(http://www.vardentech.com/assets/Golden-Rule-1.jpg)
Ah, legal que abriram a discussão aqui. Sem saco para lidar com os caras do En World.
Impressão geral do pacote: razoável. Melhor que o de Eberron, mas ainda assim com coisas sem gosto (e.g. Genasi napolitanos). Aarokocra possivelmente uma das melhores raças mecanicamente falando do jogo até aqui (junto da variante de Humano [a que concede talento] e Anão das Montanhas).
Mas só mecanicamente mesmo. Porque não consigo parar de imaginá-los como um daqueles Tengu do 47 Ronins do Keanu Reeves:
(http://static1.squarespace.com/static/51b3dc8ee4b051b96ceb10de/526ea3dfe4b0910c58897a32/526ea3ece4b05f88f1b8b4b0/1382982709713/47-ronin-impressively-awesome-new-trailer-9.jpg?format=750w)
De resto (e o mais importante): bom acréscimo de magias (finalmente Cantrips de Mago razoáveis para serem beneficiadas por Potent Cantrip) e... Ice Knife deve ser presença constante nas magias preparadas pelos conjuradores por aí (1d10+2d6 para um magia de nível 1? Tá bem).
O vôo por si só não seria tão quebrado, se ele já não servisse como "acúmulo' de magia com concentração, deixando um conjurador com vôo livre pra manter-se longe com uma magia em concentração - que é o grande ponto de equilíbrio dessa edição.
Bom, por outro lado, permite não-conjuradores acessarem uma forma de voo estável e confiável.
Mas eu concordo que a habilidade dessa raça destoa consideravelmente do que é visto no resto do sistema. Apenas para exemplificar, as outras fontes de Voo em Next:
* Eagle Totem, Bárbaro de Nível 14. Funciona apenas em Fúria e apenas em "Pulos" - não é possível ficar no ar com essa habilidade.
* Stormborn, habilidade do Tempest Domain de Nível 17. Não funciona em ambientes fechados.
* Dragon Wings, do Feiticeiro 14.
* Magia Voo, acessível no nível 5 de algumas classes. Requer Concentração e dura 10 mins.
* Magia Forma Gasosa, também nível 5. Concentração e uma porrada de restrições.
* Magia Wind Walk, acessível no nível 11. Concentração, não pode atacar ou conjurar magias.
E outras formas, mas você notou o padrão. O Voo racial aqui é melhor do que a habilidade de classe de um Bárbaro de nível 14 e é maravilhoso para classes Dex-Based (Monge, Ladino, parte do Ranger e Guerreiro) e claro, Conjuradores (Mago, Bardo, Warlock).
Pessoalmente, eu deixaria o Voo do Aarakocra um pouco mais parecido ao que ocorria com os Raptorans do Races of Wild do D&D 3.5, onde o Voo era disponível com algumas restrições contornáveis.
Mas só mecanicamente mesmo. Porque não consigo parar de imaginá-los como um daqueles Tengu do 47 Ronins do Keanu Reeves:
Veja como eles eram em Dark Sun. Ou faça como eu, visualize-os como os Raptorans:
(http://archive.wizards.com/dnd/images/row_gallery/86644.jpg)