Autor Tópico: (D&D Next) Conclusões Finais...  (Lida 17573 vezes)

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #15 Online: Junho 15, 2014, 11:19:37 pm »
Você tem fonte melhor, Atmo?

Porque ta tenso para achar informação de playtest de 13th Age. E foda-se a fama do local, a spell tem fama de "recanto troll" e não vai ser por isso que vou ignorar qualquer coisa aqui. Na verdade, geralmente eu faço o contrário.

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #16 Online: Junho 16, 2014, 11:14:19 am »
Você tem fonte melhor, Atmo?

Porque ta tenso para achar informação de playtest de 13th Age. E foda-se a fama do local, a spell tem fama de "recanto troll" e não vai ser por isso que vou ignorar qualquer coisa aqui. Na verdade, geralmente eu faço o contrário.

Jogar e experimentar por si mesmo é a melhor fonte que encontrei. O estilo d20 do jogo até que me enganou no começo, mas as tralhas 4e usadas e a quantidade pequena/ínfima/duas de classes que me interessavam terminaram por tirar toda a (pouca) graça que via ali.

Tirando isso, Escalation Die é ÓTIMO pra salvar o combate, Flexibe Attacks podem ser usados a torto e a direito se você souber usar a cabeça e habilidades por dia dão um tom melhor de "jogo heróico" do que "poderes por encontro".
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #17 Online: Junho 16, 2014, 03:30:48 pm »
Atmo, eu não vou perder meu tempo discutindo com você.

Por um simples motivo, Flexible Attacks não podem ser usados toda hora, ponto. Eles estão atrelados a número alvo e Escalation Dice, dependendo do caso, eu não sei se você reparou nisso. Mas foda-se, se esse fosse meu unico problema com 13th Age eu até ignoraria isso.

Exceto que não é.

Mas não vou me repetir aqui. Então vê se ler as coisas direito antes de falar besteira.

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #18 Online: Junho 16, 2014, 04:20:20 pm »
Atmo, eu não vou perder meu tempo discutindo com você.

Por um simples motivo, Flexible Attacks não podem ser usados toda hora, ponto. Eles estão atrelados a número alvo e Escalation Dice, dependendo do caso, eu não sei se você reparou nisso. Mas foda-se, se esse fosse meu unico problema com 13th Age eu até ignoraria isso.

Exceto que não é.

Mas não vou me repetir aqui. Então vê se ler as coisas direito antes de falar besteira.

Flexibe Attacks podem ser usados a torto e a direito se você souber usar a cabeça

Acho que alguém não sabe usar a cabeça, mas fazer o que, né?

Tirando isso, tem outros jogos por ai, não precisa ficar irritado por causa de dois ou três.
Narrando:
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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #19 Online: Junho 16, 2014, 04:36:33 pm »
Alguém aqui falha eternamente em lógica e senso comum.

Usar quando quiser é totalmente diferente do seu poder estar condicionado a um número-alvo ou uma condição (redundância redundante), entendeu o quer que eu desenhe, Atmo?

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #20 Online: Junho 16, 2014, 05:34:39 pm »
Alguém aqui falha eternamente em lógica e senso comum.

Usar quando quiser é totalmente diferente do seu poder estar condicionado a um número-alvo ou uma condição (redundância redundante), entendeu o quer que eu desenhe, Atmo?

Em que momento falei que "dá pra usar o mesmo Flexibe Attack a torto e a direito"? Está supondo que falei algo e, consequentemente, escorregando na banana?

Mas tanto faz, tu tá mais preocupado em arranjar briga do que, tipo, usar a cabeça e pensar sozinho... então té mais. :P
Narrando:
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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #21 Online: Junho 16, 2014, 06:37:21 pm »
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Agora, voltando para o assunto do tópico....

Alguém tem a data do lançamento da versão Básico do D&D Last?
« Última modificação: Junho 18, 2014, 01:58:11 pm por Hikaru »

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #22 Online: Junho 16, 2014, 07:34:15 pm »
Não sei por que essa discussão entre Hikaru e Atmo, visto que ambos já manifestaram que não gostam muito do 13th Age mesmo. :doido:

Alguém tem a data do lançamento da versão Básico do D&D Last?

Está previsto para sair entre o dia 3 e 15 de julho com a mecânica básica e as regras para criação de personagens (envolvendo apenas um build de cada uma das 4 classes básicas) e em agosto deve sair as regras mais voltadas para o mestre, como monstros, itens mágicos e condução de aventuras.

Sim, mas vai ser preciso ainda mais compensar o fracasso da sua edição indie de D&D.  :b

Assino embaixo!

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Apenas um off, mas que não custa lembrar - a Wizards of the Coast não é tão imbecil. O alvo dela não é, nunca foi e jamais será os "grognards". Eles são uma minoria, dentro da minoria que são TTRPGers, cujos números são tão significativos quanto os jogadores de Tormenta nos EUA ou de quem financiaria um RPG Progressivista sobre Herois Pacifistas que reformam o Mundo usando Protestos, Net-ativismo e Veganismo.

:bwaha: Gostei desse RPG ativista aí :bwaha:

Falando sério, o elfo está certo. O alvo da Wizards é recuperar os jogadores que não aderiram ou abandonaram a 4ed. (Sim, tem muita, mas MUITA gente que aderiu à 4ed. e depois do Essentials migrou para outros sistemas) e estão jogando alguma variante da 3.x - inclusive Pathfinder. Essa parcela de jogadores corresponde atualmente à grande maioria dos jogadores de D&D e muitos deles detestam a 4ed.

Para recuperar esse público (que devo ressaltar: é grande), a editora não tinha outra alternativa a não ser fazer algo que lembrasse mais a 3.x do que a 4ed. Portanto, as escolhas do Mike Mearls se mostraram acertadas diante das tendências do mercado, por mais que tenha gente aqui que abomine o que aconteceu.

Hikaru, por mais legal que sejam suas ideias para um novo D&D, a tendência atual é que ele faça menos sucesso do que o D&D do Mearls, goste você ou não. Afinal, seu D&D bebe muito da 4ed. e essa edição tem forte rejeição da comunidade de jogadores, enquanto que os retrocessos que você aponta na 3.x e no Next são bem aceitos ou tratados com indiferença pela maior parte dos fãs. Mas enfim, ainda bem que existem outros sistemas bons além de D&D e 13th Age no mercado, assim ninguém é obrigado a mestrar/jogar algo que não gosta.

OFF: Aliás, vi que você gosta e conhece bem o FATE, Hikaru. Sabe dizer se ele funciona bem para fantasia medieval? Vi só a Accelerated Edition e com ela ainda não ficou claro se o sistema suporta bem um jogo com essa temática. Pode responder no tópico do FATE para não alimentar o OFF aqui.  :)

Pessoal, para quem vem acompanhando os playtests e os pdfs do Next qual e a opinião geral de vcs sobre a nova encarnação do Dungeons and Dragons?

O que ele é?

Na minha opinião, o novo D&D é uma versão mais enxuta e customizável do RPG mais jogado do mundo. Ele foi influenciado pela mecânica de várias edições, especialmente a 3.x e a 4ed. (sendo que as influencias dessa última estão bem mascaradas para não afugentar os 4haters), portanto passa uma sensação de familiaridade para qualquer jogador experiente de D&D.

As regras são simples, facilitam a vida do mestre no preparo das aventuras (mestrei algumas no improviso durante o playtest) e os combates são rápidos, não precisam tanto de um grid como a 3.x e a 4ed.

Tive a impressão de que se trata de uma versão de D&D muito amigável para iniciantes, mas que ainda tem seu apelo para jogadores experientes.

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E o que vcs queriam que ele fosse?

A minha expectativa é a de que o D&D 5ed. seja um D&D 3.x sem as coisas que me irritavam nesse sistema e que seja mais divertido do que todas as outras versões de D&D que já foram lançadas.

Pelo que eu vi, o sistema já deu alguns passos importantes nesse sentido com a simplificação das regras de combate e ataques de oportunidade, além do bônus padronizado de proficiência, das regras para Backgrounds, da mecânica de Vantagem/Desvantagem, sem falar das mudanças nos conjuradores e nas regras de magia (como a regra de concentração, que impede o acúmulo de várias magias com efeito contínuo).

Resta saber se eles vão conseguir alcançar um equilíbrio ao menos razoável entre as classes, pois esse costuma ser o calcanhar de Aquiles da maioria das edições de D&D. Não estou falando de algo no nível da 4E, pois o ponto forte dessa edição é justamente o equilíbrio, mas algo pelo menos aceitável e que possa ser contornado sem exigir muito trabalho do mestre -eu sei que é difícil eles terem êxito aqui, mas eu ainda aguardo pela versão final para saber se as alterações na matemática foram realmente proveitosas.
« Última modificação: Junho 16, 2014, 07:38:00 pm por Lunguinho »

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #23 Online: Junho 16, 2014, 08:06:54 pm »
OFF: Aliás, vi que você gosta e conhece bem o FATE, Hikaru. Sabe dizer se ele funciona bem para fantasia medieval? Vi só a Accelerated Edition e com ela ainda não ficou claro se o sistema suporta bem um jogo com essa temática. Pode responder no tópico do FATE para não alimentar o OFF aqui.  :)

Links falam mais do que palavras:
http://www.killershrike.com/Fate/Fae/Pathfinder/PathfinderFateAccelerated.aspx
https://www.kickstarter.com/projects/1894400580/amethyst-fantasy-and-technology-collide
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #24 Online: Junho 16, 2014, 08:25:59 pm »
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Resta saber se eles vão conseguir alcançar um equilíbrio ao menos razoável entre as classes

Acho dificil essa. por que qualquer coisa que deixe os combatentes próximos aos conjuradores já provoca faniquitos
War never changes

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #25 Online: Junho 16, 2014, 09:47:27 pm »
Luguinho, como diria Quentin Tarantino "Você tem que saber esconder sua fonte", ou algo do gênero, e tem que saber vender sua ideia e para quem vender sua ideia. Se tem algo que qualquer que trabalha com público sabe, seja um publicitario, seja um caixa de supermercado, é:

Se você perder um cliente, não vale mais a pena correr a trás dele, ele não vai voltar e provavelmente vai espanhar a insatisfação por todo lado.

O jeito é correr atrás de nova freguesia e se reinventar, que perder tempo e dinheiro em tentar reconquistar freguês que não quer te ver nem pintado de ouro. O problema da Wizards é dar bola para freguês que não vai voltar e não vai ficar satisfeito até ver um AD&D 2ª edição Deluxe ou algo do gênero, enquanto perde os freguês que conseguiu com D&D 4e e D&D Insider que dava mais grana que toda a linha D&D junta, mas muita gente adora ignorar esse fato. 

Eu faria muito grounard chorar, mas tentaria ganhar o máximo de fãs novos, que vão realmente sustentar meu produto e talvez até expandir a linha em outros fronts. Tipo com revistas em quadrinhos e pelucia do Drizzt pelado, filme porno oficial de D&D em FR (porque Faerun é uma zona mesmo), aplicativos de Android e outras coisas de marketing agressivo.

Talvez me focar em .pdfs para reduzir custos e imprimir por demanda linhas clássicas de edições anteriores. Qualquer coisa para manter a linha principal e meu emprego. Porque ao contrario de Mearls, eu tenho uma ideia do que estou fazendo porque já fiz Administração, mesmo que não tenha terminado, coisa que duvido que alguem na Wizards fez.

Alem de um pouco de Marketing, porue nunca vi uma edição e D&D com tão pouco comentário a respeito.

Serio, ninguem tá comentando nos outros topicos, mesmo com os "preview" que sairam, no máximo um "meh" ou "edição X faz Y melhor".

E sim, eu conheço Fate Core e Accelerated, droga, eu faço propaganda quando posso. O topico que faz propagranda aqui na Spell é de minha autoria, não só dá para jogar medieval, mas tambem Super e Sci-Fi. Eu tava até fazendo um hack do Mundo das Trevas e rabiscando um de Shadowrun, já que a 5e de SR tá osso.

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #26 Online: Junho 16, 2014, 11:01:08 pm »
Se você perder um cliente, não vale mais a pena correr a trás dele, ele não vai voltar e provavelmente vai espanhar a insatisfação por todo lado.

O jeito é correr atrás de nova freguesia e se reinventar, que perder tempo e dinheiro em tentar reconquistar freguês que não quer te ver nem pintado de ouro. O problema da Wizards é dar bola para freguês que não vai voltar e não vai ficar satisfeito até ver um AD&D 2ª edição Deluxe ou algo do gênero, enquanto perde os freguês que conseguiu com D&D 4e e D&D Insider que dava mais grana que toda a linha D&D junta, mas muita gente adora ignorar esse fato. 

Realmente, me parece mais sensato angariar novos jogadores do que recuperar os que já foram perdidos, mas a impressão que eu tenho é que eles não sabem como fazer isso. Aliás, a própria 4ed. foi uma tentativa de trazer um novo público ao D&D, mas pelo visto eles falharam em recrutar novatos. Deve ser por isso que eles optaram por esse caminho de reconquistar os jogadores antigos.

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Eu faria muito grounard chorar, mas tentaria ganhar o máximo de fãs novos, que vão realmente sustentar meu produto e talvez até expandir a linha em outros fronts. Tipo com revistas em quadrinhos e pelucia do Drizzt pelado, filme porno oficial de D&D em FR (porque Faerun é uma zona mesmo), aplicativos de Android e outras coisas de marketing agressivo.

Eles estão começando agora a enveredar com mais afinco por esse lado de transformar D&D em uma marca multimídia. Só me pergunto o porque deles não terem feito isso ainda na época da 4ed, que inclusive era boicotada por produtos da própria Wizards, visto o D&DO que se utilizava da mecânica da 3.x.


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Talvez me focar em .pdfs para reduzir custos e imprimir por demanda linhas clássicas de edições anteriores. Qualquer coisa para manter a linha principal e meu emprego. Porque ao contrario de Mearls, eu tenho uma ideia do que estou fazendo porque já fiz Administração, mesmo que não tenha terminado, coisa que duvido que alguem na Wizards fez.

Alem de um pouco de Marketing, porue nunca vi uma edição e D&D com tão pouco comentário a respeito.

Serio, ninguem tá comentando nos outros topicos, mesmo com os "preview" que sairam, no máximo um "meh" ou "edição X faz Y melhor".

Também tenho a sensação de que essa edição nova de D&D está fazendo menos barulho do que as outras na ocasião de seu lançamento. Mas também não é pra menos, já faz dois anos que ela foi anunciada e o playtest já matou boa parte da curiosidade do público. Também não ajuda o fato de D&D ter sofrido revisões/novas roupagens com alta frequência desde que caiu na mão da Wizards: D&D 3E em 2000, 3.5 em 2003, 4E em 2008, Essentials em 2010 e agora a 5E em 2014; uma hora o pessoal ia se desinteressar pelo anúncio de novas edições, já que isso está se tornando corriqueiro.

Mas não acredite que ninguém se interessa pelo jogo apenas pela reação dos membros desse fórum, pois o desinteresse pela 5ed. é muito maior aqui do que em vários outros fóruns/grupos de RPG.

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E sim, eu conheço Fate Core e Accelerated, droga, eu faço propaganda quando posso. O topico que faz propagranda aqui na Spell é de minha autoria, não só dá para jogar medieval...

Opa, calma aí, não tive a intenção de te provocar ou algo assim com a minha pergunta naquele tópico. Já sabia que você conhecia bem o FATE e justamente por isso eu te perguntei se ele funciona bem para fantasia, visto que o assunto em pauta aqui era justamente sobre sistemas desta temática, como D&D e 13th Age.

Como o meu conhecimento a respeito do FATE é superficial, gostaria de uma opinião mais embasada, pois coincidentemente um colega meu disse que gosta do FATE pra tudo, menos fantasia medieval.

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...mas tambem Super e Sci-Fi. Eu tava até fazendo um hack do Mundo das Trevas e rabiscando um de Shadowrun, já que a 5e de SR tá osso.


Eu já tinha percebido que ele funciona bem pra Supers, Sci-Fi e me parece bem adaptável. Só estava em dúvida quanto à fantasia, pois não sei bem como funcionam as magias em FATE.
« Última modificação: Junho 16, 2014, 11:11:21 pm por Lunguinho »

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #27 Online: Junho 17, 2014, 12:03:03 am »
Sem problema Lunguinho, e que é difícil transmitir animação ao invés de irritação através da net... Geralmente eu to mais respondendo pergunta sobre Fate na comu no Facebook, explicando como Estiloso pode ser usado para Hacker computadores ou coisas do tipo.

Btw, é Fate, escrito normalmente. Já que não é mais uma singla.

Fate Core e FAE funcionam bem para medieval, mas sistema de magia pode ser um pouco estranho de fazer. Já que Fate Core não tem exemplos dele no livro básico, mas sim no System's Tool Kit. E FAE funciona na base de Aspectos como "Mago da Esquiva", "Feiticeiro de Combate", "Artista Marcial Mistico" e "Avatar perdido a 100 anos...", aonde você pode usar suas Abordagens para fazer efeitos mágicos como descrição.

Alem disso tambem existem Façanhas para invocar Elementais/Fantasma/Robos-Aracnideos-Explosivos, uma vez por sessão, para ajuda-lo. Usar Criar Vantagens e Sobressair para magia Ritual e coisas do tipo.

Entre outras coisas, muitas outras coisas, especialmente nas postagens da comu americana do Google+. Que sempre tem coisas sendo postadas por lá, como Hacks de Warhammer 40k (FAE, com direto a regras de combate em massa, pelo que me lembre), Shadowrun (Core e FAE) e Dresden Files (atualizado para Core), alguns de fantasia medieval, pelo menos uns dois de Exalted (Core como FAE).

E uma comu muito animada!
« Última modificação: Junho 17, 2014, 11:17:07 am por Hikaru »

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #28 Online: Junho 17, 2014, 12:04:00 am »
Eu já tinha percebido que ele funciona bem pra Supers, Sci-Fi e me parece bem adaptável. Só estava em dúvida quanto à fantasia, pois não sei bem como funcionam as magias em FATE.

Mais links!
http://fate-srd.com/fate-system-toolkit/magic
http://www.killershrike.com/Fate/Fae/Pathfinder/SimpleMagic.aspx
https://docs.google.com/document/d/12i7zMDhRI0_URRvIj_NsTsYl1A4AseiYWxNEgJ8adOs/edit?hl=pt-PT&forcehl=1

Resumindo: não é unificado, mas pode-se usar o que o jogo te dá (Abordagens, no caso do FAE) pra fazer as magias ficarem mais "interessantes".
No caso de fantasia, eu mesmo estou experimentando tons variados, já que estou pensando em colocar armaduras para conter o Stress e aumentar a cautela dos jogadores que preferem os personagens sem armadura. Tirando isso, Stress + Complicações são um tanto mais interessantes do que HP o tempo todo (no caso de Fate, claro XD).

EDIT: E mais umas coisas sobre o Next via tgdmb: http://tgdmb.com/viewtopic.php?t=55300&highlight=&sid=e153b8d46ea3e7ae89844b61a89d2753

Citação de: CapnTthePirateG
So apparently Mearls and co on record as saying that the system is there to give vague DM guidelines, so sayeth Giant in the Playground.

And with that I can't really see a reason to actually buy the game.

First, I don't like the idea that I can build a character and still have no idea what it does.  If I max out Bluff at 1st level am I a good liar or a noob?  Who knows?  Why did I spend $50 on a book that won't tell me the answer?

Second, again, if all you're going to give me is guidelines and tell me to make shit up, I don't need you to tell me this.

Than again, this is the result of putting Mearls in charge, a designer responsible for the same edition which was being outsold by Wizards' previous product slightly modified made by the same guys who used to work for Wizards.
« Última modificação: Junho 17, 2014, 01:42:05 am por Atmo »
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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #29 Online: Junho 17, 2014, 10:43:45 pm »
Pô, Hikaru, maneira aí nas tuas mensagens. Ofensa pessoal AINDA é contra as regras do fórum. Nem lembro mais o processo de dar advertência, mas assim que lembrar eu dou.