Autor Tópico: [D&D Next] E a OGL chegou na 5e  (Lida 6111 vezes)

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[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Online: Janeiro 13, 2016, 02:13:05 am »
Com um pequeno atraso devirniano, a Wizards of the Coast enfim anunciou seus programas que permitem o uso de D&D Next para a produção de material de terceiros. A EnWorld tem uma matéria interessante sobre ela, mas vamos ao meu resumo:

Existem duas alternativas para publicar o que criou usando as regras do D&D Next - a primeira é a "Boa e Velha" OGL, que ao que tudo indica retornou ao seu melhor estilo, embora eu ainda não vi se voltou a ser uma "Licença Eterna" (como era a OGL da 3.x, que existe até hoje e permite que Pathfinder exista) como outrora. Mas ao menos a SRD está aqui e logo terá um site organizado por fãs.

E a segunda é basicamente uma Nova Licença d20 com elementos da "App Store/Play Store" de D&D - caso queira lançar seu material vinculado a D&D, utilizando elementos de Forgotten Realms e à venda na Dungeon Master Guild (a loja que a Wizards of the Coast em parceria com os responsáveis da DTRPG abriu) com uma série de cláusulas e limites como:

* Seu material tem que ser lançado apenas na Dungeon Master Guild.
* 50% do faturamento é da Wizards/DTRPG.
* Tem que ser ambientado em Forgotten Realms.
* A Wizards pode incorporar seu material no cenário oficial.

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #1 Online: Janeiro 13, 2016, 09:20:10 am »
Aparentemente eles prenderam com o erro de não terem feito uma OGL para a 4e
War never changes

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #2 Online: Janeiro 13, 2016, 02:47:43 pm »
Acho que nada impede agora de incorporar ainda mais elementos da 4e no next. Ia ser legal ver algumas variantes de guerreiro que não precisam esperar até o 3º nível para começarem a fazer alguma coisa (e por alguma coisa eu digo pegar as manobras de combate e magias e não fazer artesanato). Além é claro, de regras de exploração melhoradas. Sério, next se gaba de ter sido construido em cima de três pilares, mas quando se trata de exploração e interação ele faz o que todo rpg faz, ah um corredor, testa percepção, achei armadilha, testa pra desarmar. Quero convencer fulano, testa pericia, acerto, convenceu! Não acertou? Continua tentando até o mestre cansar.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #3 Online: Janeiro 13, 2016, 06:02:56 pm »
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Acho que nada impede agora de incorporar ainda mais elementos da 4e no next.

Jogadores chatos de TROO D&D
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Offline Smaug

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Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #4 Online: Janeiro 13, 2016, 06:36:14 pm »
Acho que sim, mas fazer e lançar uma versão com esses elementos compra quem quer. E no fim, pode suprir o nicho dos 2d6+1 jogadores de 4e que ainda existem (eu incluso).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #5 Online: Janeiro 13, 2016, 10:31:14 pm »
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Aparentemente eles prenderam com o erro de não terem feito uma OGL para a 4e

Talvez. É difícil saber o quão benéfica era a OGL para a Wizards of the Coast no fim do 3.5/4e, ainda mais porque ela permitiu a existência do único RPG que conseguiu superar D&D em vendas, Pathfinder (sendo mais D&D do que D&D 4e era).

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E no fim, pode suprir o nicho dos 2d6+1 jogadores de 4e que ainda existem (eu incluso).

Que otimismo, eu apostava em 2d4-1, e todos eles estavam no fórum temporário do Warlord na EnWorld.  :b

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Sério, next se gaba de ter sido construido em cima de três pilares, mas quando se trata de exploração e interação ele faz o que todo rpg faz, ah um corredor, testa percepção, achei armadilha, testa pra desarmar. Quero convencer fulano, testa pericia, acerto, convenceu! Não acertou? Continua tentando até o mestre cansar.

Em teoria, ele tem um sistema de viagens e exploração, mas é uma cópia incompetente do que existe em The One Ring (que é tão ruim que foi reescrito meses depois pelos autores do TOR).

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #6 Online: Janeiro 13, 2016, 10:38:52 pm »
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Talvez. É difícil saber o quão benéfica era a OGL para a Wizards of the Coast no fim do 3.5/4e, ainda mais porque ela permitiu a existência do único RPG que conseguiu superar D&D em vendas, Pathfinder (sendo mais D&D do que D&D 4e era).

Bem, a culpa disso e dá própria wizards por terem feito os essentials do jeito que fizeram

A 4e tava vendendo melhor que pathfinder até a linha essentials aparecer e dividir os jogadores entre aqueles que ficaram na pré essentials e aqueles que continuaram comprando material 4e
« Última modificação: Janeiro 14, 2016, 12:24:57 pm por Sirus »
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Offline Heitor

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Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #7 Online: Janeiro 14, 2016, 04:09:03 pm »
Já tem um piolho: a SRD só apresenta uma opção de especialização por classe, mas as demais são mencionadas na descrição da classe. Provavelmente, como nas regras básicas, só esteja disponível para uso livre a opção icônica.

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #8 Online: Janeiro 14, 2016, 06:12:01 pm »
Aparentemente eles prenderam com o erro de não terem feito uma OGL para a 4e
Más 4e tem OGL, ela só não é a zona que é a OGL da 3e. 

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #9 Online: Janeiro 14, 2016, 07:41:06 pm »
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Más 4e tem OGL, ela só não é a zona que é a OGL da 3e.

Não, a 4e não tem uma OGL. Ela tem a Game System License que é mais comparável a finada d20 License do que a OGL (por exemplo, a GSL é revogável, a OGL não).

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Já tem um piolho: a SRD só apresenta uma opção de especialização por classe, mas as demais são mencionadas na descrição da classe. Provavelmente, como nas regras básicas, só esteja disponível para uso livre a opção icônica.

Curiosamente, o que consta na SRD é uma das menores preocupações (salvo a parte básica de regras) . O mera fato de termos uma SRD com praticamente todas as regras do jogo e a OGL asseguram a continuidade a longo prazo de Next.

Entretanto, isso pode ser um problema para quem deseja fazer material que possa ser adicionado na DM's Guild e receber o "aval mágico" da Wizards.
« Última modificação: Janeiro 14, 2016, 07:43:37 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #10 Online: Janeiro 14, 2016, 11:26:25 pm »
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Entretanto, isso pode ser um problema para quem deseja fazer material que possa ser adicionado na DM's Guild e receber o "aval mágico" da Wizards.
Fiquei curioso para saber por que acha isso.

Sobre que tipos de materiais poderiam ser lançados para FR, provavelmente nada que avance o plot ou mude drasticamente uma região. Aventuras regionais de pequeno impacto, talvez. Raças eu acho complicado, você está inserindo coisas no cenário.
« Última modificação: Janeiro 14, 2016, 11:28:08 pm por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #11 Online: Janeiro 15, 2016, 02:28:31 am »
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Fiquei curioso para saber por que acha isso.

Porque em teoria você não pode se referir a certas subclasses/arquétipos que não constam na SRD, o que dificultaria expandir tais subclasses. Mas por enquanto há indícios que a Wizards está lidando com a DM's Guild com tanta dedicação quanto a Google nos primeiros anos da Play Store, vide aqui (Inspirocópia Nem Remotamente Disfarçada do ToBa).

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #12 Online: Janeiro 15, 2016, 08:56:37 am »
FR vai virar o laboratorio dos DMs, acho que o velho Greenwood deve ter ficado muito decepcionado com os rumos do cenário durante a 4° e a 5° edição.

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #13 Online: Janeiro 15, 2016, 11:33:24 pm »
Estava curioso pra ver como o pessoal da Spell ia receber essa notícia então passei aqui pra ver. Deixa eu esclarecer algumas coisas que parecem não ter sido compreendidas.

1) Não é preciso usar FR para colocar seu material no DM Guild. Você pode fazer material genérico que se encaixe em qualquer cenário. O que você não pode é fazer material para outros cenários, como Ravenloft.
2) Qualquer coisa, desde que não desrespeite alguma outra regra do acordo de uso, pode ser disponibilizado como material de FR lá. Se alguém quiser pode escrever uma sequência de aventuras que falam sobre o fim do mundo em FR. Só que não é OFICIAL. Nada que seja colocado lá por fãs é oficial. Só poderia se tornar oficial se a WotC se interessar pelo material e resolver comprar esse suplemento do autor. Boa sorte nisso.
3) Uma coisa que não foi citada e é importante, é que ao colocar um material no DM Guild você permite que a WotC e outros autores do DM Guild usem dele da forma como eles quiserem. Então se você construiu uma cidade inteira e disponibilizou ali, um outro autor pode pegar e criar uma sequência de aventuras em cima dela, sem te pagar nada por isso. Incluindo pegar partes do material que você escreveu. E não há limitação de quanto alguém pode copiar do material de outra pessoa. Nem mesmo há a obrigação de citar o nome do autor original do material, só uma sugestão.
4) Até a exclusão de material é complicada: se você pedir que a WotC retire um material teu do DM Guild, ela deveria excluir, mas o acordo que é assinado para usar o serviço deixa brechas suficientes para que ela se recuse. E mesmo que ela não se recuse, ela tem direito de usar teu material para o que ela quiser, mesmo que você tenha pedido que ele seja retirado do DM Guild. Isso porque uma vez que o material foi disponibilizado no DM Guild, qualquer um pode utilizar dele quando quiser. Mesmo que já tenha sido retirado do serviço.
4.1) Continuando o ponto acima e lembrando que você não precisa fazer material especificamente para FR. Segundo o acordo de uso, se alguém se aproximar de você querendo comprar os direitos sobre teu produto, a WotC tem que ser avisada e tem preferência na compra, segundo os mesmos termos acordados com o terceiro. Ou seja, se uma empresa quiser comprar os direitos sobre um material que você disponibilizou no DM Guild, você tem que (1) avisar a WotC e (2) mostrar para o WotC o acordo e perguntar se ela não quer comprar. Se ela quiser, é dela. Não importa pra quem você preferia vender.

O que é problemático. Porque significa que nenhuma empresa vai querer comprar direitos de material publicado ali, porque a WotC pode passar na frente e pegar pra ela antes. Segundo, porque significa que mesmo que os direitos sejam vendidos para outra empresa, a WotC e os autores do DM Guild podem continuar publicando suplementos usando desse material sem pagar nada para a empresa que é a nova detentora do material.

Sem contar uns outros problemas, como a impossibilidade de um autor decidir em algum ponto reunir seu material publicado no DM Guild e tentar publicar um livro via kickstarter, por exemplo. Coisa que não acontece no DTRPG (tanto que está tendo um KS de Fate para publicação física de suplementos, onde um dos livros já está no DTRPG como pdf).
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next] E a OGL chegou na 5e
« Resposta #14 Online: Janeiro 16, 2016, 02:48:17 am »
Um "like" é pouco para o último post do kimble. :)

Apenas para reiterar um detalhe que certamente pode gerar confusão - o kimble está lidando com material publicado via DM Guild, não via OGL. A publicação via OGL de D&D Next é, para todos fins, idêntica a como era na 3.X Era, tanto que o recente kickstart de Scarred Lands faz uso dela.

E algo de um post anterior que não notei:

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Jogadores chatos de TROO D&D

Por mais que eu tenha minha antipatias com o que se chama de Old School e diversos aspectos da 3.X, essa postura de "4Natics" em outrém é culpado por não compartilhar seu gosto é tão irritante quanto.
« Última modificação: Janeiro 16, 2016, 02:50:15 am por Lúcio Quíncio Cincinato »