Autor Tópico: [D&D Next] House-Rules  (Lida 13420 vezes)

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #30 Online: Novembro 26, 2014, 09:14:23 pm »
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A habilidade de nível 3 ("Treinamento Brutal") vale também para multiclasse? Digo, um Fighter que faça multiclasse Rogue 3 poderia fazer Sneak Attacks com armas marciais, vulgo Greatsword e Maul?

Yep, já que o próprio Bruto ganha proficiência em armas marciais. É uma das "compensações" por utilizar Força no lugar de Destreza, assim como a proficiência em Armaduras Médias ou Escudo.

Mas não é algo impactante porque o Ataque Furtivo é limitado a uma vez por turno, então não irá impactar muito se o Bruto tem Extra Attack ou não (Obviamente, o multiclasse com Bárbaro se torna incrivelmente interessante devido a interação com Reckless Attack, mas ela já existe no Ladino normal).

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #31 Online: Junho 13, 2015, 05:38:21 pm »
Alguma novidade nesse tópico, Elfo ?

Minha hora de mestrar DnD 5e/Next se aproxima, e estou cogitando minhas regras caseira pro sistema.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #32 Online: Junho 17, 2015, 07:21:26 am »
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Alguma novidade nesse tópico, Elfo ?

Algumas. Eu tenho uma versão pessoal nos Forjados e Shifters, além de ter feito algumas regras para Marcas Aberrantes e expandido um pouco os usos de Action Hero Points. E brigando desde o lançamento do sistema para ter uma versão menos estúpida do Guerreiro, mas como nenhum jogador se prontificou a usar essa classe, eu não desenvolvi muito.

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #33 Online: Junho 17, 2015, 12:59:13 pm »
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E brigando desde o lançamento do sistema para ter uma versão menos estúpida do Guerreiro, mas como nenhum jogador se prontificou a usar essa classe, eu não desenvolvi muito.
Bom, eu vou jogar de guerreiro na campanha de um amigo meu. Vai ser minha avaliação pessoal se vale a pena ou não investir no next. Por enquanto, a única coisa que tem me atraído no next é o fato de todo mundo que eu conheço estar migrando para ele e eu correr o risco de ficar sem jogar D&D (por outro lado, rola uma síndrome de Estocolmo com a 4e, já que eu sou o único que arruma tempo de ler os livros e preparar as aventuras  :b)... então, se tiver alguma house rule que torne ele menos limitado por habilidades inúteis como saltar mais alto ou me tornar um oleiro (sério, pericia com um instrumento de ofícios? E eu tenho de pegar isso?) eu gostaria muito de dar uma lida e até ajudar.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #34 Online: Junho 17, 2015, 02:08:34 pm »
Bom, eu vou jogar de guerreiro na campanha de um amigo meu. Vai ser minha avaliação pessoal se vale a pena ou não investir no next. Por enquanto, a única coisa que tem me atraído no next é o fato de todo mundo que eu conheço estar migrando para ele e eu correr o risco de ficar sem jogar D&D (por outro lado, rola uma síndrome de Estocolmo com a 4e, já que eu sou o único que arruma tempo de ler os livros e preparar as aventuras  :b)... então, se tiver alguma house rule que torne ele menos limitado por habilidades inúteis como saltar mais alto ou me tornar um oleiro (sério, pericia com um instrumento de ofícios? E eu tenho de pegar isso?) eu gostaria muito de dar uma lida e até ajudar.

Intromentendo-me um pouco: depende mais da ideia de que você tem de "Guerreiro" e se Feats vão ser liberados ou não. Joguei com um Arqueiro Humano (Variante) Eldritch Knight (EK) e posso dizer que:

i) Como classe, o Guerreiro é satisfatório. Ele cumpre bem o que se propõe a fazer (combate). Battle Master e EK são opções superiores de arquétipos, embora o Champion tenha sua utilidade.

ii) A classe deixa a desejar em relação quando os outros (ditos) pilares do jogo entram em cena, a saber exploração e interação. Nesse parte, o EK se destaca por ter acesso à magias.

iii) Feats fazem diferença. Eles abrem um leque de possibilidades combativas e conceituais que complementam bem as características de classe (e.g. Great Weapon Master/Sharpshooter, Polearm Master, Sentinel, Shield Master, Magic Initiate).


Voltando ao tópico.

Nenhuma mudança mais estrutural? Estou pensando seriamente em reavaliar o número de magias preparadas por dia dos fullcasters (talvez manter só o modificador da Habilidade de Conjuração [SAB para Clérigos e Druidas, INT para Magos), além de adaptar o tratamento de armas e armaduras do 13th Age (basicamente, atrelar o dano e a CA bases à classe e dissociar mecânica de estética).

« Última modificação: Junho 17, 2015, 02:11:20 pm por Bispo »

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #35 Online: Junho 17, 2015, 02:25:29 pm »
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ii) A classe deixa a desejar em relação quando os outros (ditos) pilares do jogo entram em cena, a saber exploração e interação. Nesse parte, o EK se destaca por ter acesso à magias.
Como assim interação é prejudicada? Guerreiro ganha pericia com um oficio. Ele pode fazer artesanato e usar isso como suborno, presente de boas-vindas, chiminage etc. É você que não tá vendo o "potencial interpretativo da classe". :cool:

Espera, especialista em ofícios e bom em combate? O arquétipo do guerreiro do next é representado por:
« Última modificação: Junho 17, 2015, 02:29:48 pm por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #36 Online: Junho 17, 2015, 02:36:59 pm »
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Nenhuma mudança mais estrutural?

Ainda não. Acho que é cedo demais para isso, dado que só mestrei uma série de umas 15 aventuras (níveis 1-8) e estou na primeira campanha com expectativa de chegar em níveis altos. Sem contar que eu ainda não sei realmente qual é a "Estrutura e Expectativa" dele para fazer esse tipo de mudança. E pior ainda, não existe ainda uma comunidade de number-crunchers como havia em D&D 3e-4e, já que D&D Next não tem praticamente nada fora do CORE.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #37 Online: Junho 17, 2015, 03:09:56 pm »
Como assim interação é prejudicada? Guerreiro ganha pericia com um oficio. Ele pode fazer artesanato e usar isso como suborno, presente de boas-vindas, chiminage etc. É você que não tá vendo o "potencial interpretativo da classe". :cool:

O que você quer dizer por "ofício"? Se você estiver falando de "Tools", ele não ganha mesmo. Igual ao Clérigo e ao Mago e a grande maioria das classes (exceções são Bardo, Druida e Ladino). "Tools" são benefícios dados por Backgrounds (como Criminal ou Guild Artisan), e eles são independentes da sua escolha de classe.


EDIT

Citação de: Elfo
Ainda não. Acho que é cedo demais para isso, dado que só mestrei uma série de umas 15 aventuras (níveis 1-8) e estou na primeira campanha com expectativa de chegar em níveis altos. Sem contar que eu ainda não sei realmente qual é a "Estrutura e Expectativa" dele para fazer esse tipo de mudança. E pior ainda, não existe ainda uma comunidade de number-crunchers como havia em D&D 3e-4e, já que D&D Next não tem praticamente nada fora do CORE.

Por curiosidade, quais a classes presentes no(s) seu(s) jogo(s)?
« Última modificação: Junho 17, 2015, 03:12:43 pm por Bispo »

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #38 Online: Junho 17, 2015, 03:24:37 pm »
Student of War é uma característica de Battle Master que  dá proficiência com uma ferramenta de artesão a sua escolha, certo?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #39 Online: Junho 17, 2015, 03:41:29 pm »
Student of War é uma característica de Battle Master que  dá proficiência com uma ferramenta de artesão a sua escolha, certo?

Sim. Mas é uma característica de um arquétipo a ser escolhido do Guerreiro. Os outros dois (Champion e Eldritch Knight) não dão esta característica (ou algo semelhante).

EDIT:

Quando falo em "deixar a desejar" no que se refere à Exploração e Interação não estou me remetendo somente à (falta de ou restritiva) proficiência em "Tools" (Ferramentas? Instrumentos? Não sei como traduzir isso de modo a manter o sentido generalista do inglês).

É num sentido geral mesmo. A classe não foi feita se pensando nisso. Mesmo um recurso como Perception (perícia de classe) fica mitigado pela necessidade da classe em torno das habilidades físicas (valores acima da média em FOR, CON e DES). Mesmo um Eldritch Knight não tem incentivos para ter um valor alto de Inteligência. Quem dirá Sabedoria ou Carisma (à exceção de um Inspiring Leader para esse último)? Então, o Guerreiro fica aquém em qualquer coisa que se fie a estas habilidades (investigar algo, rastrear alguém, negociar com alguém, por exemplo) sem o uso de magias.

Do meu ponto de vista, na versão final desta edição, a questão dos três pilares foi pulverizada entre as classes ao invés de, como as promessas inicias da WotC davam a entender, ser comportada em cada uma delas (dando opções para todas as classes de atuar de maneira relevante em cada uma dessas áreas). A exceção, obviamente, é o Mago.
« Última modificação: Junho 17, 2015, 04:04:12 pm por Bispo »

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #40 Online: Junho 17, 2015, 05:11:05 pm »
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Por curiosidade, quais a classes presentes no(s) seu(s) jogo(s)?

O jogo antigo, que terminou no nível 8, já coloquei aqui. No atual, nível 4 e todos com Marcas Aberrantes.

Kalashtar Clérigo de Aureon, Domínio do Conhecimento
Halfling Ranger, Beastmaster. Eu sou um DM Gentil e ele tem um Pteranodon como Montaria.
Meio-Elfo Feiticeiro, Linhagem Dracônica.
Shifter Druida, futuramente Bárbaro. Ele quer ser um Lobisomem, então, nada mais apropriado que essa mistura.
Forjado Ladino, Trapaceiro Arcano.

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #41 Online: Junho 17, 2015, 05:20:03 pm »
Bispo, eu concordo com você. Por isso taquei o emoticon de cool na frente do que eu postei. Eu acho ridículo o fighter ganhar algo como proficiência com ferramenta de artesão, e isso ser restrito a um arquétipo como o Battle Master só deixa a coisa pior. Ficou muito a impressão de: "putz, mas fora do combate, o que o fighter vai fazer? Ah sei lá, dá proficiência com ofícios pra ele...dai ele pode... fazer... armadura...algo assim."
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #42 Online: Junho 17, 2015, 07:32:56 pm »
Bispo, eu concordo com você. Por isso taquei o emoticon de cool na frente do que eu postei. Eu acho ridículo o fighter ganhar algo como proficiência com ferramenta de artesão, e isso ser restrito a um arquétipo como o Battle Master só deixa a coisa pior. Ficou muito a impressão de: "putz, mas fora do combate, o que o fighter vai fazer? Ah sei lá, dá proficiência com ofícios pra ele...dai ele pode... fazer... armadura...algo assim."

Relaxa, eu saquei. Mas é que não acho ridículo dar essa opção ao Guerreiro. O problema é esperar que ele atenda os outros pilares do jogo só com isso.

No caso do Battle Master: lembre-se que Artisan Tools compreende, além de utensílios de forja/ferreiro/armeiro, também ferramentas de carpentaria, cartografia e alquimia. A ideia, pelo que me parece, é capturar o feeling do general/comandante/estrategista. Obviamente, a habilidade é quase cosmética. Mas o problema não está na habilidade em si, mas nas regras gerais de manufatura/criação ("crafting") desses itens. E, convenhamos, ela é menor se pensarmos o conjunto Fighter-Battle Master (não é como o Monge, por exemplo, cheio dessas habilidades de uso bem situacional).

Citação de: Elfo
Kalashtar Clérigo de Aureon, Domínio do Conhecimento
Halfling Ranger, Beastmaster. Eu sou um DM Gentil e ele tem um Pteranodon como Montaria.
Meio-Elfo Feiticeiro, Linhagem Dracônica.
Shifter Druida, futuramente Bárbaro. Ele quer ser um Lobisomem, então, nada mais apropriado que essa mistura.
Forjado Ladino, Trapaceiro Arcano.

Composição de grupo interessante. Algum comentário (positivo ou negativo) a respeito do Beastmaster ou Druida e/ou Feiticeiro (digo mecanicamente)?

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #43 Online: Junho 26, 2015, 05:18:42 pm »
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Composição de grupo interessante. Algum comentário (positivo ou negativo) a respeito do Beastmaster ou Druida e/ou Feiticeiro (digo mecanicamente)?

Antes de tudo, só notei esse trecho do post agora. Mas vamos às minhas impressões (nível 1-4).

Eu tenho a impressão que o Feiticeiro está sendo mal utilizado pela escolhas do jogador - ele fez o que seria um Pyromancer na 4e, ou seja, a forma estúpida de jogar com um Conjurador. Nenhuma escolha de magias utilitárias e somente magia ofensivas (Fire Bolt, Shocking Grasp, Thunderwave, Scorching Ray), ficando perigosamente próximo da linha de fogo (e já atingindo mais de um aliado com Thunderwave) e quase sempre na base de Empower Spell. E para minha parcial decepção, dos 6 temas possíveis de Marca Aberrante (por sorteio), adivinhe só o que caiu para ele? Marca do Fogo.  :delado:

É funcional? Sim. Fácil de jogar? Yep.

O Druida é sem surpresas, do Bark at Circle of the Moon. Não foi um personagem muito forte ou inspirado no começo do jogo (embora Shillelagh seja um ótimo cantrip e o jogador é criativo com Thorn Whip e Druidcraft), mas assim que pode virar um Lobo Gigante, se tornou uma força respeitável em combate, ainda mais no nível 4 onde escolheu pegar um talento (Sentinel) ao invés de aumentar atributos. Não sei como evoluirá, mas no momento é o melhor combatente do grupo (e um dos curandeiros).

O Beastmaster está funcionando melhor do que deveria porque eu gentilmente ignorei algumas restrições, como acessar o Pteranodon como Companheiro Animal (Ele voa e tem Fly-By Attack), Exceptional Training passa a ser uma habilidade de nível 3 e ambiente urbano é um dos terrenos favoritos (porque o jogo se passa em Sharn e o Ranger pode fazer uso constante de suas habilidades).

Re:[D&D Next] House-Rules
« Resposta #44 Online: Julho 26, 2015, 01:26:19 am »
Fazendo um update, aqui vão minhas versões (mais ou menos, elas são inspiradas nas originais da Wizards e em 2-3 versões de outros fãs) do Forjado e do Shifter (Feral). Alguns termos não estão traduzidos por preguiça ou porque eu não sei qual a tradução semi-oficial.

Os Ferais


+1 em Sabedoria, tamanho Médio, 9 metros de deslocamento e Visão no Escuro

Sentido Selvagem: Proficiente em testes de Sabedoria (Percepção).

Mudança Animalesca: Como uma ação bônus, recebe 1d6 + (Mod de Con, mínimo 0) PVs temporários. Essa habilidade dura 1 minuto e pode ser encerrada com uma ação bônus. O personagem recupera essa habilidade após um descanso curto ou longo.

Arma Natural: O ataque desarmado de um Feral passa a causar 1d4 de dano e pode escolher entre causar dano perfurante, cortante ou de concussão. A partir do quinto nível de personagem, o ataque desarmado de um Feral passa a ser considerado uma arma mágica.

Linhagem do Caçador

+2 em Destreza

Ao utilizar a habilidade Mudança Animalesca, o personagem recebe vantagem nos testes de  Sabedoria (Percepção) e  e Sabedoria (Sobrevivência), pode utilizar Destreza em testes de Força (Atletismo) e recebe deslocamento de Natação ou Escalar de 9m. Caso utilize Mudança Animalesca fora de combate, os benefícios da Linhagem do Caçador duram 1 hora.

Linhagem do Predador

+2 em Força

Ao utilizar a habilidade Mudança Animalesca, adquire proficiência em testes de Força (Atletismo) e pode realizar um ataque com sua Arma Natural como uma Ação Bônus ou Agarrar um oponente até um tamanho maior que ele. Caso utilize Mudança Animalesca fora de combate, os benefícios da Linhagem do Predador duram 1 hora.

Linhagem da Presa

+2 em Constituição

Ao utilizar a habilidade Mudança Animalesca, aumenta seu deslocamento terrestre em 3 metros e pode utilizar sua ação bônus para aumentar sua CA em 1 ou realizar uma ação de Dash. Caso utilize Mudança Animalesca fora de combate, os benefícios da Linhagem da Presa duram 1 hora.
« Última modificação: Julho 29, 2015, 08:00:21 am por Khalid al-Walid »