Autor Tópico: [D&D Next] House-Rules  (Lida 13428 vezes)

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[D&D Next] House-Rules
« Online: Agosto 14, 2014, 06:40:38 pm »
Yep, o sistema nem foi lançado oficialmente em certas partes do globo e já é hora de desperdiçar tempo com "remendos" ao D&D Next. Como muitos já deve estar cansados de ler, eu detesto o Guerreiro Next e nele vem algumas mudanças propostas. Antes de tudo, a motivação básica por trás dessas mudanças é tornar o Guerreiro uma classe mais versátil e que pode fazer escolhas significativas, sempre tendo a ferramenta adequada em mãos. Por praticidade, eu vou escrever "1/vez por encontro" ao invés de maneira extensa e camuflada que D&D Next usa. Com isso em mente, primeiro apenas as mudanças no "Guerreiro Básico":

Fighting Style
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Second Wind
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Familiaridade com Magia - Ganha no Nível 6
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Indomável
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« Última modificação: Setembro 18, 2015, 10:47:19 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #1 Online: Agosto 14, 2014, 07:29:58 pm »
Ótima iniciativa! Afinal, não adianta só reclamar!

Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos de RPG é que designers são falíveis e que não dá mais pra esperar por um sistema livre de imperfeições, portanto mudanças quase sempre são necessárias - mas devem ser feitas por bom senso, levando em conta o equilíbrio do jogo, e não na base do "mudei isso porque sim". 

Estou propenso a utilizar as regras que você apresentou, pois elas melhoram o guerreiro, mas não a ponto de inverter as coisas e ele passar a ficar mais forte do que os casters.

Só me restou uma dúvida: essa mudança nos Fighting Styles valeria somente para o guerreiro ou também serviria para outras classes que ganham essa feature, como paladino e ranger?

EDIT: Outra dúvida, os outros Fighting Styles, como o Dueling e Two Weapon Fighting continuariam funcionando da forma como estão no livro?
« Última modificação: Agosto 14, 2014, 07:33:12 pm por Lunguinho »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #2 Online: Agosto 14, 2014, 07:56:26 pm »
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Só me restou uma dúvida: essa mudança nos Fighting Styles valeria somente para o guerreiro ou também serviria para outras classes que ganham essa feature, como paladino e ranger?

No momento, Guerreiro apenas. Mas a princípio, não vejo nada que impeça que elas tenham uma habilidade similar - mas eu deixaria escolher o Fighting Style no início do encontro e só mudaria ao rolar Iniciativa.

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Outra dúvida, os outros Fighting Styles, como o Dueling e Two Weapon Fighting continuariam funcionando da forma como estão no livro?

Até eu ter ideias melhores, sim.

Citar
Estou propenso a utilizar as regras que você apresentou, pois elas melhoram o guerreiro, mas não a ponto de inverter as coisas e ele passar a ficar mais forte do que os casters.

Eu estou sendo deliberadamente conservador em mudanças.
« Última modificação: Agosto 14, 2014, 08:01:00 pm por Evola »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #3 Online: Agosto 14, 2014, 09:40:56 pm »
Post duplo, mas é por uma boa causa:

Battle Master (Elimine todas as habilidades de classe, salvo Combate Superiority)

Recuperando Superiority Dices (SD) (Adicione em Combat Superiority)
- 1/vez por encontro, Recupera 1 SD como uma Ação Bônus.
- 1/vez por encontro, utilize sua Ação para fazer um ataque. Caso atinja o Ataque, recupere todos os SDs.

Substituindo as habilidades de classe por:

Técnicas de Combate (Nível 3, 6, 9, 12, 15 e 18)
Permitem aprimorar e garantir usos diferentes para Manobras de Combate, ou modificam outras habilidades que um Guerreiro possui.  Funcionam analogamente às Invocations do Warlock.

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Manobras Mágicas (Acessíveis apenas por meio da Técnica Manobras Mágicas)

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Manobras
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« Última modificação: Agosto 22, 2014, 01:17:35 pm por Evola »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #4 Online: Agosto 14, 2014, 11:55:03 pm »
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Zéfiro: Gaste um SD. Por um encontro, o personagem aumenta seu deslocamento em 3m  e pode se deslocar em superfícies horizontais.
Não seriam verticais?

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #5 Online: Agosto 14, 2014, 11:57:43 pm »
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Não seriam verticais?

Yep, erro meu.  :P

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #6 Online: Agosto 15, 2014, 12:36:44 am »
Eu aumentaria o dano do ataque desarmado do Monge, porque começar com 1d4... Bleh...

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #7 Online: Agosto 15, 2014, 01:16:44 am »
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Eu aumentaria o dano do ataque desarmado do Monge, porque começar com 1d4... Bleh...

Ele pode aumentar seu dano usando um Espada Curta (d6, Finesse) no começo do jogo. Além disso, como o Monge não combate com duas armas, ele causa o modificador integral de seu atributo nos dois ataques que dá, ou seja, ele ataca com d6+3/d4+3 de dano, que é pouco diferente do que faz um Guerreiro com 2 armas nesse nível (d6+3/d6+3), a menos que seja Humano Alternativo. Além disso, no nível 2 o Monge passa a dar 3 ataques por turno via Flurry of Blows (2 vezes por encontro), que rapidamente viram 4 no nível 5.

Eu teria que ver como está a progressão de outras classes, mas o Monge não parece sofrer no departamento de Ataque e Dano, ao menos o que o segue o Way of the Open Hand.

Além disso, duas manobras adicionadas ao Guerreiro.
« Última modificação: Agosto 15, 2014, 01:31:27 am por Evola »

Re: [D&D Next] House-Rules
« Resposta #8 Online: Agosto 15, 2014, 03:04:45 am »
Estou lendo com calma ainda, mas em relação ao Battle Master, como que fica a interação dessas alterações com o talento Martial Adept?

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #9 Online: Agosto 15, 2014, 05:00:34 am »
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Estou lendo com calma ainda, mas em relação ao Battle Master, como que fica a interação dessas alterações com o talento Martial Adept?

Eu adicionaria a mecânica de recuperação de SD por meio do Ataque Padrão para ele. O principal motivo de eu modificar as manobras do Battle Master por meio de Técnicas de Combate é para não ter que alterar as próprias manobras, permitindo que o talento Martial Adept funcione como planejado pelos autores do D&D Next.

Incidentalmente, as duas manobras que coloquei são incrivelmente apropriadas para um Monge ou Ladino que compre Martial Adept.
« Última modificação: Agosto 15, 2014, 05:04:58 am por Evola »

Offline Atmo

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #10 Online: Agosto 16, 2014, 02:15:29 pm »
As minhas, até esse momento:

> Volta o limite de itens mágicos da 3.5: em vez de só três, fica um pra cada "slot";
> Um determinado item mágico é necessário para usar poções ou magias de cura como Ação Bônus, chamado Free Item (tirado de Valkyrie Profile);
> Todo mundo pode usar pergaminhos (ideia de uma campanha de ToNS+BoVD que nunca farei);
> O primeiro a citar *World games perde a próxima/atual sessão de jogo com alguma malvadeza minha.

E acho que só.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #11 Online: Agosto 19, 2014, 06:27:08 pm »
Algo que eu tenho que arranjar espaço para adicionar ao Guerreiro - Utility Talents for Fighters.

Citar
> Todo mundo pode usar pergaminhos (ideia de uma campanha de ToNS+BoVD que nunca farei);

Não é preciso HR para isso, qualquer personagem com um Arcana decente consegue utilizar pergaminhos. Do DM Basic Rules:

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« Última modificação: Agosto 19, 2014, 06:30:17 pm por Evola »

Offline kinn

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #12 Online: Agosto 19, 2014, 09:27:16 pm »
Alguma house rule pra essas magias roubadas vencedoras de dragões?
Pesquisas provam:
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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #13 Online: Agosto 19, 2014, 10:03:43 pm »
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Alguma house rule pra essas magias roubadas vencedoras de dragões?

Forcecage - Elimine-a do sistema.

Contagion - Sucesso em um Teste de Resistência permite ignorar os efeitos da doença por um turno (até ter 3 sucessos e anular a doença, ou ter 3 fracassos e ficar com ela por 7 dias. Não seria uma ideia ruim deixar a Doença a ser escolhida na hora que magia é preparada.

Otto's Irresistible Dance - Mude o nome para Otto's Sing-along Song e permita um teste de Sabedoria assim que for afetado pela magia. Opcionalmente, enquanto o Conjurador manter a concentração, ambos devem cantar algo assim:

« Última modificação: Agosto 19, 2014, 10:12:40 pm por Evola »

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #14 Online: Agosto 19, 2014, 10:09:32 pm »
O jogador deve cantar algo assim.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #15 Online: Agosto 19, 2014, 10:12:26 pm »
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O jogador deve cantar algo assim.

Eu não quero usar mecanismos de equilíbrio Pathfinderescos nele. Mas se a mesa inteira se transformar em um musical, todos ganham Inspiration.  :P
« Última modificação: Agosto 19, 2014, 10:16:54 pm por Evola »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #16 Online: Agosto 20, 2014, 12:13:49 am »
Usar as mecanicas de como Testes de Salvamento funcionam em M&M para efeitos, ao inves do velho Sucks Die or Die, é uma boa ideia?

Tipo, se você falhar X, sofre um efeito, se falhar por Y sofre outro efeito, e assim por diante.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #17 Online: Agosto 20, 2014, 08:17:39 pm »
Usar as mecanicas de como Testes de Salvamento funcionam em M&M para efeitos, ao inves do velho Sucks Die or Die, é uma boa ideia?

Tipo, se você falhar X, sofre um efeito, se falhar por Y sofre outro efeito, e assim por diante.
Dificil dizer, provavelmente reclamariam horrores por esse nerf absurdo aos efeitos save or sucks.

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #18 Online: Agosto 21, 2014, 09:17:07 am »
Usar as mecanicas de como Testes de Salvamento funcionam em M&M para efeitos, ao inves do velho Sucks Die or Die, é uma boa ideia?

Tipo, se você falhar X, sofre um efeito, se falhar por Y sofre outro efeito, e assim por diante.
Dificil dizer, provavelmente reclamariam horrores por esse nerf absurdo aos efeitos save or sucks.
Bom, provavelmente se guiar por quanto suas modificações provocariam ataques histericos em fãs puritanos seria uma boa ideia.

Offline kinn

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #19 Online: Agosto 21, 2014, 01:45:27 pm »
save or petrifique em estágios de lentidão / restrição / virou pedra é praticamente o único exemplo de save em estágios que serve...
como fazer save em estágios contra desintegrar? Ou lobotomia (poder psionico 3.5)
Pesquisas provam:
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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #20 Online: Agosto 21, 2014, 01:58:43 pm »
Qual a diferença entre Desintegrar é qualquer outra magia de dano que pode aniquilar o oponente? Claro que se fosse M&M seria reduzir a Resistência do oponente e dar dano ao mesmo tempo.

Então... Toque a Distância, com 1d8 ou 1d10 ou outro dano absurdo ao inves de algum efeito arbitrario?

Offline kinn

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #21 Online: Agosto 21, 2014, 03:03:19 pm »
Na prática, desintegrar é como magias save or die, porque o dano geral dele é maior que o padrão - mas só se perder no save.
Mas mude ela para outras que são efeito de morte e meu exemplo se mantém.
Pesquisas provam:
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #22 Online: Agosto 21, 2014, 09:17:27 pm »
Desintegrar destrói os restos, sempre exigiu ress diferente.

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #23 Online: Agosto 22, 2014, 01:04:33 am »
Na prática, desintegrar é como magias save or die, porque o dano geral dele é maior que o padrão - mas só se perder no save.
Mas mude ela para outras que são efeito de morte e meu exemplo se mantém.
Bem, minha resposta, você teria que reformular muitos efeitos nessa nova estrutura é um monte deles iria rodar ou mudar completamente a descrição. Não que seja algo ruim. Eu sempre achei coisas como Palavra Sagrada mais interessante que Palavra de Poder, Matar (que tecnicamente dava ara engoblar todas elas nessa estrutura).

Mas faz um tempo que joguei D&D normal, é somente um gambiarra de qualquer maneira, precia de muito chiclete para ficar funcional.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #24 Online: Agosto 22, 2014, 09:49:49 am »
Familiaridade com Magia - Ganha no Nível 6
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Eu não conheço o sistema. Isso aqui não vai fazer o guerreiro ter um dardo +5 do fogo, deixar todas as armas dele potentes demais não? Digo, criar uma escala de progressão. No 5º nível até armas +2; No 12º até armas +4.
(Não! Guerreiros não são overpower! Eu sei! Conjuradores são superiores!)


O jogador deve cantar algo assim.

Aí vira oldschool!

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #25 Online: Agosto 22, 2014, 09:57:05 am »
MagoCego, pode reparar que as vezes, sugestões de dar coisas pro guerreiro sempre tem uma ressalva por parte de quem lê do tipo "Mas isso vai deixar o guerreiro forte demais!", por reflexo. De tão acostumados a deixar o trabalho braçal desqualificado aos combatentes, nós temos um reflexo natural em ver algo assim.

Você esquece que itens mágicos são opcionais na conta do sistema, mas magia não é. Achar um item mágico depende da boa vontade do DM, num sistema onde o pressuposto é "itens mágicos são raros e ninguém vende eles", mas a magia não é.

Etc, etc.

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #26 Online: Agosto 22, 2014, 12:50:39 pm »
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Isso aqui não vai fazer o guerreiro ter um dardo +5 do fogo, deixar todas as armas dele potentes demais não?

Não existem armas +5 em D&D Next - as armas mágicas mais poderosas tem no máximo +3 em ataque e dano, são imensamente raras e exigem que seu personagem utilize um dos seus 3 "slots" de ítens mágicos potentes.  Sem contar que a habilidade somente cede o modificador estático do ítem mágico, não as habilidades dele.

Mas sim - o propósito dessa habilidade é deixar todas as armas que o Guerreiro empunhar serem potentes, tanto para reduzir contas (Eu tenho +9 de ataque com a minha Língua Flamejante, mas com aquela Cimitarra +1 eu só tenho +7 e com essa Manopla, +6) quanto para incentivar a troca de armas e estilos de combate durante um combate.
« Última modificação: Agosto 22, 2014, 01:07:00 pm por Evola »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #27 Online: Agosto 22, 2014, 10:41:36 pm »
Para quem gosta de Dungeon World.

Class-based Damage

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #28 Online: Novembro 25, 2014, 10:57:44 pm »
Atualizando o tópico, como eu estou com Ladino peculiar em jogo, uma subclasse que fiz para ele.

Antes de tudo, as inspirações óbvias da subclasse – parte vem de Fafhard e Conan Jovem, ambos combatentes ágeis e incrivelmente fortes, que não fazem uso de trajes pesados e que ignoram a ideia de “Honra em Combate”. A outra parte pode vir de duas fontes, uma Sombria e uma Heroica –Thalion de Shadow of Mordor e Edmond Dantés em Conde de Monte Cristo, especialmente na versão anime dele, Gankutsuou – alguém que impõe o horror em seus oponentes quanto ataca, destruindo a mente e o corpo de seus oponentes. A versão heroica é nada menos que Samwise Gamgee em Mordor, alguém cuja fama de grande oponente faz com que seus inimigos tremam ao enfrentá-lo.

Mecanicamente, é um Ladino Str-Primário que luta em Linha de Frente com habilidades de Debuff. Notem que a mudança do atributo primário exige que eu dê habilidades que compensem a "perda" do Melhor Atributo de Next.

O Bruto


Fafhard (esquerda) e Gray Mouser (direita).

A CD de qualquer habilidade do Bruto é 8 + Proficiência + Modificador de Força.

Nível 3:

Treinamento Brutal – Você pode realizar ataques furtivos com qualquer arma que seja proficiente, assim como em oponentes amedrontados. Também adquire proficiência em todas as armas comuns e escolhe entre proficiência em armaduras médias ou escudo.[/spoiler]


Imponência – Adquire proficiência em Intimidação.

Nível 9

Lutar Sujo – A cada início de combate e nas rodadas posteriores, como uma Ação, o Bruto pode realizar um ataque acompanhado de uma das manobras abaixo após atingir um oponente com um ataque. Ele pode utilizar outra manobra caso acerte um Ataque Furtivo contra um oponente.

Faça-os Sangrar: O alvo e todos oponentes adjacentes sofrem ½ do seu nível de Ladino de dano no próximo turno, e a cada turno subsequente que reprovar em um teste de Constituição. Esse teste é feito no começo do turno do alvo. O dano causado é do mesmo tipo da arma utilizada pelo Bruto.

Golpe Profundo: O alvo tem -2 em suas rolagens de ataque e atributo até o final do próximo turno e o dano desse ataque ignora Resistências que o alvo possui e causa metade do dano caso o alvo seja Imune a ele. Caso esse ataque seja um ataque crítico, o oponente estará também Amedrontado até o final do próximo turno

Ferida Persistente: Caso o alvo tenha um efeito de Concentração ativo, ele realiza o teste de Concentração com Desvantagem. Além, efeitos de Regeneração e Cura Mágica não funcionam no oponente atingido até o final do próximo turno.

Nível 13

A Face do Medo: O Bruto adquire Vantagem em todos seus testes de Intimidação.

No primeiro turno de um combate, como uma Ação Bônus, um oponente que possa vê-lo faz um teste de Sabedoria ou Carisma. Caso reprove, ele fica Amedrontado por 3 turnos. Caso um oponente que esteja Amedrontado tenha seus PVs reduzidos a 0 por um ataque do seu personagem, outro oponente pode ser afetado por A Face do Medo.

Nível 19

Anjo da Morte:Oponentes Imunes a Amedrontamento podem ser afetados por efeitos de Amedrontamento originados do Bruto. Além, uma vez por combate, ao reduzir um oponente amedrontado a 0 PV, o Bruto tem direito a uma Ação e uma Ação de Movimento extra nesse turno.
« Última modificação: Setembro 18, 2015, 11:13:00 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #29 Online: Novembro 26, 2014, 08:52:42 pm »
A habilidade de nível 3 ("Treinamento Brutal") vale também para multiclasse? Digo, um Fighter que faça multiclasse Rogue 3 poderia fazer Sneak Attacks com armas marciais, vulgo Greatsword e Maul?

(Não pergunto pela otimização -- nem sei se compensaria o investimento, francamente --, mas é mais pra saber o funcionamento mesmo)

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #30 Online: Novembro 26, 2014, 09:14:23 pm »
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A habilidade de nível 3 ("Treinamento Brutal") vale também para multiclasse? Digo, um Fighter que faça multiclasse Rogue 3 poderia fazer Sneak Attacks com armas marciais, vulgo Greatsword e Maul?

Yep, já que o próprio Bruto ganha proficiência em armas marciais. É uma das "compensações" por utilizar Força no lugar de Destreza, assim como a proficiência em Armaduras Médias ou Escudo.

Mas não é algo impactante porque o Ataque Furtivo é limitado a uma vez por turno, então não irá impactar muito se o Bruto tem Extra Attack ou não (Obviamente, o multiclasse com Bárbaro se torna incrivelmente interessante devido a interação com Reckless Attack, mas ela já existe no Ladino normal).

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #31 Online: Junho 13, 2015, 05:38:21 pm »
Alguma novidade nesse tópico, Elfo ?

Minha hora de mestrar DnD 5e/Next se aproxima, e estou cogitando minhas regras caseira pro sistema.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #32 Online: Junho 17, 2015, 07:21:26 am »
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Alguma novidade nesse tópico, Elfo ?

Algumas. Eu tenho uma versão pessoal nos Forjados e Shifters, além de ter feito algumas regras para Marcas Aberrantes e expandido um pouco os usos de Action Hero Points. E brigando desde o lançamento do sistema para ter uma versão menos estúpida do Guerreiro, mas como nenhum jogador se prontificou a usar essa classe, eu não desenvolvi muito.

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #33 Online: Junho 17, 2015, 12:59:13 pm »
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E brigando desde o lançamento do sistema para ter uma versão menos estúpida do Guerreiro, mas como nenhum jogador se prontificou a usar essa classe, eu não desenvolvi muito.
Bom, eu vou jogar de guerreiro na campanha de um amigo meu. Vai ser minha avaliação pessoal se vale a pena ou não investir no next. Por enquanto, a única coisa que tem me atraído no next é o fato de todo mundo que eu conheço estar migrando para ele e eu correr o risco de ficar sem jogar D&D (por outro lado, rola uma síndrome de Estocolmo com a 4e, já que eu sou o único que arruma tempo de ler os livros e preparar as aventuras  :b)... então, se tiver alguma house rule que torne ele menos limitado por habilidades inúteis como saltar mais alto ou me tornar um oleiro (sério, pericia com um instrumento de ofícios? E eu tenho de pegar isso?) eu gostaria muito de dar uma lida e até ajudar.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #34 Online: Junho 17, 2015, 02:08:34 pm »
Bom, eu vou jogar de guerreiro na campanha de um amigo meu. Vai ser minha avaliação pessoal se vale a pena ou não investir no next. Por enquanto, a única coisa que tem me atraído no next é o fato de todo mundo que eu conheço estar migrando para ele e eu correr o risco de ficar sem jogar D&D (por outro lado, rola uma síndrome de Estocolmo com a 4e, já que eu sou o único que arruma tempo de ler os livros e preparar as aventuras  :b)... então, se tiver alguma house rule que torne ele menos limitado por habilidades inúteis como saltar mais alto ou me tornar um oleiro (sério, pericia com um instrumento de ofícios? E eu tenho de pegar isso?) eu gostaria muito de dar uma lida e até ajudar.

Intromentendo-me um pouco: depende mais da ideia de que você tem de "Guerreiro" e se Feats vão ser liberados ou não. Joguei com um Arqueiro Humano (Variante) Eldritch Knight (EK) e posso dizer que:

i) Como classe, o Guerreiro é satisfatório. Ele cumpre bem o que se propõe a fazer (combate). Battle Master e EK são opções superiores de arquétipos, embora o Champion tenha sua utilidade.

ii) A classe deixa a desejar em relação quando os outros (ditos) pilares do jogo entram em cena, a saber exploração e interação. Nesse parte, o EK se destaca por ter acesso à magias.

iii) Feats fazem diferença. Eles abrem um leque de possibilidades combativas e conceituais que complementam bem as características de classe (e.g. Great Weapon Master/Sharpshooter, Polearm Master, Sentinel, Shield Master, Magic Initiate).


Voltando ao tópico.

Nenhuma mudança mais estrutural? Estou pensando seriamente em reavaliar o número de magias preparadas por dia dos fullcasters (talvez manter só o modificador da Habilidade de Conjuração [SAB para Clérigos e Druidas, INT para Magos), além de adaptar o tratamento de armas e armaduras do 13th Age (basicamente, atrelar o dano e a CA bases à classe e dissociar mecânica de estética).

« Última modificação: Junho 17, 2015, 02:11:20 pm por Bispo »

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #35 Online: Junho 17, 2015, 02:25:29 pm »
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ii) A classe deixa a desejar em relação quando os outros (ditos) pilares do jogo entram em cena, a saber exploração e interação. Nesse parte, o EK se destaca por ter acesso à magias.
Como assim interação é prejudicada? Guerreiro ganha pericia com um oficio. Ele pode fazer artesanato e usar isso como suborno, presente de boas-vindas, chiminage etc. É você que não tá vendo o "potencial interpretativo da classe". :cool:

Espera, especialista em ofícios e bom em combate? O arquétipo do guerreiro do next é representado por:
« Última modificação: Junho 17, 2015, 02:29:48 pm por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #36 Online: Junho 17, 2015, 02:36:59 pm »
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Nenhuma mudança mais estrutural?

Ainda não. Acho que é cedo demais para isso, dado que só mestrei uma série de umas 15 aventuras (níveis 1-8) e estou na primeira campanha com expectativa de chegar em níveis altos. Sem contar que eu ainda não sei realmente qual é a "Estrutura e Expectativa" dele para fazer esse tipo de mudança. E pior ainda, não existe ainda uma comunidade de number-crunchers como havia em D&D 3e-4e, já que D&D Next não tem praticamente nada fora do CORE.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #37 Online: Junho 17, 2015, 03:09:56 pm »
Como assim interação é prejudicada? Guerreiro ganha pericia com um oficio. Ele pode fazer artesanato e usar isso como suborno, presente de boas-vindas, chiminage etc. É você que não tá vendo o "potencial interpretativo da classe". :cool:

O que você quer dizer por "ofício"? Se você estiver falando de "Tools", ele não ganha mesmo. Igual ao Clérigo e ao Mago e a grande maioria das classes (exceções são Bardo, Druida e Ladino). "Tools" são benefícios dados por Backgrounds (como Criminal ou Guild Artisan), e eles são independentes da sua escolha de classe.


EDIT

Citação de: Elfo
Ainda não. Acho que é cedo demais para isso, dado que só mestrei uma série de umas 15 aventuras (níveis 1-8) e estou na primeira campanha com expectativa de chegar em níveis altos. Sem contar que eu ainda não sei realmente qual é a "Estrutura e Expectativa" dele para fazer esse tipo de mudança. E pior ainda, não existe ainda uma comunidade de number-crunchers como havia em D&D 3e-4e, já que D&D Next não tem praticamente nada fora do CORE.

Por curiosidade, quais a classes presentes no(s) seu(s) jogo(s)?
« Última modificação: Junho 17, 2015, 03:12:43 pm por Bispo »

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #38 Online: Junho 17, 2015, 03:24:37 pm »
Student of War é uma característica de Battle Master que  dá proficiência com uma ferramenta de artesão a sua escolha, certo?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #39 Online: Junho 17, 2015, 03:41:29 pm »
Student of War é uma característica de Battle Master que  dá proficiência com uma ferramenta de artesão a sua escolha, certo?

Sim. Mas é uma característica de um arquétipo a ser escolhido do Guerreiro. Os outros dois (Champion e Eldritch Knight) não dão esta característica (ou algo semelhante).

EDIT:

Quando falo em "deixar a desejar" no que se refere à Exploração e Interação não estou me remetendo somente à (falta de ou restritiva) proficiência em "Tools" (Ferramentas? Instrumentos? Não sei como traduzir isso de modo a manter o sentido generalista do inglês).

É num sentido geral mesmo. A classe não foi feita se pensando nisso. Mesmo um recurso como Perception (perícia de classe) fica mitigado pela necessidade da classe em torno das habilidades físicas (valores acima da média em FOR, CON e DES). Mesmo um Eldritch Knight não tem incentivos para ter um valor alto de Inteligência. Quem dirá Sabedoria ou Carisma (à exceção de um Inspiring Leader para esse último)? Então, o Guerreiro fica aquém em qualquer coisa que se fie a estas habilidades (investigar algo, rastrear alguém, negociar com alguém, por exemplo) sem o uso de magias.

Do meu ponto de vista, na versão final desta edição, a questão dos três pilares foi pulverizada entre as classes ao invés de, como as promessas inicias da WotC davam a entender, ser comportada em cada uma delas (dando opções para todas as classes de atuar de maneira relevante em cada uma dessas áreas). A exceção, obviamente, é o Mago.
« Última modificação: Junho 17, 2015, 04:04:12 pm por Bispo »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #40 Online: Junho 17, 2015, 05:11:05 pm »
Citar
Por curiosidade, quais a classes presentes no(s) seu(s) jogo(s)?

O jogo antigo, que terminou no nível 8, já coloquei aqui. No atual, nível 4 e todos com Marcas Aberrantes.

Kalashtar Clérigo de Aureon, Domínio do Conhecimento
Halfling Ranger, Beastmaster. Eu sou um DM Gentil e ele tem um Pteranodon como Montaria.
Meio-Elfo Feiticeiro, Linhagem Dracônica.
Shifter Druida, futuramente Bárbaro. Ele quer ser um Lobisomem, então, nada mais apropriado que essa mistura.
Forjado Ladino, Trapaceiro Arcano.

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #41 Online: Junho 17, 2015, 05:20:03 pm »
Bispo, eu concordo com você. Por isso taquei o emoticon de cool na frente do que eu postei. Eu acho ridículo o fighter ganhar algo como proficiência com ferramenta de artesão, e isso ser restrito a um arquétipo como o Battle Master só deixa a coisa pior. Ficou muito a impressão de: "putz, mas fora do combate, o que o fighter vai fazer? Ah sei lá, dá proficiência com ofícios pra ele...dai ele pode... fazer... armadura...algo assim."
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #42 Online: Junho 17, 2015, 07:32:56 pm »
Bispo, eu concordo com você. Por isso taquei o emoticon de cool na frente do que eu postei. Eu acho ridículo o fighter ganhar algo como proficiência com ferramenta de artesão, e isso ser restrito a um arquétipo como o Battle Master só deixa a coisa pior. Ficou muito a impressão de: "putz, mas fora do combate, o que o fighter vai fazer? Ah sei lá, dá proficiência com ofícios pra ele...dai ele pode... fazer... armadura...algo assim."

Relaxa, eu saquei. Mas é que não acho ridículo dar essa opção ao Guerreiro. O problema é esperar que ele atenda os outros pilares do jogo só com isso.

No caso do Battle Master: lembre-se que Artisan Tools compreende, além de utensílios de forja/ferreiro/armeiro, também ferramentas de carpentaria, cartografia e alquimia. A ideia, pelo que me parece, é capturar o feeling do general/comandante/estrategista. Obviamente, a habilidade é quase cosmética. Mas o problema não está na habilidade em si, mas nas regras gerais de manufatura/criação ("crafting") desses itens. E, convenhamos, ela é menor se pensarmos o conjunto Fighter-Battle Master (não é como o Monge, por exemplo, cheio dessas habilidades de uso bem situacional).

Citação de: Elfo
Kalashtar Clérigo de Aureon, Domínio do Conhecimento
Halfling Ranger, Beastmaster. Eu sou um DM Gentil e ele tem um Pteranodon como Montaria.
Meio-Elfo Feiticeiro, Linhagem Dracônica.
Shifter Druida, futuramente Bárbaro. Ele quer ser um Lobisomem, então, nada mais apropriado que essa mistura.
Forjado Ladino, Trapaceiro Arcano.

Composição de grupo interessante. Algum comentário (positivo ou negativo) a respeito do Beastmaster ou Druida e/ou Feiticeiro (digo mecanicamente)?

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #43 Online: Junho 26, 2015, 05:18:42 pm »
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Composição de grupo interessante. Algum comentário (positivo ou negativo) a respeito do Beastmaster ou Druida e/ou Feiticeiro (digo mecanicamente)?

Antes de tudo, só notei esse trecho do post agora. Mas vamos às minhas impressões (nível 1-4).

Eu tenho a impressão que o Feiticeiro está sendo mal utilizado pela escolhas do jogador - ele fez o que seria um Pyromancer na 4e, ou seja, a forma estúpida de jogar com um Conjurador. Nenhuma escolha de magias utilitárias e somente magia ofensivas (Fire Bolt, Shocking Grasp, Thunderwave, Scorching Ray), ficando perigosamente próximo da linha de fogo (e já atingindo mais de um aliado com Thunderwave) e quase sempre na base de Empower Spell. E para minha parcial decepção, dos 6 temas possíveis de Marca Aberrante (por sorteio), adivinhe só o que caiu para ele? Marca do Fogo.  :delado:

É funcional? Sim. Fácil de jogar? Yep.

O Druida é sem surpresas, do Bark at Circle of the Moon. Não foi um personagem muito forte ou inspirado no começo do jogo (embora Shillelagh seja um ótimo cantrip e o jogador é criativo com Thorn Whip e Druidcraft), mas assim que pode virar um Lobo Gigante, se tornou uma força respeitável em combate, ainda mais no nível 4 onde escolheu pegar um talento (Sentinel) ao invés de aumentar atributos. Não sei como evoluirá, mas no momento é o melhor combatente do grupo (e um dos curandeiros).

O Beastmaster está funcionando melhor do que deveria porque eu gentilmente ignorei algumas restrições, como acessar o Pteranodon como Companheiro Animal (Ele voa e tem Fly-By Attack), Exceptional Training passa a ser uma habilidade de nível 3 e ambiente urbano é um dos terrenos favoritos (porque o jogo se passa em Sharn e o Ranger pode fazer uso constante de suas habilidades).

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #44 Online: Julho 26, 2015, 01:26:19 am »
Fazendo um update, aqui vão minhas versões (mais ou menos, elas são inspiradas nas originais da Wizards e em 2-3 versões de outros fãs) do Forjado e do Shifter (Feral). Alguns termos não estão traduzidos por preguiça ou porque eu não sei qual a tradução semi-oficial.

Os Ferais


+1 em Sabedoria, tamanho Médio, 9 metros de deslocamento e Visão no Escuro

Sentido Selvagem: Proficiente em testes de Sabedoria (Percepção).

Mudança Animalesca: Como uma ação bônus, recebe 1d6 + (Mod de Con, mínimo 0) PVs temporários. Essa habilidade dura 1 minuto e pode ser encerrada com uma ação bônus. O personagem recupera essa habilidade após um descanso curto ou longo.

Arma Natural: O ataque desarmado de um Feral passa a causar 1d4 de dano e pode escolher entre causar dano perfurante, cortante ou de concussão. A partir do quinto nível de personagem, o ataque desarmado de um Feral passa a ser considerado uma arma mágica.

Linhagem do Caçador

+2 em Destreza

Ao utilizar a habilidade Mudança Animalesca, o personagem recebe vantagem nos testes de  Sabedoria (Percepção) e  e Sabedoria (Sobrevivência), pode utilizar Destreza em testes de Força (Atletismo) e recebe deslocamento de Natação ou Escalar de 9m. Caso utilize Mudança Animalesca fora de combate, os benefícios da Linhagem do Caçador duram 1 hora.

Linhagem do Predador

+2 em Força

Ao utilizar a habilidade Mudança Animalesca, adquire proficiência em testes de Força (Atletismo) e pode realizar um ataque com sua Arma Natural como uma Ação Bônus ou Agarrar um oponente até um tamanho maior que ele. Caso utilize Mudança Animalesca fora de combate, os benefícios da Linhagem do Predador duram 1 hora.

Linhagem da Presa

+2 em Constituição

Ao utilizar a habilidade Mudança Animalesca, aumenta seu deslocamento terrestre em 3 metros e pode utilizar sua ação bônus para aumentar sua CA em 1 ou realizar uma ação de Dash. Caso utilize Mudança Animalesca fora de combate, os benefícios da Linhagem da Presa duram 1 hora.
« Última modificação: Julho 29, 2015, 08:00:21 am por Khalid al-Walid »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #45 Online: Julho 26, 2015, 01:38:20 am »
Forjado de Guerra



+1 em Constituição, tamanho Médio, 9 metros de deslocamento.

Constructo Vivo: O Forjado é um Humanoide. O personagem é  Imune a Doenças, tem Vantagem em testes de resistência contra Veneno e tem Resistência contra dano Venenoso. Ele não precisa comer e respirar, mas pode consumir alimentos e bebidas caso seja de seu desejo.

Repouso Constructo: Um Forjado não precisa dormir para obter os benefícios de um Descanso Longo, mas precisa de 8 horas de relaxamento onde mantém total ciência do seu ambiente e pode realizar atividades repetitivas/padronizada.

Modelo: Artesão

+2 em Inteligência

Afinidade com Ferramentas: Proficiente em uma Ferramenta do Artesão e é capaz de realizar testes da Ferramenta do Artesão durante sua Transe.

Foco Embutido: Um Artesão pode embutir um Foco Arcano, Divino ou Druídico em seu Corpo, além de uma Bolsa de Componentes, Grimório e Ferramentas de Artesão. Esses objetos não podem ser removidos do corpo do Forjado (a menos que ele deseje) e não são contabilizados para a Carga do personagem.

Auxílio do Especialista: Como uma Ação Bônus, o Forjado é capaz de conceder o benefício de uma ação de Ajudar a um Aliado. O personagem recupera essa habilidade após um Descanso Curto ou Longo.

Conduíte Mágico: Um Conjurador aliado pode conjurar magias de Toque a partir do Forjado, como a habilidade de um Familiar. O personagem recupera essa habilidade após um Descanso Curto ou Longo.

Modelo: Batedor

+2 em Destreza
Proficiente em testes de Destreza (Furtividade).

Arma Embutida: Um Forjado pode ter uma Arma com a propriedade Leve embutida em seu braço (e 20 munições, caso necessário). Essa Arma não pode ser removida ou desarmada do corpo do Forjado (a menos que ele deseje) e não é contabilizada para a Carga do personagem.

Emboscada: Um Forjado é capaz de mover o seu deslocamento sem causar ataque de oportunidade durante a primeira rodada de um combate, mesmo estando surpreso.

Modelo: Combatente

+2 em Força

Armadura Embutida: Um Forjado pode ter uma Armadura que seja proficiente embutida em seu corpo, não sofrendo redução de seu deslocamento com ela e sendo capaz de retirá-la ou colocá-la como uma Ação. Essa Armadura não pode ser removida do seu corpo (a menos que ele deseje)

Durão: Como uma Reação, o Forjado pode reduzir o dano de um ataque ou magia em 1d12 + (Mod de Con, mínimo 0) PVs e caso reduza o dano a 0 PVs, ele não foi atingido pelo ataque ou magia (não sofrendo nenhum efeito secundário dele). Essa habilidade é recuperada com um Descanso Curto ou Longo.
« Última modificação: Julho 29, 2015, 07:58:27 am por Khalid al-Walid »

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #46 Online: Julho 26, 2015, 08:39:12 pm »
Eu te odeio por essa imagem.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #47 Online: Julho 27, 2015, 01:55:51 pm »
Citar
Eu te odeio por essa imagem.

Também me odeio por essa imagem, Eltor.

Como deve ter notado, os fãs de Eberron são bastante criativos/cretinos e eu não resisti a colocar esse (de)motivational - e eu faria o mesmo com os Forjados, mas a imagem do LoBster é muito bacana. A que colocaria:



Confissão: Eu estou tentado a colocar um Forjado Cafetão na campanha que estou mestrando. Muito tentado.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #48 Online: Julho 29, 2015, 12:16:36 pm »
Kalashtar



+1 em Carisma
Humanoide, tamanho Médio, Deslocamento de 9 metros.

Telepatia: É capaz de se comunicar, em duas vias, com qualquer criatura a 9 metros que esteja ciente da existência e que compartilhe um idioma.

Alma Dupla: Possui Vantagem em Testes de Resistência contra efeitos que causem a condição Enfeitiçado. Também é imune a efeitos de possessão (como a habilidade do fantasma) ou de sono(como a magia homônima).

Atavista

+2 em Sabedoria

Memória de Centenas de Existências: Ao rolar um teste de resistência, perícia, atributo ou ataque, pode adicionar 1d4 ao valor dessa rolagem, mesmo após de ver o valor na rolagem do d20. O personagem recupera essa habilidade após um descanso curto ou longo.

Lembranças Ancestrais: O personagem pode, após um Descanso Longo, adquirir proficiência em uma perícia de sua classe.

Mentalista

+2 em Inteligência

Psiquismo Nato: Um Kalashtar conhece o truque Message, além de Dissonant Whispers ou Charm Person . No nível 3, ele passa a conhecer Enthrall ou Suggestion. No nível 5, ele conhece Fear ou Hypnotic Pattern. Ele pode conjurar cada magia uma vez, recuperando-as depois de um Descanso Longo. As magias dessa lista exigem apenas componentes verbais. O Kalashtar utiliza Carisma, Sabedoria ou Inteligência como atributo de conjuração.
« Última modificação: Julho 29, 2015, 01:53:44 pm por Khalid al-Walid »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #49 Online: Julho 29, 2015, 12:34:03 pm »
Changeling



+2 em Carisma, +1 em qualquer outro atributo.
Humanoide, tamanho Médio, Deslocamento de 9 metros.

Duplicidade: Um Changeling é proficiente em testes de Carisma (Enganação).

Controle Corporal: Um Changeling tem Vantagem em testes contra efeitos que alterem sua forma física contra sua vontade.

Metamorfo: Como uma Ação, o Changeling é capaz de assumir a forma de um humanoide de tamanho pequeno ou médio que tenha visto previamente, ou reverter à sua forma natural. Suas características são as mesmas de sua forma natural (excetuando o tamanho), assim como seu equipamento. Um changeling reverte a sua forma natural caso seja morto. Um oponente que suspeite da natureza do Changeling pode reconhecer o disfarce com um teste de Sabedoria (Intuição ou Observar), cuja CD é 8 + Mod de Proficiência + Mod de Car.

Linguista Nato: Enquanto assume a forma de uma raça que tenha um idioma próprio que ainda seja falado, o Changeling é capaz de compreender e falar seu idioma. Um Changeling precisa de ¼ do tempo necessário para aprender um novo idioma.

Habilidade Metamórfica: Escolha uma das habilidade abaixo.

Metamorfose Combativa: : Um Changeling tem Vantagem em rolagens de ataque feitas durante uma rodada surpresa.  Além, como uma Ação Bônus, um Changeling pode fazer uma rolagem de Carisma (Enganação) contra Sabedoria (Observar ou Intuição) do alvo, e caso tenha sucesso, o Alvo terá Desvantagem em rolagens de ataque contra o Changeling no próximo turno. Essa habilidade é recuperada com um Descanso Curto ou Longo.

Personificar: Caso observe um alvo por ao menos um minuto e tenha sucesso em um teste de Sabedoria (Intuição ou Observar), o Changeling consegue imitar detalhes sutis e distintivos da aparência e comportamento do alvo. Ele adquire Proficiência em no próximo teste de perícia ou ferramenta que se espera que o alvo seja competente, além dos oponentes terem Desvantagem no teste de Sabedoria (Intuição ou Observar) para reconhecer o disfarce.

Os Olhos são o Espelho da Alma: Caso observe um alvo a menos de 9 metros por ao menos um minuto e tenha sucesso em um teste de Sabedoria (Intuição ou Observar), o Changeling pode descobrir seus ideais, vínculos e fraqueza.

A CD dos testes de Personificar e Olhos são o Espelho da Alma é 10 para um alvo que não esteja ciente dos atos do Changeling, aumentando em 5 caso o alvo seja proficiente em Carisma (Atuação ou Enganação), esteja ciente das intenções do Changeling ou seja um Metamorfo. Caso não observe o alvo por um minuto ou alvo seja esquivo, cauteloso ou simplesmente um bastardo magnífico, o Changeling tem Desvantagem no teste.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #50 Online: Julho 29, 2015, 03:06:55 pm »
Bom, apenas algumas explicações.

1. Salvo o caso dos Changelings, eu preferi "inverter" o padrão do Next - o maior bônus racial vai para a escolha da sub-raça do que a raça. O motivo é simples, eu gosto de dar maior valor aos bônus que um jogador pode escolher (sub-raça) do que o que já é fixo na raça. Caso alguém não compartilhe essa preferência, é só retornar ao padrão Next.

2. O Feral é bastante similar a versão da Wizards, mas eu preferi realizar duas mudanças:
a) Reduzir os PVs Temporários da Mudança Animalesca para dar a escolha entre habilidades (cada subtipo meu é uma mistura de dois subtipos da Wizards) e algum bônus não-combativo porque:
b) Dividi tipos de Ferais baseados na ideia de uma Caçada e como um Feral se comportaria nela. Inspirocopiado de Werewolf: Forsaken 2e.

3. O Forjado é inspirado mecanicamente na 4e, mas com espaço para outros modelos que são mencionados fora do ECS (O Batedor aparece no Monster Manual 3 da 3.5). Eu não coloquei a "Armadura Racial" por simplicidade mecânica e para não roubar habilidades de classe. O modelo Artesão é uma criação minha, eles são os "Auxiliares" da Casa Cannith, unidades de suporte em batalhões de Forjado e feitos tendo em mente a classe Artífice.

Eu pretendia colocar um Psiforjado, mas como não é claro ainda como será Psiquismo no Next, deixarei para outro momento.

4. O Kalashtar é uma fusão da raça tradicional com alguns elementos roubados do Deva do D&D 4e, de forma a emular o "feeling" psíquico sem ter que lidar necessariamente com a mecânica dele.

A separação de "sub-raças" é parcialmente inspirada nas Linhagens de Quoris que deram origem aos Kalashtar, mas podem ser facilmente vistas como "escolhas individuais". O Atavista é o "Kalashtar Tradicional", recluso e tradicionalista (eu devo mudar o nome, porque os Atavistas eram tudo menos tradicionais no RoE 3.5), enquanto o Mentalista observa o sucesso dos Inspirados e decide usar fogo para lutar contra fogo. Outra alternativa é interpretar o Atavista como aquele que "se une" com o seu ancestral Quori, buscando auxílio em suas memórias, enquanto o Mentalista utiliza os poderes do seu ancestral, mas voltado aos seus interesses.

5. O Changeling é bastante fiel em base a sua versão 3.5, mas eu incorporei mais aspectos do Doppelganger do Monster Manual I do Next. Por simplicidade, eu adicionei a habilidade ao Changeling em conseguir falar idiomas da forma que assume.

Não há subraças de Changeling, mas as Habilidades Metamórficas são feitas para emular as 3 "grandes filosofias de vida" da raça. O Metamorfo Combativo é aquele que exibe com orgulho sua natureza mórfica, o Personificador prefere assumir apenas uma identidade e viver nela por longos períodos de tempo enquanto aquele com Olhos são os Espelhos da Alma conhecer melhor seu meio e assim podem assumir uma identidade mais conveniente - e também é uma forma "reduzida" da habilidade Detectar Pensamentos que o Doppelganger tem.
« Última modificação: Julho 30, 2015, 12:04:42 pm por Khalid al-Walid »

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #51 Online: Julho 29, 2015, 10:11:47 pm »
Lembranças Ancestrais: O personagem pode, após um Descanso Longo, adquirir proficiência em uma perícia de sua classe.

Tinha um combeiro recorrente em um desses grupos do facebook que ia se fazer de desentendido ao ler isso  :linguinha:

Gostei dessa versões alternativas. Acho que ficaram com mais feeling de 5e.
« Última modificação: Julho 29, 2015, 10:14:19 pm por Heitor® »

Offline Rain

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #52 Online: Agosto 02, 2015, 02:42:35 pm »
Elfo, já que você tá narrando em Eberron, eu tenho uma pergunta:  Qual é a versão da classe Artífice que você tá utilizando? A da Wizards? Alguma própria? Não tá usando?
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #53 Online: Agosto 02, 2015, 10:14:00 pm »
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Elfo, já que você tá narrando em Eberron, eu tenho uma pergunta:  Qual é a versão da classe Artífice que você tá utilizando? A da Wizards? Alguma própria? Não tá usando?

Como nenhum jogador manifestou interesse sério em jogar com um Artífice, eu não estou utilizando em jogo. Mas assumindo que um jogador queira jogar com um, eu usaria a 
versão do Tempest_Stormind (embora ela seja um pouco heterodoxa em progressão de magias). Se o jogo fosse mais conservador com mudanças, usaria o Artífice do fantasybandcamp ou o Alquimista do Rich Howard.

Offline Heitor

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #54 Online: Agosto 05, 2015, 02:53:09 pm »
Elfo, como você pensa que seria (mecanicamente) um Fighter em cujas mãos qualquer tocha vira uma maça flamejante, um forcado age como um tridente do empalamento, e duas garrafas quebradas são adagas afiadíssimas, literalmente? Sim, a inspiração são os heróis de videogame com arsenais sacados do nada sim Robin, todo mundo sabe que elas foram tiradas do cu.

O aspecto que eu estou tentando trazer pra o lado realista (sim, o maldito realismo/verossimilhança/ocaráleo que assombra os marciais) é: e se o guerreiro fosse um cara que nunca fica desarmado, e consegue usar quase tudo ao redor na sua função predileta (matar)? Afinal, o cara passa a vida cortando, esmagando e fincando coisas nos outros, em algum momento ele teve que se virar pra usar como arma a ferramenta menos provável e ortodoxa pra isso.

Afinal, se num jogo que bem, mal e magia são forças existentes e palpáveis, o simples conceito de heroísmo deveria ser também. E o que mais o Guerreiro de D&D é do que um herói?

Nota: não é exatamente um dirty fighter o que eu quis dizer (o típico brigão de bar que usa bancos e mesa como armas), mas é algo que eu acho que podia ser incorporado no "guerreiro da gambiarra".
« Última modificação: Agosto 05, 2015, 03:23:28 pm por Heitor® »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #55 Online: Agosto 05, 2015, 06:25:34 pm »
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Elfo, como você pensa que seria (mecanicamente) um Fighter em cujas mãos qualquer tocha vira uma maça flamejante, um forcado age como um tridente do empalamento, e duas garrafas quebradas são adagas afiadíssimas, literalmente? Sim, a inspiração são os heróis de videogame com arsenais sacados do nada sim Robin, todo mundo sabe que elas foram tiradas do cu.

Retirando a justificativa para isso, se alguém quer fazer um Guerreiro que preste precisa adicionar alguma maneira dele poder causar tanto dano elemental quanto dano em área.

E em linhas gerais, eu concordo com essa ideia. Basta ver que meu primeiro rascunho de adições para o Guerreiro incluía a possibilidade de trocara rapidamente de armas, de transformar qualquer objeto empunhado como mágico (desde que tenha ao menos uma arma mágica) e incluía uma técnica que permitira causar dano elemental.  :)

EDIT: Um modelo interessante para se colocar em jogo, embora bem mais explicitamente mágico são as habilidades alquímicas do Bruxeiro (eu adoro essa tradução).
« Última modificação: Agosto 05, 2015, 09:13:01 pm por Khalid al-Walid »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #56 Online: Agosto 05, 2015, 09:23:31 pm »
Não sou o Elfo, mas me intrometendo...

Elfo, como você pensa que seria (mecanicamente) um Fighter em cujas mãos qualquer tocha vira uma maça flamejante, um forcado age como um tridente do empalamento, e duas garrafas quebradas são adagas afiadíssimas, literalmente?

Além de adicionar efeitos mágicos (psiquismo pode, por que marciais não?) às armas (e armaduras também), um outro passo, na minha opinião, é desassociar mecânica de estética das armas. Como 13th Age e Dungeon World fazem: o dano base de qualquer instrumento que cause dor (leia-se "diminui Hit Points") é dado pela classe. Classes marciais, e o Guerreiro seria a epítome disso, sempre teriam dado de dano base maior que as outras classes menos treinadas nessa área. Então qualquer vareta de ferro, pedregulho ou lasca de madeira poderia virar, na mão de um Guerreiro, uma arma mortal (representada pelo dado de dano maior garantido pela classe).

Mas isso do ponto de vista teórico. Porque requer uma boa revisão do sistema atual.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #57 Online: Agosto 05, 2015, 09:37:13 pm »
Citar
Não sou o Elfo

Talvez seja. Alguns alegam que eu sou uma entidade múltipla com uma conta, quem sabe você seja outra?  :b

Citar
Mas isso do ponto de vista teórico. Porque requer uma boa revisão do sistema atual.

Uma versão mais conservadora (vulgo, remendo) dessa ideia seria:

A Ferramenta certa para o Serviço: A partir do nível 6, toda arma manufaturada, improvisada ou ataque desarmado utilizado por um Guerreiro é considerada uma arma mágica. O dano de toda arma improvisada e ataque desarmado passam a ser 1d6 (ou o dano de acordo com o tamanho, o que for maior) e o dano de armas manufaturadas aumenta em uma categoria.

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #58 Online: Agosto 05, 2015, 09:42:15 pm »
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Talvez seja. Alguns alegam que eu sou uma entidade múltipla com uma conta, quem sabe você seja outra?  :b
Confessa, você é um sensate!
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #59 Online: Agosto 05, 2015, 10:14:00 pm »
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Confessa, você é um sensate!

Ou você está dizendo que eu sou um membro da Society of Sensation de Planescape, ou foi alguma menção a cultura pop que desconheço. Como os Sensates de PS não tem nada de "Mente Comunal", aposto no segundo caso.

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #60 Online: Agosto 05, 2015, 10:50:29 pm »
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Ou você está dizendo que eu sou um membro da Society of Sensation de Planescape, ou foi alguma menção a cultura pop que desconheço. Como os Sensates de PS não tem nada de "Mente Comunal", aposto no segundo caso.

Yep, Sense 8 dos Wachowski.
« Última modificação: Agosto 05, 2015, 10:57:41 pm por Smaug »
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Offline Heitor

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #61 Online: Agosto 06, 2015, 09:26:32 am »
Citação de: Khalid al-Walid
Retirando a justificativa para isso, se alguém quer fazer um Guerreiro que preste precisa adicionar alguma maneira dele poder causar tanto dano elemental quanto dano em área.

E em linhas gerais, eu concordo com essa ideia. Basta ver que meu primeiro rascunho de adições para o Guerreiro incluía a possibilidade de trocara rapidamente de armas, de transformar qualquer objeto empunhado como mágico (desde que tenha ao menos uma arma mágica) e incluía uma técnica que permitira causar dano elemental.  :)

EDIT: Um modelo interessante para se colocar em jogo, embora bem mais explicitamente mágico são as habilidades alquímicas do Bruxeiro (eu adoro essa tradução).

Citação de: Khalid al-Walid
A Ferramenta certa para o Serviço: A partir do nível 6, toda arma manufaturada, improvisada ou ataque desarmado utilizado por um Guerreiro é considerada uma arma mágica. O dano de toda arma improvisada e ataque desarmado passam a ser 1d6 (ou o dano de acordo com o tamanho, o que for maior) e o dano de armas manufaturadas aumenta em uma categoria.

Como a intenção não é mudar o core das regras, uma solução como o Bispo sugeriu à 13th Age não é o que eu procuro. Naturalmente eu  já havia pensado nessa possibilidade de todo dano mundano ser considerado mágico, mas para simular efeitos extraordinários maiores e/ou específicos, eu acho que uma progressão fixa não seria muito vantajosa, afinal o forte do conjurador é a versatilidade, e acho que o guerreiro deve ter também.

Pensei em algo como uma pool semelhante ao Battlemaster, mas um pé na conjuração do clérigo (todas as manobras da lista à disposição no nível requerido). Para adicionar efeitos elementais, como você sugeriu, talvez usasse óleos alquímicos e combos com estes (um bom ataque giratório com uma arma coberta em óleo inflamado, uma arma arremessada estupidamente rápido ou um sopro de pó alucinógeno poderia simular coisas feito cone de fogo, relâmpago e sono).

Minha preocupação mesmo é fazer algo que pudesse ser exclusivo do guerreiro (a maldita invasão de nicho, o outro assombro do marciais). Algo que seja mais fruto de heroísmo, a fonte de poder que o guerreiro teria mais que todo mundo e portanto justificável dele ser um dos poucos a ter, e menos de apetrechos específicos.

[leia heroísmo = guerreiros míticos que bebem rios para suas tropas atravessarem, levantavam montanhas no braço e matavam feras usando as garras das próprias]
« Última modificação: Agosto 06, 2015, 09:28:20 am por Heitor® »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #62 Online: Agosto 07, 2015, 08:10:12 am »
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Por que a partir do nível 6?

Porque é o mesmo nível que o Monge recebe uma habilidade equivalente (E ele tem Ataque Desarmado 1d6 no nível 5), embora o Warlock receba uma similar (Pact Boon) no nível 3.

Talvez seja mais razoável deixar essa habilidade para o nível 3, ou separá-la em duas onde todas as armas serem consideradas mágicas é uma habilidade do nível 5-6, enquanto o resto da habilidade fica no nível 1 (e pode ser "roubado" por Magos espertinhos que façam multiclasse de 2 níveis de Guerreiro  :b)

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E poderia aproveitar o embalo e também dar como benefício a possibilidade do Guerreiro adicionar (e usar as mais convenientes) propriedades de armas, como Finesse, Light, Range, Reach, Thrown e Versatile.

Isso é... realmente interessante.  :)

Minha reação inicial foi "Ótimo, Espadas Largas com Finesse, tudo que precisava para mandar o Str-Fighter para o Sarcófago", contudo isso não ocorreria necessariamente, porque enquanto o Dex-Fighter teria que ficar preso a Finesse, o Str-Fighter poderia ter (por exemplo), uma Espada Larga com Alcance ou sendo Arremessável.

É uma habilidade interessante - assim como permitir substituir o tipo de dano de uma arma (Aliás, isso seria mais realista. Na "Vida Real", alguém suficientemente treinado com uma Espada pode usá-la tranquilamente para dano concussivo, usando o pomilho, ou para perfurante, pela técnica de halbschwert/meia-espada)

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #63 Online: Agosto 07, 2015, 10:15:14 pm »
Porque é o mesmo nível que o Monge recebe uma habilidade equivalente (E ele tem Ataque Desarmado 1d6 no nível 5), embora o Warlock receba uma similar (Pact Boon) no nível 3.

Talvez seja mais razoável deixar essa habilidade para o nível 3, ou separá-la em duas onde todas as armas serem consideradas mágicas é uma habilidade do nível 5-6, enquanto o resto da habilidade fica no nível 1 (e pode ser "roubado" por Magos espertinhos que façam multiclasse de 2 níveis de Guerreiro  :b)

Acho que pode sim quebrar em vários níveis, tornando a habilidade progressiva. Talvez pegando os níveis de ASI, já que seria um sabor a mais para jogos que não usam Feats. (E evitando one-level dips).

Isso é... realmente interessante.  :)

Minha reação inicial foi "Ótimo, Espadas Largas com Finesse, tudo que precisava para mandar o Str-Fighter para o Sarcófago", contudo isso não ocorreria necessariamente, porque enquanto o Dex-Fighter teria que ficar preso a Finesse, o Str-Fighter poderia ter (por exemplo), uma Espada Larga com Alcance ou sendo Arremessável.

É uma habilidade interessante - assim como permitir substituir o tipo de dano de uma arma (Aliás, isso seria mais realista. Na "Vida Real", alguém suficientemente treinado com uma Espada pode usá-la tranquilamente para dano concussivo, usando o pomilho, ou para perfurante, pela técnica de halbschwert/meia-espada)

Boa ideia também! Cai bem com a proposta.

Acho que vou tirar o projeto "Ultimate Fighter 5e" da gaveta. Até já tenho a figura ;)

(click to show/hide)

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #64 Online: Setembro 18, 2015, 02:44:15 pm »
Bom, eu ainda continuo escrevendo/pensando em como implementar um Guerreiro para Pessoas com QI acima da temperatura ambiente para D&D Next, mas enquanto eu não consigo me satisfazer o que tenho feito, utilizo algumas partes dele para Subclasses. E aqui está uma delas:

O Guardião



Tenho uma considerável simpatia por Guerreiros com aspectos defensivos, que são ligados a uma pessoa como seu defensor e protetor, assim como a ideia de combatentes que se veem como "irmãos de batalha". O Guardião é uma implementação dessa ideia. Apesar de aparentar ser mais forte que outras subclasses do Guerreiro, ele é severamente restrito pela "economia de ações", já que suas habilidades são restritas pelo uso de uma Reação ou Ação Bônus por Turno, além de envolverem autossacrifício.

Nível 3

Sempre Atento: As ações de Conjurar uma Magia, Realizar um Ataque a Distância e Levantar-se passam a gerar Ataques de Oportunidade quando realizadas no seu Alcance. Mover-se utilizando a ação Desengajar também passa a gerar Ataque de Oportunidade.

Defensor: Ao início de seu turno, escolha um aliado como seu Protegido. Quando seu Protegido estiver adjacente a você e sofrer dano em PVs, você pode utilizar uma Reação para sofrer metade do dano em PVs que seu Protegido sofreria antes de aplicar qualquer Redução de Dano ou Resistência a ele.

Caso o personagem possua o Estilo de Combate: Proteção e utilize uma Reação para conceder Desvantagem a um Oponente e ele atinja seu Protegido, você pode ativar a habilidade Defensor sem utilizar uma Reação.

Nível 7

Unidos Venceremos: Ao utilizar a habilidade Retomar o Fôlego, o seu Protegido recupera a mesma quantidade de PVs que recuperou, e ao utilizar a habilidade Surto de Ação, seu Protegido pode realizar um ataque com uma arma ou desarmado ou conjurar um Truque como uma Reação.

Nível 10

Ninguém Passará: O Guardião pode realizar um Ataque de Oportunidade a cada turno sem utilizar uma Reação.

Semper fidelis: O Guardião tem Vantagem em testes de resistência contra magias e efeitos que imponham a condição Dominado ou a condição Encantado.

Nível 15

Anjo da Guarda: Caso o seu Protegido seja reduzido por um ataque ou magia a 0 PVs e esteja a até 18 metros do personagem, seu personagem pode se deslocar até um quadrado adjacente ao Protegido e se tornar o alvo do ataque ou da magia que reduziu seu aliado a 0 PVs no lugar de seu Protegido. Essa habilidade é recuperada após um Descanso Longo ou sacrificando um uso da habilidade Indomável.


Nível 18

Antecipar Ataques: A ação de Ataque passa a gerar Ataque de Oportunidade quando realizada no seu Alcance.
« Última modificação: Setembro 18, 2015, 11:09:37 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #65 Online: Setembro 18, 2015, 10:37:11 pm »

Defensor: Ao início de seu turno, escolha um aliado como seu Protegido. Quando seu Protegido estiver a 1.5 metros de você e sofrer dano em PVs, você pode utilizar uma Reação para sofrer metade do dano em PVs que seu Protegido sofreria antes de aplicar qualquer Redução de Dano ou Resistência a ele.


Como isso interage com o Protection Fighting Style? Pela economia de ações, ele teria que usar um ou outro. O que pelo conceito de um "protetor", pode não fazer sentido. (Embora, sim, é possível fazer um protetor sem o Protection Fighting Style. A questão é ser auto-excludente de cara).

E é possível escolher qualquer aliado? Inclusive aqueles que não ouvem/vêem o personagem Guardião?

Nível 7

Unidos Venceremos: Ao utilizar a habilidade Retomar o Fôlego, o seu Protegido recupera a mesma quantidade de PVs que recuperou, e ao utilizar a habilidade Surto de Ação, seu Protegido pode realizar um ataque ou conjurar um Truque como uma Reação.


Qualquer ataque, incluindo magias de ataque (toque, por exemplo)? Mais uma questão de refinar o texto.

Nível 10

Ninguém Passará: O Guardião pode realizar um Ataque de Oportunidade a cada turno sem utilizar uma Reação.


Embora esteja longe de negar complexidade aos marciais, isso não complica demais as coisas? No sentido de ficar contando (e lembrando) os ataques e ver se encaixa no que a habilidade permite?


No geral, parece razoável. Talvez dar uma olhada no Knight (tanto da 3.X [Bulwark of Defense, Vigilant Defender] quanto do Essentials [Stances aka Defend the Line] para se inspirar. 

Agora, o seu texto tá pendendo bem pra quem usa mapa de batalha/grid ("1.5m", "quadrado adjacente"). É intencional ou passou batido?

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #66 Online: Setembro 18, 2015, 11:00:00 pm »
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Como isso interage com o Protection Fighting Style? Pela economia de ações, ele teria que usar um ou outro. O que pelo conceito de um "protetor", pode não fazer sentido. (Embora, sim, é possível fazer um protetor sem o Protection Fighting Style. A questão é ser auto-excludente de cara).

Obrigado por me lembrar desse grande detalhe, eu tinha em mente a versão inspirocopiada de D&D 4e que eu uso para o Protection Fighting Style (vide primeiro post), havia esquecido que a versão normal do Next envolve o uso de uma Reação.

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E é possível escolher qualquer aliado? Inclusive aqueles que não ouvem/vêem o personagem Guardião?

Eu recomendaria escolher especialmente esses aliados.  :)

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Qualquer ataque, incluindo magias de ataque (toque, por exemplo)? Mais uma questão de refinar o texto.

Bem lembrado. Corrigido.

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Embora esteja longe de negar complexidade aos marciais, isso não complica demais as coisas? No sentido de ficar contando (e lembrando) os ataques e ver se encaixa no que a habilidade permite?

Curiosamente, essa me parece a versão mais simples da habilidade. A original era "O personagem é capaz de utilizar uma Reação extra, desde que ela seja utilizada para um Ataque de Oportunidade", mas se existe algo que eu sou incrivelmente cauteloso é em habilidade que "Adicionam alguma Ação", porque sempre existem detalhes que podem permitir outras ações serem utilizadas junto.

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Agora, o seu texto tá pendendo bem pra quem usa mapa de batalha/grid ("1.5m", "quadrado adjacente"). É intencional ou passou batido?

Intencional. Eu sou um grande entusiasta do uso de mapas de batalha e de como eles permitem visualizar muito bem um combate e suas opções - assim como tornam um combatente relativamente complexo mais manuseável.