem brutalmente nessa época - então nada mais natural do que os Magi que tem alguns elos com eles refletirem um pouco mais as criaturas que se aproximam.

E se quer refletir a proximidade feérica, dê uma olhada no livro Enchanted, da linha Changeling - a vantagem Faerie Blood torna o personagem um Encantado nato e acesso a alguns "dons feéricos", além de explicar alguns formas de interação entre Changeling-Magos (especialmente na equivalência entre Glamour e Quintessência ).
« Última modificação: Outubro 10, 2012, 11:35:02 am por Ahura Mazda »

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #2 Online: Outubro 10, 2012, 06:27:06 pm »
Olá pessoal

Valeu mesmo Ahura Mazda. Eu não sabia desta wiki, vai ser de muita ajuda. Contudo acho que você não me entendeu, e eu também não expliquei direito, pois aventura será no Século IX, no período de Dark Ages, porém como o narrador não gostou (ou não entendeu) as regras do Dark Ages: Mage ele vai utilizar as regras do Mago: A Cruzada dos Feiticeiros.

Sobre as fadas durante a Idade Média ainda estarem no seu auge, queria ideias de como seria a magia hermética com "pitadas" de magia feérica. Alguma sugestão?

Até mais

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #3 Online: Outubro 10, 2012, 06:46:09 pm »
porém como o narrador não gostou (ou não entendeu) as regras do Dark Ages: Mage ele vai utilizar as regras do Mago: A Cruzada dos Feiticeiros.

Que nada mais é do que a versão traduzida do Mage: The Sorcerers Crusade da White Wolf.

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #4 Online: Outubro 11, 2012, 12:06:03 am »
Citar
Contudo acho que você não me entendeu, e eu também não expliquei direito, pois aventura será no Século IX, no período de Dark Ages, porém como o narrador não gostou (ou não entendeu) as regras do Dark Ages: Mage ele vai utilizar as regras do Mago: A Cruzada dos Feiticeiros.

Well, de fato - eu pensei que estaria no final da Alta Idade Média (século XIII, ou seja, pré-Renascença), não no final da Baixa Idade Média. É um período notavelmente diferente, as Tradições (se é que dá para falar nisso, elas só vão se organizar mesmo na Renascença, salvo os Herméticos).

Citar
Sobre as fadas durante a Idade Média ainda estarem no seu auge, queria ideias de como seria a magia hermética com "pitadas" de magia feérica. Alguma sugestão?

Nesse período, as Cortes Estacionais estão ainda consideravelmente fortes e altamente fragmentadas (cada Corte governa e influencia uma região geográfica - de onde é seu personagem?), mas já sofrendo algum impacto devido a ascensão do Islã e da Cristandade (duas fés com poder de expulsar e enfraquecer tais criaturas) e das perdas devido a "War of Stones" (um conflito feérico imenso, do século IV) e durante a Guerra das Estações (o conflito quase milenar entre as Cortes Feéricas - que ainda está ocorrendo em menor escala no século IX).

Lidar com Fadas (de verdade, não os descendentes híbridos delas, os Changelings) é algo próximo a lidar com "Deuses Pagãos", no sentido que ambos são "Criaturas" relativamente humanas (sujeitas a paixões e humores - não necessariamente simpáticas a humanos, obviamente) e ligados misticamente a algum aspecto material do mundo. São criaturas altamente ritualísticas (para cada atividade, existe uma forma correta e tipidicada de fazer), com diversos acordos e juramentos entre si e com grupos de humanos.

Uma inspiração razoável ao fazer magia são os Contracts de Changeling: the Lost - poderes relativamente específicos, feitos devido a um juramento/acordo com algum tipo de criatura feérica - e felizmente os Herméticos são bastante competentes em fazer acordos e subordinar espíritos (como as Fadas/Changelings teoricamente são para Magos).

Ou seja, independente da esfera que use (embora eu ache que Espírito, Forças, Primórdio e em certa medida, Entropia, sejam as mais adequadas para quem lida com o Povo Gentil), o importante é descrever o poder como uma mistura do paradigma hermético com manifestações e menções de figuras feéricas (Lord Nix, A Dama do Lago, a Rainha Branca) - e nomes muito extravagantes (algo que Herméticos e Fadas tem em comum).

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #5 Online: Outubro 11, 2012, 01:50:16 am »
Olá pessoal

Muito obrigado Ahura Madza, você está realmente me ajudando muito na concepção da minha personagem. Bom até agora na mesa há a minha Merinita, nativa da Irlanda, de família nobre e pagã, na qual sua família é praticante de magia há algumas gerações. Há uma Velha Fé (Verbena) inglesa e um Aided (Eutanatos) também inglês, parece que não teremos cristãos na mesa. A  aventura se passa nas ilhas britânicas durante as invasões normandas.

Até mais
« Última modificação: Outubro 11, 2012, 04:50:25 pm por Iron Man »

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #6 Online: Outubro 11, 2012, 09:19:21 am »
Que nada mais é do que a versão traduzida do Mage: The Sorcerers Crusade da White Wolf.

Que eu lembre, existiram duas edições de Dark Ages. A primeira, que foi a traduzida no Brasil, e a segunda, que nunca veio pra cá e até onde sei, tinha algumas diferenças. Como um sistema mais funcional porque usava um título base (Vampiro) e os outros serviam como suplementos (onde entrava o Mago).

Edit: fui olhar e é verdade, o Dark Ages: Mage se trata de um livro diferente e que lida com um período anterior ao Sorcerer's Crusade.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #7 Online: Outubro 11, 2012, 04:44:10 pm »
Olá pessoal

Edit: fui olhar e é verdade, o Dark Ages: Mage se trata de um livro diferente e que lida com um período anterior ao Sorcerer's Crusade.

Sim é um livro maravilhoso. Valeu a pena o dinheiro investido nele. Minha última campanha neste cenário durou quase um ano e pude mudar completamente o futuro do cenário, uma das opções do jogo.

Contudo o nosso mestre não quer usar o sistema de regras do Dark Ages: Mage, na qual eu não sei realmente o motivo, pode ser que ele não tenha gostado do sistema, ou esta sem tempo para ler algo novo. Por isso ele quer usar o sistema da Cruzada dos Feiticeiros, com algumas mudanças no seu funcionamento, que não sei a certo quais serão.

E mais uma vez obrigado pela ajuda.

Até mais
« Última modificação: Outubro 11, 2012, 04:49:01 pm por Iron Man »

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #8 Online: Outubro 11, 2012, 08:42:39 pm »
Pessoalmente,eu sou um dos que não se simpatiza com o Dark Ages de Mage por questões temáticas - eu adoro a forma como o Sorcerer's Crusade retrata diversas tradições mágicas e coloca um retrato surpreendentemente otimista e heroico da Ordem da Razão (e o livro que retrata eles é um dos meus favoritos da White Wolf), apesar de saber que o sistema de Dark Ages é consideravelmente superior.

Retornado ao Ferromem, se o seu narrador liga para detalhes, na Inglaterra vai surgir o Glastonbury Compact no século XII um acordo entre Magos (Verbena, Casa Merinita entre os Herméticos e os Vozes Messiânicas) e Changelings/Fae. Também vai ocorrer no século X um tratado entre os Diedne com alguns governantes feéricos para "partilhar" dos Nodos da Bretanha, que "inspirou" o Glastonbury Compact (embora os Diedne vão ser perseguidos e exterminados pouco antes dele). Ambos são posteriores aos eventos do seu jogo, mas podem ser interessantes.
« Última modificação: Outubro 11, 2012, 08:50:00 pm por Ahura Mazda »

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #9 Online: Outubro 11, 2012, 10:16:14 pm »
Olá pessoal

Olha Ahura Mazda gostei de saber sobre este acordos que ocorreram nas ilhas britânicas coisas que eu pessoalmente não sabia, que no futuro pode ser útil. Vou falar com o meu narrador sobre elas. Contudo uma coisa que você disse me deixou curioso. Qual ou quais cortes feéricas governam as ilhas britânicas, principalmente na Irlanda?

Até mais

Re:Informações sobre a Casa Merinita da Ordem de Hermes
« Resposta #10 Online: Outubro 13, 2012, 12:56:40 am »
Iron Man

Sem olhar a fundo em detalhes, na Irlanda tem Silver Tara - o caern ancestral dos Fianna e que mantém uma série de acordos com todas as Cortes Estacionais (isso é meio implícito, até onde me lembro - mas salvo durante a época da Guerra de Ferro e Prata, os Fianna tinham "boas relações" com os Firstborns/Tuatha de Danaan).

O Dark Ages: Fae diz que as ilhas britânicas são parte da Court of Valiant Forge, liderada pelo Alto-Ferreiro Wayland (Sim, o mesmo da mitologia nórdica), um dos maiores representantes da Corte do Verão. Tal território foi conquistado em algum momento depois do ano 350 e é relativamente tolerante a todo tipo de representantes feéricos - embora segundo o Isles of the Mighty, o País de Gales é disputado entre o Príncipe Carniog de Lyonesse e Morgan le Fay (ambos Unseelie - embora essa divisão não existia na época, hey, bem vindo ao 'lore de Mundo das Trevas) contra os governantes do resto de Gales (separados em principados, como Powis, Gwynned, Dyfes), numa série de conflitos e intrigas que vão estourar especialmente no Século X - mas que teve em 888 a presença de alguns Herméticos redescobrindo a Fonte de Brianne, que iriam proteger por um tempo até uma avalanche destruir o local.

Além disso, tem Avalon/Ynys Wydryn, que é governada por Avalloch da Corte da Primavera - aliás, se você quiser se arriscar misturar Dark Ages/The Dreaming, Morgan le Fay também deve morar em Avalon durante o período do seu jogo (ela saiu de Gales para Arcádia ou Avalon nesse período).