Autor Tópico: (D&D Next) Elemental Evil Companion  (Lida 5683 vezes)

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(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Online: Março 11, 2015, 11:19:07 pm »
Aos interessados, o primeiro "suplemento mecânico" de D&D Next saiu e ele está disponível gratuitamente no DTRPG e na RPGnow, chamado Elemental Evil - Player's Companion. Como o nome indica, é material mecânico extra feito para acompanhar a aventura homônima que sairá em breve.

O que você encontrará nele? 3 raças novas (Genasi, Goliath e ...Aarakocra, sério?) e uma sub-raça, o Svirfneblin (Gnomo das Profundezas). Por motivos exóticos, apenas metade dos Genasis tem resistência a elementos e suas habilidades raciais podem ser resumidas em... "Uma ou duas magias de nível 1 e 2, uma vez por dia". Aarakocraka vem com Voo de 15 metros, mas restrito ao uso de armaduras leves (ou seja, somente classes Dex-Based ou Conjuradores usarão essa habilidade). Goliath e Svirfneblin são okay.

E claro, como estamos em D&D Next e aproximadamente 1/3 do PH em magias para os Floquinhos de Neve, então para suprir a incrível falta de opções deles, o Elemental Evil adiciona mais 40 magias para você brincar de Deus e chutar o recalque dos entusiastas de Combatentes. Mas relaxem, há ao menos um talento disponível nesse suplemento, chamado Svirfneblin Magic:b

Feita minha diatribe obrigatória com Conjuradores, há magias interessantes aqui:

Absorb Elements é uma excelente magia de nível 1 que como reação reduz em metade o dano de um elemento que causará dano contra o personagem e aumenta em 1d6 o dano do próximo ataque CaC a ser feito, obviamente tendo em mente o Ranger e o Eldritch Knight em mente.

Beast Bond é obviamente para o Beastmaster Ranger, dando Vantagem aos ataques de um animal amigável contra oponentes adjacentes ao Conjurador. Infelizmente é um efeito de Concentração, o que mostra que a Wizards não se interessa tanto assim em consertar o Beastmaster.

Elemental Bane é outra magia interessante para evocadores - ela permite, sem teste de resistência, não apenas retirar a Resistência a Elementos de um criatura, como aumenta o dano que esse elemento causaria a ela em 2d6. Felizmente é um efeito de Concentração.

As magias Investidure of Flame/Ice/Stone e Wind são um lembrete que Buffs Mágicos Excepcionais existem, todas elas dando Imunidade a algum elemento ou Resistência a diversas fontes de ataques, além de efeitos extras para brincar de "Avatar". Lado positivo, eu certamente adicionarei essas magias ao repertório do Monge Quero ser o Aang do Way of the Four Elements.

Maximilian’s Earthen Grasp e Bones of the Earth são magias interessantes de Controle de Área, embora Bones of the Earth seja restrita a afetar criaturas Médias ou inferiores. Aliás, diversas magias de controle tem "travas de Tamanho" para que criaturas maiores escapem dos efeitos da magia.
« Última modificação: Março 13, 2015, 02:45:13 pm por Khalid al-Walid »

Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #1 Online: Março 12, 2015, 08:47:15 am »
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E claro, como estamos em D&D Next e aproximadamente 1/3 do PH em magias para os Floquinhos de Neve, então para suprir a incrível falta de opções deles, o Elemental Evil adiciona mais 40 magias para você brincar de Deus e chutar o recalque dos entusiastas de Combatentes. Mas relaxem, há ao menos um talento disponível nesse suplemento, chamado Svirfneblin Magic.

Isso me lembra os suplementos da 3e. ate o livro completo do GUERREIRO tinha uma lista de magias novas
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Offline Lumine Miyavi

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #2 Online: Março 12, 2015, 10:55:18 am »
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E claro, como estamos em D&D Next e aproximadamente 1/3 do PH em magias para os Floquinhos de Neve, então para suprir a incrível falta de opções deles, o Elemental Evil adiciona mais 40 magias para você brincar de Deus e chutar o recalque dos entusiastas de Combatentes. Mas relaxem, há ao menos um talento disponível nesse suplemento, chamado Svirfneblin Magic.

Isso me lembra os suplementos da 3e. ate o livro completo do GUERREIRO tinha uma lista de magias novas
Magias são mais fáceis de criar, faz qualquer efeito e pronto, sem explicação.

Manobras e afins dependem de "manter o realismo", num jogo onde dragões existem e pessoas conjuram cones de frio instantâneo.

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #3 Online: Março 12, 2015, 11:38:39 am »
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E claro, como estamos em D&D Next e aproximadamente 1/3 do PH em magias para os Floquinhos de Neve, então para suprir a incrível falta de opções deles, o Elemental Evil adiciona mais 40 magias para você brincar de Deus e chutar o recalque dos entusiastas de Combatentes. Mas relaxem, há ao menos um talento disponível nesse suplemento, chamado Svirfneblin Magic.

Isso me lembra os suplementos da 3e. ate o livro completo do GUERREIRO tinha uma lista de magias novas
Magias são mais fáceis de criar, faz qualquer efeito e pronto, sem explicação.

Manobras e afins dependem de "manter o realismo", num jogo onde dragões existem e pessoas conjuram cones de frio instantâneo.

O mais irônico é que o guerreiro das edições antigas de D&D sequer era realista.

Alguém que reclamava das manobras do tob/4e por serem "anime demais" nunca sequer pesquisou sobre artes marciais medievais
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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #4 Online: Março 12, 2015, 11:56:33 am »
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E claro, como estamos em D&D Next e aproximadamente 1/3 do PH em magias para os Floquinhos de Neve, então para suprir a incrível falta de opções deles, o Elemental Evil adiciona mais 40 magias para você brincar de Deus e chutar o recalque dos entusiastas de Combatentes. Mas relaxem, há ao menos um talento disponível nesse suplemento, chamado Svirfneblin Magic.

Isso me lembra os suplementos da 3e. ate o livro completo do GUERREIRO tinha uma lista de magias novas
Magias são mais fáceis de criar, faz qualquer efeito e pronto, sem explicação.

Manobras e afins dependem de "manter o realismo", num jogo onde dragões existem e pessoas conjuram cones de frio instantâneo.

O mais irônico é que o guerreiro das edições antigas de D&D sequer era realista.

Alguém que reclamava das manobras do tob/4e por serem "anime demais" nunca sequer pesquisou sobre artes marciais medievais
As pessoas subestimam e acham que "porque não tem magia" = "tem que ser igual nosso mundo". Mesmo nosso mundo tem coisas bem impressionantes...

Me lembra o caso do Tony Jaa, né? Imitou os filmes que usavam efeitos especiais e fez igual. Porque não sabia que pessoa normal não poderia fazer aqueles pulos e manobras...

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #5 Online: Março 12, 2015, 03:21:30 pm »
O que irritou na 4e não foram manobras de "saltos espetaculares" como Tony Jaa.

São trovões, fogos de artifício, e coisas pirotécnicas desse tipo. Parecia que todo mundo conjurava magia.

Melhor que uma edição onde conjuradores são fortes e tem mais opções, é uma edição inteira de conjuradores...

Offline Smaug

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #6 Online: Março 12, 2015, 03:23:21 pm »
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São trovões, fogos de artifício, e coisas pirotécnicas desse tipo. Parecia que todo mundo lançava magia.
Faz algum tempo que eu não jogo a 4e, então eu posso ter esquecido, mas que poderes e de quais classes marciais faziam isso?
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Offline kinn

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #7 Online: Março 12, 2015, 03:55:06 pm »
Nenhuma. O que possuíam eram pancadas na cabeça que atordoavam, golpes no joelho que deixavam lento; rasteiras que derrubavam e outras ações completamente mundanas, mas descritas de forma espetacular que fazia o povo achar que era magia...
Pesquisas provam:
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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #8 Online: Março 12, 2015, 04:06:59 pm »
Nenhuma. O que possuíam eram pancadas na cabeça que atordoavam, golpes no joelho que deixavam lento; rasteiras que derrubavam e outras ações completamente mundanas, mas descritas de forma espetacular que fazia o povo que não sabia ler achar que era magia...

corrigi pra você kinn

Sério, o povo via a ilustração de um guerreiro com uma ARMA MÁGICA e logo deduzia que os poderes do guerreiro eram magia sem nem ler
« Última modificação: Março 12, 2015, 04:14:04 pm por Sirus »
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Offline Smaug

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #9 Online: Março 12, 2015, 09:04:42 pm »
Foi o que eu suspeitei. Do jeito que o Freakey colocou eu achei que tinha deixado passar algum poder em que a espada do ranger pega fogo ou o guerreiro dispara relâmpagos do machado.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #10 Online: Março 12, 2015, 09:10:02 pm »
São trovões, fogos de artifício, e coisas pirotécnicas desse tipo. Parecia que todo mundo conjurava magia.
Eu queria muito ter jogado essa 4e, porque a que eu joguei, eram só proezas físicas, no máximo algum golpe exagerado tipo filme de kung fu.

Sério, não é sarcasmo. Meu sonho é uma mesa com todo mundo a la "dobradores" de avatar na descrição com as classes normais.

Sim, eu sei que tem uma adaptação pra 4e. xD

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #11 Online: Março 12, 2015, 09:40:57 pm »
Voltando ao tópico. Eu acho que o Aarakocra como raça jogável vai ser igual a sprite em tormenta: a raça voadora que f!@#$ com 90% dos encontros  :b
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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #12 Online: Março 13, 2015, 01:18:34 am »
Foi o que eu suspeitei. Do jeito que o Freakey colocou eu achei que tinha deixado passar algum poder em que a espada do ranger pega fogo ou o guerreiro dispara relâmpagos do machado.
Eu fui infeliz no meu comentário.

As classes marciais na 4e não tem "pirotecnia", mas o feeling de jogar a edição com qualquer personagem, mesmo jogando com um personagem de poder marcial, é totalmente o de jogar com um conjurador.

Eu sei que vão dizer "ah, mas a descrição dos poderes não tem nada a ver com magia" ou "cabe ao DM e os jogadores narrarem seus poderes da forma correta", e estão certos. Mas ter "poderes" na ficha e gastá-los com usos por encontro/dia é muito coisa de conjurador pra quem joga D&D há tanto tempo.

Pelo menos eu e meu grupo nos sentíamos assim quando jogamos a 4e (e jogamos por bastante tempo).

MAS não quero prolongar uma edition wars sem sentido aqui. Só vim retificar meu post infeliz. :)

@Topic
Achei Aarakocra completamente desnecessário. Esse movimento de vôo é quebrado.

O que achei foda mesmo foi essa magia aqui:



Pelo texto "At higher Levels" dá a entender que é na verdade uma magia de 2º nível. Que causa 3d12 de dano em área. Enquanto isso Scorching Ray é só 2d6 em apenas um alvo. Tá certo que uma tem save, a outra acerto automático, mas mesmo assim... é ridículo.

Enquanto isso o Ranger... bom, pelo menos disseram recentemente que ouviram as reclamações quanto ao Ranger, e que irão publicar opções extras para a classe.
« Última modificação: Março 13, 2015, 01:30:28 am por Freakey »

Offline Lumine Miyavi

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #13 Online: Março 13, 2015, 07:33:27 am »
O vôo por si só não seria tão quebrado, se ele já não servisse como "acúmulo' de magia com concentração,  deixando um conjurador com vôo livre pra manter-se longe com uma magia em concentração - que é o grande ponto de equilíbrio dessa edição.

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Offline ferdineidos

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Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Resposta #14 Online: Março 13, 2015, 11:52:11 am »
As magias Investidure of Flame/Ice/Stone e Wind são um lembrete que Buffs Mágicos Excepcionais existem, todas elas dando Imunidade a algum elemento ou Resistência a diversas fontes de ataques, além de efeitos extras para brincar de "Avatar". Lado positivo, eu certamente adicionarei essas magias ao repertório do MongeQuero ser o Aang do Way of the Four Elements.

Pelo nível dela não teria como encaixar no Monge. Como você adaptaria isso?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."