Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 06:36:56 am

Título: [D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 06:36:56 am
Como D&D Próximo (numa tradução devirniana) ou D&D Quinta Edição (é o termo usado nos fóruns da Wizards) saiu ontem, hora de algumas impressões iniciais da primeira leitura do Basic Set.

1. Todas as raças seguem o formato +2/+1 em habilidades, salvo o Anão das Montanhas tem +2 em Força, única sub-raça a dar um bônus distinto de +1. Provavelmente serve para compensar o fato que a habilidade racial (proficiência em armaduras) é praticamente inútil para a maioria das classes - mas ainda é algo idiota.

Por um lado, Anões voltam a ser uma raça muito interessante para Magos. +2 em Constituição e Armaduras Médias são uma ótima combinação para não ser uma classe frágil.

2. Elfos provavelmente tem as melhores sub-raças em geral, mas eu não gosto do Alto Elfo tendo um cantrip gratuito, poderia haver a possibilidade de escolha de outra habilidade. Também não entendo porque ambas sub-raças tem a mesma lista de Proficiências com Armas, porque isso não é logo habilidade de raça? Minha aposta envolve Drows, que devem ter uma lista distinta.

3. Halflings quase nunca tiram "1" nos dados. Cool. Do resto, ahn, quem liga para essa raça?  :P. Lado positivo, não são Kenders. Lado negativo, eles devem aparecer no DMG. Oh dear.

4. Humanos continuam a raça mais chata e potencialmente quebrada de Next.

5. Alguém deve adorar o R.A. Salvatore. Quase todas as citações no livro são deles, e quase todo capítulo de raças menciona criações dele - como personagem de exemplo, Bruenor é o próprio Bruenor Battlehammer. E Bob, o jogador, é o apelido do Salvatore.

E sim, eles mencionam o Drizzt como o único Drow Bom (conhecido). Haha, ignoraram por completo a obra da Elaine Cunningham, que tinha outros drows bondosos em Faerun.  :P

6. Os Testes de Resistência prometem ser... problemáticos.

Primeiro lugar, somente 3 atributos são usados em testes de resistência (Cons, Sab e Des). Eu acho que vi uma menção de um teste de resistência de Carisma no Starter Set. E acho que Maze testa Inteligência.

Segundo lugar, somente alguns testes recebem bônus de proficiência, enquanto outros não. Não vejo como algo muito saudável ter uma grande diferença entre Testes Bons e Testes Ruins, especialmente em níveis altos. Espere "Feat or Item Taxes" aparecendo aqui.

7.. Eu gostei, em geral, do Clérigo - mas ele tem duas habilidades de classe que são ou altamente subjetiva (Divine Intervention) ou marginalmente inútil (Destroy Undead). E como esperado, o Domínio da Cura permite o personagem recuperar muitos, mas muitos mesmo PVs. E usar armaduras pesadas (qual a justificativa não-mecânica disso? A Cruz Vermelha não costuma a ser baleada em conflitos).

8. Divine Strike (Domínio da Cura) é a habilidade que aumenta o dano do Clérigo, enquanto Guerreiros tem Ataque Extras e o Ladino, Ataque Furtivo. Eu gosto dessas diferenças.

9. Magias de Cura agora são Evocação. Que exótico, eu ainda prefiro colocá-las em Necromancia.

10. É incrível como a Wizards faz de tudo para não mencionar "utilizável por encontro", ao invés disso usa "between rests" ou algo similar.  XD

11. Eu detestei o Guerreiro da Quinta Edição. O que ele faz? Bate.

O que mais ele faz? Bate muito. O Champion é o "TWF Ranger" do Next. A combinação de até 4 ataques no nível 20, misturada com Action surge, que concede uma Ação Extra (mais ataques) e uma margem de crítico reduzida tornam ele um Striker por excelência.

Oh, ele não só bate. Ele consegue recuperar PVs de verdade, não temporários, com Second Wind. Chupem essa, Conjuradores.

Ah, além de bater, você pode escolher com que arma pode ficar no "All Full-Attack, All the Day". Viram só, jogadores da 4e, agora o Guerreiro pode usar um Arco e ser efetivo. E você acreditando que os Conjuradores seriam poderosos na 5E.

12. Sarcasmo a parte, os estilos de combate são bem problemáticos - eu não consigo ver como a Wizards vai equilibrar o incrivelmente útil +2 em todas rolagens de ataques a distância do estilo da Arquearia com +2 em dano com armas inferiores, usadas com uma mão e sem um escudo do estilo do Duelista.

Okay, eu mencionei Equilíbrio e D&D Next na mesma frase. Isso é ainda mais engraçado.

13. É tudo culpa do PT! Comentários de sites de notícias a parte, eu gosto do Mago "Padrão", que recebeu todas as benesses tanto do "bom e velho" Sistema Vanciano, mas como ele é uma classe tão fraca, sofrida, ele também tem que ter suas magias a vontade. Porque diabos a Wizards of the Coast não é Old School com essa classe? Magos podem usar armaduras, conjuram vancianamente, tem capacidade de se curar via "Recovery Dice" e nunca ficam sem magias, isso é um imenso atentado a qualquer design que se proponha a desafiar a classe.

Contudo, eu estava errado a dizer que Destroy Undead era uma habilidade de classe inútil - Potent Cantrip é. Ela permite que, quando seu Mago usar um Cantrip que permita teste de resistência,  seu personagem cause metade do dano. So far so good.

Exceto que nenhum Cantrip do Mago permite teste de resistência.

Lembrem-se, essa edição passou por 2 anos de Playtest.  :P

14. Eu adorei o Ladino do Next. Ele mantém a sua veia combativa, recebe diversas habilidades de movimentação e defesa, é parcialmente um mestre em perícias (embora, todo mundo que Magias superarão Perícias). Mesmo a versão mais básica da classe (que é a apresentada aqui) parece interessante para jogar.

15. Eu não tinha notado antes, mas aqui está uma curiosa decisão - Usando a compra por pontos, não é possível comprar um atributo acima de 15, o que coloca 17 como o maior atributo inicial.

Eu realmente aprecio essa decisão, que é coerente com a ideia que personagens iniciais não são tão acima da média, e evitam que o personagem já tenha o maior valor de atributo possível (20) já no nível 4.

Contudo, isso torna o Humano ainda mais poderoso se você usar Point-Buy. Não só ele terá mais pontos de atributo, como terá o maior modificador possível de atributo idêntico ao de outros raças. Incrível como mesmo ao acertar em algo, Next continua errando feio.

16. Surpreendentemente, o Basic tem um sistema de suborno/incentivo para Interpretação, o uso de Inspiration. Quando você age de maneira marcante de acordo sua Personalidade (Personality Trait), seu Elo (Bond), seu Ideal ou seu Defeito (Flaw), ele recebe Inspiração, que pode ser utilizada para ter Vantagem em algumas rolagens.

Mais incrível ainda é ver listas de cada uma dessas características em cada um dos Backgrounds. Apesar de simples e muito longe do que é encontrado em outros sistemas, é uma maneira razoavelmente elegante construir o histórico do personagem de forma que ele impacte no jogo. E melhor ainda, não premia boa interpretação com XP extra, algo que eu abomino.

17. Quem diria, existem benefícios ao utilizar um deslocamento de marcha mais lento, assim como penalidades por deslocamento acelerado. Algo similar se aplica às escolhas de Modo de Vida (Lifestyle)

18. Existem maneiras de adquirir proficiência em Ferramentas e Idiomas Extras durante o intervalo de aventuras - mas demora horrores e sai caro.

Quer aprender uma magia de nível 4? 8 horas e 200 POs. Quer aprender a jogar baralho? 250 dias e 250 POs.

Jesus Cristo. Isso é atestar que não-Conjuradores tem retardo mental se comparados a Conjuradores.

19. Com a menção do Lunguinho, realmente voltamos a 3e em um aspecto - Anões (das Montanhas) são Magos ainda mais incríveis.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sr. Pichu em Julho 04, 2014, 12:02:59 pm
voltamos mesmo aos moldes vancianos?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 04, 2014, 12:16:29 pm
Pichu, pior. Vanceano com at-wills da 4e, que agora escalam com nível! graças aos cantrips.

Adendo confirmado com uma olhada rápida no cantrip de graça do Alto Elfo: Um cantrip simples como Firebolt já me parece superior que ataques normais em níveis altos (porque escala com níveis, e tem alcance de 120 ft), além de ser de graça pro personagem, podendo ser repetido infinitas vezes por dia. E ao contrário de itens mágicos, não é opcional, hue.

HUE, comecei a ler e já tomei um balde de água fria na minha expectativa: me faltam tabelas ou informações objetivas que vão direto ao ponto, o texto é (na minha opinião de chorume) poluído por muito fluff em locais desnecessários, como habilidades e explicações flufféticas que não deveriam estar misturadas com regras. E eu estou certo de que a língua élfica é o português, pela descrição, hue.

"Para aventureiros, a magia é a chave da sobrevivência.", e aí cita as curas de clérigos, paladinos e druidas. Acho que uma fonte de cura, por mais limitada que fosse que não estivesse atrelada em magia era estranha demais pra ser mantida. =\

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 12:23:53 pm
Citar
"Para aventureiros, a magia é a chave da sobrevivência."

Só essa frase já te mostra que aquele velho problema ainda continua
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 04, 2014, 12:39:05 pm
As habilidades de nível 20 são legais:

Clérigo: a habilidade intervenção divina tem sucesso automático em todos os casos; nos níveis anteriores você faz um "teste de nível" em porcentagem, além de estar sujeita a DM fiat.
Ladino: converte um sucesso de um inimigo contra ele em falha, ou uma falha dele em sucesso decisivo uma vez por descanso curto.
Mago: Você escolhe 2 magias de nível 3 e as ganha como "slots extra" de sem precisar prepará-las no final de cada descanso curto, ou seja, você sempre depois do descanso começa com 2 slots de magia adicionais, com suas magias escolhidas.

E a melhor de todas:

Guerreiro: você ganha um ataque extra.

WOW. [sarcasmo]Como conseguiram deixar o guerreiro tão forte?[/sarcasmo]
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 04, 2014, 01:53:43 pm
Não apenas isso, no incrível 15ª nível seu critico abaixa para 18-20, tipo, após vc parar de dar a minima para seu guerreiro e ir jogar de clerigo ou algo mais interessante, sei la.

O texto está muito cheio de rodeios e floreios, e as referencias a FR me tocaram em lugares que não se devem ser tocadas sem me chamar para um jantar e cinema primeiro, eu sou jogador de D&D de família, Wizards.

Maior parte das habilidades de classe variam entre "meh" e "meio bosta", e somente um idiota pegaria Archery com um Guerreiro do Basic Set, já que praticamente não tem nada para apoiar esse estilo de combate.

Nem vou comentar o quanto vai chover de House Rule para voltar Fortitude, Reflexos e Vontade, alem de bônus de proficiência para todo mundo em tudo, porque eu quero sentir que meu personagem esta evoluindo Mearls, eu realmente quero isso.

Citação de: Dona Edit

Total spells that require a saving throw: 42
Spells that require a Dexterity saving throw: 19*
Spells that require a Constitution saving throw: 9*
Spells that require a Wisdom saving throw: 11
Spells that require a Strength saving throw: 0
Spells that require an Intelligence saving throw: 0**
Spells that require a Charisma saving throw: 0
Special notes:
* One spell, Earthquake, requires both a Dexterity and Constitution save
** Three illusion spells require an Intelligence (Investigation) check, not a saving throw ( Why? I have no idea)
** Maze requires a DC 20 Intelligence check, again not a saving throw
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 04, 2014, 02:57:41 pm
Citar
E sim, eles mencionam o Drizzt como o único Drow Bom (conhecido). Haha, ignoraram por completo a obra da Elaine Cunningham, que tinha outros drows bondosos em Faerun.

Wizards se esforçando para me fazer desgostar de Forgotten.

O que vai acontecer depois?
"Não tem mais Orcs Cinzentos porque Orcs neutros é erraruim."
"Rashemi mais para Gonemi, não estão mais no cenário."
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 04, 2014, 03:02:42 pm
Bem Oda... Forgotten Realms, genocide of goblinkin(and orcs) encouraged by good gods? (http://www.giantitp.com/forums/showthread.php?338738-Forgotten-Realms-genocide-of-goblinkin(and-orcs)-encouraged-by-good-gods)

Lembra dos Orcs e Goblins legais e camaradas que eram seus vizinhos? Mate-os.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 03:09:38 pm
Clérigo: a habilidade intervenção divina tem sucesso automático em todos os casos; nos níveis anteriores você faz um "teste de nível" em porcentagem, além de estar sujeita a DM fiat.

Milagre agora é habilidade de classe. eu achando que nunca mais ia ver essa magia

Lembra dos Orcs e Goblins legais e camaradas que eram seus vizinhos? Mate-os.

Eles deviam se mudar para eberron, é uma vizinhança mais amigável
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 03:34:04 pm
Continuando

13. É tudo culpa do PT! Comentários de sites de notícias a parte, eu gosto do Mago "Padrão", que recebeu todas as benesses tanto do "bom e velho" Sistema Vanciano, mas como ele é uma classe tão fraca, sofrida, ele também tem que ter suas magias a vontade. Porque diabos a Wizards of the Coast não é Old School com essa classe? Magos podem usar armaduras, conjuram vancianamente, tem capacidade de se curar via "Recovery Dice" e nunca ficam sem magias, isso é um imenso atentado a qualquer design que se proponha a desafiar a classe.

Contudo, eu estava errado a dizer que Destroy Undead era uma habilidade de classe inútil - Potent Cantrip é. Ela permite que, quando seu Mago usar um Cantrip que permita teste de resistência,  seu personagem cause metade do dano. So far so good.

Exceto que nenhum Cantrip do Mago permite teste de resistência.

Lembrem-se, essa edição passou por 2 anos de Playtest.  :P

14. Eu adorei o Ladino do Next. Ele mantém a sua veia combativa, recebe diversas habilidades de movimentação e defesa, é parcialmente um mestre em perícias (embora, todo mundo que Magias superarão Perícias). Mesmo a versão mais básica da classe (que é a apresentada aqui) parece interessante para jogar.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 04, 2014, 03:42:17 pm
Eu odiei esse novo governo que reinstalou a bolsa-Magia.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 04, 2014, 03:47:15 pm
Ainda tem aquela interação mal explicada entre Action Surge e Extra Attack que, a depender da interpretação, permite o Fighter atacar 8 vezes no nível 20. Os caras não aprenderam nada com Rain of Blows...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 03:51:09 pm
Citar
Lembra dos Orcs e Goblins legais e camaradas que eram seus vizinhos? Mate-os.

Well, os Goblinoides e Orcs de Forgotten Realms jamais poderiam ser descritos como "legais e camaradas". Além do óbvio, nem todo cenário de D&D precisa obedecer os tropes de moralidade cinzenta que são utilizados em Eberron e Planescape.

Por outro lado, é estranho ver que o mesmo Salvatore que tornou os Orcs mais cinzentos (Kingdom of Obould buscando paz e acordos com a Confederação de Luruar) colocou um personagem teoricamente bondoso defendendo esse tipo de ideia.

Citar
Ainda tem aquela interação mal explicada entre Action Surge e Extra Attack que, a depender da interpretação, permite o Fighter atacar 8 vezes no nível 20.

Existe outra explicação além dessa?  :shock:

Eu sempre assumi que o propósito de Action Surge era o de dobrar o número de ataques em uma rodada, é algo até claro, Action Surge concede uma ação extra (e não é bonus action), e como dar todos os ataques é uma Ação, você efetivamente dobra os ataques.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 04:12:30 pm
Well, os Goblinoides e Orcs de Forgotten Realms jamais poderiam ser descritos como "legais e camaradas". Além do óbvio, nem todo cenário de D&D precisa obedecer os tropes de moralidade cinzenta que são utilizados em Eberron e Planescape.

Nem precisa ter moralidade cinzenta. é só não atrelar uma raça inteira a uma respectiva tendência
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 04:24:30 pm
Citar
Nem precisa ter moralidade cinzenta. é só não atrelar uma raça inteira a uma respectiva tendência

O que não é feito em D&D desde a Terceira Edição, então, qual o seu ponto? E lembre-se que o tópico que o Hikaru linkou menciona uma novel, que não é exatamente uma referência relevante para o TTRPG.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 04:26:41 pm
Meu ponto é que um cenário não precisa ter moral cinzenta pra dizer que nem todos os orcs e goblins são psicopatas  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 04:29:49 pm
Citar
Meu ponto é que um cenário não precisa ter moral cinzenta pra dizer que nem todos or orcs e goblins são psicopatas  :P

O que não é um problema em D&D a, no mínimo, uma década e meia. Vamos reclamar da anti-intuitividade da THAC0 também?  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 04:31:28 pm
Mas eu não to reclamando pomba  XD

Eu estou apenas comentando que moralidade cinzenta não é necessaria
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 04, 2014, 05:48:37 pm
Mas eu não to reclamando pomba  XD

Eu estou apenas comentando que moralidade cinzenta não é necessaria
Assim como aquele texto "tu pode jogar com um personagem do sexo que tu quiser, com preferência sexual que tu quiser, que não vamos achar errado".
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 05:50:34 pm
Mais hein ?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 04, 2014, 05:55:46 pm
(http://38.media.tumblr.com/354da95355f9506c95a3d403c23b7d98/tumblr_n87gs6sWKa1qbw98ao1_1280.png)
http://atmoland.tumblr.com/post/90788603809 (http://atmoland.tumblr.com/post/90788603809)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 04, 2014, 06:18:54 pm
Citar
Eu sempre assumi que o propósito de Action Surge era o de dobrar o número de ataques em uma rodada, é algo até claro, Action Surge concede uma ação extra (e não é bonus action), e como dar todos os ataques é uma Ação, você efetivamente dobra os ataques.
Faço coro. Sério mesmo que é pra pensar que o Action Surge é um ataque EXTRA EXTRA, e não o dobro? Porque se for essa a intenção, é mais um nerf na minha imagem mental já abalada do fightan.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 04, 2014, 06:50:04 pm
>ELFOS HERMAFRODITAS


TEX



SCORPION




MAKO
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 04, 2014, 07:29:46 pm
Sera que o d&d next foi secretamente criado pelo trio usando identidades falsas  :hum:

Talvez a wizards tenha decidido usar mão de obra barata do terceiro mundo
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 04, 2014, 07:37:43 pm
TEX
SCORPION
MAKO

confirmado para o Next, onda você estava onde isso aconteceu?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sr. Pichu em Julho 04, 2014, 08:28:42 pm
o "ataque extra" do guerreiro não era o poder mega-desequilibrado do TRPG?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 04, 2014, 09:03:30 pm
(https://38.media.tumblr.com/9ea3db843f2b1228be1e96ac6caaeede/tumblr_n87pgkBZeM1qbw98ao1_500.png)

A gangue estará de volta em breve.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 04, 2014, 09:30:32 pm
Citar
A gangue estará de volta em breve.

Sempre esteve. Não é uma surpresa ver Forgotten Realms voltando seu status-quo pré-Spellplague, e isso ser mencionado no D&D Next.

Citar
Assim como aquele texto "tu pode jogar com um personagem do sexo que tu quiser, com preferência sexual que tu quiser, que não vamos achar errado".

Mas não há nada de novo nisso, especialmente quanto a Corellon Larethian. Citando o Demihuman Deities, de 1998.

(click to show/hide)

Pessoalmente, a Wizards agiu muito bem ao escrever esse trecho.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 04, 2014, 09:50:55 pm
Citar
A gangue estará de volta em breve.

Sempre esteve. Não é uma surpresa ver Forgotten Realms voltando seu status-quo pré-Spellplague, e isso ser mencionado no D&D Next.

Citar
Assim como aquele texto "tu pode jogar com um personagem do sexo que tu quiser, com preferência sexual que tu quiser, que não vamos achar errado".

Mas não há nada de novo nisso, especialmente quanto a Corellon Larethian. Citando o Demihuman Deities, de 1998.

(click to show/hide)

Pessoalmente, a Wizards agiu muito bem ao escrever esse trecho.

To falando dos paladin, sorcerer, warlock, bard, blablabla; a galera da magia. Duas CdPs foram apontadas também e me deixaram com o pé atrás, maaaas...

E o trecho ai sobre "seja o que tu quiseres mas não me encha o saco" foi mais do que suficiente pra "fazer muita gente feliz", se é que você me entende. A Wizards quer que D&D saia do status atual de "jogo de criança" e passe pras mesas do povo "adulto", como era antes, e do povo mais liberal pra, obviamente, conseguir mais bufunfa.

Foi boa a ideia de soltar o PDF com regras iniciais com um belo e enorme "0.1" na capa? Sim, e não.
Está dando o que falar? Pra cacete.
Mais e mais pessoas jogarão? Não, por causa da suspensão das traduções por ai. (O povo que tá traduzindo aqui no BR está obviamente fazendo uma adaptação PESADA dos playtests e criando um "jogo novo", coisa que não pretendo chegar perto.)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Balth em Julho 04, 2014, 11:03:11 pm
Eu queria ter uma máquina do tempo e avisar aos acionistas da Hasbro que D&D 5E foi um desastre e que fez eles (obvio seria mentira mas que se foda) falirem e no meio do caminho matar Mearls e cia quando crianças.
Título: Re: [D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 05, 2014, 08:38:49 am
Meio hardcore isso, Balth. Certamente eu não desejo a morte de ninguém, só da marca D&D, pelas decisões suicidas.

Aliás, Atmo, o que seriam essas modificações pesadas que tu menciona?

Enviado de meu Galaxy Y (de pobre) usando o Tapatalk roubando wi-fi alheio

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 05, 2014, 10:05:25 am
Certamente eu não desejo a morte de ninguém, só da marca D&D

Mearls e cia já providenciaram isso
Título: Re: [D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 05, 2014, 11:41:28 am
Aliás, Atmo, o que seriam essas modificações pesadas que tu menciona?
Simples intuição de BR, já que tá todo esse negócio de "NINGUÉM VAI SUB-", epa, filme errado. "NÃO VAI TER TRADUÇÃO!"

Isso, claro, SE E SOMENTE SE for verdade.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 05, 2014, 01:58:19 pm
 :haha: Acho que sou o único membro do forum que está gostando do Next?

Sério ele já está melhor do que o 3e.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 05, 2014, 02:07:37 pm
Citar
Acho que sou o único membro do forum que está gostando do Next?

Creio que o Lunguinho é o mais próximo que vai encontrar de alguém que goste de Next. Minha reação com Next ainda é de "esperar até o PH, mas com menos expectativas do que eu teria com Tormenta RPG".

Citar
Sério ele já está melhor do que o 3e.

A base mecânica do Next, em teoria, já é melhor do que a 3e. Contudo, pelo que o Playtest mostrou, não há muitos motivos para acreditar que as classes sejam mais bem feitas que as da 3e (especialmente levando em conta o 3.5 Tardio, vulgo, "Rejeitos da 4e").

Citar
To falando dos paladin, sorcerer, warlock, bard, blablabla; a galera da magia. Duas CdPs foram apontadas também e me deixaram com o pé atrás, maaaas...

Mas todo mundo sabe que essas classes estarão no PH - todas elas apareceram em algum momento no Playtest.

Citar
E o trecho ai sobre "seja o que tu quiseres mas não me encha o saco" foi mais do que suficiente pra "fazer muita gente feliz", se é que você me entende. A Wizards quer que D&D saia do status atual de "jogo de criança" e passe pras mesas do povo "adulto", como era antes, e do povo mais liberal pra, obviamente, conseguir mais bufunfa.

Oh, não me diga que a Wizards of the Coast quer atrair mais clientes, eu acreditava que eles escreveram isso devido a suas profundas convicções progressivas. A questão é que mesmo o reconhecimento desse tipo de cliente já é um avanço, ainda mais porque o fã médio de D&D está bem longe de ser um "liberal".
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 05, 2014, 06:22:20 pm
Caso dê merda com o Next, ainda tem o Aspects of Fantasy (Fate d20) que aceita coisa do Pathfinder. Tem como converter monstros (http://img.4plebs.org/boards/tg/image/1383/62/1383620065932.png) e tudo.
Título: Re: [D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 05, 2014, 07:10:35 pm
Fate, eeeeeh, não me conquistou.

Enviado de meu Galaxy Y (de pobre) usando o Tapatalk roubando wi-fi alheio

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Gun_Hazard em Julho 05, 2014, 08:14:54 pm
Eu  acho que o NEXT ainda é uma opção de jogo para mim.

Mas tenho quase certeza que o "NEXT.5" ou "NEXT,NEXT,FINISH", irá vir em seguida para solucionar os problemas dos poderes idiotas do NEXT.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 05, 2014, 09:41:49 pm
Como o 3.5 solucionou os problemas do 3.0?  :linguinha:
Título: Re: [D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 05, 2014, 10:40:49 pm
Fate, eeeeeh, não me conquistou.

Sei como é.

Como o 3.5 solucionou os problemas do 3.0?  :linguinha:
Milhões de livros a mais e "conserto" na Haste?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 05, 2014, 10:59:45 pm
(http://38.media.tumblr.com/354da95355f9506c95a3d403c23b7d98/tumblr_n87gs6sWKa1qbw98ao1_1280.png)
http://atmoland.tumblr.com/post/90788603809 (http://atmoland.tumblr.com/post/90788603809)

Achei esse trecho muito bom. Sério.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 06, 2014, 12:18:00 am
Eu achei ele completamente jogado ali, para ser sincero...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 06, 2014, 12:36:23 am
Onde mais seria colocado?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 06, 2014, 12:59:51 am
Eu também, mesmo que eu fiz piada envolvendo o Tex Scorpion Mako.

(Grangulak mencionado aqui era sempre bi, apesar de só ter tido parceiros homens em todas as mesas onde rolou romance  :haha:)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Youkai X em Julho 06, 2014, 01:49:48 am
Ah, o lendário orc monge halterofilista Grangulak. Em quantas mesas fizeste esse personagem? Eu só consigo fazer um personagem por mesa, questão de gosto mesmo. De personagem que manda esses conceitos mais binários de gênero pra longe, tô fazendo atualmente numa mesa de M&M uma lutadora transgênero tailandesa, já bem transicionada e com boa passabilidade, e não é uma personagem, longe disso. se duvidar, é a mais séria de personalidade e eventos da mesa de lutadores do Aluriel, inclusive rolando mais sessões, até ressuscito um tópico no Dicas & Idéias pra discutir melhor isso.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 06, 2014, 03:18:22 am
Citar
utadora transgênero tailandesa, já bem transicionada e com boa passabilidade

Mande isso para o Sakamoto (http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/) e ele vai querer iniciar um relacionamento com você.  :b

Citar
Eu achei ele completamente jogado ali, para ser sincero...

Queria que isso fosse colocado em qual parte do Basic?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 06, 2014, 06:24:17 am
Existe outra explicação além dessa?  :shock:

Eu sempre assumi que o propósito de Action Surge era o de dobrar o número de ataques em uma rodada, é algo até claro, Action Surge concede uma ação extra (e não é bonus action), e como dar todos os ataques é uma Ação, você efetivamente dobra os ataques.

Sim. Tem sempre alguém perguntando por isso no boards da WotC ou no Enworld. Embora, pelo que acompanhei ultimamente, Cunning e TWF Rogue tenha gerado mais questões.

O caso é que pelo RAW, concordo com você (e com o Lumine, acho que também levantou essa bola). Mas não sei se foi essa a intenção original da regra, dado o que se acompanhou no design delas até aqui. O foda é essa postura representada no Basic de se esquivar, do dito pelo não dito, deixar as coisas implícitas (bem exemplificado por você na questão deles fazerem de tudo para não utilizar o termo "encounter"). Aí fica difícil compreender o negócio.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 06, 2014, 07:49:16 am
Acho que consigo entender a raiz do problema, Bispo. E isso obviamente se originou da relutância da Wizards de usar o esquema de ações do 3.5 e da 4e - Swift/Minor, Move e Standard Action, afinal, se lembra a 4e, é ruim. A explicação para quem não leu o Basic:

Em D&D Next, o personagem pode tomar duas ações por turno: Movimentação (não existem "ações de movimento", todas opções distintas de movimentação modificam sua distância de deslocamento) e Ação (que é o que seria chamado de Ação Padrão).

Além disso, o personagem pode realizar uma e apenas uma Ação Extra (Bonus Action). Essa Ação Extra significa qualquer outra ação que você realize além das duas que coloquei acima, e só pode ser usada quando a sua habilidade indica que você está utilizando uma Ação Extra (isso está explícito no texto).

E aqui vem o texto da habilidade Action Surge: On your turn, you can take one additional action on top of your regular action and a possible bonus action.

Aqui está o problema - a habilidade Action Surge não diz que você tem uma Ação Extra. Ela diz que você tem uma Ação, além da sua Ação e uma possível Ação Extra no Turno. RAW, isso pode ser interpretado como:

1. Ação + Ação + Ação Extra
2. [Inc\Phi]

O significado de 1 é da leitura direta do texto, mas pode ser problemático devido a restrição de apenas uma Bonus Action por turno (assim, você teria uma Ação extra, que não seria uma Ação Extra, sim, eu deixei em itálico intencionalmente). E devido a essa possível interpretação, a habilidade Action Surge não faz sentido (que é o 2).

Mas, independentemente disso, se Action Surge concede mais uma Ação, essa Ação pode ser usada para dar todos os ataques extra possível, porque: Beginning at 5th level, you can attack twice, instead of once, whenever you take the Attack action on your turn..

Como um designer que não tem que esconder qualquer menção a 4e escreveria?

Atacar é uma Ação Padrão, seja lá qual for o número de Ataques que forem feitos.
Action Surge, se a intenção for dar um ataque extra, seria uma No Action que concede um ataque extra ao realizar a ação Atacar. Se for a intenção de dar uma Ação Padrão extra, seria uma No Action que concede uma Ação Padrão Extra.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 06, 2014, 08:11:45 am
Atacar é uma Ação Padrão, seja lá qual for o número de Ataques que forem feitos.
Action Surge, se a intenção for dar um ataque extra, seria uma No Action que concede um ataque extra ao realizar a ação Atacar. Se for a intenção de dar uma Ação Padrão extra, seria uma No Action que concede uma Ação Padrão Extra.
Meu cérebro deu um nó.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 06, 2014, 09:37:38 am
Como o 3.5 solucionou os problemas do 3.0?  :linguinha:

Os livros traduzidos do 3.5 tinham as classe e talentos colocados em ordem alfabética  :haha:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Gun_Hazard em Julho 06, 2014, 11:33:58 am
Como o 3.5 solucionou os problemas do 3.0?  :linguinha:

Falha minha devia ter colocado um "..TENTAR solucionar..."

O 3.5 não solucionou, mas agradou muita gente (eu incluso) que reclamava de alguns furos chatos no 3.0.

Assim como muita gente elogiou a apresentação do Essentials comparado com os textos secos da 4ª Edição. Alegando que se a 4ª edição tivesse iniciado pelo Essentials e depois para a 4ª como foi apresentado a rejeição ao produto seria menor...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 06, 2014, 01:32:30 pm
Onde mais seria colocado?
Alguma coisa mais util, talvez?

Porque sejamos sinceros, estamos falando de Dungeons & Dragons.

Chutar portas, salvar princesas, matar dragões, tudo mascando chiclete, é estamos sem chiclete no momento para azar dos goblins que cruzaram seu caminho são o plot padrão, ao invés de se Meio-Orc bárbaro do grupo vai conseguir ou não demonstrar todo o "carinho e companheirismo" que ele possui anão guerreiro do grupo, que está totalmente interessado. 

Sem falar que elfo tem aparência andrógena ou escambau é quase piada pronta, alem de ir pelo caminho fácil na minha opinião.

Eu sei que masmorras lembra BDSM e todo mundo sabe que dragões são os bichos mais tarados do universo de D&D, mas qual foi a ultima vez que sexo ou preferência sexual do seu personagem foi relevante para você poder se aventurar? Todo mundo já é meio bandoleiro e fora das normas em grupo de aventureiro por default.   

Além de soar algo para chamar atenção do publico LGBT, que realmente tentar ser inclusivo, porque se de um lado você tem deuses elfos hermafroditas, do outro lado, você ainda tem orcs e goblins forçados no papel de vilão por causa de terem ligação com um divindade maligna.

Com divindades "Bondosas" ordenando matar eles, não importa se forem realmente malignos ou não.

Sim, eu sei que isso aconteceu num conto e blablabla, não deixa de ser bizarro pacas.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 06, 2014, 01:48:44 pm
"Estes homens precisam de prostitutas" e "TEX SCORPION MAKO" também ocorreram em contos e não deixa de ser engraçado  :haha:


Sério eu apenas ri daquela passagem, é idiota. "EU SER DEUS BONDOSO, GENOCIDE ORCS, GENOCIDE GOBLINS, GENOCIDA A PORRA TODA" é hilário.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 06, 2014, 02:11:16 pm
Citar
Alguma coisa mais util, talvez?

Estamos falando de um parágrafo, de uma página, de um PDF de 100 páginas. Não é como se faltasse espaço no Basic Set para o que em teoria é importante para o jogo (na verdade, um dos maiores problemas dele é o oposto - ele é prolixo em trechos que em edições anteriores, ocupariam menos espaço).

Citar
Chutar portas, salvar princesas, matar dragões, tudo mascando chiclete, é estamos sem chiclete no momento para azar dos goblins que cruzaram seu caminho são o plot padrão, ao invés de se Meio-Orc bárbaro do grupo vai conseguir ou não demonstrar todo o "carinho e companheirismo" que ele possui anão guerreiro do grupo, que está totalmente interessado.

Ou seja, D&D não deve sair da sua zona de conforto e tentar ser menos hostil/mais amigável a outro público que não seja aquele que seria cativo. E dizer que falamos do RPG que 2 décadas atrás, tinha Planescape e Dark Sun entre seus cenários de jogo.  :)

Citar
Sem falar que elfo tem aparência andrógena ou escambau é quase piada pronta, alem de ir pelo caminho fácil na minha opinião.

Porque é um trope antigo, acessível tanto a velhos quanto novos leitores. Em um livreto que coloca apenas as raças e classes mais facilmente associadas com D&D. Surpreendente, não?

Citar
porque se de um lado você tem deuses elfos hermafroditas, do outro lado, você ainda tem orcs e goblins forçados no papel de vilão por causa de terem ligação com um divindade maligna.

E qual a ligação entre ambos, que você tanto insiste em fazer? Que para fazer uma menção de um parágrafo, que nem todo personagem de D&D é necessariamente um Captain Whitebread, você precisa modificar todo D&D, transformando-o em um RPG Progressivista sobre Herois Pacifistas que reformam o Mundo usando Protestos, Net-ativismo e Veganismo? (Sim, eu estou sendo hiperbólico aqui).

Citar
Sim, eu sei que isso aconteceu num conto e blablabla, não deixa de ser bizarro pacas.

Existe uma regra informal que você precisa saber quanto a Novels de D&D - elas são horrendas.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 06, 2014, 02:13:18 pm
Eu sei que masmorras lembra BDSM e todo mundo sabe que dragões são os bichos mais tarados do universo de D&D, mas qual foi a ultima vez que sexo ou preferência sexual do seu personagem foi relevante para você poder se aventurar?

 :dança:

A campanha que um mercenário meu virou mulher ainda não rolou nada, aliás.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 06, 2014, 02:16:36 pm
...isso aí que o Elfo disse.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Smaug em Julho 06, 2014, 02:26:39 pm
Acho que o problema todo é: em um jogo de fantasia, onde o objetivo das aventuras vai ser invadir locais, matar coisas e coletar recompensas, é mesmo necessário frisar tanto um ponto como a orientação sexual do personagem, sendo que outros títulos onde isso seria uma questão mais central, como o WoD, nunca gastaram uma coluna para te dizer que você pode ter a orientação sexual que quiser para o seu personagem?
Embora eu saiba que representatividade importa, e que se trata sim de uma questão importante, se ela não for resgatada com exemplos ao longo do livro, principalmente exemplos que mostrem que escolher a orientação sexual é algo relevante pro jogo, a coisa toda só fica mais perdida ainda. D&D nunca se valeu de contos introdutórios para ilustrar passagens do que os livros iam tratar, como ocorre com os livros do WoD. Os únicos textos exemplos são escritos na forma de uma sessão de jogo, onde os jogadores e mestres descrevem o que os personagens fazem, dizem quais jogadas estão fazendo e os resultados dela. Ou seja, exemplos sobre mecânicas.
Além disso, de modo geral, os personagens de D&D sempre foram meio assexuados, não importa muito se você é homem ou mulher, nas edições mais recentes, e nas antigas só importava por causa do cinto de mudança de sexo. Na verdade, mesmo a raça só importa por causa dos modificadores, na hora do combate, uma parte central e muito importante de D&D, ninguém tá nem ai para as brigas raciais, seu elfo ranger confia plenamente no guerreiro meio-orc para segurar os inimigos enquanto espera o clérigo anão te curar e o ladino drow flanquear todo mundo.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 06, 2014, 02:37:02 pm
Citar
Acho que o problema todo é: em um jogo de fantasia, onde o objetivo das aventuras vai ser invadir locais, matar coisas e coletar recompensas, é mesmo necessário frisar tanto um ponto como a orientação sexual do personagem, sendo que outros títulos onde isso seria uma questão mais central, como o WoD, nunca gastaram uma coluna para te dizer que você pode ter a orientação sexual que quiser para o seu personagem?

Um parágrafo, com 82 palavras. Que ocupou praticamente o mesmo espaço que a descrição de kit de jogos (74 palavras) ou que meu personagem pode trabalhar em profissões comuns no intervalo de missões e explorações de masmorras. (100 palavras, em 3 parágrafos distintos). Ou pior ainda, ele gasta 3 parágrafos e um tabela apenas para altura e pesos aleatórios, logo depois do parágrafo fatídico.

Eu sei que D&D Next está longe de agradar, mas isso está chegando a níveis incríveis.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Smaug em Julho 06, 2014, 02:45:31 pm
E eu digo a mesma coisa da informação de que seu personagem pode trabalhar no intervalo das missões  :P, isso vai ser aprofundado no restante do livro? De alguma forma um personagem de D&D precisa trabalhar no intervalo das missões? O foco do jogo é a dicotomia trabalho mundano/vida de aventureiro (do mesmo modo que vida no caern/vida mundana)? Nós sabemos que não. Sabemos, que vai ficar ai como um fluff desnecessário, só pros fãs dizerem: "ei, D&D é sim um jogo maduro, lá você pode jogar com um transexual padeiro nas horas vagas." Pode não estar gastando espaço algum com coisas mais úteis, mas do jeito que tá, ficou jogado sim.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 06, 2014, 02:58:10 pm
transexual padeiro

Eu li "transexual paNdeiro", e comecei a imaginar... melhor nem dizer.
Next vai ser pra muitas gerações que virão algo que nós não vamos querer lembrar ou contar para nossos netos.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Youkai X em Julho 06, 2014, 04:03:37 pm
Meh, D&D 4e também aborda de forma bem superficial alguns aspectos de fluff que nunca mais voltam a ser debatidos em livros (e bem menos polêmicos que identidade/expressão de gênero ou orientação sexual ou intersexs), tipo coisas que os personagens podem fazer de tiques nervosos e atos pra caracterizar personagens. 3.X também era quase a mesma coisa também com fluff, onde era mais um tempero colocado de leve do que um dos elementos principais de jogo, que sempre foi exploração de masmorra e combates contra monstros.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: kinn em Julho 06, 2014, 04:04:24 pm
Sério que vocês vão ficar noiando e discutindo sobre um parágrafo do livro que fez uma menção sobre progressismo nos mundos de fantasia e não volta mais a tocar no assunto ao invés do que realmente importa, que é como as classes estão?

Por exemplo, quero saber, inclusive sobre essa dúvida acerca dessa ação de dobrar os ataques - se ela dobrar os ataques do cara de fato, isso compensa a classe e a torna classe boa naquilo que faz, mesmo que a torne inepta em todas as outras coisas do mundo que serão resolvidas com magia?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 06, 2014, 04:07:25 pm
Sério que vocês vão ficar noiando e discutindo sobre um parágrafo do livro que fez uma menção sobre progressismo nos mundos de fantasia e não volta mais a tocar no assunto ao invés do que realmente importa, que é como as classes estão?

Esse parágrafo foi colocado ai justamente pro povo ter o que falar enquanto eles não fazem as classes de verdade. Sim, tão umas bostas, parece que tão usando Pathfinder de base.

Por exemplo, quero saber, inclusive sobre essa dúvida acerca dessa ação de dobrar os ataques - se ela dobrar os ataques do cara de fato, isso compensa a classe e a torna classe boa naquilo que faz, mesmo que a torne inepta em todas as outras coisas do mundo que serão resolvidas com magia?

É D&D: se você não conjura, você não é nada.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 06, 2014, 04:15:59 pm
Não se esqueça do Clérigo de cura da porrada  :haha:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 06, 2014, 07:23:47 pm
Evola, se é para ser progressivo e moderno, que seja de fato. As inves de ficar jogando para galera num paragrafo perdido num livro de introdução. Serio, você quase soou como um Justiceiro Social do Tumblr, sem querer ofender (mas ja ofendendo) que qualquer coisa besta já cacha algo incrivel.
Pode estar soando um pouco ofensivo, mas eu quero deixar bem claro meu problema com seu argumento, ok?

Enquanto isso, no livro de tribo dos Filhos de Gaia Revisado temos dois personagem gays, fazendo sexo ritualistico.

.. E nem quero comentar sobre os livro dos Lunares e outros da linha de Exalted ou Vampiro, porque ali tem coisa que até o Atmo iria achar ir longe demais na fantasia sexual.

Então,  sendo cricri e chato do jeito que sou, eu preferiria que alguem que sabe escrever refizesse o Basic Set inteiro, porque tem muita coisa jogada e sem proposito em relação a proposta do jogo ou porcamente escrito mesmo, mas esse lance de sexualidade foi a coisa que mais me chamou a atenção pelo nivel de "Ninguem se Importa" ele atingiu em relação ao que normalmente rolaria numa mesa de D&D.
Isso não e medo de sair da area de conforto, e sim, ter noção para o que e para quem você esta escrevendo.

Alem diso, estamos lidando com escritores da Wizards chefiados pelo Mearls, eles precisam de cada linha que puderem ter para aumentar a chance de escrever algo que presta para ser usado em jogo que nãoseja coberto por Magic Tea Party. Como as regras de interação social que não existem, por exemplo e contam mais com a boa vontade do Mestre que qualquer outra coisa.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 06, 2014, 07:29:40 pm
porque ali tem coisa que até o Atmo iria achar ir longe demais na fantasia sexual.

FATAL mandou lembrança. E Zettai Reido também.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 06, 2014, 09:06:13 pm
FATAL não conta, Atmo. Todo mundo sabe das noias que você vai encontrar por lá, então perde metade da graça.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 06, 2014, 10:22:25 pm
Uma coisinha do Zettai Reido:
(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 07, 2014, 03:42:34 am
Citar
Evola, se é para ser progressivo e moderno, que seja de fato. As inves de ficar jogando para galera num paragrafo perdido num livro de introdução. Serio, você quase soou como um Justiceiro Social do Tumblr, sem querer ofender (mas ja ofendendo) que qualquer coisa besta já cacha algo incrivel.

Obrigado por me fazer rir com "Justiceiro Social de Tumblr", ainda mais porque como bom Net-ativista, obviamente sou eu que estou dedicando posts inteiros quanto a um trecho de um parágrafo é insuficientemente representativo para certos grupos minoritários e utilizando "name-callings" quando alguém discorda do que escrevo e me questiona.  :)

Citar
Enquanto isso, no livro de tribo dos Filhos de Gaia Revisado temos dois personagem gays, fazendo sexo ritualistico.

Ahnnn, não. Os personagens gays estão apenas fazendo sexo e violando casualmente a Litania A menção ao sexo ritualístico (não necessariamente gay) é em um Ritual em outro capítulo.

Citar
Não se esqueça do Clérigo de cura da porrada

Isso é chamado por Clérigos Norte-Americanos de "Cura Preventiva' - Você mata aquele que feriria o seu aliado, evitando que ele se fira.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 07, 2014, 04:26:51 am
É D&D: se você não conjura, você não é nada.

Não sei se o pessoal aqui percebeu, mas a tão comentada regra de Concentração sofreu um adendo considerável na versão final do sistema e essa mudança nerfou de forma considerável os conjuradores.

Como já acontecia no playtest, o conjurador não pode manter duas magias que requerem concentração ativas. A mudança é que além disso, sempre que ele sofrer dano, precisará ter sucesso em um saving throw de constituição com CD 10 ou metade do dano sofrido -o que for maior dentre as duas opções- para não perder a concentração e ter sua magia interrompida.

Isso significa que as magias de efeito são bem menos confiáveis, pois qualquer ataque no conjurador pode interrompê-las.

Imaginem só, um clérigo conjura bless para os seus aliados e um monstro o ataca antes de chegar a iniciativa deles. Se o clérigo falhar no teste, o que não é difícil pois ele não tem proficiência em Saves de Constituição, a magia não terá servido de nada.

Outra situação inusitada é o mago do grupo usar vôo no guerreiro e no clérigo para que eles voem e engajem no Dragão Azul lá em cima, logo depois o dragão mete um sopro de eletricidade no mago e os dois colegas caem para a morte. Meu Deus, essa regra é o paraíso dos DMs sádicos!  :bwaha: :bwaha:

E o melhor é que o dano dos inimigos progridem bem mais rápido do que os bônus de atributo e de proficiência, ao ponto de no décimo nível 40 de dano em um ataque só ser algo trivial. Um personagem lvl 10 com constituição 20 e proficiência nesse teste tem 50% de chance de falhar em um teste de CD 20, que dirá um clérigo ou um mago, que não tem proficiência nesse save e no máximo terá constituição como atributo secundário.

Enfim, teria que testar na prática para ver o real impacto dessa regra em mesa, mas essa medida me parece limitar bastante os conjuradores, especialmente os que vão para linha de frente como os clérigos, druidas e bardos. O mago, por ficar a longa distância me parece menos prejudicado, mas com a ação de Disengage não fica difícil para os DMs sádicos botarem os monstros para correrem atrás dele.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 07, 2014, 05:09:37 am
O problema da regra de Concentração é o mesmo que permeia todo Tormenta RPG - apenas modifica aspectos marginais do poderio de um Conjurador. Com ela, Conjuradores não podem resolver mais todos problemas ao mesmo tempo, agora só podem resolver todos problemas, um por vez. Imensa mudança, não?  :P

O poder de um Conjurador não está nisso - está em resolver problemas que outras classes deveriam resolver. Em quem você confiaria para invadir um castelo e roubar tesouro, em um Mago ou Ladino? O bom senso diria no Ladino, mas um Mago com Invisibilidade (Que dura uma hora), Spider Climb/Fly e Knock faz o serviço de maneira bem mais confiável. E nem mesmo o barulho de Knock será um problema - basta conjurar Zone of Silence antes e conjurar Knock fora da área dela.

E existe um lado sombrio, onde a regra de Concentration também afeta efeitos de Buff. Ou seja, nos momentos onde um Conjurador escolhe não resolver o problema e decide ajudar outrem, ele também pode ser afetado. E vai ser limitado a apenas um Buff para seus aliados por vez.

E o mais legal - Magos voltaram a poder aprender todas as magias, assim como Clérigos já tem todas as magias conhecidas, além de terem Rituais que podem economizar seus slots e todos ítens mágicos que garantem mais magias por dia (e que agora se recarregam diariamente).  Mas Guerreiros podem ficar felizes, Talentos são opcionais e sujeitos ao "Não" do DM. Woo.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 07, 2014, 08:27:06 am
E novamente você perdeu o ponto, Evola. Mas ok.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 07, 2014, 08:52:59 am
Continuando:

15. Eu não tinha notado antes, mas aqui está uma curiosa decisão - Usando a compra por pontos, não é possível comprar um atributo acima de 15, o que coloca 17 como o maior atributo inicial.

Eu realmente aprecio essa decisão, que é coerente com a ideia que personagens iniciais não são tão acima da média, e evitam que o personagem já tenha o maior valor de atributo possível (20) já no nível 4.

Contudo, isso torna o Humano ainda mais poderoso se você usar Point-Buy. Não só ele terá mais pontos de atributo, como terá o maior modificador possível de atributo idêntico ao de outros raças. Incrível como mesmo ao acertar em algo, Next continua errando feio.

16. Surpreendentemente, o Basic tem um sistema de suborno/incentivo para Interpretação, o uso de Inspiration. Quando você age de maneira marcante de acordo sua Personalidade (Personality Trait), seu Elo (Bond), seu Ideal ou seu Defeito (Flaw), ele recebe Inspiração, que pode ser utilizada para ter Vantagem em algumas rolagens.

Mais incrível ainda é ver listas de cada uma dessas características em cada um dos Backgrounds. Apesar de simples e muito longe do que é encontrado em outros sistemas, é uma maneira razoavelmente elegante construir o histórico do personagem de forma que ele impacte no jogo. E melhor ainda, não premia boa interpretação com XP extra, algo que eu abomino.

17. Quem diria, existem benefícios ao utilizar um deslocamento de marcha mais lento, assim como penalidades por deslocamento acelerado. Algo similar se aplica às escolhas de Modo de Vida (Lifestyle)

18. Existem maneiras de adquirir proficiência em Ferramentas e Idiomas Extras durante o intervalo de aventuras - mas demora horrores e sai caro.

Quer aprender uma magia de nível 4? 8 horas e 200 POs. Quer aprender a jogar baralho? 250 dias e 250 POs.

Jesus Cristo. Isso é atestar que não-Conjuradores tem retardo mental se comparados a Conjuradores.

19. Com a menção do Lunguinho, realmente voltamos a 3e em um aspecto - Anões (das Montanhas) são Magos ainda mais incríveis.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 07, 2014, 11:10:22 am
Citar
Quer aprender uma magia de nível 4? 8 horas e 200 POs. Quer aprender a jogar baralho? 250 dias e 250 POs.

Acho que eu nunca li algo mais hilário em uma postagem sobre rpg.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 07, 2014, 12:48:54 pm
Inspirations são basicamente Aspectos de Fate (qualquer edição), só que lobotomizados...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 07, 2014, 04:53:54 pm
Yay, LdJ indo pra gráfica!
http://www.rederpg.com.br/wp/2014/07/legends-lore-trazendo-um-jogo-a-vida/ (http://www.rederpg.com.br/wp/2014/07/legends-lore-trazendo-um-jogo-a-vida/)
Quem mais está feliz? Porque eu to nem ai.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 07, 2014, 05:37:07 pm
(click to show/hide)

Eu ficaria mais feliz se dissessem que iam tacar tudo numa fornalha e começar de novo
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 08, 2014, 02:59:53 pm
(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 08, 2014, 03:39:03 pm
Respondendo um post que deveria ter respondido antes:

Citar
E eu digo a mesma coisa da informação de que seu personagem pode trabalhar no intervalo das missões  :P, isso vai ser aprofundado no restante do livro? De alguma forma um personagem de D&D precisa trabalhar no intervalo das missões? O foco do jogo é a dicotomia trabalho mundano/vida de aventureiro (do mesmo modo que vida no caern/vida mundana)? Nós sabemos que não.

Eu tenho menos certeza quanto a isso do que você. Não é um segredo que isso não é o foco em D&D, mas é um elemento que pode aparecer em jogos sim, especialmente aqueles que seguem a linha mais mundana de D&D (que existe, especialmente em níveis baixos do jogo).

E dado que Background e Tool Proficiencies são sim, parte integrante do jogo, isso não ficou necessariamente "jogado".

Citar
Sabemos, que vai ficar ai como um fluff desnecessário, só pros fãs dizerem: "ei, D&D é sim um jogo maduro, lá você pode jogar com um transexual padeiro nas horas vagas." Pode não estar gastando espaço algum com coisas mais úteis, mas do jeito que tá, ficou jogado sim.

O que deveria ser óbvio - Esse é um material introdutório, que tem como alvo novatos e recém-chegados. É "dever" desse tipo de material afirmar o que soa óbvio para Iniciados. E normalmente, quando se trata de inclusividade e diversidade, é quase sempre preferível afirmá-la explicitamente do que deixar implícito.

Citar
Inspirations são basicamente Aspectos de Fate (qualquer edição), só que lobotomizados...

Eu sequer consigo comparar com FATE. Me parece simplesmente um rehash da típica mecânica de "Suborno por Interpretação" que você encontraria em um RPG dos Anos 90 (WoD), só que com uma recompensa temporária, ao invés do temido XP Extra.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 08, 2014, 04:19:51 pm
Meus dois centavos sobre esse negócio da sexualidade e afins,

Particularmente, acho bom terem deixado explícito no texto. Por mais redundante que seja para quem é mais familiarizado com o jogo, seja mecanicamente, seja em (en)roleplay.

Agora, também acho que quem escreveu o texto não dá à mínima para isso (não que fossem obrigados a dar também, ou que devesse ter alguma implicação - mecânica principalmente). Afinal, você pega nem a ficha de personagem tem espaço para colocar o gênero do personagem. E olhe que tem espaço para cabelo e cor da pele.

Enfim, acredito que seja um pouco dos dois. Vejo com bons olhos a iniciativa de deixar claro isso num texto que serve como a pedra fundamental do sistema, mas ao mesmo tempo vejo pouco uso ou importância dada ao assunto no decorrer das coisas. Como disse, não precisa ter implicações mecânicas ou qualquer coisa do tipo, mas desenvolver um pouco.

Embora a descrição que comparam a Tika e o Artemis toquem de um modo ou de outro nisso.

No fundo, o que me importa é saber como as mecânicas novas realmente funcionam. Porque tem uma pá de coisa estranha ali.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 12:46:37 am
Antes de tudo, saiu a lista de raças no Livro do Jogado, que é "Todas do LdJ do 3.5 + 4e". Lado positivo, Kenders ficaram para o DMG. Lado Negativo, Draconatos, não.

(http://www.enworld.org/forum/attachment.php?attachmentid=62663&d=1404928125)
(http://www.enworld.org/forum/attachment.php?attachmentid=62665&d=1404932610)

Citar
No fundo, o que me importa é saber como as mecânicas novas realmente funcionam. Porque tem uma pá de coisa estranha ali.

Quero ver como e se o PH vai conseguir solucionar alguns erros estranhos, como o de Potent Evocation. É muito engraçado ver uma habilidade de classe que é inútil porque nenhuma magia ativa ela.  :P

Sem contar que existem alguns detalhes curiosos, como Ladinos não se dão tão bem com TWF (Tanto TWF quanto Cunning Action são Bonus Action, e não tem como fazer ambos ao mesmo tempo) ou mesmo que é impossível, no momento, fazer TWF com Bestas Leves (somente com Light Melee Weapons).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 10, 2014, 06:25:03 am
Citar
Antes de tudo, saiu a lista de raças no Livro do Jogado, que é "Todas do LdJ do 3.5 + 4e". Lado positivo, Kenders ficaram para o DMG. Lado Negativo, Draconatos, não.

Eu gosto dos draconatos  :haha:

E pelo jeito a arte interna vai ser aquela arte horrosa mesmo
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 06:43:19 am
Citar
E pelo jeito a arte interna vai ser aquela arte horrosa mesmo

É difícil julgar sem ver o livro todo, mas pelo que foi solto pela Wizards, a arte de D&D Next terá altíssima qualidade (ignorando os Halflings) e não há nenhum sinal que vão reutilizar imagens de edições anteriores como a 4e fazia constantemente. O que mais me agrada, ao invés das bordas vazias e bastante limpas, retornaram aquela impressão de estar lendo um livro antigo e com sinais da passagem do tempo, que fez com que Forgotten Realms 3e faturasse um Origin Prize. Se o custo da volta de livros decentes é alguns halflings com crânios imensos, é um preço que vale a pena pagar.  :)

Aliás, se quer ver o mais próximo de um preview do que será o interior de um livro do Next, olhe no Elminster's Forgotten Realms, último livro original lançado para a 4e (ou melhor, ele é Edition-Neutral).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 10, 2014, 07:21:21 am
O problemas pra mim não são apenas os haflings. todos os previews de arte que eles mostraram eu achei  simplesmente horrorosos. (http://conceptopolis.deviantart.com/gallery/980648/Featured?offset=48).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 10, 2014, 07:26:14 am
Pode parecer pedantismo (e provavelmente é), mas 5 páginas pros elfos - a única raça a ter tantas páginas, pelo jeito. (also, meio-elfo)

Se não forem as variantes raciais deles, uma das coisas que mais me incomoda em D&D, desde minha época de AD&D, é o fluff de como são fodas - algo que também nunca me agradou.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 07:47:47 am
Citar
Pode parecer pedantismo (e provavelmente é), mas 5 páginas pros elfos - a única raça a ter tantas páginas, pelo jeito.

Provavelmente não é devido a quantidade de subraças, embora é esperado que eles tenham ao menos 3 (High, Wood e Drow), com, aposto, possibilidade de uma quarta (Eladrin). E pode ser também por questões de imagens e/ou texto começando no final de uma página.

Citar
uma das coisas que mais me incomoda em D&D, desde minha época de AD&D, é o fluff de como são fodas - algo que também nunca me agradou.

Por motivos óbvios, eu gosto dos orelhudos dessa maneira. E não é como se, com algumas exceções como Eberron e Forgotten Realms a partir do 3.5, os elfos foram fodas, mas tem um presente decadente.

Citar
todos os previews de arte que eles mostraram eu achei  simplesmente horrorosos..

Se quer ficar feliz, quase toda a arte que aparece na galeria da Conceptopolis foi utilizada na mini-campanha Ghost of Dragon Dragonspear Castle e eu não espero que seja reutilizada.

Lembre-se que nem sempre a arte conceitual a ser mostrada é a que será utilizada, vide o que o Raven Mimura fez para D&D 4e (http://www.ravenmimura.com/gallery_item.php?id=400) e que você não encontra em livro algum dessa edição. E nem toda arte será feita pela Conceptopolis, vide algumas imagens feitas para D&D Encounters:

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 10, 2014, 11:19:33 am
Bem o core é Forgotten Realms não é?

Menção de variantes de Elfo aqui com regras no DMG é algo que eu consigo ver


EDIT:
Essa arte não utilizada que tu postou Elfo, foi usada nos comerciais de youtube.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 10, 2014, 12:23:10 pm
Eu pensei que os Meio-Elfos e Meio-Orcs iam ser subraças de humanos  :sobrancelha:

E eu acho que algumas artes do Raven Mimura sairam nas edições da Dragon que cobriram D&D4.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: z é d u a r d o em Julho 10, 2014, 12:55:32 pm
passando aqui pra agradecer a dedicação do tópico

e agradecer a *D*E*U*S* porque os anões são redondos de novo e voltaram a forjar itens com curvas
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Gun_Hazard em Julho 10, 2014, 03:28:56 pm
Mudando de pato prá ganso...

É sério esse negócio que o NEXT não vai sair para nenhum outro idioma diferente do inglês?


http://www.enworld.org/forum/showthread.php?356352-WotC-will-not-allow-translation-of-D-amp-D-NEXT (http://www.enworld.org/forum/showthread.php?356352-WotC-will-not-allow-translation-of-D-amp-D-NEXT)


Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 10, 2014, 03:42:05 pm
Sim, é isso que parece até o momento.

Quem não souber inglês se lasca, ou se vira com a tradução das regras básicas gratuitas.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 03:46:46 pm
Citar
É sério esse negócio que o NEXT não vai sair para nenhum outro idioma d7ferente do inglês?

Provavelmente vão sim - mas agora, traduzidos pela própria Wizards of the Coast (http://magic.wizards.com/en/articles/archive/times-they-are-changin-2014-07-02).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 10, 2014, 04:31:47 pm
E aparentemente, eles acham que no Rio de Janeiro se fala spanish.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 04:45:37 pm
Citar
E aparentemente, eles acham que no Rio de Janeiro se fala spanish.

Eles provavelmente não se importam com o Brasil, ainda. Mas se o Rio de Janeiro é mencionado na lista, não deve demorar para o mesmo ocorrer com Português.

E sim, isso se refere a Magic, mas a própria Wizards pretende fazer um anúncio quanto a traduções e OGL em Dezembro, então não seria uma surpresa se anunciarem o mesmo para D&D.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 10, 2014, 04:49:00 pm
Uma pergunta: vocês sabem que traduz Magic em português? Porque alguns termos são do nível de barroquice da Devir for the feeling!. E isso já dá um temor em relação ao Next e seu padrão de socar fluff desnecessário.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 10, 2014, 04:52:25 pm
Foi o que o pessoal da HobbyJapan falou, e também o pessoal da Alemanha, acho.
http://www.hobbyjapan.co.jp/dd/news/next/index.html (http://www.hobbyjapan.co.jp/dd/news/next/index.html)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 04:53:45 pm
Citar
Uma pergunta: vocês sabem que traduz Magic em português? Porque alguns termos são do nível de barroquice da Devir for the feeling!. E isso já dá um temor em relação ao Next e seu padrão de socar fluff desnecessário.

Devir e Coqui Hobby (http://www.minasmorgul.com.br/blog/magic-the-gathering-devir-perde-a-exclusividade-sobre-o-jogo/).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 10, 2014, 04:55:22 pm
Traduzir, não distribuir.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Gun_Hazard em Julho 10, 2014, 08:04:54 pm
Devir não dar conta das traduções e publicações não é novidade.

Juro que queria que eles melhorassem...

Mas que seja, só torcer para a tradução não ficar tão ruim como a da Abril.

Ainda há a perspectiva que assim saiam mais livros da Wizards por aqui, do que por conta da Devir.


(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 10, 2014, 08:14:38 pm
Confere?

This needs a new post.

Fighters are ungodly when under the effects of Haste. Haste gives you an extra action that can be used in a limited manner; Fighters get extra attacks per Attack Action.

You can get 5 attacks per round at 5th level, which scales up to 9 attacks by 20th level.

For comparison... most people cap out at 3. If they are two-weapon fighters. And are Hasted.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 10, 2014, 09:01:19 pm
Citar
Confere?

Sim, mas não é restrito a Guerreiros. Bárbaros, Rangers e Paladinos também tem benefícios similares, ao menos, até o último playtest (embora, no último, eram 3 ataques no máximo, 4 com bonus action via TWF). Foi como eu coloquei antes - Guerreiro ficou algo incrível para causar caminhões de dano, ainda mais porque além dos ataques, eles tem margens reduzidas de crítico.

O que me lembra muito uma possível volta do Rocket-Tag Gameplay. (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RocketTagGameplay)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 10, 2014, 09:57:34 pm
O que me lembra muito uma possível volta do Rocket-Tag Gameplay. (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RocketTagGameplay)
Citar
Tradução Abridgada: o tapa é tão forte que pirráia sobe pra lua.

Vários jogos tem isso (3D&T, Fate, Risus Vanilla, D&D 3.5, acho que M&M mas não quero saber, entre outros), mas não vejo como algo ruim. Tipo, o jogo permite esse tipo de abordagem, então é mais indicado que o grupo saiba o que está fazendo antes de sentar a porrada no powerplay.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 11, 2014, 10:32:05 am
E nem toda arte será feita pela Conceptopolis

Isso já me anima

vide algumas imagens feitas para D&D Encounters:

(click to show/hide)

As três primeiras eu achei meh (aquele anão parece que enfiou o dedo na tomada), Já aquele cavaleiro da ultima eu achei bem legal

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 11, 2014, 12:14:43 pm
Largaram essa fan-made cover em um grupo sobre o Next no Feicebuque. Condizente?
[attachimg=1]

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 11, 2014, 02:45:22 pm
Citar
Largaram essa fan-made cover em um grupo sobre o Next no Feicebuque. Condizente?

Se alguém acredita que a Wizards of the Coast quer se focar no mercado OS, que é ínfimo (http://images.geeknative.com.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2013/09/ENhot.jpg), sim.

Contudo, é uma boa imagem do Elmore. Eu não me oporia a essa capa.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: z é d u a r d o em Julho 11, 2014, 02:56:48 pm
Se alguém acredita que a Wizards of the Coast quer se focar no mercado OS, que é ínfimo (http://images.geeknative.com.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2013/09/ENhot.jpg), sim.
gente, por quê 3.x tem 5% mais de atenção que a 4e?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 11, 2014, 03:39:20 pm
Citar
gente, por quê 3.x tem 5% mais de atenção que a 4e?

Esses números são principalmente de 2013/2014, ano onde D&D 4e foi completamente ignorado pela Wizards of the Coast e o que é OGL/d20 é colocado em D&D 3.X. Além disso, sejamos honestos - comparado a D&D 3.X, D&D 4e foi um fracasso (não quer dizer que não foi rentável por um período de tempo, apenas que era menos rentável que 3.X).

E o que é óbvio - D&D 4e é ruim, ao menos para uma parcela considerável do público. Nem todo mundo gosta de regras apresentada de forma seca e direta, de separação estrita de material fluffy (DMG, Cenários de Campanha) e crunchy (PH, os livros da série Power), de imagens reutilizadas misturadas com novas, dando a impressão que não há direção de arte coerente, além de um sistema que quebra diversas características consagradas de edições anteriores.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 11, 2014, 06:37:11 pm
Citar
Nem todo mundo gosta de regras apresentada de forma seca e direta

Eu já vi um monte de gente reclamar disso, mas sinceramente isso é algo que eu gostei nos livros da 4e: eles iam direto ao ponto
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 11, 2014, 06:48:42 pm
É um dos motivos de tudo do Next estarem sendo horríveis pra  mim.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 11, 2014, 06:49:55 pm
Citar
Eu já vi um monte de gente reclamar disso, mas sinceramente isso é algo que eu gostei nos livros da 4e: eles iam direto ao ponto

É uma reclamação justa. A maioria das pessoas que conheço não gostam de ler manuais de instruções, mas fazem o mesmo se instruções forem escritas de forma a lembrar uma prosa/narração.

O que não quer dizer que eu não goste disso na 4e. Na verdade, em muitos pontos a 4e pode ser vista com a "Edição dos Sonhos" de Advogados de Regras e Powergamers (nos sentidos neutros e positivos dos termos).

E mais imagens e os detalhes de uma raça do PH, agora os Tieflings:

(click to show/hide)

Resumo deles? São os Tieflings da 4e, sem nenhuma diferença considerável. Eu só acho curioso como uma raça originada de um Pacto antigo com Asmodeus, sempre LE, é inclinada ao Caos.

E poderiam deixar as "magiais racias" podendo utilizar os dois atributos bônus da raça, não apenas um só.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 11, 2014, 07:00:13 pm
Meu problema real não é ler fluff junto com as regras - eu gosto de uma delimitação dentro do texto, nem que seja uma padronização.

Por exemplo, um parágrafo que começa em fluff e termina no crunch pra mim é ótimo, se eu quiser referênciar algo rápido, vou direto ao final dele e vejo a regra. O problema é quando o crunch está inserido no meio de um parágrafo com fluff, e você tem que filtrar.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 11, 2014, 07:06:56 pm
Eu ate agora estou tentando entender por que certas raças ganham +1 em um atributo e +2 em outro. isso é uma tentativa de misturar o esquema de bônus em atributo de ad&d com 3e/4e ou algo assim ?  :sobrancelha:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 11, 2014, 07:15:46 pm
Citar
Eu ate agora estou tentando entender por que certas raças ganham +1 em um atributo e +2 em outro. isso é uma tentativa de misturar o esquema de bônus em atributo de ad&d com 3e/4e ou algo assim ?

A intenção original está ligada a sub-raças, que receberia apenas +1 em um atributo distinto do racial, que é compartilhado por todas elas e deixar claro que a sub-raça influencia menos o personagem. Mas o Anão das Montanhas tem +2/+2, o que quebra esse padrão.

Ou simplesmente alguém na WotC achou legal ignorar a lição básica da 3e/4e - Bônus Pares em atributos sempre alteram o Modificador, Ímpares, nem sempre.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sr. Pichu em Julho 11, 2014, 09:54:53 pm
ainda temos a progressão de +1 de bônus a cada +2 em atributos?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 11, 2014, 10:13:18 pm
Gostei do preview do tiefling.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 12, 2014, 07:18:30 am
Meu problema real não é ler fluff junto com as regras - eu gosto de uma delimitação dentro do texto, nem que seja uma padronização.

Por exemplo, um parágrafo que começa em fluff e termina no crunch pra mim é ótimo, se eu quiser referênciar algo rápido, vou direto ao final dele e vejo a regra. O problema é quando o crunch está inserido no meio de um parágrafo com fluff, e você tem que filtrar.

E o foda é quando esse tipo de abordagem é feita num texto de referência. Que ele tenha esses floreios num livro impresso, que será lido algumas vezes, ainda vá. Mas no Basic/SRD é muita encheção de saco.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 13, 2014, 04:46:58 am
Lumine e Bispo

Eu também me incomodo com essa postura da Wizards of the Coast, mas estou curioso. Podem colocar alguns trechos que exemplifiquem o que incomoda e o que não incomoda vocês?  :)

Citar
Mas no Basic/SRD é muita encheção de saco.

Porque o Basic tem objetivos diferentes da SRD - o Basic tem o objetivo de ensinar o jogo para o leitor, enquanto a SRD não, era um documento de regras para consulta, mas não para aprender a jogar.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 13, 2014, 11:58:26 am
Eu acho que sei qual é o problema dos dois, é o monte de referência material e cenarios que existem no Basic, mas nunca são explicados e obviamente ficam totalmente jogados, certo?

Pelo menos para mim, isso definitivamente é um problema.

Sem falar da salada de descrição e mecânica por todo lado no texto, ficou uma zona em algumas raças, tipo o anão que tem citação ao Drizzt ou referencia perdidas a Dragonlance, ou elfos hemafroditas...

Serio, o cenario básica de D&D next é Planescape? Ou Spelljammer?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 13, 2014, 06:49:26 pm
Spelljammer não é. Not enough Giffs.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 13, 2014, 07:24:29 pm
Não comecem a falar sobre planescae e spelljammer, se não vocês sabem quem pode aparecer por aqui
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 13, 2014, 08:18:48 pm
Citar
Eu acho que sei qual é o problema dos dois, é o monte de referência material e cenarios que existem no Basic, mas nunca são explicados e obviamente ficam totalmente jogados, certo?

Provavelmente não serão jogados. Como anunciaram que vão mover raças específicas de certos cenários para o DMG, é provável que esse livro seja uma pequena introdução a certos cenários de D&D (Forgotten Realms, Dragonlance e Eberron, que foram os mais mencionados).

E mencionar seus diversos cenários é uma ótima ideia da parte da Wizards - ao invés de tentar transformar  todos eles em "Points of Light", como foi feito pela 4e. Ainda mais agora, que a Wizards está vendendo a versão digitalizada dos livros da TSR.

Citar
ou elfos hemafroditas...

Hoho, temos agora um crusado pela cisnormatividade élfica?   :b

Citar
Serio, o cenario básica de D&D next é Planescape? Ou Spelljammer?

Nenhum deles, mas sim o "Multiverse", que é ao que tudo indica, a cosmologia de Planescape. Isso é explicado nas páginas 2 e 3 do Basic Set.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 14, 2014, 08:51:35 am
Evola, estou falando sobre o Basic, não sobre PHB.

Ali no Basic essas referências estão totalmente jogadas, cara. Além do mais, eu vou usar a piada do "elfo hemafrodita" o quanto eu quiser, eu não tenho culpa se a Wizard usa exemplos estupidos para tentar ser "inclusiva", usando termos errados para isso, que seria Intersexualidade, btw.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Iuri em Julho 14, 2014, 09:20:04 am
Citar
Intersexualidade
Nunca tinha ouvido essa palavra antes.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 14, 2014, 10:08:24 am
Citar
Hoho, temos agora um crusado pela cisnormatividade élfica?

Os elfos sempre foram descritos assim nas entrelinhas, só que agora eles falaram logo de um vez  :bwaha:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 14, 2014, 11:30:09 am
Citar
Evola, estou falando sobre o Basic, não sobre PHB.

Ali no Basic essas referências estão totalmente jogadas, cara.

Nesse caso, eu concordo contigo. Contudo, isso é um erro menor dado que ao menos o Basic não só pode como será modificado posteriormente.

Citar
Além do mais, eu vou usar a piada do "elfo hemafrodita" o quanto eu quiser,

Sinta-se livre.

A piada maior acaba sendo você utilizar isso como uma piada, ao mesmo tempo que reclama que a Wizards of the Coast não é progressiva o bastante.  :P

Citar
eu não tenho culpa se a Wizard usa exemplos estupidos para tentar ser "inclusiva", usando termos errados para isso, que seria Intersexualidade, btw.

Tecnicamente, não é errado - intersexual é um termo bastante recente e cuja divulgação é restrita a um universo incrivelmente pequeno de pessoas, ou seja médicos que lidam com essa condição, ativistas trans e estranhamente, dois fãs de RPG. Reclamar disso é comparável a reclamar do uso de raça ao invés de espécie/subespécie/ecótipo/clina ou de andrógino no lugar de genderqueer/gênero não-binário.

Citar
Os elfos sempre foram descritos assim nas entrelinhas, só que agora eles falaram logo de um vez

Não é nas entrelinhas - o Demihuman Deities de 1998 já explicitava isso para diversos deuses élficos, e eu sequer olhei outros livros sobre divindades de FR mais antigos.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 14, 2014, 01:14:08 pm
Mais 32 páginas para o Monster Manual!  :hum:
http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140714 (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140714)

Não é nas entrelinhas - o Demihuman Deities de 1998 já explicitava isso para diversos deuses élficos, e eu sequer olhei outros livros sobre divindades de FR mais antigos.

Em algum lugar por ai, numa mitologia muito aceita, anjos são hermafroditas/andróginos/sem sexo. Vai saber...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 14, 2014, 01:44:37 pm
Citar
Em algum lugar por ai, numa mitologia muito aceita, anjos são hermafroditas/andróginos/sem sexo. Vai saber...

Isso é "fanon" do Cristianismo/Judaísmo.  :P

Os Anjos, quando não são descritos como figuras humanas do sexo masculino (Gn 6:1-4 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/6)), são aberrações dignas de Lovecraft ou de viagens induzidas por Psicotrópicos (Vide Daniel 7 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/dn/7)).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 14, 2014, 06:28:48 pm
Isso é "fanon" do Cristianismo/Judaísmo.  :P

Os Anjos, quando não são descritos como figuras humanas do sexo masculino (Gn 6:1-4 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/6)), são aberrações dignas de Lovecraft ou de viagens induzidas por Psicotrópicos (Vide Daniel 7 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/dn/7)).

Sim, usei uns durante minha (finada) campanha de 3D&T num cenário próprio conectado a Megacity e um dos jogadores não esquece a cena até hoje; toda vez que uso algo em norueguês perto dele ele fica incomodado.

Lembro que tem umas fichas dos Anjos Lovecraft por ai, 500d150 como Dados de Vida e coisa do tipo.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 14, 2014, 06:54:20 pm
Immortal's Handbook.

http://www.somethingawful.com/dungeons-and-dragons/epic-level-insanity/1/ (http://www.somethingawful.com/dungeons-and-dragons/epic-level-insanity/1/)

Não tem como não amar o golem neutrônico.

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 14, 2014, 08:22:22 pm
Immortal's Handbook.

http://www.somethingawful.com/dungeons-and-dragons/epic-level-insanity/1/ (http://www.somethingawful.com/dungeons-and-dragons/epic-level-insanity/1/)

Não tem como não amar o golem neutrônico.

(click to show/hide)

Só o Chuck Norris pra ter chance contra essas coisas.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 12:05:04 am
Que fofura um rpg de fantasia querendo posar de moderninho usando neutrônio.

Alguém deve ter ouvido falar da tal "colher de chá que pesa toneladas"... Que ridículo meu deus.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: kinn em Julho 15, 2014, 01:21:50 am
Como aponta o link é epic level insanity... só assim pra mensurar um bicho que é quase CR 10 000 e que cuja descrição sugere ter um criador ainda mais poderoso. O bicho parece cria de um ser que fundamenta e regula as leis da física e praticamente sustenta a coesão do universo inteiro...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 01:36:58 am
Como aponta o link é epic level insanity... só assim pra mensurar um bicho que é quase CR 10 000 e que cuja descrição sugere ter um criador ainda mais poderoso. O bicho parece cria de um ser que fundamenta e regula as leis da física e praticamente sustenta a coesão do universo inteiro...

Insano? Isso é uma porcaria de um nerd frustrado. Um exército de criaturas feita de neutrônio com auras de gravidade e magnetismo e radioatividade(!!!) que quando morre leva metade do planeta junto? A massa deles sozinha já causaria um colapso gravitacional no sistema solar em que fossem brincar de guerra, ao invés dessa palhaçada overpower sem graça.

Ao menos a Marvel e DC mantém o nível de misticismo alto pra não incorrer nessas sandices pseudo-realistas, como explicar que a velocidade do Flash vem do poder da velocidade universal (speedforce), que faz roupas, tira e dá velocidade dos outros e dá uma banana pra física Newtoniana mas só quando interessa, ou que o superomi SUGA poder do Sol cada vez que faz super atos de super heroísmo ao invés de ser uma bateria solar de supereficiência.

Me lembra os superheróis que uns colegas faziam na sexta série com tantos poderes que eram invencíveis até alguém apontar uma incoerência boba que desmontava a própria utilidade do ser.

Normalmente era eu quem fazia isso.

Mas claro, o SA está morrendo e acha que vai levar metade do mundo junto também, pobres diabos.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: kinn em Julho 15, 2014, 02:16:07 am
Isso parece aquela história do cara que queria usar a cdp do cara que arremessava coisas e começou arremessando casas e terminou com planetas... ou da igreja da pulomancia... pelo menos, nesses casos, os caras fizeram algo engraçado em cima das regras.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 02:17:35 am
Isso parece aquela história do cara que queria usar a cdp do cara que arremessava coisas e começou arremessando casas e terminou com planetas... ou da igreja da pulomancia... pelo menos, nesses casos, os caras fizeram algo engraçado em cima das regras.

Esse tipo de coisa eu gosto. Nerd se levar a sério demais em mundos de fantasia é patético.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 15, 2014, 04:40:24 am
Citar
Insano? Isso é uma porcaria de um nerd frustrado. Um exército de criaturas feita de neutrônio com auras de gravidade e magnetismo e radioatividade(!!!) que quando morre leva metade do planeta junto? A massa deles sozinha já causaria um colapso gravitacional no sistema solar em que fossem brincar de guerra, ao invés dessa palhaçada overpower sem graça.
Nas ideias para aventuras diz claramente que a morte de um golem desses no espaço foi o suficiente para queimar metade de um planeta  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 04:49:15 am
Nas ideias para aventuras diz claramente que a morte de um golem desses no espaço foi o suficiente para queimar metade de um planeta  :P

Er... E onde eu disse que não acontecia isso?  :haha:

O que estava dizendo é que é coisa de nerd frustrado, fantasia overpower com requintes de pseudociência.

Tipo "qual é a coisa mais densa do universo? neutrônio? então vou fazer um exército de golens dela todos invencíveis imune a tudo e imortais e quando morrem matam metade do planeta que estiverem e os poderes deles são superhiperfortes e só podem ser derrotados por pessoas com um bilhão de níveis mas não pode ser controlado mentalmente por ninguém e nem queimado desmembrado nem danificado por armas comuns e blábláblá".

Sério, é embaraçoso. Nem os heróis ou vilões mais insensatos de qualquer fanfic Mary Sueísta precisam de tanta pedância pra ter um mínimo de "puxa, acho que poria isso no meu jogo pra sacanear os jogadores".
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 15, 2014, 04:53:29 am
Citar
Insano? Isso é uma porcaria de um nerd frustrado. Um exército de criaturas feita de neutrônio com auras de gravidade e magnetismo e radioatividade(!!!) que quando morre leva metade do planeta junto? A massa deles sozinha já causaria um colapso gravitacional no sistema solar em que fossem brincar de guerra, ao invés dessa palhaçada overpower sem graça.

Você está aplicando o conjunto de regras errados quando se trata desse tipo de universo fictício e de história a ser contada. Tente aplicar esse (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RuleOfCool) no lugar.

E é no mínimo engraçado chamar de pseudociência o que é obviamente Science Fantasy.  :P

Citar
Isso parece aquela história do cara que queria usar a cdp do cara que arremessava coisas e começou arremessando casas e terminou com planetas... ou da igreja da pulomancia... pelo menos, nesses casos, os caras fizeram algo engraçado em cima das regras.

Esses são exercícios de otimização teórica (King of Smacks, H.I.V.E., LoP's Dirty Tricks, PunPun), que não tem necessariamente relação com um universo de criaturas com poderes galáticos/cósmicos.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 15, 2014, 04:54:11 am
...acho que tu não entendeu o nicho do Immortal's Handbook.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 04:59:51 am
Você está aplicando o conjunto de regras errados quando se trata desse tipo de universo fictício e de história a ser contada. Tente aplicar esse (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RuleOfCool) no lugar.
E é no mínimo engraçado chamar de pseudociência o que é obviamente Science Fantasy.  :P

Não sei dizer se um troço com ilustrações que ultrapassam o ridículo do imaginário de alguém de dez anos se aplica a Rule of Cool.

Os números exponencialmente bizarros, imagens que tentam ao máximo transcender ao estágio de "é tão grande que explodiu minha cabeça de tão poderoso só de olhar" me soariam fraco até pro meu eu de dez anos.

É fazer força demais pra parecer épico e super, se não se levasse tanto a sério e não usasse fontes tão horríveis talvez eu cedesse o ponto.

Se Science Fantasy hoje em dia é isso estamos mal. Parece mais alguém que levou bomba em Física Nuclear, não entendeu mesmo depois de ler o For Dummies e quis se vingar escrevendo isso.

É quase um FATAL em nível cósmico só que não foi dessa vez.

...acho que tu não entendeu o nicho do Immortal's Handbook.

Existe um NICHO disso? Pessoas PAGAM DINHEIRO por isso?

Os humanos são uns bichos estranhos mesmo.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 15, 2014, 05:28:57 am
O livro básico da linha é como jogar com deuses com regras dos níveis épicos.

E sim, tem gente que usa as regras para, por exemplo, adaptar o mundo de Discworld: http://d20npcs.wikia.com/wiki/A%27tuin_the_Star_Turtle (http://d20npcs.wikia.com/wiki/A%27tuin_the_Star_Turtle) (nesse caso, literalmente :P )
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 05:35:54 am
O livro básico da linha é como jogar com deuses com regras dos níveis épicos.

E sim, tem gente que usa as regras para, por exemplo, adaptar o mundo de Discworld: http://d20npcs.wikia.com/wiki/A%27tuin_the_Star_Turtle (http://d20npcs.wikia.com/wiki/A%27tuin_the_Star_Turtle) (nesse caso, literalmente :P )

Cara, isso é real? Eu não posso acreditar que passei minha vida inteira sem saber que isso existia e vocês me fizeram ver.

A idéia dos caras de jogar com deuses é usar números nas casas dos trilhões. Eu achava que isso era hipérbole, sacanagem ou uma combinação amorfa das duas.

(http://i.imgur.com/BLojrqn.png)

MALDITOS SEJAM MALDIIIITTTOOOSSSS
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 15, 2014, 07:41:56 am
Citar
Cara, isso é real? Eu não posso acreditar que passei minha vida inteira sem saber que isso existia e vocês me fizeram ver.

Não só é real, como é relativamente popular. Exalted (https://www.kickstarter.com/projects/200664283/deluxe-exalted-3rd-edition) é um exemplo de um RPG que lida com temas e níveis de poder bastante similares, assim como Scion (http://en.wikipedia.org/wiki/Scion_(role-playing_game)) e Nobilis (http://en.wikipedia.org/wiki/Nobilis) (mas sem lidar na casa dos trilhões).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 07:45:53 am
Citar
Cara, isso é real? Eu não posso acreditar que passei minha vida inteira sem saber que isso existia e vocês me fizeram ver.

Não só é real, como é relativamente popular. Exalted (https://www.kickstarter.com/projects/200664283/deluxe-exalted-3rd-edition) é um exemplo de um RPG que lida com temas e níveis de poder bastante similares, assim como Scion (http://en.wikipedia.org/wiki/Scion_(role-playing_game)) e Nobilis (http://en.wikipedia.org/wiki/Nobilis) (mas sem lidar na casa dos trilhões).

Ah, Exalted eu até conheço, mas esses lances de trilhões e bilhões e bilhões de números eu sempre achei que fosse brincadeira.

Sério mesmo. Alguém se dar ao trabalho de escrever aquilo em notação não-científica é... Sei lá. Buffer Overflow.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 15, 2014, 09:31:00 am
Ah, Immortal Handbook. Meu guia de como não fazer coisas épicas, crunch-wise.

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 15, 2014, 09:36:15 am
Regras épicas normais já não são uma maravilha de manejar. Immortal's Handbook pega elas e vai até 11. Mesmo assim, as coisas só começam a ficar ridículas, IMO, do segundo tier para cima (Elder Ones/Ancient Ones ou algo do gênero).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 15, 2014, 09:38:22 am
Atributos com valores de trilhões  :shock:. Esse livro foi criado por japoneses ou o que
 
E eu achando que deuses com atributos 200 eram um exagero
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 10:08:52 am
Atributos com valores de trilhões  :shock:. Esse livro foi criado por japoneses ou o que
 
E eu achando que deuses com atributos 200 eram um exagero

Desde quando japoneses usam trilhões? A notação chinesa é até legal mas nunca vi isso superdifundido em jogos.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 15, 2014, 10:24:07 am
Retornando brevemente ao tema do tópico, o autor do blog Harbinger of Doom tem uma relativamente longa e interessante comparação entre D&D Basic e o último Playtest, separado em três partes:

Raças e Classes (http://harbinger-of-doom.blogspot.com.br/2014/07/d-basic-races-and-classes.html).
Personalidade, Backgrounds e Equipamento (http://harbinger-of-doom.blogspot.com.br/2014/07/d-basic-personality-backgrounds-and.html)
Regras Gerais e Exploração (http://harbinger-of-doom.blogspot.com.br/2014/07/d-basic-general-rules-and-adventuring.html)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 15, 2014, 10:26:01 am
Atributos com valores de trilhões  :shock:. Esse livro foi criado por japoneses ou o que
 
E eu achando que deuses com atributos 200 eram um exagero

Desde quando japoneses usam trilhões? A notação chinesa é até legal mas nunca vi isso superdifundido em jogos.
Disgaea, Crude? Ele começou uma mini revolução em jRPGs, em termos de "números que parecem números de telefone".

Não me faça pegar meu save pra tirar screenshot de personagens em níveis em 4 dígitos na 27ª reencarnação...

Retornando brevemente ao tema do tópico, o autor do blog Harbinger of Doom tem uma relativamente longa e interessante comparação entre D&D Basic e o último Playtest, separado em três partes:

Raças e Classes (http://harbinger-of-doom.blogspot.com.br/2014/07/d-basic-races-and-classes.html).
Personalidade, Backgrounds e Equipamento (http://harbinger-of-doom.blogspot.com.br/2014/07/d-basic-personality-backgrounds-and.html)
Regras Gerais e Exploração (http://harbinger-of-doom.blogspot.com.br/2014/07/d-basic-general-rules-and-adventuring.html)
Epa, vamos ler :3
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 15, 2014, 11:28:37 am
O Trio desse se coçar até hoje por não ter feito esse Immortal Handbook primeiro.

Sério, deve ser o livro de cabeceira do setor da EA Games que chicoteia a Bioware: a cada jogo que passa, os números dos stats inflacionam.

E eu ia dizer que isso é um F.A.T.A.L. overpower, mas o Crude chegou primeiro.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 15, 2014, 11:31:09 am

Disgaea, Crude? Ele começou uma mini revolução em jRPGs, em termos de "números que parecem números de telefone".

Não me faça pegar meu save pra tirar screenshot de personagens em níveis em 4 dígitos na 27ª reencarnação...

Olha Phil, eu gostaria de ver isso mas como não jogo jota-erre-pê-gês há anos acho que não será necessário.

O maior número que me lembro era o 9999 do FF7 e anteriores... Até que dava vontade de ver um milhão na cabeça do Bahamut depois de um Knights of The Round ali mas sempre ficamos satisfeitos com aquilo.

Disgaea não é aquele jota-RPG que tem aquela demônio milenar loli?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 15, 2014, 11:39:12 am
Um detalhe extra, aparentemente vazou o Alpha Draft do Livro do Jogador, que é a prévia do que provavelmente vai aparecer no Livro do Jogador.

E nele, como anunciado, existe uma opção de construir um Guerreiro que não é horrendo, sendo um Eldricht Knight - ele recebe a capacidade de conjurar magias arcanas de nível 4 - limitado a apenas duas escolas, obviamente. Porque nem mesmo um Guerreiro Mágico pode ser útil.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 15, 2014, 11:50:40 am
Pelo pouco que li até agora, parece um D&D 3.5 requentado - com algumas ideias dos suplementos (como reserve feats) e da 4e (backgrounds) grampeadas no core.

Quanto ao Immortal's Handbook: o trio nunca conseguiria fazer. Por mais ridículo e over-the-top que sejam as ideais dos suplementos, elas requereram conhecimento mecânico de d20 e esforço para serem feitas.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 15, 2014, 01:33:18 pm
Eu disse aquilo Gegê quando à "mitologia" wuba duba que tem nesse livro. Quanto aos stats, eles iam copiar de alguém da internet, mesmo...  :linguinha:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 15, 2014, 01:35:49 pm
Eles não teriam competência para tanto - vide Tauron/Divina Serpente e Victory.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 15, 2014, 02:08:14 pm
Eu também me incomodo com essa postura da Wizards of the Coast, mas estou curioso. Podem colocar alguns trechos que exemplifiquem o que incomoda e o que não incomoda vocês?  :)

De cabeça, lembro das descrições das magias. Você não tem uma fórmula direta do que faz a magia, obrigando você a ler todo o texto dela. É um ranço meio pessoal, enfim. Embora isso seja bem problemático na ficha de alguns NPCs, quando somente listam as magias que eles possuem e o Mestre que se vire para saber o que elas fazem.


Um detalhe extra, aparentemente vazou o Alpha Draft do Livro do Jogador, que é a prévia do que provavelmente vai aparecer no Livro do Jogador.

E nele, como anunciado, existe uma opção de construir um Guerreiro que não é horrendo, sendo um Eldricht Knight - ele recebe a capacidade de conjurar magias arcanas de nível 4 - limitado a apenas duas escolas, obviamente. Porque nem mesmo um Guerreiro Mágico pode ser útil.  :P

É isso mesmo. E, bem, tem um Martial Archetype à la Warlord também, chamado Battle Master. E nele estão embutidas algumas daquelas manobras vistas nos primeiros playtests.


EDIT: O Rob Donoghue, co-fundador da Evil Hat e co-criador do FATE, fez um boa resenha do Starter Set e do Basic. Confira aqui (http://walkingmind.evilhat.com/2014/07/10/5e-initial-review/). O legal é que ele não participou/leu qualquer um dos playtests do Next/5e e por isso tem novos pontos de vista sobre o que foi apresentado até aqui.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 15, 2014, 03:18:36 pm
Acabei de pegar o Alpha, alguém quer? Manda pm.

(http://i3.photobucket.com/albums/y82/atomicfuthum/paladinoderpa.png)

Alias,olha quem voltou! Nosso velho amigo ~PALADINO PERDEU OS PODERES~
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 15, 2014, 03:38:06 pm
Um detalhe extra, aparentemente vazou o Alpha Draft do Livro do Jogador, que é a prévia do que provavelmente vai aparecer no Livro do Jogador.

E nele, como anunciado, existe uma opção de construir um Guerreiro que não é horrendo, sendo um Eldricht Knight - ele recebe a capacidade de conjurar magias arcanas de nível 4 - limitado a apenas duas escolas, obviamente. Porque nem mesmo um Guerreiro Mágico pode ser útil.  :P

Meu olho até cresceu nessa parte, vendo que vou poder fazer várias estripulias com minha ex-slave dark elf!
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: kinn em Julho 15, 2014, 03:43:18 pm
O alpha é o PHB do next ou é um sistema afim que está sendo lançado junto?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 15, 2014, 03:45:57 pm
Meu olho até cresceu nessa parte, vendo que vou poder fazer várias estripulias com minha ex-slave dark elf!

 :putz:
(http://fc05.deviantart.net/fs70/f/2011/295/a/0/dark_elf_dalin_by_diggerman-d4dnh39.jpg)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 15, 2014, 04:03:00 pm
O alpha é o PHB do next ou é um sistema afim que está sendo lançado junto?

Provavelmente um rascunho do Next mesmo. Como, quem e por qual outro motivo que não o óbvio liberaram... nunca saberemos.

Meu olho até cresceu nessa parte, vendo que vou poder fazer várias estripulias com minha ex-slave dark elf!

 :putz:
(http://fc05.deviantart.net/fs70/f/2011/295/a/0/dark_elf_dalin_by_diggerman-d4dnh39.jpg)

Essa é a ideia de um personagem que fiz pro 13th Age: um mercenário que se acha fodão que foi transformado numa kemono raposa. Nunca mais joguei depois que falei pro mestre que "tava cansado de clone de 4e".
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 15, 2014, 05:27:06 pm
Isso é doença, hein. xD
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 15, 2014, 07:50:21 pm
É.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 15, 2014, 08:02:49 pm
Isso é doença, hein. xD

Rascunho do Next, 13th Age ou gripe?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Gun_Hazard em Julho 15, 2014, 08:10:29 pm
Isso é doença, hein. xD

O Atmo?

É sim!
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Youkai X em Julho 15, 2014, 10:14:22 pm
Só pq ele quis fazer um personagem que muda de sexo no meio da história da mesa? Tá, sei que não é por isso.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 15, 2014, 10:22:01 pm
Só pq ele quis fazer um personagem que muda de sexo no meio da história da mesa? Tá, sei que não é por isso.

Foi no background mesmo. Um cara que não sabia ficar quieto quando tinha mulher por perto, amaldiçoado por uma deusa e... passou a entender "o outro lado".
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Youkai X em Julho 15, 2014, 10:27:12 pm
Fale mais de tal personagem. Em alguma mesa a empreitada foi bem sucedida? *sente falta de emoticon de reporter ou psicanalista*
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 15, 2014, 10:34:35 pm
Fale mais de tal personagem. Em alguma mesa a empreitada foi bem sucedida? *sente falta de emoticon de reporter ou psicanalista*

Forma mulher participou de uma ou duas sessões/aventuras, forma masculina resgatou uma personagem do outro mestre quando o outro jogador foi narrar e... fim. 13th Age foi muito rápido com a gente, principalmente por eu ser o "mestre oficial" do grupo e tereréu.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Youkai X em Julho 15, 2014, 10:40:51 pm
Que... sem graça, hahahahhahahahaahahaah

Nem tive como testar 13th age pq o PbF desandou e não teve mesas online disso. E nosso grupo deu preferencia a outros sistemas como Marvel heroic RPG, M&M 3e, um sistema caseiro de um dos mestres e no meu caso Dungeon World pra fantasia.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 15, 2014, 11:04:44 pm
Que... sem graça, hahahahhahahahaahahaah

Nem tive como testar 13th age pq o PbF desandou e não teve mesas online disso. E nosso grupo deu preferencia a outros sistemas como Marvel heroic RPG, M&M 3e, um sistema caseiro de um dos mestres e no meu caso Dungeon World pra fantasia.

É nesse momento que calo a boca e passo pra sessão que tá rolando no "Whatsapp" do meu grupo aqui.

Tirando isso, OVA Revised (https://www.kickstarter.com/projects/1655572033/ova-the-anime-role-playing-game/comments) ainda não saiu.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 15, 2014, 11:08:59 pm
Eu prefiro voltar a falar de D&D.

Aviso aos navegantes que lerem o Alpha do PHB
: é alpha mesmo. Não só em diagramação (e por estar sem imagens), mas por regras também. Tem coisa desatualizada ali no meio. Confiável, só o que está no site da WotC.

E obrigado, Lumine!
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 16, 2014, 12:44:57 am
Eu tou gostando das mudanças, tá menos borked que eu pensava.

Mas ainda  tem bizarrices pro dia-a-dia cotidiano, onde não existem mais escribas não-conjuradores no mundo de D&D.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 16, 2014, 12:53:40 am
Liberaram mais uma página do PHB final.

Eu gostei.

(https://pbs.twimg.com/media/Bsm8egSCQAAEUgA.jpg)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 16, 2014, 01:03:05 am
Citar
Aviso aos navegantes que lerem o Alpha do PHB: é alpha mesmo. Não só em diagramação (e por estar sem imagens), mas por regras também. Tem coisa desatualizada ali no meio. Confiável, só o que está no site da WotC.

Para deixar um pouco mais claro, o Alpha Draft é parte dos Playtests. Ele circulava entre um número limitado de playtesters que tinha acesso a material a frente de outros playtesters e provavelmente tinham contato indireto com os autores (e tinham um Non-Disclosure Agreement assinado).

Citar
Liberaram mais uma página do PHB final.

O texto é idêntico ao do Basic Set, que não surpreende, afinal, o Basic Set é um Copiar+Colar de certas partes do PH. Mas hey, o personagem é um Clérigo de Peter Pan, digo Lathander, uma das minhas divindades favoritas de FR.

Citar
Eu tou gostando das mudanças, tá menos borked que eu pensava.

Então olhe o Feiticeiro. Olhe as habilidades metamágicas dele, especialmente Heightened Spell e Quicken Spell, não limitadas por nível de magia e movidas por Sorcery Points - que podem ser recarregados sacrificados por slots de magias nível inferior.

Por 5 Sorcery Points (ou seja, um slot de nível 3), divirta-se conjurando duas magias, sendo que uma delas dá Disadvantage no teste a ser feito (e aproveite que agora existem 6 testes de resistência). My oh My, se isso não foi revisado para o PH, o Feiticeiro provavelmente será um conjurador mais poderoso que o Mago.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 16, 2014, 09:53:55 am
E'rryday is caster day. ♪
Título: Re: [D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 16, 2014, 10:17:06 am
Feiticeiro... Mais forte... Que mago?

Meus olhos devem estar me enganando.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 16, 2014, 10:44:15 am
Citar
Feiticeiro... Mais forte... Que mago?

Meus olhos devem estar me enganando.

Eu preciso fazer uma leve mudança aqui, já que da forma que escrevi essa interpretação é possível - Feiticeiros tem o potencial de conjurar magias mais fortes (via Metamágicos), mas são limitados a uma lista menor de magias (e sem o potencial de aprender mais). Numa equivalência tosca, eles tem um Spike Damage alto. Magos, por outro lado, são mais consistentes em seu potencial de ferrar alguém magicamente (ou resolver todo e qualquer problema - incluindo ressuscitar e remover qualquer efeito negativo, se for um Transmutador). Voltando a equivalência tosca, eles tem um DPR alto.

Claro, esse detalhe é marginal, afinal, Guerreiros podem recuperar, de verdade, alguns PVs por encontro. Isso sim é quebrado para os fãs.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 16, 2014, 10:51:19 am
Eu preciso fazer uma leve mudança aqui, já que da forma que escrevi essa interpretação é possível - Feiticeiros tem o potencial de conjurar magias mais fortes (via Metamágicos), mas são limitados a uma lista menor de magias (e sem o potencial de aprender mais). Numa equivalência tosca, eles tem um Spike Damage alto. Magos, por outro lado, são mais consistentes em seu potencial de ferrar alguém magicamente (ou resolver todo e qualquer problema - incluindo ressuscitar e remover qualquer efeito negativo, se for um Transmutador). Voltando a equivalência tosca, eles tem um DPR alto.

Ae eu te pergunto: pra que guerreiro no grupo  ?

Claro, esse detalhe é marginal, afinal, Guerreiros podem recuperar, de verdade, alguns PVs por encontro. Isso sim é quebrado para os fãs.  :P

Aquele triste momento em que você percebe que, mesmo que os designers queiram, d&d não vai melhorar por causa de fãs chatos

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 16, 2014, 11:31:40 am
Aquele triste momento em que você percebe que, mesmo que os designers queiram, d&d não vai melhorar por causa de fãs chatos
Os mesmos que sustentam a franquia são os mesmos que estão lentamente a sufocando com peso dessas tradições.

*Insira piada obrigatória com gordões grognards neckbears de fedora*
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 16, 2014, 02:50:25 pm
Citar
Ae eu te pergunto: pra que guerreiro no grupo  ?

Aparentemente, o Guerreiro tem um potencial de dano incrível, que talvez só é rivalizado pelo que o Bárbaro pode fazer - Guerreiros tem mais ataques e margem de crítico maior e Bárbaros de uma chance mais alta de acertar (Advantage via Rage ou Reckless Attack) seu ataques.

Contudo, deixando de lado minha descrença com o Next, há avanços para os Combatentes em geral. Comparando com a 3e:

(click to show/hide)

Agora, em uma leve mudança, para quem viu o Alpha Draft: Quem teve a ideia "genial" da progressão de magias do Warlock? Ela não faz muito sentido e é desnecessariamente confusa. Explico, o Warlock acessa magias ou poderes mágicos de 4 maneiras diferentes:

(click to show/hide)

Alguém consegue dar motivos razoáveis para essa progressão bizarra, além de "É para ser diferente de outras classes"?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 16, 2014, 03:38:43 pm
Ae eu te pergunto: pra que guerreiro no grupo  ?

Para a mesma função que exerciam na 4ed: levar porrada no lugar de seus aliados.

Quem tem experiência com conjuradores na 3.x sabe muito bem que as magias mais fortes e que tornaram eles superiores aos não-conjuradores mesmo em combate são as magias de efeitos contínuos -sejam elas buffs, magias de controle ou as invocações de criaturas. As magias instantâneas, como as curas e as magias de dano direto nunca tiveram um impacto tão grande na mesa, embora sejam essenciais e necessárias.

Com a nova regra de concentração, o conjurador pode perder uma dessas magias contínuas a cada vez que ele sofrer dano, portanto essas magias perdem muito em eficácia e passam a depender de mais estratégia e colaboração do resto do grupo para funcionarem decentemente. Essa limitação torna os conjuradores bem mais dependentes de seus aliados em combate do que os não conjuradores: afinal, tem que ter alguém pra apanhar por eles enquanto eles mantém suas magias.

Além disso, essa regra de concentração favorece que os casters usem buffs ofensivos nos não-casters ao invés de buffarem a si mesmos, pois dessa forma eles conseguem voltar a atenção dos monstros para os seus aliados e acabam por ser menos atacados do que nas ocasiões em que usam auto-buffs. Claro que tem os oponentes conjuradores e/ou com conhecimento arcano suficiente para atacar os PCs mesmo quando eles usam suas magias sustentáveis nos aliados, mas em encontros desse tipo geralmente um ou mais inimigos também usam magias e estão sujeitos a sofrer com essa tática também, além de não serem muito frequentes nas aventuras prontas - que acabam sendo o parâmetro de aventura mais comum nas mesas de jogo, e nelas é predominante o combate contra monstros, vários deles sem conhecimento arcano para justificar uma tática de combate dessas.

Enfim essa nova mecânica de concentração faz um bom trabalho em aumentar a importância do trabalho em equipe e justificaria um grupo de casters e não-casters juntos (algo que não acontecia na 3.x- onde chegaram a criar tiers para cada classe nos fóruns e não se recomendava o uso de classes de tiers distantes no mesmo grupo).

O único porém é que essa regra cria um desequilíbrio que não existia antes: ranged casters x melee casters. Você fazer um gish, um valor bard, um warpriest ou qualquer outro conjurador de linha de frente está bem mais complicado do que fazer um caster que combata a distância; pois esse último se expõe bem menos ao risco de levar dano e pode usar magias de concentração com mais segurança, além de não precisar investir muito em força ou em destreza por causa das cantrips que afetam inimigos a distância e só dependem do seu atributo de conjuração.

Pra mim que sempre curti muito jogar de melee casters, isso foi um verdadeiro balde de água fria. O talento War Caster ameniza a situação, mas pela DPR dos monstros de nível alto ainda não me parece suficiente para justificar um conjurador de linha de frente ao invés de um que combata a distância.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 16, 2014, 03:48:56 pm
Alguém consegue dar motivos razoáveis para essa progressão bizarra, além de "É para ser diferente de outras classes"?

Porque segundo o Mearls (confira aqui  (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20131104)e aqui (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140303)) o Warlock é um mashup das diferentes apresentações da classe que ocorreram ao longo da história do DnD (mais especificamente, o da 3.X, o da 4E e com pitacos do Binder do Tome of Magic). Agora, como ele não apareceu em nenhum playtest público, é difícil avaliar a maneira pela qual chegaram nesse pré-esqueleto do PHB Alpha. IMHO, seria melhor deixar essas variações do modus operandi de conjuração dentro dos Pact Boons.

EDIT pós-Lunguinho

Enfim essa nova mecânica de concentração faz um bom trabalho em aumentar a importância do trabalho em equipe e justificaria um grupo de casters e não-casters juntos (algo que não acontecia na 3.x- onde chegaram a criar tiers para cada classe nos fóruns e não se recomendava o uso de classes de tiers distantes no mesmo grupo).
(grifo meu)

Na minha cabeça, não vejo motivos para não se fazer um grupo só de conjuradores. Concentração limita, mas limita um conjurador. Se você tiver mais, então...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Julho 16, 2014, 03:57:47 pm
Também vale ressaltar que só é possível manter concentração em uma magia por vez, então não dá pra acumular várias magias de buff em si mesmo ou outra pessoa.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 16, 2014, 04:05:42 pm
Citar
Para a mesma função que exerciam na 4ed: levar porrada no lugar de seus aliados.

Um defensor que se focasse em apanhar no lugar de seus aliados é tão otimizado quanto um Bárbaro focado em Carisma e Inteligência e que tem a Adaga como sua arma principal. Defensores não brilhavam por apanhar no lugar dos aliados, mas sim por colocar seus oponentes em uma situação onde o oponente sempre se daria mal (Catch-22).

Como já mencionei Concentração não tem um impacto tão grande, salvo para alguns tipo de Conjuradores de Linha de Frente. Motivos:

a) Diversas magias de suporte tem duração normal.

b) Conjuradores tem maneiras de reduzir o dano que sofrem, especialmente o Mago (Abjurador) ou mesmo Stoneskin (Dura 1h, reduz quase todo dano físico não-mágico, que é o da maioria das criaturas, à metade). Ou mesmo uma medida simples, como aumentar a CA, via Anão das Montanhas (Para o Mago, Feiticeiro e Warlock)

E o mais importante:

c) Concentração não faz nada para afetar o predomínio de Conjuradores fora do combate.

Ou seja, no melhor dos casos, Concentração é um incômodo para um Conjurador de linha de frente, que não tem Constituição decente (Que tipo de Conjurador de Linha de Frente que não tem isso?) e que não investiu em formas simples para solucionar o problema. É a típica "Solução Tormenta" - um inconveniente que não afeta o problema mais importante (Magias podem fazer e resolver qualquer problema).

Aliás, por isso mesmo Concentração é apenas um inconveniente - um Conjurador pode superá-lo se bem construído para isso. Agora, como um Não-Conjurador vai resolver os mesmos problemas que o Conjurador agora terá alguma dificuldade para resolver?

Citar
Também vale ressaltar que só é possível manter concentração em uma magia por vez, então não dá pra acumular várias magias de buff em si mesmo ou outra pessoa.

É, Conjuradores não podem mais resolver todos os problemas ao mesmo tempo - só podem resolver todos, um por vez.  :P

EDIT Pré-Bispo:

Citar
Porque segundo o Mearls (confira aqui e aqui) o Warlock é um mashup das diferentes apresentações da classe que ocorreram ao longo da história do DnD (mais especificamente, o da 3.X, o da 4E e com pitacos do Binder do Tome of Magic)....  IMHO, seria melhor deixar essas variações do modus operandi de conjuração dentro dos Pact Boons.

Que é uma mistura do Warlock 3e e 4e eu entendo, mas o que me incomoda é a maneira extremamente idiota que fizeram isso. IMNHO, ele ficaria muito mais elegante se progredisse sua conjuração de magias normalmente (como ocorre com o Bardo, Clerigo e Mago) ou mesmo com uma lista reduzida de magias, sem ter acesso aos Cantrips,  deixasse as Invocations cumprindo o papel de "Habilidades de Classe/Magias a Vontade".

Ou se era para fazer um "mashup" de fato, deixasse ele ter acesso a magias de nível 9, mas com o número limitade do Slots, todos eles do nível mais alto possível, transforme os Invocations em "Magias de Encontro" e deixe os Cantrips serem Poderes sem Limite.

Eu posso até perdoar Conjuradores Super-Poderosos, mas design horrível é um pecado ainda maior.  :P

Citar
Agora, como ele não apareceu em nenhum playtest público, é difícil avaliar a maneira pela qual chegaram nesse pré-esqueleto do PHB Alpha.]Agora, como ele não apareceu em nenhum playtest público, é difícil avaliar a maneira pela qual chegaram nesse pré-esqueleto do PHB Alpha.

Apareceu sim. (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=832.msg33305#msg33305) Eu me lembro bem dele porque eu tinha elogiado a primeira versão da classe, junto com o Feiticeiro.  :)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 16, 2014, 05:07:07 pm
Então olhe o Feiticeiro. Olhe as habilidades metamágicas dele, especialmente Heightened Spell e Quicken Spell, não limitadas por nível de magia e movidas por Sorcery Points - que podem ser recarregados sacrificados por slots de magias nível inferior.

Por 5 Sorcery Points (ou seja, um slot de nível 3), divirta-se conjurando duas magias, sendo que uma delas dá Disadvantage no teste a ser feito (e aproveite que agora existem 6 testes de resistência). My oh My, se isso não foi revisado para o PH, o Feiticeiro provavelmente será um conjurador mais poderoso que o Mago.

Só uma correção: um slot de nível 3 rende três pontos. Custa cinco pontos para recuperar um slot de nível 3. Não que isso vá matar o estrelismo dele, mas...

Agora, em uma leve mudança, para quem viu o Alpha Draft: Quem teve a ideia "genial" da progressão de magias do Warlock? Ela não faz muito sentido e é desnecessariamente confusa. Explico, o Warlock acessa magias ou poderes mágicos de 4 maneiras diferentes:

(click to show/hide)

Alguém consegue dar motivos razoáveis para essa progressão bizarra, além de "É para ser diferente de outras classes"?

Mas ele já não era essa salada na 3.X? Eu me lembro que um dos ranços contra DD&4 é que ele tinha perdido a "exclusividade" desse "modelo".

Acredito que o motivo é uma mistura de Ruli'ohfi Cul e o fato do Bruxo ser um conceito fraco para sustentar uma classe. Sem as diferenças mecânicas, é só mais um tipo de mago. Mas é meio complicado mesmo, especialmente porque algumas habilidades deixam ainda você usar certas magias como rituais.

Um detalhe desse Alpha é que as magias de slot do Bruxo não são cobertas pelas regras de multiclasse. A lógica do sistema dita que é uma habilidade de classe perdida, por conta da tabela unificada de slots (bem útil), mas isso não impediria que os slots fossem preservados e contassem como "extras", pela lógica própria da classe.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 16, 2014, 05:18:29 pm
Citar
Só uma correção: um slot de nível 3 rende três pontos. Custa cinco pontos para recuperar um slot de nível 3. Não que isso vá matar o estrelismo dele, mas...

My bad. :)

Citar
Mas ele já não era essa salada na 3.X? Eu me lembro que um dos ranços contra DD&4 é que ele tinha perdido a "exclusividade" desse "modelo".

Não. O Warlock era uma classe relativamente simples, basicamente ele tinha a Eldricht Blast e as Invocactions, que emulavam magias ou modificavam a Eldricht Blast, todas elas sem limite de uso.

Citar
Um detalhe desse Alpha é que as magias de slot do Bruxo não são cobertas pelas regras de multiclasse. A lógica do sistema dita que é uma habilidade de classe perdida, por conta da tabela unificada de slots (bem útil), mas isso não impediria que os slots fossem preservados e contassem como "extras", pela lógica própria da classe.

Detalhe importante que não tinha notado e mais um motivo para criticar essa mecânica horrenda do Warlock. Claro, é possível que ela seja mudada no PH, de acordo com sua fé na Wizards of the Coast.

EDIT: Um detalhe extra bastante curioso. Salvo para aqueles que são Monges, praticamente impossível utilizar Ataque Desarmado como uma Arma Leve ou com Finesse. Yep, uma Adaga é mais "manuseável", pelas regras, do que Ataque Desarmado.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 16, 2014, 05:45:03 pm
Esqueci de mencionar que Metamagia não acumula, exceto por Empower Spell, que foi nerfada: agora refaz a rolagem ao invés de aumentar dados de dano. E não deixa escolher o melhor resultado.

Sinceramente, preferia o Feiticeiro Dragon Knight daquele playtest, que "soltava a besta" ao estilo Naruto. Liberar o "dragão interior" conforme conjurava e gastava a Força de Vontade era uma boa união entre mecânica e fluff. Agora é o gasto ativo que libera essas habilidades.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 16, 2014, 06:01:45 pm
Um defensor que se focasse em apanhar no lugar de seus aliados é tão otimizado quanto um Bárbaro focado em Carisma e Inteligência e que tem a Adaga como sua arma principal. Defensores não brilhavam por apanhar no lugar dos aliados, mas sim por colocar seus oponentes em uma situação onde o oponente sempre se daria mal (Catch-22).

Concordo que por enquanto não há um suporte decente para defensores. Mas também não me parece tão ruim assim, ao menos temos o Protect Fighting Syle, o feat Sentinel e a manobra Goading Attack (esta aqui é a melhor pois não requer uma ação de reação, porém é exclusiva de um build de guerreiro) para quebrar o galho nesse departamento.

Aliás, eu acredito que essa falta de suporte ao papel de defensor seja proposital para não afastar os 4haters. É bem provável que eles deem mais suporte para isso fora do básico, em suplementos.

Citar
Como já mencionei Concentração não tem um impacto tão grande, salvo para alguns tipo de Conjuradores de Linha de Frente. Motivos:

a) Diversas magias de suporte tem duração normal.

b) Conjuradores tem maneiras de reduzir o dano que sofrem, especialmente o Mago (Abjurador) ou mesmo Stoneskin (Dura 1h, reduz quase todo dano físico não-mágico, que é o da maioria das criaturas, à metade). Ou mesmo uma medida simples, como aumentar a CA, via Anão das Montanhas (Para o Mago, Feiticeiro e Warlock)

E o mais importante:

c) Concentração não faz nada para afetar o predomínio de Conjuradores fora do combate.

Perceba que eu não afirmei que a regra de concentração coloca os conjuradores no mesmo nível dos não-conjuradores, o que eu quis dizer no meu outro post é que essa regra aumenta a dependência dos casters em relação aos outros PCs para atuarem com 100% de eficiência nos combates. Ninguém discute que os casters são melhores fora de combate, aliás existe desequilíbrio nesse departamento até entre os não-casters (compare o ladino com o guerreiro...).

O ponto é que no momento em que o mais forte passa a depender do mais fraco para uma parte importante do jogo como é o combate, esse desequilíbrio se torna mais aceitável. O próprio Mike Mearls tem ciência disso e já afirmou no seu twitter que o objetivo dessa alteração na regra foi fazer com que o mago se utilize de mais estratégia e trabalho em equipe para utilizar suas magias mais fortes- em suma tentaram fazer os casters mais dependentes dos não-casters.

A questão é se eles foram bem sucedidos ou não nisso. Gostaria de testar na prática, mas a impressão que eu tenho é que a intenção foi boa, mas a execução nem tanto...

Citar
Ou seja, no melhor dos casos, Concentração é um incômodo para um Conjurador de linha de frente, que não tem Constituição decente (Que tipo de Conjurador de Linha de Frente que não tem isso?) e que não investiu em formas simples para solucionar o problema. É a típica "Solução Tormenta" - um inconveniente que não afeta o problema mais importante (Magias podem fazer e resolver qualquer problema).

Aliás, por isso mesmo Concentração é apenas um inconveniente - um Conjurador pode superá-lo se bem construído para isso. Agora, como um Não-Conjurador vai resolver os mesmos problemas que o Conjurador agora terá alguma dificuldade para resolver?

Pra ter constituição realmente alta ele vai ter que sacrificar Força e/ou seu atributo de conjuração, o que significa menor precisão nos ataques ou magias ofensivas.

E mesmo que ele tenha uma constituição maximizada e War Caster ele ainda vai falhar em muitos testes de concentração, pois o dano dos monstros sobe muito nos níveis altos. Um membro do fórum da Wizards fez uma tabela de CD do teste de concentração vs Challenge Rating dos oponentes (vou procurar e depois posto aqui) e no décimo nível o teste já começa a ficar difícil de passar mesmo para personagens que se foquem em passar neles.

No 20º nível então, tanto faz você focar nisso ou não que você só vai passar no teste com 20 natural mesmo.

Agora é claro que isso ainda pode ser corrigido até que saia a versão final do MM, mas por enquanto não compensa a longo prazo focar muito em constituição para passar nos testes de concentração.

Citar
É, Conjuradores não podem mais resolver todos os problemas ao mesmo tempo - só podem resolver todos, um por vez.  :P

Pois é, mas só esse detalhe de não acumular buffs já mata os principais combos de CoDzilla que existiam na 3.x. Entendo que isso não seja suficiente para equilibrar casters e não-casters, mas você há de convir que a 3.x era bem mais quebrada nesse departamento, principalmente no combate.

Na minha cabeça, não vejo motivos para não se fazer um grupo só de conjuradores. Concentração limita, mas limita um conjurador. Se você tiver mais, então...

Pode funcionar bem se alguns conjuradores ficam a distância e responsáveis por utilizar as magias de concentração enquanto outros assumem a linha de frente e se focam no uso de magias instantâneas.

Me parece funcionar, mas será que vai ser mais divertido para o jogador fazer um caster de linha de frente restrito nas magias em que pode utilizar em combate do que fazer um ladino ou guerreiro que vão poder usar todas as suas habilidades mesmo que estejam no foco da pancadaria?

Afinal, os não-casters não são tão inuteis assim, eles tem uma DPR muito alta e no caso específico do thief, até item mágico de conjurador ele pode usar. A impressão que eu tenho é que pelo menos em combate eles têm o seu valor.

Numa campanha de D&D Next com poucos combates, eu até acho uma boa ideia um grupo só de casters. Mas em uma campanha focada no Hack n' Slash, não sei se essa formação supera de forma tão clara o grupo mesclado.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 16, 2014, 06:15:26 pm
Citar
Me parece funcionar, mas será que vai ser mais divertido para o jogador fazer um caster de linha de frente restrito nas magias em que pode utilizar em combate do que fazer um ladino ou guerreiro que vão poder usar todas as suas habilidades mesmo que estejam no foco da pancadaria?

Se as magias permitirem que os casters façam tudo que o combatentes fazem e ainda melhor, sim 

E por isso que quando eu queria fazer um porrador na 3e eu jogava de clérigo  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 16, 2014, 06:18:31 pm
Apareceu sim. (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=832.msg33305#msg33305) Eu me lembro bem dele porque eu tinha elogiado a primeira versão da classe, junto com o Feiticeiro.  :)

Ok, meu erro. O warlock não apareceu nos últimos seis pacotes públicos de playtest (isto é, desde 2012). Lembro até que surgiram comentários se ele estaria ou não no PHB (obviamente, antes dos artigos do Mearls que citei acima).

Pra ter constituição realmente alta ele vai ter que sacrificar Força e/ou seu atributo de conjuração, o que significa menor precisão nos ataques ou magias ofensivas.

Depende do build, mas lembre-se que os Atributos/Habilidades têm limite máximo de 20. Não é tão difícil você maximizar dois deles até a final da progressão. O que, com exceções à parte, é o caso dos conjuradores. Pra que talentos se eu tenho... magia?

Pode funcionar bem se alguns conjuradores ficam a distância e responsáveis por utilizar as magias de concentração enquanto outros assumem a linha de frente e se focam no uso de magias instantâneas.

Me parece funcionar, mas será que vai ser mais divertido para o jogador fazer um caster de linha de frente restrito nas magias em que pode utilizar em combate do que fazer um ladino ou guerreiro que vão poder usar todas as suas habilidades mesmo que estejam no foco da pancadaria?

Afinal, os não-casters não são tão inuteis assim, eles tem uma DPR muito alta e no caso específico do thief, até item mágico de conjurador ele pode usar. A impressão que eu tenho é que pelo menos em combate eles têm o seu valor.

Numa campanha de D&D Next com poucos combates, eu até acho uma boa ideia um grupo só de casters. Mas em uma campanha focada no Hack n' Slash, não sei se essa formação supera de forma tão clara o grupo mesclado.

Bom, se é mais divertido ou não, não posso afirmar. Isso já entra no campo da subjetividade. Agora que, dado as regras que foram apresentadas até agora, parece-me mais efetivo (em termos de otimização do sistema) ter um grupo composto somente por conjuradores. A questão é que os não-conjuradores ficam restritos aos arquétipos de sempre: skill monkeys que se tornam obsoletos pelas magias e one trick ponys que fora de sua especialidade são, na sua maioria das vezes, inúteis (enquanto os conjuradores podem rivalizar com eles em suas áreas de especialidade e ainda tem um amplo leque de soluções para outras porque... magia).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 16, 2014, 06:48:25 pm
Citar
Concordo que por enquanto não há um suporte decente para defensores. Mas também não me parece tão ruim assim, ao menos temos o Protect Fighting Syle, o feat Sentinel e a manobra Goading Attack (esta aqui é a melhor pois não requer uma ação de reação, porém é exclusiva de um build de guerreiro) para quebrar o galho nesse departamento.

"Quebrar o Galho". Obrigado por dar a melhor definição de Não-Conjuradores no Next.  :P

Mas sendo honesto, eu não esperava nada dos Combatentes Next - então, o fato de haver ao menos dois builds que podem prestar (Eldricht Knight e Arcane Trickster) já é uma conquista.

Citar
Perceba que eu não afirmei que a regra de concentração coloca os conjuradores no mesmo nível dos não-conjuradores, o que eu quis dizer no meu outro post é que essa regra aumenta a dependência dos casters em relação aos outros PCs para atuarem com 100% de eficiência nos combates. Ninguém discute que os casters são melhores fora de combate, aliás existe desequilíbrio nesse departamento até entre os não-casters (compare o ladino com o guerreiro...).

Eu ainda estou tentando encontrar um motivo, fora caminhões de dano, para um Clérigo da Guerra com For/Cons Primários não ser preferível a um Combatente. Como não existe mais o pré-requisito de Sabedoria para acessar magias, basta utilizar magias sem CD e sem Concentração e você tem um "Warlord".

Citar
O ponto é que no momento em que o mais forte passa a depender do mais fraco para uma parte importante do jogo como é o combate, esse desequilíbrio se torna mais aceitável. O próprio Mike Mearls tem ciência disso e já afirmou no seu twitter que o objetivo dessa alteração na regra foi fazer com que o mago se utilize de mais estratégia e trabalho em equipe para utilizar suas magias mais fortes- em suma tentaram fazer os casters mais dependentes dos não-casters.

O problema é - isso não cria dependência com os Não-Conjuradores. Isso apenas cria um obstáculo, algo que um Conjurador preparado pode superar (e manter boa parte do seu poder em magias). E esse é o problema - Conjuradores superam qualquer situação de jogo. Isso não foi e não será resolvido. De boas intenções, nós temos todo o Ivory Tower Design da 3e.

Citar
Afinal, os não-casters não são tão inuteis assim, eles tem uma DPR muito alta e no caso específico do thief, até item mágico de conjurador ele pode usar. A impressão que eu tenho é que pelo menos em combate eles têm o seu valor.

A questão é que causar caminhões de dano, por meio de ataques repetitivos e sem nenhuma outra estratégia possível não é exatamente a utilidade que alguns de nós queremos para combatente.

Vulgo, eu não quero Tier 4-5, local de One-Trick Pony. No mínimo, eu quero Combatentes Tier 1-3, com o mesmo poderio e versatilidade de Conjuradores. Se for para menos que isso, D&D 3.5/Pathfinder existem.  :)

Citar
Esqueci de mencionar que Metamagia não acumula, exceto por Empower Spell, que foi nerfada: agora refaz a rolagem ao invés de aumentar dados de dano. E não deixa escolher o melhor resultado.

Quicken Spell também se "acumula", porque você só pode usar um efeito metamágico por magia, e Quicken Spell permite você conjurar outra magia.  :)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 17, 2014, 10:45:08 am
"Quebrar o Galho". Obrigado por dar a melhor definição de Não-Conjuradores no Next.  :P

Mas sendo honesto, eu não esperava nada dos Combatentes Next - então, o fato de haver ao menos dois builds que podem prestar (Eldricht Knight e Arcane Trickster) já é uma conquista.

Eu torço que depois de lançados os básicos, eles larguem mais desse medo de desagradar grognards e lancem novos builds decentes de combatentes em suplementos. E nem é tão difícil de imaginar algo assim, basta eles usarem o Tome of Battle da 3.5 como base para fazer uns builds bem mais proveitosos do que a maioria dos que estão aí para non-casters.

Citar
A questão é que causar caminhões de dano, por meio de ataques repetitivos e sem nenhuma outra estratégia possível não é exatamente a utilidade que alguns de nós queremos para combatente.

Vulgo, eu não quero Tier 4-5, local de One-Trick Pony. No mínimo, eu quero Combatentes Tier 1-3, com o mesmo poderio e versatilidade de Conjuradores. Se for para menos que isso, D&D 3.5/Pathfinder existem.  :)

Caso eu mestre o D&D 5ed. (algo que não deve acontecer a curto prazo), eu estou inclinado a adotar uma house rule em que o talento Ritual Caster também permita o uso de pergaminhos, varinhas e cajados da classe conjuradora escolhida para os rituais. Isso tornaria esse talento uma feat tax para não conjuradores, mas ao menos amenizaria esse problema da falta de versatilidade deles (eu sei que só isso não resolve!), sem falar que os não conjuradores têm mais acesso a talentos então uma feat tax não cairia tão mal para eles. 

Existe outra explicação além dessa?  :shock:

Eu sempre assumi que o propósito de Action Surge era o de dobrar o número de ataques em uma rodada, é algo até claro, Action Surge concede uma ação extra (e não é bonus action), e como dar todos os ataques é uma Ação, você efetivamente dobra os ataques.

Saiu um tweet do Mearls que põe fim a essa interrogação de como funciona o Action Surge:

Citar
@khelthros : I see... Wizards have insane damage (Meteor Swarm). Will other classes, like Fighters, be able to keep up?
@mikemearls : yes - compare meteor swarm's 40d6 to 8 attacks from a fighter using action surge. Fighter can easily get up to 140 damage
@khelthros : Thank you for answering. I'm excited to play, but worried that wizards will steal the show.Just noticed wizards cast less spells

A interpretação apresentada aqui pelo elfo é a correta, action surge de fato dobra os ataques do guerreiro. Menos mal, se fosse só um ataque a mais essa feature ia ficar bem capenga em níveis altos.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 17, 2014, 11:45:32 am
Citar
Eu torço que depois de lançados os básicos, eles larguem mais desse medo de desagradar grognards e lancem novos builds decentes de combatentes em suplementos. E nem é tão difícil de imaginar algo assim, basta eles usarem o Tome of Battle da 3.5 como base para fazer uns builds bem mais proveitosos do que a maioria dos que estão aí para non-casters.

Well, ocasionalmente o meu lado otimista com D&D Next (sim, ele existe  :P) pensa em algo similar. Apesar das inclinações contrárias, tanto ToBa quanto D&D 4e tem uma quantidade de fãs consideráveis (D&D 4e ainda foi o RPG mais vendido nos EUA por uns 3-4 anos) e deixá-los de lado não parece algo que a Wizards of the Coast faria - ainda mais com a promessa de "Rules not Rulings", "Sistema Modular" e "A Edição de todas as as Edições".

Citar
Caso eu mestre o D&D 5ed. (algo que não deve acontecer a curto prazo), eu estou inclinado a adotar uma house rule em que o talento Ritual Caster também permita o uso de pergaminhos, varinhas e cajados da classe conjuradora escolhida para os rituais. Isso tornaria esse talento uma feat tax para não conjuradores, mas ao menos amenizaria esse problema da falta de versatilidade deles (eu sei que só isso não resolve!),

Eu creio que essa regra sequer é necessária. Citando último playtest packet:

Pergaminhos: If the spell written on the scroll appears on your class’s spell list, you can use an action to cast it without having to meet any of the spell’s requirements

Varinhas e Cajados: A wielder who has the ability to cast spells can use the spells in a wand by expending charges from the item. A wielder uses his or her magic ability and spellcasting bonus (if any) for resolving the spell’s effect.

Ou seja, o pré-requisito do uso deles é basicamente "ter uma lista de magias de uma classe" e "ser capaz de conjurá-las", o que o talento Ritual Caster já providencia.

Tecnicamente, o que o talento Ritual Caster não providencia são 'Slots de Magia" (que nenhum desses ítens requer) ou níveis em uma classe (que alguns ítens requerem, como os Cajados do Playtest).

EDIT: Se bem que, possuir a lista de magia de uma certa classe pode ser interpretado como pertencer a ela para usar seus ítens - mas isso é algo que eu não estou certo se é válido.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 17, 2014, 07:34:22 pm
Aventura e monstros: http://media.wizards.com/downloads/dnd/LoCS_Stats_Next.pdf (http://media.wizards.com/downloads/dnd/LoCS_Stats_Next.pdf)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 17, 2014, 08:18:17 pm
D&D Next acabou de perder, definitivamente, um cliente. Eu posso suportar regras problemáticas e supremacia de Conjuradores, mas Samurais, no CORE? No Way.  :P

(http://www.enworld.org/forum/attachment.php?attachmentid=62857&d=1405632940)

E embora a arte em geral seja ótima, eu tenho a estranha sensação que a cabeça e o corpo são de imagens diferentes. Ou o artista não notou que é praticamente impossível colocar o elmo com aquele grampo de cabelo.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 17, 2014, 10:34:41 pm
D&D Next acabou de perder, definitivamente, um cliente. Eu posso suportar regras problemáticas e supremacia de Conjuradores, mas Samurais, no CORE? No Way.  :P

 :rolando:

E embora a arte em geral seja ótima, eu tenho a estranha sensação que a cabeça e o corpo são de imagens diferentes. Ou o artista não notou que é praticamente impossível colocar o elmo com aquele grampo de cabelo.

Eu continuo achando que a wizards simplesmente esqueceu seus melhores ilustradores na divisão de magic
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 18, 2014, 12:00:16 am
Aí eu discordo, porque Magic passou os últimos 3 ou 4 anos em uma trip de ilustrações Reynoldianas (o Liefede da arte fantástica) que deixavam o jogo com cara de Pathfinder TCG. Felizmente, eles parece que se tocaram de Theros em diante (mas parece que vamos ter uma recaída em Khans of Tarkir).

Mas essa "samurai" tá triste. Parece fanart capenga de FF Tactics.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 18, 2014, 12:12:44 am
De ravinica pra frente eu achei a arte das cartas bem bonitas (especialmente aquelas feitas pelo jason chan)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Rain em Julho 18, 2014, 02:00:57 am
D&D Next acabou de perder, definitivamente, um cliente. Eu posso suportar regras problemáticas e supremacia de Conjuradores, mas Samurais, no CORE? No Way.  :P

Sei que foi piada. Mas vou responder de todo jeito.
Kara-Tur faz parte do cenário principal. O império Shou também domina uma região de Faerûn na 4e. Logo, não é tão absurdo encontrar samurais, monges, ninjas e etc no core.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 18, 2014, 11:05:33 am
D&D Next acabou de perder, definitivamente, um cliente. Eu posso suportar regras problemáticas e supremacia de Conjuradores, mas Samurais, no CORE? No Way.  :P
(http://i3.photobucket.com/albums/y82/atomicfuthum/1394656323188.png)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 18, 2014, 12:31:05 pm
Bom, ela pode estar apenas posando para fota, por isso do grampo de cabelo...

Mas a proporção esta esquisita mesmo, além das cores estão constrantando demais com a face da japonesa generica de algum reino de oriental de D&D. Eles poderiam dizer que o cenario de D&D next é Planescape e metade dos compradores iriam parar de estranhar a salada que a arte está. além de permitir crossover esquisitos de classe e raça.

 
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Iuri em Julho 18, 2014, 12:46:22 pm
Realmente lembrou FFTactics  :P
Mas gostei do conteúdo da página, apesar de não ser nada novo.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: z é d u a r d o em Julho 18, 2014, 02:33:23 pm
o braço esquerdo dela não parece fazer o menor sentido.



Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 18, 2014, 03:24:07 pm
Eu acho que as ilustrações mal feitas são uma tentativa de reviver o espírito old school  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 18, 2014, 03:59:01 pm
Eu acho que as ilustrações mal feitas são uma tentativa de reviver o espírito old school  :P

Uma gueixa com três espadas numa armadura totalmente sem nexo? Isso é old school puro.

(Sim, duas na cintura e uma na mão, não estou insinuando PN)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 18, 2014, 04:36:24 pm
De ravinica pra frente eu achei a arte das cartas bem bonitas (especialmente aquelas feitas pelo jason chan)

Bom, citei Magic como um todos. Todas edição tem cartas com artes excepcionais, mas estava faltando aquele feeling das coleções pré-Zendikar, em que você batia o olho e dizia "isso é arte de MtG".

Acho que é um efeito da "mercantilização": todo bloco é um plano novo, então eles trabalham com temas ao invés de estilos de arte, o que é mais fácil de terceirizar.

Mas vide M15. Além da arte não reutilizada estar mais consistente, deram uma importância ao flavor que estava em baixa.

Mas vamos encerrar o off-topic por aqui pra não tomar rela da moderação  XD
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 18, 2014, 06:00:30 pm
Agora que vi o link do Atmo.

"Itens mágicos são opcionais, por isso, olha chance de ganhá-los nessa aventura oficial como parte do tesouro!"
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 18, 2014, 07:34:53 pm
Tem tabela? Se tiver tabela eu curti.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 18, 2014, 11:07:56 pm
Tem, tabela de rolagem, hue.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Julho 19, 2014, 07:04:31 am
Agora sim é D&D! :dança:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 19, 2014, 10:33:26 am
Citar
Sei que foi piada. Mas vou responder de todo jeito.
Kara-Tur faz parte do cenário principal. O império Shou também domina uma região de Faerûn na 4e. Logo, não é tão absurdo encontrar samurais, monges, ninjas e etc no core.

Eu sei disso. Apesar dos pesares, Forgotten Realms passou a integrar elementos orientais ao cenário de forma razoavelmente natural - há rotas de comércio naval entre Shou Lung e as cidades da Sword Coast (Waterdeep, Neverwinter, Luskan), assim como uma grande rota terrestre, a Golden Way que vai de Telflamm em Thesk até a capital de Shou Lung - sem contar com a imigração de Shous após a Spellplague (e a Invasão Tuigana, um século antes).

Mas, dito isso - Samurais, no CORE? Não, obrigado.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Madrüga em Julho 20, 2014, 04:49:38 pm
[attachimg=1]

Um ibopezinho não faz mal a ninguém (lembrei da discussão daqui)...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 20, 2014, 04:59:35 pm
Levemente exagerada a notícia. D&D Next sequer tem um trecho para descrever sexo/gênero na ficha de personagens, muito menos utiliza isso como parte da mecânica de jogo. :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 20, 2014, 07:53:15 pm
Levemente exagerada a notícia. D&D Next sequer tem um trecho para descrever sexo/gênero na ficha de personagens, muito menos utiliza isso como parte da mecânica de jogo. :P
Exatamente por isso.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 21, 2014, 08:47:46 am
Saiu a lista final de feats do PHB (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140721). Numa rápida olhada, são os mesmos da versão alfa do livro vazada recentemente -- à exceção do feat Scribe Scroll.

EDIT: Correção, a lista final divulgada pelo Mearls também inclui o Martial Adept.

EDIT 2:

Elfo, a tabela final do Warlock. Com mudanças.

(http://media.boingboing.net/wp-content/uploads/2014/07/Players-Handbook-Warlock-2.jpg)

Visto aqui (http://boingboing.net/2014/07/21/an-exclusive-look-at-the-new-d.html)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 21, 2014, 10:59:33 am
http://boingboing.net/2014/07/21/an-exclusive-look-at-the-new-d.html (http://boingboing.net/2014/07/21/an-exclusive-look-at-the-new-d.html)

Arte do Next.

Resumidamente: olha só como nossas magias são legais. *sigh*
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 21, 2014, 11:45:47 am
Citar
Elfo, a tabela final do Warlock. Com mudanças.

Yep, mas não foram tão significativas - o Warlock não tem mais acesso "normal" aos slots de nível 6 no nível 20 (mas ainda recebe via Mystic Arcanum no nível 11, que é o mesmo de um conjurador normal), os Cantrips viraram uma coluna e ele recebe Otherwordly Patron no nível 10, não mais no 9.

Eu ainda não consigo entender como aprovaram essa classe - ela vai dar uma dor de cabeça considerável com o multiclasse.

Citar
Resumidamente: olha só como nossas magias são legais. *sigh*

Não só conjuradores são supremos em Next, como eles são supremamente fabulosos.  :P (Cadê a antiga tag Lumine quando se precisa dela?)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 21, 2014, 12:42:59 pm
Olha, que eles estão fabulosos sim. Mas... eu quero todo mundo fab! @_@

TODOS!
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Alduim em Julho 22, 2014, 09:11:49 pm
Essa pergunta sempre me vem a mente quando as pessoas reclamam do problema conjurador vs combatente:

Existe algum sistema que tenha isso equilibrado?

Pra não ficar no oFF Topic:
Existe um problema em todo o D&D que é quanto mais poderosos mais o jogo trava na quantidade de opções de ações (magias, talentos, manobras e firulas) pra um jogador realizar.
Na opinião de vocês que testaram o jogos o Próximo D&D manterá esse problema?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 22, 2014, 09:31:31 pm
Citar
Existe algum sistema que tenha isso equilibrado?

D&D 4e entre sistemas mecanicistas e sistemas narrativistas que dão a todo jogador o poder de influenciar cenas (Houses of the Blooded). Inacreditavelmente, as primeiras encarnações de D&D (AD&D 1e, D&D) tinham um sistema suficientemente cruel que fazia um Conjurador ter grandes dificuldades em sobreviver até chegar ao ponto de ser um "Semideus na Terra". Não é o tipo de equilíbrio desejado por muitos jogadores atualmente, mas não deixa de ser um detalhe curioso - e creio que o Lumine tem dois ou três ótimos textos sobre isso.

Citar
Na opinião de vocês que testaram o jogos o Próximo D&D manterá esse problema?

Não necessariamente.

As classes de Next foram construídas para ter seu grau de complexidade parcialmente regulado pelo jogador, então existem algumas opções (Guerreiro Champion que só comprou Atributos é o exemplo mais direto) que só fazem uma mesma ação por todos seus 20 níveis, enquanto outras classes tem mais opções.

Em geral, se alguém tem medo de "quantidade de opções", pode usar classes marciais (Guerreiro e Ladino) que jogará sem ter que tomar decisão alguma. Caso não queira, existem opções marciais mais complexas (Guerreiro Battle Master focado em Talentos, Monge, Ladino Arcane Trickster) que chegam ao nível de escolha/complexidade de um Conjurador Incompetente (Paladino, Ranger). E dos Conjuradores, todos são complexos - com o Feiticeiro sendo um pouco menos, e o Warlock sendo um exemplo-mor de "Complexidade Estúpida".

Citar
Olha, que eles estão fabulosos sim. Mas... eu quero todo mundo fab! @_@

Sistema errado, cowboy. D&D Next é tradição, pô, quando se trata de Combatentes.

Mas é incrivelmente moderno quando se trata de Conjuradores - com todas as benesses que a 4e deu para eles serem divertidos em níveis baixos.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 23, 2014, 10:26:15 am
Vi no facebook ontem uma postagem assim:

Citar
Para os que são veteranos em D&D já devem ter notado que um personagem capaz de causar 1d10 de dano por turno com um ataque de toque à distância não precisará mais bancar o fracote indefeso no primeiro nível e ficar atrás do grande e forte guerreiro.

Mano. Eu não sei onde esse pessoal vive e o que jogaram, mas eles não jogaram a mesma terceira e quarta edição que eu, quando comparado a AD&D e afins...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Julho 23, 2014, 11:17:40 am
Vi no facebook ontem uma postagem assim:

Citar
Para os que são veteranos em D&D já devem ter notado que um personagem capaz de causar 1d10 de dano por turno com um ataque de toque à distância não precisará mais bancar o fracote indefeso no primeiro nível e ficar atrás do grande e forte guerreiro.

Mano. Eu não sei onde esse pessoal vive e o que jogaram, mas eles não jogaram a mesma terceira e quarta edição que eu, quando comparado a AD&D e afins...

Em um universo que não me faz querer enfiar minha cabeça no forno com o gás ligado toda vez que leio algo assim...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 23, 2014, 12:12:41 pm
Citar
Mano. Eu não sei onde esse pessoal vive e o que jogaram, mas eles não jogaram a mesma terceira e quarta edição que eu, quando comparado a AD&D e afins...

Mesmo em D&D 3.X, Conjuradores Arcanos (Mago, Feiticeiro, Wu Jen, Bardo 3.0) tinham seus primeiros níveis (1-4) sendo bastante limitados e cautelosos, ainda mais com a quantidade ínfima de magias disponíveis, capacidade de ataque baixa e defesas limitadas - ainda mais em mesas que não disponibilizavam a quantidade de PO/Equipamento Mágico esperados pelo sistema.

Anedoticamente, uma boa parte da percepção de (falso) equilíbrio de D&D vem disso, onde poucos jogos perduram até níveis altos onde os problemas do sistema são flagrantes, especialmente a falta de opções de Combatentes e o predomínio de Conjuradores. Se a experiência de alguém em AD&D 2e e D&D 3.x (edições mais conhecidas no Brasil) é limitada majoritariamente entre os níveis 1-11, o jogo não dura o bastante para ver o Mago dominando o Cosmos e o Guerreiro só tendo aumento em dano corpo-a-corpo.

Obviamente, isso não se aplica tanto ao Druida e Clérigo 3.X, que são excelentes desde o nível 1 - mas como jogadores acabam vendo eles como "Healbots" (como eram visto na 2e), seu poder é tão subestimado quando o do Bardo 3.5.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 23, 2014, 12:48:37 pm
Olha, eu joguei umas aventuras como clériga de nível épico, e 2/3 da minhas ações eram "Summon Elder Elemental" e "Summon 1d3 greater elemental" como solução pra todos encontros de luta.

Funcionava maravilhas.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 23, 2014, 12:56:09 pm
Vi no facebook ontem uma postagem assim:

Citar
Para os que são veteranos em D&D já devem ter notado que um personagem capaz de causar 1d10 de dano por turno com um ataque de toque à distância não precisará mais bancar o fracote indefeso no primeiro nível e ficar atrás do grande e forte guerreiro.

Mano. Eu não sei onde esse pessoal vive e o que jogaram, mas eles não jogaram a mesma terceira e quarta edição que eu, quando comparado a AD&D e afins...

É por isso que eu não me junto a grupos de D&D no face
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 23, 2014, 01:41:00 pm
É por isso que eu não me junto a grupos de D&D no face
Pior que as vezes saem algumas coisas legais. Mas é tipo, 1% de todas postagens, o resto é só circlejerking de mesma opinião, baseado no viés da confirmação, calcado no saudosismo e nostalgia de que "mudou é ruim, voltou a como era, é bom".

E isso simplesmente desgasta.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 23, 2014, 01:44:44 pm
Citar
o resto é só circlejerking de mesma opinião, baseado no viés da confirmação

Spell ou Grupos de Facebook?  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 23, 2014, 02:13:06 pm
Vale pros dois, vai ver é por isso que os únicos que ficam são os teimosos que querem ser do contra, ou os que concordam com tudo dito.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 23, 2014, 06:39:57 pm
D&D Next nunca deixa de me surpreender, de forma negativa:

(http://www.enworld.org/forum/attachment.php?attachmentid=62951&d=1406142127)

Na versão do Alpha Draft, esse talento permitia causa 1d6 de dano desarmado e vantagem contra a condição Intoxicado - eu já considerava ele um talento ruim (mas incrivelmente bacana).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 23, 2014, 09:26:28 pm
D&D Next nunca deixa de me surpreender, de forma negativa:

(http://www.enworld.org/forum/attachment.php?attachmentid=62951&d=1406142127)

Na versão do Alpha Draft, esse talento permitia causa 1d6 de dano desarmado e vantagem contra a condição Intoxicado - eu já considerava ele um talento ruim (mas incrivelmente bacana).

Manda uma carta pra WotC "resolver" isso, ainda tá no Beta.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 24, 2014, 09:01:11 am
Na versão do Alpha Draft, esse talento permitia causa 1d6 de dano desarmado e vantagem contra a condição Intoxicado - eu já considerava ele um talento ruim (mas incrivelmente bacana).

Também me surpreendi quando vi a nova versão do Talento. Mas imagino que deve ter sido para equilibrar com o dano de ataque desarmado do monge (que começa com 1d6).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 24, 2014, 01:54:24 pm
Mas esse 1d6 é eterno, e não conta como mágico com níveis. Ou eu tou enganado?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 24, 2014, 02:20:35 pm
Citar
Também me surpreendi quando vi a nova versão do Talento. Mas imagino que deve ter sido para equilibrar com o dano de ataque desarmado do monge (que começa com 1d6).

Bom, o problema é que o Ataque Desarmado do Monge evolui com os níveis, e um nível posterior ao que você adquire esse talento (Nível 4, exceto para Humanos que podem ter no nível 1) o dano desarmado já aumenta para 1d8 e dois níveis depois vira mágico.

Okay, existe um ótimo benefício nesse talento (a possibilidade de agarrar como BA), mas eu não entendo porque não deixar Ataques Desarmados viáveis com ele - nem só Monges precisam lutar Desarmados.

Aliás, porque Ataque Desarmado não tem as propriedades Finesse e Light (como é a Adaga, outra Simple Weapon), além da vontade do Mearls que não seja?  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 24, 2014, 03:45:38 pm
Esse talento, em teoria, não é pra que um monge brawler ganhe a possibilidade de Grapple com UA?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 24, 2014, 04:07:55 pm
Citar
Okay, existe um ótimo benefício nesse talento (a possibilidade de agarrar como BA), mas eu não entendo porque não deixar Ataques Desarmados viáveis com ele - nem só Monges precisam lutar Desarmados.

Por que  monges são os únicos combatentes que sabem dar um soco  :b
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 24, 2014, 04:23:13 pm
Citar
Esse talento, em teoria, não é pra que um monge brawler ganhe a possibilidade de Grapple com UA?

Mecanicamente, é o maior benefício para ele. Contudo, todo o resto do talento sugere muito mais que a intenção de design era emular um "Chuck Norris" do que um "Bruce Lee".

Citar
Por que  monges são os únicos combatentes que sabem dar um soco 

Curiosamente, todo mundo sabe descer o braço no Next, já que Unarmed Strike é uma arma simples. Eu não sei porque a proficiência com ataques desarmados está inclusa nesse talento, já que é redundante.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 24, 2014, 04:26:29 pm
Mas ainda provoca ataques de oportunidade igual na 3e ?

Por que isso é algo que me deixava incomodado: meu guerreiro sabe usar uma pá de armas mas não sabe dar um soco direito ?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 24, 2014, 04:32:56 pm
Citar
Mas ainda provoca ataques de oportunidade igual na 3e ?

Não. Mesmo na situação onde você não seja proficiente com Ataques Desarmados (todas classes são), não causaria AdO, já que tanto no Basic quanto no Alpha Draft, a única ação que causa AdO é se deslocar da área ameaçada por um oponente sem usar Disengage.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 24, 2014, 05:07:52 pm
Então, era só uma suposição. Não quero pagar de advogado da WotC, dando a crer que o talento é bom, equilibrado, inovador ou qualquer coisa do tipo. Eu sei que não.

Mas pensando numa coisa: com a opção de talentos permitidas em mesa, o Humano é ainda mais desequilibrado? Vejam, a versão alternativa do humano permite dentre outras coisas aumentar em um os valores de duas Habilidades diferentes e ainda garante um talento. Se você pega um talento como esse do Tavern Brawler, que tem entre seus benefícios aumentar os valores de STR e CON em um, junta-se o melhor dos dois mundos: otimização de Habilidades e mais benefícios diversos. E lembrando que, de acordo com o Alpha Draft, tem outros talentos no estilo do Tavern Brawler.

Ou seja, pode-se otimizar Habilidades/Atributos, de maneira que estatísticas como Ataque, Dano, número da magias conhecidas, sejam sempre superiores a outras combinações de classes e raças (além de ser a única raça que potencialmente pode resolver os problemas de MAD). E de graça, os outros benefícios do talento, que em geral não são tão inúteis. Acho que só não supera o Anão da Montanha Guerreiro.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 24, 2014, 05:30:28 pm
Citar
Então, era só uma suposição. Não quero pagar de advogado da WotC, dando a crer que o talento é bom, equilibrado, inovador ou qualquer coisa do tipo. Eu sei que não.

Nesse tópico, eu assumo que ninguém está fazendo esse papel - no máximo, o Lunguinho que contrabalanceia a causticidade geral do ambiente.

Citar
Mas pensando numa coisa: com a opção de talentos permitidas em mesa, o Humano é ainda mais desequilibrado? Vejam, a versão alternativa do humano permite dentre outras coisas aumentar em um os valores de duas Habilidades diferentes e ainda garante um talento. Se você pega um talento como esse do Tavern Brawler, que tem entre seus benefícios aumentar os valores de STR e CON em um, junta-se o melhor dos dois mundos: otimização de Habilidades e mais benefícios diversos. E lembrando que, de acordo com o Alpha Draft, tem outros talentos no estilo do Tavern Brawler.

Ou seja, pode-se otimizar Habilidades/Atributos, de maneira que estatísticas como Ataque, Dano, número da magias conhecidas, sejam sempre superiores a outras combinações de classes e raças (além de ser a única raça que potencialmente pode resolver os problemas de MAD). E de graça, os outros benefícios do talento, que em geral não são tão inúteis.

De fato, eu não tinha notado esse detalhe. O Humano + Talento Extra pode conseguir o +2/+1 (Ou mesmo +1/+1/+1) em atributos, assim como diversos benefícios em talentos que podem ser superiores a habilidades raciais.

E lembre-se que com o limite de 15 em um atributo se usar o método Point-Buy, o +2 em um atributo não é tão importante assim, já que o maior modificador de atributo a ser conseguido é o mesmo.

Mudando levemente, um detalhe curioso que foi indicado nos fóruns da Wizards - Iniciativa é um teste de Destreza, nenhum pouco diferente de outros testes. Você pode conseguir Vantagem/Desvantagem nela ao conseguir Vantagem em Destreza, assim como ela interage com outras regras normais para testes (embora, não creio que é possível ter Proficiência nessa rolagem).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 24, 2014, 06:18:44 pm
Post duplo, mas não creio que seja um problema: Saiu uma entrevista do Mearls e do Crawford no The Mary Sue (http://www.themarysue.com/sexuality-and-gender-diversity-dungeons-and-dragons-next/). Alguns trechos:

Can you explain how that wording came about for the Sex entry in Personality and Background?

(click to show/hide)

TMS: What earlier designers or game rules do you feel helped aid this addition?

(click to show/hide)

TMS: Given that the designers and writers are predominately male for D&D, exclusively so I believe for the Basic Rules, do you find panels and playtesting effective in informing any concerns that might arise among women who play D&D? Or is that a concern in the design process?

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 24, 2014, 06:44:36 pm
Citar
Kate Irwin as the art director.

Já sei o nome da responsável por essa arte horrível dos livros
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 24, 2014, 06:48:28 pm
Citar
Já sei o nome da responsável por essa arte horrível dos livros

Eu diria o extremo oposto. Só falta adicionarem o Tony diTerlizzi e chutarem os Tieflings (e Samurais) para eu me simpatizar mais com Next nessa área.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 24, 2014, 07:41:15 pm
Post duplo, mas não creio que seja um problema: Saiu uma entrevista do Mearls e do Crawford no The Mary Sue (http://www.themarysue.com/sexuality-and-gender-diversity-dungeons-and-dragons-next/). Alguns trechos:

 :duh:

Resumindo: estamos mais preocupados com a imagem do que com o conteúdo (que é o mesmo que todo mundo já conhece e estamos pegando de vários lugares por ai sem pedir).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: AKImeru em Julho 24, 2014, 08:19:38 pm
"Very early on, we decided that we were going to avoid bare midriffs, cleavage, and other common gaming tropes. We only use those if a specific character would actually dress that way."


HERP DE LE DERP
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Nibelung em Julho 25, 2014, 12:59:01 am
(http://i62.tinypic.com/2ypao10.jpg)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 25, 2014, 09:47:28 am
Citar
Resumindo: estamos mais preocupados com a imagem do que com o conteúdo (que é o mesmo que todo mundo já conhece e estamos pegando de vários lugares por ai sem pedir).

Yeah, atmo. Exatamente isso.

Citar
HERP DE LE DERP

Citando a última tirinha de Order of the Stick: Like dungeon delving with a bare midriff, all I can say is that it seemed like a good idea at the time.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 25, 2014, 09:52:39 am
"Very early on, we decided that we were going to avoid bare midriffs, cleavage, and other common gaming tropes. We only use those if a specific character would actually dress that way."


HERP DE LE DERP

chainmail bikinis  :dança:

Citando a última tirinha de Order of the Stick: Like dungeon delving with a bare midriff, all I can say is that it seemed like a good idea at the time.

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 25, 2014, 08:44:24 pm
Citar
chainmail bikinis  :dança:

A Wizards of the Coast mantém há mais de 15 anos restrições pesadas a certos tipos de arte, especialmente Chainmail Bikini. Embora ainda haja alguns resquícios disso (especialmente "boobplates") e mesmo Magic voltou a aceitar CBs em circunstâncias específicas (criaturas aquáticas, anjos), eu ficaria imensamente surpreso em ver algo parecido com esse tipo de armadura em Next.

Edit: Saiu mais material no Escapist (http://www.escapistmagazine.com/news/view/136372-Exclusive-The-Table-of-Contents-and-Sorcerer-From-the-D-D-Players-Handbook).

Detalhe para a Tabela - 83 páginas de material dedicado apenas para Conjuradores, menos do que no PH 3.5 (132 páginas), que o Black Book do AD&D (128 páginas) e o Original do AD&D (108 páginas), contando com uma classe conjuradora a mais (Warlock). Apenas confirmando o que todo mundo já esperava.

Pela tabela, o Feiticeiro está inalterado quanto ao Alpha Draft, ao menos na progressão de habilidades. E qual a identidade mecânica da classe, agora que Magos não prepararam exatamente suas magias? No máximo, ele tem Metamagia, mas o Mago emula algo parecido com sua Escola Favorita, e as Origens dele não modificam muito o personagem.

É até engraçado ver como Feiticeiro, Warlock e Mago eram classes bastante distintas na 4e - agora são praticamente a mesma.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Julho 25, 2014, 10:03:14 pm
Boobplate e Chainmail Bikini agora é tradição também?

Ou depende do Mearls achar que é?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 25, 2014, 10:04:05 pm
É até engraçado ver como Feiticeiro, Warlock e Mago eram classes bastante distintas na 4e - agora são praticamente a mesma.

Então feiticeiros voltaram a ser apenas "magos que já nascem sabendo".

Eu pensei que já que o next e apenas uma 3e requentada, eles iriam deixar o warlock igual aquele do completo do arcano. mas eles devem ter achado que ele ia parecer 4e demais  :b
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 25, 2014, 10:21:28 pm
Eu tenho que admitir que eu fui hiperbólico naquela comparação. Existem algumas diferenças entre conjuradores, mas são menores do que a 3.5. Nela:

Mago: Conjurador que Prepara Magias.
Feiticeiro: Conjurador Espontâneo.
Warlock: Conjurador Ilimitado.
Bardo: Conjurador Parcial, Jack of All Trades e Buffer.

Contudo no Next, com o chamado sistema Neovanciono (Você não prepara magias, mas sim slots, diversas magias podem ser usadas em slots diferentes) sendo utilizado em todas as classes, as diferenças são mais em habilidades de classes:

Mago: Escola Favorecida.
Feiticeiro: Metamagia e Linhagem
Warlock: Complexidade Desnecessária.
Bardo: Escola de Bardo, Jack of All Trades e Buffer.

Um detalhe curioso - o Mago me parece o Conjurador Arcano mais simples de jogar e gerenciar, porque ele só precisa manusear sua lista de magias, enquanto o Feiticeiro tem que lidar com outro recurso diário (Sorcery Points), o Warlock tem 3 formas de usar magias diferentes e o Bardo também usa bastante perícias e auxílio a aliados.

Citar
Boobplate e Chainmail Bikini agora é tradição também?

Eram incrivelmente comuns na arte fantástica, e ainda são especialmente em quadrinhos e MMO (os Orientais são insuperáveis nisso, mas os Ocidentais não são muito melhores). Caso duvide, visite o Bikini Armor Battle Damage (http://bikiniarmorbattledamage.tumblr.com/) (Potencialmente NSFW).
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 25, 2014, 11:04:11 pm
Eram incrivelmente comuns na arte fantástica, e ainda são especialmente em quadrinhos e MMO (os Orientais são insuperáveis nisso, mas os Ocidentais não são muito melhores). Caso duvide, visite o Bikini Armor Battle Damage (http://bikiniarmorbattledamage.tumblr.com/).

Eu sugiro uma advertência aqui por conteúdo impróprio.  :linguinha:
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Brunão em Julho 26, 2014, 10:45:34 am
Se a experiência de alguém em AD&D 2e e D&D 3.x (edições mais conhecidas no Brasil) é limitada majoritariamente entre os níveis 1-11, o jogo não dura o bastante para ver o Mago dominando o Cosmos e o Guerreiro só tendo aumento em dano corpo-a-corpo.

Tá explicado porque eu tenho a impressão de que o LFQW não era um problema tão grande assim no AD&D...o engraçado é eu fiquei incomodado com isso na 3.x e bem antes do 11º nível... porque o AD&D ainda tinha uma série de coisas que "embaçavam" a vida dos conjuradores arcanos (% de aprender magia, a coisa de ter que encontrar a magia para copiar, etc.)... que foram removidas na 3.x e tornaram a vida dos arcanos ainda mais fácil. Ás vezes, fico pensando se recriar esses "embaços" (ou criar "embaços" similares) não poderia amenizar o problema no Next... por outro lado, fico pensando se esse não seria um modo muito "antijogo" de amenizar o problema...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Smaug em Julho 26, 2014, 12:14:21 pm
Citar
por outro lado, fico pensando se esse não seria um modo muito "antijogo" de amenizar o problema...
Acho que seria um método mais preguiçoso, poupa trabalho de ter que admitir e repensar toda a mecânica dos conjuradores.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 26, 2014, 01:01:25 pm
Citar
Acho que seria um método mais preguiçoso, poupa trabalho de ter que admitir e repensar toda a mecânica dos conjuradores.

O que não vai ocorrer depois de D&D 4e.

Por isso não faz muito sentido discutir limitações no poder de Conjuradores - qualquer limitação disso é malvista pelos fãs, não é uma surpresa que que as que foram colocadas em D&D Next apareceram de última hora ou mal foram vistas nos Playtests. Basta ver -as classes de D&D Next é relativamente próximo a edições anteriores a D&D, exceto ao lidar com Conjuradores - eles receberam todas benesses de todas edições - incluindo 4e.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Brunão em Julho 26, 2014, 01:38:29 pm
O que jamais vai ocorrer depois de D&D 4e.

Sim, mas e qto no plano "caseiro" e pessoal, como um conjunto de House Rules? Vcs acham que isso poderia amenizar o LFQW e ainda ter apelo com jogadores não mto fãs de 4e? Ou é mais fácil buscar um "outro D&D"?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 26, 2014, 02:00:38 pm
Citar
Sim, mas e qto no plano "caseiro" e pessoal, como um conjunto de House Rules? Vcs acham que isso poderia amenizar o LFQW e ainda ter apelo com jogadores não mto fãs de 4e? Ou é mais fácil buscar um "outro D&D"?

Se não são fãs de D&D 4e, então esses jogadores provavelmente querem e gostam do trope dos Magos Quadráticos, então não é preciso modificar o Next. Aproveite e divirta-se sob o ombro de gigantes.

Mas se deseja importunar mais algumas classes, vejamos (Eu vou ignorar o Warlock temporariamente):

1. Retire o conhecimento automático de todas magias divinas. Deixe-os aprender magias como outros conjuradores (Mago, por exemplo). Todos usariam um Livro de Oração (aka, Grimório).

2. Aumente o preço e o tempo necessário para aprender magias (Se um não-Conjurador demora 250 dias para aprender a jogar Truco, um Conjurador deveria precisar de tempo similar).

Como um exemplo, aprender uma magia agora exigiria 2 dias para cada nível de magia (ao invés de 2 horas), com um teste de Spellcasting Ability + Proficiency CD 16 + Nível de Magia. Se falhar, nada de aprender magias.

3. Conjurar Magias em Área Ameaça gera Ataque de Oportunidade. Ser alvejado por um AdO exige um Teste de Concentração para não perder a magia conjurada (e obviamente, outro teste caso ele tenha uma magia de Concentração já conjurada) - isso exigira mudar o talento Mage Slayer, que é o que dá essa habilidade.

4. Magos não podem aprender magias de ao menos 2 Escolas, nem usar Ítens Mágicos que permitam fazer isso.

São coisas que já existiam em edições anteriores, que misturadas ao Next, podem incomodar um pouco mais os Semideuses na Terra.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 29, 2014, 05:50:09 pm
Pra quem não tinha visto, liberaram um preview do bardo (http://www.d20monkey.com/2014/07/28/the-bard/).

Está bem parecido com o que foi visto no Alpha PHB e particularmente eu gostei muito da classe, pois conseguiram manter a sua identidade e ainda a transformaram em um full caster capaz de substituir o clérigo ou druida como healer/suporte do grupo (algo que já tínhamos visto na 4ed, mas que não acontecia na 3.x, pelo menos não sem o uso de PrCs).

O bardo continua versátil, com uma pinta de faz tudo, mas consegue ser realmente efetivo no papel de healer/suporte, o que lhe garante um papel mais definido e acaba com o rótulo de "pato" (faz tudo, mas não é bom em nada) que essa classe recebeu na 3.x.

Mago: Escola Favorecida.
Feiticeiro: Metamagia e Linhagem
Warlock: Complexidade Desnecessária.
Bardo: Escola de Bardo, Jack of All Trades e Buffer.

Não sei o porquê, mas eu ri muito dessa descrição que você deu para o Warlock.

Citar
Um detalhe curioso - o Mago me parece o Conjurador Arcano mais simples de jogar e gerenciar, porque ele só precisa manusear sua lista de magias, enquanto o Feiticeiro tem que lidar com outro recurso diário (Sorcery Points), o Warlock tem 3 formas de usar magias diferentes e o Bardo também usa bastante perícias e auxílio a aliados.

Que o mago é mais simples, isso é fato. Talvez eles tenham tido essa preocupação de manter o mago mais simples para torná-lo mais atraente para iniciantes, visto que ele está presente no Basic D&D e os demais só no PHB, que é mais voltado para jogadores com certa experiência no jogo.

Se a experiência de alguém em AD&D 2e e D&D 3.x (edições mais conhecidas no Brasil) é limitada majoritariamente entre os níveis 1-11, o jogo não dura o bastante para ver o Mago dominando o Cosmos e o Guerreiro só tendo aumento em dano corpo-a-corpo.

A Wizards já constatou em pesquisas que a maioria dos grupos não ultrapassa o nível 10 em uma mesma campanha - muitas vezes o grupo se desfaz, o mestre fica sem tempo, ou então o pessoal enjoa e vai jogar outro jogo diferente -portanto o famigerado desequilíbrio casters x non-casters nunca afetou a grande maioria dos jogadores.

Isso explica um pouco do porque da 4ed não ter feito sucesso, um dos pontos fortes dessa edição foi corrigir essa discrepância, porém muita gente não foi sequer afetada por ela.

Aliás, já que mencionei a 4ed, uma coisa que eu percebi lá em meados de 2010 é que muita gente gostou do sistema em 2008, mas depois de uns dois ou três anos jogando, cansou do sistema e partiu para outras alternativas, como o Pathfinder. Inclusive esse título de mais vendido do Pathfinder tem uma mão de muito ex-jogador da 4ed, por incrível que pareça.

Um amigo meu, que aliás não é hater da 4ed, optou por essa via de voltar a 3.x e a explicação dele é que a 4ed conseguiu equilibrar tudo, porém deixou os conjuradores bem menos interessantes de se jogar do que antes, o que de toda forma trazia uma perda para o jogo. Vale salientar que ele nunca jogou muito de combatente ou mestrou para um grupo de nível alto, então ele não sentiu na pele o problema do desequilíbrio e por isso preferiu ficar na 3.x "com os seus conjuradores mais divertidos" - mesmo gostando da 4ed também.

Ás vezes, fico pensando se recriar esses "embaços" (ou criar "embaços" similares) não poderia amenizar o problema no Next... por outro lado, fico pensando se esse não seria um modo muito "antijogo" de amenizar o problema...

É uma forma de amenizar o problema com certeza e na falta de melhores alternativas, isso pode ser tentado para tornar o jogo mais justo.

Porém, essa alternativa de criar embaço ou atazanar os conjuradores não é a solução ideal, pois de certa forma compromete a diversão de quem joga de caster e favorece situações como a do meu amigo acima. O ideal mesmo seria propiciar que os combatentes ficassem mais versáteis e menos limitados para que jogar com eles valha tanto a pena quanto jogar com um caster.

Se o jogo quebra nos níveis altos porque os conjuradores se tornam semi-deuses, por que não permitir que os combatentes de nível alto se tornem semi-deuses também?

Ao invés de nivelar todo mundo por baixo por que não nivelar todos por cima? Se for pra jogar um sistema com conjuradores limitados e restritos, já existem outros jogos que o fazem muito bem (se não estou enganado o próprio Iron Heroes do Mike Mearls já fazia isso...), então seria melhor nem insistir com o D&D pra começar.

Acredito que o maior obstáculo para esse approach de melhorar os combatentes é a demanda enorme de fãs que os querem como classes simples. Equilibrar uma classe simples com outra complexa me parece algo bem complicado de se fazer.

Por isso eu gostei da 5ed. ter usado a fórmula de subclasses/builds, pois dessa forma eles podem lançar conjuradores simples e combatentes complexos em suplementos para quem assim o quiser -sim, existe uma boa demanda para conjuradores simples também.

D&D 4e entre sistemas mecanicistas e sistemas narrativistas que dão a todo jogador o poder de influenciar cenas (Houses of the Blooded). Inacreditavelmente, as primeiras encarnações de D&D (AD&D 1e, D&D) tinham um sistema suficientemente cruel que fazia um Conjurador ter grandes dificuldades em sobreviver até chegar ao ponto de ser um "Semideus na Terra". Não é o tipo de equilíbrio desejado por muitos jogadores atualmente, mas não deixa de ser um detalhe curioso - e creio que o Lumine tem dois ou três ótimos textos sobre isso.

Houses of the Blooded é um jogo de fantasia medieval? A única coisa que eu sei sobre ele é que usa como base o sistema Fate, mas não sei nada de sua proposta ou ambientação.

Isso me lembrou de que um dos módulos prometidos pela equipe de design da 5ed é o tal módulo narrativo. Só espero que ele seja algo melhor do que um apanhado de mecânicas copiadas do Fate e de outros sistemas modernos.  :b

Citar
Caso não queira, existem opções marciais mais complexas (Guerreiro Battle Master focado em Talentos, Monge, Ladino Arcane Trickster) que chegam ao nível de escolha/complexidade de um Conjurador Incompetente (Paladino, Ranger). E dos Conjuradores, todos são complexos - com o Feiticeiro sendo um pouco menos, e o Warlock sendo um exemplo-mor de "Complexidade Estúpida".

Não li direito o Ranger, mas pelo que eu vi do Paladino, a classe ficou muito boa apesar de não ser um full caster. Afinal, ele consegue acesso até magias de 5º nível -o que não é pouco- e tem na sua lista a melhor seleção de auto-buffs e damage boosts do jogo. No mínimo ele rivaliza com os full casters em combate e pode ficar ainda mais versátil se pegar Ritual Caster (bardo).

A impressão que eu tive é que na 5ed os half-casters estão bem melhores do que na 3.5.

--

Por fim, gostaria de compartilhar uma house rule que um usuário do fórum da Wizards postou por lá. A ideia serve bem para jogos High Magic, com presença fácil de itens mágicos, e se utiliza da mecânica de attunement deles para amenizar o desequilíbrio entre as classes.

No caso, casters conseguiriam se sintonizar a 1, half-casters a 2, enquanto non-casters poderiam se sintonizar a 3 itens mágicos que exigem attunement ao mesmo tempo. 

É mais uma forma de amenizar o desequilíbrio, nem que seja só um pouco, e tem o lado positivo de fazê-lo sem que seja necessário impor restrições adicionais a nenhuma classe.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 29, 2014, 06:44:06 pm
Citar
porém deixou os conjuradores bem menos interessantes de se jogar do que antes

Um amigo meu diz a mesma coisa. pra mim isso sempre soou como "eu não posso mais invadir o nicho dos outros, então não tem mais graça"

Citar
A Wizards já constatou em pesquisas que a maioria dos grupos não ultrapassa o nível 10 em uma mesma campanha - muitas vezes o grupo se desfaz, o mestre fica sem tempo, ou então o pessoal enjoa e vai jogar outro jogo diferente -portanto o famigerado desequilíbrio casters x non-casters nunca afetou a grande maioria dos jogadores.

Serio que as pessoas demoram isso tudo pra perceber o desequilíbrio ? eu já percebia isso no quinto ,sexto nível
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Smaug em Julho 29, 2014, 07:20:10 pm
Citar
Um amigo meu diz a mesma coisa. pra mim isso sempre soou como "eu não posso mais invadir o nicho dos outros, então não tem mais graça"
Bem por ai, não conheci nenhum jogador que tenha desgostado do equilíbrio da 4e que não gostasse de ser o faz-tudo que resolve todos os encontros sozinhos. É o mesmo cara que em lobisomem tenta ocupar todos os augurios...

Citar
Serio que as pessoas demoram isso tudo pra perceber o desequilíbrio ? eu já percebia isso no quinto ,sexto nível
Esses níveis são sacanas. O desequilíbrio começa a pender pros conjuradores de forma sutil. Se o cara não tem um bom conhecimento da mecânica ou interesse de se aprofundar no jogo não vai perceber mesmo... mas é só ver que a partir do 5º nível que se pode pegar uma classe de prestigio... e nesse ponto todo guerreiro já tem algum nível de mago ou de outra classe que vai abrir uma classe de prestigio conjuradora pra ele...
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 30, 2014, 01:32:33 pm
Atualizaram o site oficial (http://dnd.wizards.com/) de D&D pra nova edição, e lançaram um teaser pro Tyranny of Dragons:
http://youtu.be/j2dDqOlBXPg (http://youtu.be/j2dDqOlBXPg)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 30, 2014, 03:53:16 pm
Eu só queria saber por que eles vão lançar os livros básicos em datas diferentes ?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 30, 2014, 04:42:04 pm
Eu só queria saber por que eles vão lançar os livros básicos em datas diferentes ?

Para ganhar mais tempo para trabalhar no MM e no DMG, e assim minimizar a quantidade de erratas para esses livros.

Também pode servir como estratégia para as vendas do PHB financiar os custos de impressão e distribuição desses dois outros livros, apesar de que uma empresa grande como a Hasbro não precisaria disso.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 30, 2014, 05:19:59 pm
mas assim os consumidores não vão esperar terem saido os tres livros pra comprar tudo de uma vez ?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 30, 2014, 05:47:34 pm
Muitos vão esperar, claro. Mas sempre tem os apressadinhos que compram logo antes, sem falar que sites como a Amazon estão fazendo boas ofertas para a pré-venda desses livros, então pode compensar financeiramente comprar cada um na pré-venda do que comprar todos juntos depois de lançados -embora seja bem plausível que essas mesmas lojas façam promoções de box contendo os três livros básicos, nesse caso valeria a pena esperar mesmo.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Bispo em Julho 31, 2014, 10:22:29 am
Agora algumas coisas parecem ficar mais claras. E é meio decepcionante. (http://failforward.co.uk/post/93348768153/how-dungeons-and-dragons-is-endorsing-the-darkest-parts)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 31, 2014, 10:31:54 am
A wizards devia seguir o exemplo da blizzard: se eles dessem ouvidos aos saudosistas, diablo 3 seria diablo 2 apenas com gráficos melhores
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 31, 2014, 11:22:32 am
Citar
A wizards devia seguir o exemplo da blizzard: se eles dessem ouvidos aos saudosistas, diablo 3 seria diablo 2 apenas com gráficos melhores

A Wizards fez isso e se chama D&D 4e. A edição que hoje ela faz o máximo possível (e com motivos bastante razoáveis) para fingir que não existiu. 
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 31, 2014, 01:29:17 pm
E saiu um preview do Bárbaro (http://www.dungeonbastard.com/?p=836#more-836).

Mais uma vez, bem parecido com o que foi visto no Alpha Draft do PHB. O detalhe fica por conta da ilustração que ficou muito boa.  :)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 31, 2014, 01:35:18 pm
Agora algumas coisas parecem ficar mais claras. E é meio decepcionante. (http://failforward.co.uk/post/93348768153/how-dungeons-and-dragons-is-endorsing-the-darkest-parts)

Eu já tinha lido sobre esse Zak S. É difícil compreender como teve gente que deu moral ao ponto dele ter essa influência toda.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 31, 2014, 02:50:46 pm
Não me admira esse esforço todo da equipe de design do D&D em tornar o jogo mais atrativo para o pessoal do movimento Old School.

Encaremos a realidade: foi-se o tempo em que os grognards eram só uns punhados de velhos que jogam AD&D 1ª edição desde a década de oitenta, que só fazem reclamar e ninguém dá ouvidos.

Antes da quarta edição existia meio que uma tendência entre os jogadores de sair de uma edição antiga e ir para a nova sempre que saísse uma nova edição de D&D. Claro que sempre houveram jogadores que não aderiam às novas edições e ficavam com as mais antigas. Só que eles eram a grande minoria e ninguém dava muito ouvidos a eles.

A grande maioria migrava de edição, mesmo que estivesse contente com as antigas, na tentativa de ter um jogo ainda melhor.

Com o advento da 4ª edição, uma grande parcela do público ficou desapontada e não migrou para o sistema ou desistiu dele depois de jogá-lo por pouco tempo. Só que o grupo que não migrou ficou dividido: uma parte ficou na 3.x com os livros antigos ou Pathfinder, e outra parte, depois de verificar que não ia mais acompanhar a onda de seguir a versão mais recente, resolveu voltar para as versões ainda mais antigas que lhe divertiram tanto no passado.

Só que esse pessoal não voltou para AD&D e anteriores calado. Começaram a difundir textos daqueles grognards que ninguém dava ouvidos no passado ou então eles mesmos começaram a publicar textos afirmando como redescobriram o prazer de jogar RPG após reler os livros básicos de AD&D.

E foi assim que o famigerado movimento Old School ganhou força. Hoje em dia, a coisa tomou proporções tão grandes a ponto de ter gente iniciada com a 3ª edição se afirmando como Old School e jogando atualmente com uma Rules Cyclopedia do Basic D&D.

Pra se ter uma ideia, esse movimento fez tanto barulho lá fora que foi importado até para o Brasil. Chega a ser irônico ver ex-jogadores de D&D 3.x e 4ed se afirmando como Old School e fãs de AD&D ou Basic D&D na blogosfera brasileira - jogos que já existiam bem antes da época em que eles estavam por aí felizes jogando as edições mais recentes.

Por tudo isso a Wizards of The Coast começou a voltar os seus olhos em relação aos grognards e tem feito um grande esforço para agradá-los, afinal uma boa parcela dos que se afirmam como Old School hoje em dia eram seus consumidores até 2008, pouco tempo atrás.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: MaNdRaK em Julho 31, 2014, 03:57:49 pm
Não me admira esse esforço todo da equipe de design do D&D em tornar o jogo mais atrativo para o pessoal do movimento Old School.

Encaremos a realidade: foi-se o tempo em que os grognards eram só uns punhados de velhos que jogam AD&D 1ª edição desde a década de oitenta, que só fazem reclamar e ninguém dá ouvidos.
...

Por tudo isso a Wizards of The Coast começou a voltar os seus olhos em relação aos grognards e tem feito um grande esforço para agradá-los, afinal uma boa parcela dos que se afirmam como Old School hoje em dia eram seus consumidores até 2008, pouco tempo atrás.

(click to show/hide)

Cara, eu não fui pra 4a edição. Eu até queria mas o grupo resistiu pacas e ficamos na 3e mesmo. Não me considero um grognard por isso (talvez eu seja), mas me interessei pela quinta.

Lendo o seu post percebi que eu talvez seja O exemplo estatístico do acerto da WoTC.  :hum:

Notem que ainda não li nenhum material. Eu acompanho as discussões de vcs aqui, mas propositalmente não abri nenhuma imagem sequer de livro nenhum. Nessa edição, eu quero me deixar ser surpreendido pelo que vier. Acho que agora estou me considerando um experimento, hahahha.

Confesso que tem sido difícil aguentar a curiosidade, mas a possibilidade de ter uma boa nova edição me fez acalmar a perereca  ^_^

Um dia conto pra vcs como foi levar essa 5a edição pro grupo, e como foi a reação do grupo de controle.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Sirus em Julho 31, 2014, 04:12:32 pm
A Wizards fez isso e se chama D&D 4e. A edição que hoje ela faz o máximo possível (e com motivos bastante razoáveis) para fingir que não existiu. 

Isso só quando se trata dos combatentes  :P

Na verdade nego não se importa se as regras são novas ou antigas, desde que os conjuradores continuem sendo deuses e os combatentes apenas macacos segurando pedaços de metal afiado
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 31, 2014, 05:09:37 pm
Citar
Não me admira esse esforço todo da equipe de design do D&D em tornar o jogo mais atrativo para o pessoal do movimento Old School.

Encaremos a realidade: foi-se o tempo em que os grognards eram só uns punhados de velhos que jogam AD&D 1ª edição desde a década de oitenta, que só fazem reclamar e ninguém dá ouvidos.

Eu duvido consideravelmente disso - o movimento OSR é tão ou mais marginal do que seu antagonistas Forgistas e do RPG-as-Story. Eles podem ser igualmente vocais, mas eu não vejo nenhum motivo para acreditar que eles sejam algo sequer comparável aos defensores de D&D 3.X (Seja o original, seja Pathfinder) - até mesmo 13th Age deve ter mais impacto em D&D Next do que OSR.

E um sistema onde Conjuradores tem magias sem limites, não correm riscos de ficar sem recursos, onde métodos de cura são incrivelmente abundantes dentro e fora de combate (algo que nem a 4e Era, Cura em Combate não era fácil) a ponto da aventura do Starter Set gerar reclamações pelo excesso de Cura, onde não há monstros incrivelmente letais que você tenha que fugir ao invés de combate e onde efeitos Save or Die ou Save or be Cursed Forever praticamente não existem não é algo que eu chame de "Old School". É preciso ser bastante crédulo na Wizards of the Coast para considerar Next algo remotamente similar a isso - o mesmo grau de credulidade necessário para achar que o "Módulo de Combate Tático" trará combatentes decentes.  :P

Citar
Chega a ser irônico ver ex-jogadores de D&D 3.x e 4ed se afirmando como Old School e fãs de AD&D ou Basic D&D na blogosfera brasileira - jogos que já existiam bem antes da época em que eles estavam por aí felizes jogando as edições mais recentes.

O mais engraçado é ver alguém se denominar Old School Gamer sem ter passado por uma Red Box, Rules Cyclopedia ou mesmo um Blue Book do AD&D 2e, assumindo que o Old School Revival recria toda a experiência deles.

Sem contar que o discurso OSR está se misturando por essas bandas com o discurso Teatralista que você encontraria no final dos anos 90/Começo 00, gerando uma cria exótica entre alguém que quer reviver um estilo de jogo (que praticamente não existiu por aqui) com o discurso que quis sepultá-lo.  :P
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lunguinho em Julho 31, 2014, 07:47:17 pm
Eu duvido consideravelmente disso - o movimento OSR é tão ou mais marginal do que seu antagonistas Forgistas e do RPG-as-Story. Eles podem ser igualmente vocais, mas eu não vejo nenhum motivo para acreditar que eles sejam algo sequer comparável aos defensores de D&D 3.X (Seja o original, seja Pathfinder) - até mesmo 13th Age deve ter mais impacto em D&D Next do que OSR.

Quanto aos americanos, realmente eu não tenho certeza, pode ser que lá eles sejam apenas uma minoria barulhenta mesmo. Mas é de se estranhar esse marketing todo que a Wizards fez em cima da venda de pdfs dos livros antigos e a enxurrada de material OSR que foi lançado nos últimos anos. Por mais que eles ainda sejam minoria, não me parecem estar em tão pouco número como acontecia há uns oito anos atrás.

E ao menos aqui no Brasil, a quantidade de pessoas que aderiu ao Old School foi bem expressiva. Porém, como você bem apontou no seu post, o movimento aqui foi deturpado em relação ao Old School lá de fora.

Citar
E um sistema onde Conjuradores tem magias sem limites, não correm riscos de ficar sem recursos, onde métodos de cura são incrivelmente abundantes dentro e fora de combate (algo que nem a 4e Era, Cura em Combate não era fácil) a ponto da aventura do Starter Set gerar reclamações pelo excesso de Cura, onde não há monstros incrivelmente letais que você tenha que fugir ao invés de combate e onde efeitos Save or Die ou Save or be Cursed Forever praticamente não existem não é algo que eu chame de "Old School". É preciso ser bastante crédulo na Wizards of the Coast para considerar Next algo remotamente similar a isso - o mesmo grau de credulidade necessário para achar que o "Módulo de Combate Tático" trará combatentes decentes.  :P

Concordo com você, apesar da política simpática a esse grupo adotada pela Wizards of The Coast,  a 5ª edição realmente não é Old School e o principal público alvo dela são os fãs da 3.x mesmo -embora ela tenha adotado elementos da 4E e uma ou outra coisa do AD&D pra tentar atrair também os fãs dessas outras edições.

Inclusive, tem um texto de um blog OSR brasileiro que constata exatamente isso, que embora os designers tenham prometido a possibilidade de se emular um estilo de jogo similar ao das edições antigas com o Basic D&D da 5ª edição, não foi isso que se observou no material disponibilizado. (http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/2014/07/entao-veio-5-edicao.html)

Aliás, pra quem não sabe, esse blogueiro brasileiro é um exemplo daquele jogador que citei no meu outro post: aquele que era feliz com a 4E até uns 3-4 anos atrás e hoje em dia é um fã fervoroso do AD&D 1E/Basic D&D/0D&D.

Cara, eu não fui pra 4a edição. Eu até queria mas o grupo resistiu pacas e ficamos na 3e mesmo. Não me considero um grognard por isso (talvez eu seja), mas me interessei pela quinta.

Lendo o seu post percebi que eu talvez seja O exemplo estatístico do acerto da WoTC.  :hum:

Você e seu grupo fazem parte da parcela mais numerosa de jogadores de D&D da atualidade: os que preferem a 3.x. Justamente por esses jogadores serem a maioria, são eles o principal público alvo desse novo D&D.

Curiosamente, aqui neste fórum esse pessoal é minoria, pois a maioria aqui prefere a 4E, mas a realidade lá fora é bem diferente. Quem quiser comprovar isso, basta dar uma olhada nos grupos de RPG que existem pelo facebook.

Citar
Notem que ainda não li nenhum material. Eu acompanho as discussões de vcs aqui, mas propositalmente não abri nenhuma imagem sequer de livro nenhum. Nessa edição, eu quero me deixar ser surpreendido pelo que vier. Acho que agora estou me considerando um experimento, hahahha.

Confesso que tem sido difícil aguentar a curiosidade, mas a possibilidade de ter uma boa nova edição me fez acalmar a perereca  ^_^

Um dia conto pra vcs como foi levar essa 5a edição pro grupo, e como foi a reação do grupo de controle.

Pelo perfil do teu grupo, fãs da 3.x que não aderiram à 4E, a tendência é que vocês gostem da nova edição.

Geralmente quem não está gostando da 5E ou é fã da 4E ou é jogador OSR, daqueles que jogam a primeira edição de AD&D ou afins.

Citar
O mais engraçado é ver alguém se denominar Old School Gamer sem ter passado por uma Red Box, Rules Cyclopedia ou mesmo um Blue Book do AD&D 2e, assumindo que o Old School Revival recria toda a experiência deles.

Sem contar que o discurso OSR está se misturando por essas bandas com o discurso Teatralista que você encontraria no final dos anos 90/Começo 00, gerando uma cria exótica entre alguém que quer reviver um estilo de jogo (que praticamente não existiu por aqui) com o discurso que quis sepultá-lo.  :P

Exatamente, tanto está misturado com o discurso teatralista que chegaram ao ponto de afirmar que Dungeon World -um RPG nitidamente narrativista- proporciona uma experiência Old School com mecânicas modernas.  :haha:

E eu que achava necessário um grid e miniaturas para se representar uma experiência de jogo típica do Basic D&D...  XD
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 31, 2014, 08:16:58 pm
Citar
Exatamente, tanto está misturado com o discurso teatralista que chegaram ao ponto de afirmar que Dungeon World -um RPG nitidamente narrativista- proporciona uma experiência Old School com mecânicas modernas.

Essa forma de aliança, entre Narrativismo e algo similar a OSR não é algo tão estranho assim, já que o Narrativismo é também uma resposta às promessas Teatralistas, além de ambos serem muito simpáticos a jogos sandbox-ish. Eu e o silva escrevemos algo sobre isso aqui (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1660.msg70525#msg70525) e aqui (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1660.msg70937#msg70937).

Citar
embora ela tenha adotado elementos da 4E e uma ou outra coisa do AD&D pra tentar atrair também os fãs dessas outras edições.

Touché, eu mesmo superestimei (em outro post) os elementos da 4e em Next. O que a Wizards faz tanto com OSG quanto Jogadores da 4e é o que se chama de Throw the dog a bone (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/ThrowTheDogABone).

Citar
E eu que achava necessário um grid e miniaturas para se representar uma experiência de jogo típica do Basic D&D...

O que leva a outro erro comum quando se trata de D&D Antigo - apesar das acusações frequentes desde o tempo em que Vampiro: a Máscara era novidade na qual D&D não passava de um boardgame/wargame requentado, feito para vender miniaturas de Chainmail, basta apenas olhar para a Redbox e ler isso na capa dela: This game requires no board because the action takes place in the player's  imagination.

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Julho 31, 2014, 10:28:05 pm
Minha nossa, o que será isso? (http://media.wizards.com/downloads/dnd/ADVLeague_PlayerGuide_TODv1.pdf)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Julho 31, 2014, 10:59:11 pm
Um manual do circuito de jogo organizado? O que tem de incomum?

EDIT: me ocorreu agora uma coisa. E o Neverwinter?

O jogo é fortemente baseado na 4e, e acho difícil que façam mudanças técnicas pra deixá-lo mais próximo da nova edição. Ele vai estar envolvido no Tyranny of Dragons, sim, mas e depois? Com a tendência atual de convergência de mídias, é meio discrepante múltiplos rulesets de D&D em atividade. Mas seria coerente com o "jogue a edição que quiser" dos últimos D&D Encounters.

Outra possibilidade é dar um revamp no DDO. Já trouxeram um pouco de Faêrun pra ele em uma atualização, então eu não duvidaria.

Talvez possa sair também novos jogos singleplayer, mas com algum componente multiplayer online de pequena escala, como era o plano original do NW.

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Julho 31, 2014, 11:51:52 pm
Citar
EDIT: me ocorreu agora uma coisa. E o Neverwinter?

Que eu saiba (eu nunca joguei ou me interessei por ele), Neverwinter é apenas levemente inspirado na 4e e usa Forgotten Realms ambientado pós-Spellplague, mas o próprio jogo parece que sofrerá mudanças, ao menos em seu "Lore" para acomodar o Sundering e a série Tyranny of Dragons:

https://www.youtube.com/watch?v=x2VggvvZeOo (https://www.youtube.com/watch?v=x2VggvvZeOo)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Nibelung em Agosto 01, 2014, 11:44:17 am
EDIT: me ocorreu agora uma coisa. E o Neverwinter?

Considerando que eu era jogador de DDO na época que a 4e saiu: a mesma dúvida apareceu na época. DDO prosseguiu firme e forte como um jogo baseado na 3.5, mas os elementos novos que foram adicionados começaram a mostrar alguns elementos da 4e, como os meio-elfos terem habilidades "dilettante", e a adição de Epic Destinies para os níveis épicos.

Eu acho que Neverwinter deve tratar a edição nova de forma similar.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Agosto 02, 2014, 07:57:21 pm
Zak S, eu já conheço de outros carnavais... Completo babaca, ala Cassaro.

Eu queria uma segunda opinião sobre esse artigo escrito pelo RPGpundit, só para ter certeza que não entendi errado...


http://therpgpundit.blogspot.com.br/2014/08/rpgs-you-should-look-at-if-you-care.html (http://therpgpundit.blogspot.com.br/2014/08/rpgs-you-should-look-at-if-you-care.html)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Agosto 02, 2014, 08:35:59 pm
Zak S, eu já conheço de outros carnavais... Completo babaca, ala Cassaro.

Eu queria uma segunda opinião sobre esse artigo escrito pelo RPGpundit, só para ter certeza que não entendi errado...


http://therpgpundit.blogspot.com.br/2014/08/rpgs-you-should-look-at-if-you-care.html (http://therpgpundit.blogspot.com.br/2014/08/rpgs-you-should-look-at-if-you-care.html)

Uau, ele fez um jabá-manifesto!

Inclusive tem um personagem entre os heróis que é transgênero. Reparem que é bem fácil notar qual é.
(http://2.bp.blogspot.com/-Irv5lgu2qJY/UT97u0fgJjI/AAAAAAAAASA/tWYYD-vzDcE/s1600/SALES+IMAGE.png)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Agosto 02, 2014, 09:55:36 pm
Isso é Indiano? Para ser tão... Boring....
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: kimble em Agosto 02, 2014, 10:54:59 pm
E falsa propaganda. Ele esquece de falar que seu RPG é um "D&D indiano", incluindo raças similares as básicas de D&D usando como nomes delas as castas da sociedade indiana. O que seria tudo bem se o sistema de castas não fosse ultrapassado, preconceituoso e estabelecesse um nível exclusivo para pessoas "intocáveis". Adivinha quem é que representa os meio-orcs no cenário?

O Pundit é um imbecil maluco e conspiracionista, do tipo que faz o Limbaugh parecer são. Ele defende, entre outras coisas, que existe um grupo dedicado a destruir ou corromper o RPG para um modelo menos machista e mais inclusivo.

Não sei se notaram, mas saiu um artigo apontando uma série de episódios passados onde Pundit e outro consultor (Zak alguma coisa) agiram de forma preconceituosa e depois assumiram um comportamento obsessivo de perseguição a pessoas que os irritaram (ou apontaram estas pessoas para que seus fãs atacassem).

Entre eles, mostrava como o Mike Mearls recebeu um alerta sobre os dois consultores e se comprometeu de investigar. Ele não só acabou por ignorar os fatos apontados, como discutiu com os dois consultores sobre o assunto. O que você NÃO faz quando existe uma indicação de assédio no assunto, porque pode levar ao reinicio da perseguição das vítimas. E depois ainda defendeu os dois consultores, dizendo que não encontrou nada que indicasse que eles tiveram um comportamento inapropriado.

Após o artigo, o assunto sobre a escolha dos dois consultores voltou a incomodar a WotC. O Mearls tomou a pior atitude possível nessa situação, ele iniciou um discurso sobre inclusão lançando uma série de tweets pra ninguém, falando como ele era a favor de jogos que não representassem um único ponto de vista, que existe preconceito sim e que isso deve ser combatido. Só que em nenhum momento ele criticou ou assumiu que o Pundit e amigo estavam errados em suas atitudes.

Ou seja, ele voltou atrás na opinião porque percebeu que o fiasco de incluir dois consultores conhecidamente problemáticos não iria ser esquecido tão cedo. Só que ao mesmo tempo, não teve coragem de assumir seu erro ou reprovar a atitude dos dois.

Não que fosse difícil de prever que esse fiasco ia acontecer. O Pundit criticava abertamente o Monte Cook na época que ele era designer da nova edição. Não em reuniões internas, ele fazia isso abertamente para todos os seus fãs lerem no blog.

Algo básico sobre profissionalismo, é que um bom profissional não critica um colega numa comunicação aberta. Você conversa com teu superior e (se possível) com a pessoa envolvida e tenta resolver a situação. Você não lava roupa suja na frente de todo mundo.

Qualquer bom profissional teria se livrado do Pundit naquela hora. Mas, ou o Pundit era considerado importante demais na sua capacidade de influenciar o movimento OSR, ou as reclamações dele quanto ao caminho do Cook fecharam com o caminho que o Mearls queria levar o jogo. Seja o que for, o Pundit continuou.

O fato do Mearls ter feito um discurso pró-inclusão e logo depois o Pundit fazer o mesmo (e o Zak também, que eu lembre), me fazem pensar que a WotC resolveu tentar conter a impressão negativa que o assunto todo gerou tentando fazer parecer que as pessoas estavam enganadas quanto aos dois.

O problema é que é preciso de mais que meia dúzia de tweets do Mearls e dois posts de blog, um de cada consultor, pra fazer esquecer anos de práticas preconceituosas e inapropriadas.

E enquanto a WotC ia de novo afundando em má administração, saiu um artigo de um fã transgênero que estava com medo em se assumir e que entrou em contato com a Paizo sobre o assunto (já que a empresa é conhecida por ter uma atitude inclusiva). Resultado: ele recebeu uma série de livros gratuitos, incluindo com autógrafos, mensagens de incentivo e marcações indicando passagens onde seus livros tratam do assunto como forma de encorajar a pessoa.

Isso é ser inclusivo. Não colocar dois ou três parágrafos num livro e depois contratar um cara que usa "gay" como forma de insultar alguém.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Macnol em Agosto 02, 2014, 11:33:57 pm
Sim, essa polêmica foi linkada aqui no tópico há alguns dias... e me caiu o cu da bunda descobrir que existe gente com o nível de transtornos mentais do RPGPundit nesse meio. E pior, com certa influência sobre os retardados oldscu que levam ele a sério.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Agosto 03, 2014, 08:56:28 am
Pelo menos é um barco diferente do autor stalker do Lamentations of Flame Princess.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: crudebuster em Agosto 03, 2014, 02:42:10 pm
Pena que eu não trolo profissionalmente mais. Esses babacas estariam fudidos na minha mão.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Agosto 03, 2014, 03:13:27 pm
Pelo menos é um barco diferente do autor stalker do Lamentations of Flame Princess.
Explica esse causo?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Agosto 03, 2014, 03:54:17 pm
(click to show/hide)

(click to show/hide)

(click to show/hide)

tl;dr É um tipo de OD&D com mestre assassino com FATAL-Lite.

O mais interessante, porém, é o negócio do autor ter (ou não) um treco com uma certa garota ruiva muito parecida com a que tá na capa e, após várias situações frustradas e nada agradáveis, terminar retratando a personagem citada em... bem, o cara é doido. Queria que o search do /tg/ tivesse pegando pra achar um dos threads que falava sobre esse caso.

Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Elven Paladin em Agosto 03, 2014, 04:28:03 pm
Citar
O Pundit criticava abertamente o Monte Cook na época que ele era designer da nova edição. Não em reuniões internas, ele fazia isso abertamente para todos os seus fãs lerem no blog.

Por curiosidade - o Pundit já trabalhava para a Wizards of the Coast na mesma época em que o Cook foi contratado e saiu pouco depois?
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Lumine Miyavi em Agosto 03, 2014, 04:42:40 pm
Valeu, Atmo.

Cara, Something Awful é uma boa fonte pra coisas como RPG. Graças a ele que o "rape magic" do Exalted 3rd edição foi levado ao grande público, ao invés de ficar escondido pelos fãs como "é uma opção madura!".
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Hikaru em Agosto 03, 2014, 05:54:10 pm
Citar
O Pundit criticava abertamente o Monte Cook na época que ele era designer da nova edição. Não em reuniões internas, ele fazia isso abertamente para todos os seus fãs lerem no blog.

Por curiosidade - o Pundit já trabalhava para a Wizards of the Coast na mesma época em que o Cook foi contratado e saiu pouco depois?

Se me lembro bem, sim. Mas posso estar errado.

Mas vivia metendo o malho no Monte, no site dele, por que não basta ser um babaca, tem ser nem um pouco profissional.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: kimble em Agosto 08, 2014, 12:03:18 am
Agora imaginem que um dos dois colaboradores (Zak alguma coisa) que foram criticados no artigo, junto com a namorada escreve um artigo atacando e tentando criar uma lista negra com o nome de todas as pessoas que apoiaram, comentaram ou mesmo só repassaram o artigo sem criticar. Pedindo que a WotC ou a Paizo não contratem estas pessoas e servindo como um "alerta". O que na prática, significa pedir pros fãs dele não comprarem mais de ninguém ligado, que apoiou ou mesmo só repassou o artigo.

E então ele vai e fecha isso tudo colocando o nome do Mike Mearls como uma das pessoas que apoia esta lista negra.

Isso nunca iria acontecer, né? (https://plus.google.com/101124544630127810102/posts/TLX45znzD5r)
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Atmo em Agosto 08, 2014, 12:26:47 am
Zak S, que o povo "apelidosamente carinhou" de Zakass.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: Heitor em Agosto 08, 2014, 01:16:01 pm
O mais interessante é que um cara que é envolvido com alt porn, que envolve os fetiches dos mais bizarros, fique nessa putice.

EDIT: mas tem um problema nesse embate. Os dois lados usam muito floreio e links em que é preciso recapitular discussões INTEIRAS para entender o contexto real.
Título: Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
Enviado por: GoldGreatWyrm em Agosto 08, 2014, 08:47:59 pm
Nem li e discordo desse Zak ae.