Contudo, alguém sabe quem fez a arte da capa? Não me parece nenhum artista que reconheça de imediato.
Eu achei visualmente indistinguível de Pathfinder, no acabamento, tirando o logo feito no paint. Cabe ver se isso é bom ou não.
Eu acho que foi o Michael komarck http://www.komarckart.com/bk_cov17.html (http://www.komarckart.com/bk_cov17.html)
Eu achei que o logo e o nome do livro ficaram muito pequenos. Tem mais cara de livro de arte do que de algo pra usar em mesa.
As imagens em si ficaram ótimas, mas não acho que ficaram iconicas o suficiente pra serem capas. Ao meu ver, as capas tem que ser algo que você bate o olho e imediatamente reconhece o livro. Sendo apenas uma "imagem de ação genérica" não me dá muitas dicas sobre o que é o livro. Por exemplo: DMG 3.5 tinha um globo. Adventurer's Vault 1 tinha uma mesa cheia de itens. Eberron 4e tinha um warforged logo na capa, e por aí vai.
Starter set: Aventureiro e dragão. PHB: Aventureiro e gigante. MM: Aventureiro e beholder. DMG: Aventureiro e lich. Não tem dica alguma aí de identidade.
Na verdade, o layout das capas é bastante similar ao que a TSR fazia em AD&D.
Sim e não. Repare que dá pra pegar o "tema" do livro pela capa. O Unearthed Arcana é bem o que ele se propõe: experimentos que podem ou não explodir na sua cara, enquanto o DMG dá aquela sensação de "bem vindo ao meu mundo" que todo narrador tem que apresentar aos jogadores no começo.
O meu ponto é que as capas da 5e não tem tema. São apenas imagens muito bonitas. Seriam ótimas pra abrir capítulos, ou simplesmente como arte aleatória de página inteira. Mas não como capa.
agora a do PHB ou do starter. nao combina.
É uma imagem muito legal, muito bonita, mas na é iconica ou evocativa pro livro.
Eu me pergunto por que colocar raças de personagem jogador no DMG :sobrancelha:
Eu me pergunto por que colocar raças de personagem jogador no DMG :sobrancelha:
Infelizmente, a resposta padrão do fórum da WOTC que eu vi foi "dar poder de novo ao mestre".
Eu não sei o que isso quer dizer.
Dragonlance? . . . por que raios Dragonlance?
Eles partem da seguinte idéia se essas raças estivessem no PH uer dizer que assume-se que qualquer player pode escolher a reça que mais lhe agradar para montar seu personagem. Todavia ao coloca-lo no DMG significa que o player tem que primeiro ter a permissão do mestre para escolher a raça de seu personagem.Como se o mestre não pudesse vetar qualquer coisa antes, pombas!
Basicamente só fizeram algo para massagear o ego de uns idiotas :b
Dragonlance? . . . por que raios Dragonlance?
Como se o mestre não pudesse vetar qualquer coisa antes, pombas!
Dragonlance? . . . por que raios Dragonlance?
Fora que deixa de maneira bem explicita que se você é caster não precisa ter medo de nada.
Eu nunca fui um entusiasta de Dragonlance, mas eu não me lembro que ser um Mago era algo realmente "fácil "em Dragonlance, ainda mais com a restrição das Torres de Magias e das 3 Luas.
Se deixarem o Forjado no DMG, mas colocarem o Kender e o Dragonborn no PH, eu abandono o Not-Next Not-5th Edition. :b
Sei lá, o cenário foi só tão *puf* na 3e que eu achei que tinha sido abandonado de vez em favor dos romances. Sem contar que acho ele tão parecido com FR no feeling que não entendo para que seguir as duas linhas.
Sei lá, o cenário foi só tão *puf* na 3e que eu achei que tinha sido abandonado de vez em favor dos romances. Sem contar que acho ele tão parecido com FR no feeling que não entendo para que seguir as duas linhas.
Pela lógica, se eles deixarem o Forjado pro DMG, então vão ter que deixar o Kender e o Dragonborn lá também, pois essas três estavam no tópico de Unusual Races do arquivo de raças do playtest aberto.
Essa discussão a respeito de cenários me lembrou da tal campanha que vai redefinir os reinos... Alguém tem acompanhado os eventos que compõem "The Sundering"?
Soube que lançaram aventuras para D&D 3.x, 4E e Playtest do Next relacionadas ao tema, mas não tive acesso a elas e nem conheço ninguém que esteja jogando essa campanha...
Seu otimismo com Next é muito maior que o meu, Lunguinho. :P
Bom, eu tenho alguma noção do que tem ocorrido graças aos entusiastas do Candlekeep (eles conseguem ler as novels intragáveis dos Reinos). Mas caso queira mergulhar nisso, os eventos em aventuras se passam:
Ghost of Dragonspear Castle é o começo de tudo, praticamente. Seguindo os eventos dela tem a antiga temporada do D&D Encounters, que é Scourge of the Sword Coast e a atual dela, Dead in Thay. Ao mesmo tempo, tem uma série de 6 novels que está sendo publicada.
Caso se interesse, eu posso discutir isso com mais detalhes, seja nesse tópico, seja revivendo algum de FR/The Sundering.
OFF TOPIC:
Essa discussão a respeito de cenários me lembrou da tal campanha que vai redefinir os reinos... Alguém tem acompanhado os eventos que compõem "The Sundering"?
Soube que lançaram aventuras para D&D 3.x, 4E e Playtest do Next relacionadas ao tema, mas não tive acesso a elas e nem conheço ninguém que esteja jogando essa campanha...
É pra contrabalancear que esse fórum inteiro está pessimista em relação ao Next!
PS: E antes que alguém venha falar que o 13th Age também usa uma versão modificada do sistema vanciano de D&D, saibam que eu tenho ciência disso e essa foi uma das coisas que eu mais gostei nele. Porém, as magias em 13th Age são quase sempre combativas, da mesma forma que acontecia na 4ª edição de D&D. Já no D&D Next, as magias combativas dividem mais o espaço com contrapartes não combativas, o que já representa um apelo maior para mim. Só resta aguardar para ver se isso vai ser bem executado ou não na versão final. Caso não seja e consequentemente eu não goste do Next, a tendência é que eu fique com o 13th Age mesmo.
O principal motivo desse meu interesse se dá pelo fato de eu ser um fã do sistema vanciano de magias de D&D. Senti falta dele na 4E e se eu fosse como muitos jogadores, que o destestam, eu não estaria nem aí para o Next; afinal já existem ótimos sistemas por aí que servem bem para fantasia medieval e se utilizam de outros sistemas de magias -um exemplo é o Savage Worlds com seu sistema de magias baseado em Pontos de Poder e na vantagem Antecedente Arcano.
se esse novo D&D for um jogo equilibrado
já dá pra vislumbrar uma campanha em que os casters não ofusquem os meros mortais.
Tecnicamente, D&D 4e é a versão mais vanciana de D&D que existe, só que nele todas as classes são Vancianas , vide a lista de poderes selecionados por nível e poderes diários do tipo cast'n'forget. :P
Sem uma quantidade massiva de itens mágicos e sem acesso a todos os recursos que magias trazem (formas alternativas de deslocamento, de colocar condições, de resoluções não combativas), Conjuradores vão ofuscar meros mortais.
Ou teste simples - olhe D&D 3.5 ou Pathfinder. Encontre uma classe com acesso a magias de nível 9 que não seja Tier 3. Ou o oposto, encontre um não-conjurador que esteja acima do 4. :P
Mas no Next eu percebi que houve nerf em várias magias já durante o playtest, então se essa tendência se manter e se disseminar na versão final, pode ser que acabem as magias "win buttom" que fazem os casters humilharem os não-casters.
Pelo menos foi isso que o 13th Age fez... Mas aí eu já não sei se o pessoal da Wizards teve a coragem de dar esse passo adiante...
Eu não sei se um nerf faz diferença quando uma classe ainda tem acesso a uma lista de soluções para todos os problemas e as outras não, mesmo que sejam soluções nerfadas... Um martelo é pior que uma pistola de pregos, mas é melhor que martelo nenhum....
Outros jogos já fizeram isso e deu certo, o Next deu o primeiro passo nerfando várias magias no playtest, então vamos ver se eles tiveram colhões para acabar com as magias que quebram o jogo na versão final. Eu até acho que eles sabem como fazer isso, afinal muitos deles trabalharam na 4E, o meu único receio é que não tenham feito por medo das reações dos grognards das edições antigas.
Will Kobold Press continue to publish products compatible with other RPGs?
Our primary publications are compatible with Pathfinder Roleplaying Game, and our secondary line is the 13th Age RPG. We’ll continue to focus on those games, and others as it makes sense.
The agreement we’re operating under for Tyranny of Dragons is a one-time deal: Kobold Press doesn’t have blanket permission to produce products for the new edition of D&D.
Ou seja, parece que só foi mais uma jogada grognárdica.
Tipo, chamar gente que trabalhou com D&D em longa data e que tinham sido chutados, pra atrair saudosistas?
Deve ser isso que vem dentro daquelas capas lá.
E com essa mudança de política toda da Wizards of The Coast, ainda resta a dúvida se haverá ou não alguma licença aberta para publicação de livros referentes a esse novo D&D por terceiros. Se houver e ela não for restritiva como a antiga GSL, a Wizards tende a reconquistar muito do mercado que perdeu nos últimos anos.
:P
eu entendi que era table RPG ok
Tormenta RPG tem que acabar mesmo
Honestamente eu pensei que o elfo estava falando de tormenta rpg
Eu acho praticamente impossível que a Wizards of the Coast não recupere sua posição de líder de mercado, já que mesmo D&D 4e, que não foi exatamente popular, ainda foi o líder de mercado por quase todo tempo. O que eu estou curioso é se D&D Not-Next vai ser grande o bastante se comparado a D&D 3e, que é a provável referência de vendas WotC (e segundo o que eu sei, mesmo as vendas da 3e eram menores do que AD&D em seu ápice).
E o hobby pode estar voltando a crescer (http://www.examiner.com/article/are-tabletop-role-playing-games-really-making-a-comebac1) (o que me surpreende - eu já estava aceitando que TRPG está destinado a decair e "desaparecer").
Dadas as opções, eu estou mais inclinado a Tormenta RPG do que os dois principais D&Ds do Mercado - seja Next ou Pathfinder.
[Nota Pessoal]Usar outra sigla para RPG de Mesa[/Nota Pessoal]
OH NO YOU DIDN'TCitarTormenta RPG tem que acabar mesmo
Dadas as opções, eu estou mais inclinado a Tormenta RPG do que os dois principais D&Ds do Mercado - seja Next ou Pathfinder
E eu achava que Tormenta RPG era um Pathfinder piorado! Agora fiquei curioso em conhecê-lo... O que ele tem de melhor do que o Pathfinder?
A forma mais fácil de se conseguir isso seria através de uma licença aberta atrativa para outras editoras, pois dessa forma várias delas acabariam promovendo o novo D&D e gerando lucro indireto para a Wizards of The Coast.
Já que estamos discutindo sobre "TableTop RPG", que tal TTRPG?