Autor Tópico: (D&D Next) Conclusões Finais...  (Lida 17556 vezes)

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(D&D Next) Conclusões Finais...
« Online: Junho 10, 2014, 04:04:48 pm »
Pessoal, para quem vem acompanhando os playtests e os pdfs do Next qual e a opinião geral de vcs sobre a nova encarnação do Dungeons and Dragons?

O que ele é?
E o que vcs queriam que ele fosse?

Offline Smaug

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #1 Online: Junho 10, 2014, 05:00:12 pm »
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O que ele é?
Um retroclone do próprio D&D (?), cujo rpg deixou de ser um papel único e se tornou a raiz de uma marca que abrange várias mídias e públicos, vide o D&D lego-fake.

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E o que vcs queriam que ele fosse?
Sinceramente, não sei nem se eu queria que ele existisse. Porém, poderia conservar o equlibrio da 4e e arrumar apenas a discrepancia entre cenas de combate/cenas fora de combate, ponto tão batido pelos críticos da 4e. No entanto, já que eles existe e tem como objetivo trazer de volta o espírito D&Distico ( :roll:) que pelo menos evitasse mais um jogo dominado pelos conjuradores...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #2 Online: Junho 10, 2014, 06:28:09 pm »
Minha conclusão final sobre o next

War never changes

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #3 Online: Junho 10, 2014, 07:58:58 pm »
Pessoal, para quem vem acompanhando os playtests e os pdfs do Next qual e a opinião geral de vcs sobre a nova encarnação do Dungeons and Dragons?

O que ele é?

Citação de: Ulisses
E o que vcs queriam que ele fosse?

Demitia o Mike Mearls e toda a equipe dele, só para começar.

Pegava D&D 4e e simplificava o sistema, ficando com 10 niveis no MÁXIMO, alem de 5 niveis "epicos", tornando mais "Light" a seleção de Poderes (alem de limar Talentos no processo), cortava XP, cortava Itens Mágicos (que agora passariam a ser mais Plot Devices), cortava um monte de bônus laterais.

Alem de fazer expansões para Magic, G.I. Joe e Transformers, porque quero DINHEIRO, rios e rios de DINHEIRO. Assim os acionistas da Hasbro não iriam ficar metendo o bedelho no meu trabalho, ou pelo menos, me darem alguma liberdade criativa.

Offline Atmo

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #4 Online: Junho 10, 2014, 09:47:41 pm »
Demitia o Mike Mearls e toda a equipe dele, só para começar.

Pegava D&D 4e e simplificava o sistema, ficando com 10 niveis no MÁXIMO, alem de 5 niveis "epicos", tornando mais "Light" a seleção de Poderes (alem de limar Talentos no processo), cortava XP, cortava Itens Mágicos (que agora passariam a ser mais Plot Devices), cortava um monte de bônus laterais.

13th Age, prazer.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #5 Online: Junho 10, 2014, 10:54:12 pm »
Houve uma descrição proposital do 13th Age? fiquei me perguntando

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #6 Online: Junho 10, 2014, 11:45:47 pm »
Exceto que 13th Age não faz isso, porque coloca um monte de truques de dados e aquela maxima em "combates são meh, conjuradores são POWAUH!", ainda tem muita coisa esquisita no sistema.

Não. eu não quero um monte de malabarismos mecanicos, eu quero algo direto ao ponto e 13th Age está longe de comprir isso na minha opinião.

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #7 Online: Junho 12, 2014, 03:06:47 pm »
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O que ele é?

Estranho. Eu não sou o público alvo dele, mas estou disposto a ao menos ver o que sairá a seguir, especialmente em Forgotten Realms.

Mas elogiando Next, eu fiquei surpreso como eles conseguiram esconder "unificação mecânica a la 4e" através do Proficience Bonus, assim como os Healing Surges mal-camuflados como Recovery Dices. A ideia de Backgrounds e sua influência em perícias é algo muito bem vindo. Eu quero acreditar que a limitação em atributos em 20 pode ser algo saudável ao sistema, mas aqueles Belt of Giant's Strenght estão ali para me lembrar que não, não será algo bom.

Also, Bardos com Magias de Nível 9. Kawaii.  :)

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Pegava D&D 4e e simplificava o sistema, ficando com 10 niveis no MÁXIMO, alem de 5 niveis "epicos", tornando mais "Light" a seleção de Poderes (alem de limar Talentos no processo), cortava XP, cortava Itens Mágicos (que agora passariam a ser mais Plot Devices), cortava um monte de bônus laterais.

Você teria que torcer para Magic fazer mais sucesso do que faz atualmente, porque um D&D assim venderia menos do 13th Age.  XD

Contudo, eu concordo com boa parte das mudanças (Embora eu tenha um certo apego a 20 níveis, não mais nem menos) - e incluiria nenhum modificador ou mudança em atributos, salvo no máximo, com o passar de níveis (como D&D 4e quase fez - mas ainda incluiu os modificadores raciais).

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combates são meh, conjuradores são POWAUH!"

Não me parece isso, embora eu ainda não joguei 13th Age (talvez será meu próximo RPG, se meus jogadores saírem do seu encanto pelo Next), mas o vindouro Commander é uma das classes mais interessantes do sistema, assim como o Ladino. E existem Conjuradores que são relativamente tediosos (Clérigo e Feiticeiro).

Não chega ao nível D&D 4e nisso, mas é o mais próximo que você vai conseguir fora dela (ao menos, do mundo de "D&D Quase-Clones").

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #8 Online: Junho 12, 2014, 06:55:13 pm »
Magic ainda faz grana pacas, assim como GI Joe e Transformers...

Inferno, eu faria My Little Poney: D&D Edition, se isso fosse fazer dinheiro e grounards chorarem!

Talvez eu devesse deixar mais claro meus problemas com 13th Age, primeiro, eu não vejo porque Ladino, Barbaro e Guerreiro e Ranger existem... Tipo, sim eles tem uma habilidade unica, más é isso, especialmente na forma que as classes foram escritas piora ainda mais essa sensação de tudo igual.

Alem dos Flexible Attack or whatever, que basicamente um dos truques de dados de 13th Age que me dão nos nervos. Eu gosto de escolher o que vou usar, muito obrigado, se quer atrelar habilidades a alguma jogada de dado, atrele ao Scaling Dice.

Nenhuma das classe conjuradores tem que lidar com esse tipo de mecânica bizarra, que também tem problemas, já que Paladino e Clerigo são basicamente a mesma classe, exceto que Clérigo tem vantagens melhores... Da Fuq. Bardo e Feiticeiro entram na minha categoria de "existem porque mesmo?" e Mago é A-OK, pelo que me lembre.

Boa parte dos Feats são do nível primeiros livros de D&D 4e, isso é problemático, nem vou entrar no problemas com Dados Aleatórios por todo lado, que não acredito que alguem não disse para cortar aqui e ali. O que força um Efeito Bacia de Dados que dava para não era para acontecer para inicio de conversa.

Serio, você propõem um sistema mais leve e o escambau, logo depois sai enfiando dados por todo lado, alem de modificadores que não deveriam existir. Dava fácil para fazer um matemática mais próxima de D&D 4th: Gamma Worlds, mais tenso e furioso que a D&D 4e normal, com menos dados e menos coisas atreladas.

Talvez com um dois elementos caoticos para dar um gosto extra, similares a Alpha Mutations e Omega Tech, mas seria algo opcional.

D&D Next por outro lado, é basicamente apelar para Nostalgia e lógicas estranhas como "Realismo" em D&D... Nem é Verossimilhança, é Realismo em D&D, basicamente seu personagem e mais mortal e escambau, porque isso era legal aos 20 anos atrás.

Escola Gygax de Narrativa, também conhecido como "Pedra Cai do Céu, Todo Mundo Morreu!".

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #9 Online: Junho 12, 2014, 08:46:33 pm »
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Magic ainda faz grana pacas, assim como GI Joe e Transformers...

Sim, mas vai ser preciso ainda mais compensar o fracasso da sua edição indie de D&D.  :b

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Inferno, eu faria My Little Poney: D&D Edition, se isso fosse fazer dinheiro e grounards chorarem!

Apenas um off, mas que não custa lembrar - a Wizards of the Coast não é tão imbecil. O alvo dela não é, nunca foi e jamais será os "grognards". Eles são uma minoria, dentro da minoria que são TTRPGers, cujos números são tão significativos quanto os jogadores de Tormenta nos EUA ou de quem financiaria um RPG Progressivista sobre Herois Pacifistas que reformam o Mundo usando Protestos, Net-ativismo e Veganismo.

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Alem dos Flexible Attack or whatever, que basicamente um dos truques de dados de 13th Age que me dão nos nervos. Eu gosto de escolher o que vou usar, muito obrigado, se quer atrelar habilidades a alguma jogada de dado, atrele ao Scaling Dice.

Mas isso é uma proposta do 13th Age, fazer com que rolagens de dados sejam mais importantes e significativas. E o Guerreiro pode sempre utilizar manobras, basta escolher ao menos uma ativada em uma rolagem par e uma rolagem ímpar.

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Nenhuma das classe conjuradores tem que lidar com esse tipo de mecânica bizarra, que também tem problemas

Feiticeiro é o mais puro exemplar do uso de rolagens via Breath Weapon Spells, Recharges e algumas magias como Chaos Bolt que tem efeitos aleatórios.

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Bardo e Feiticeiro entram na minha categoria de "existem porque mesmo?" e Mago é A-OK, pelo que me lembre.

Tecnicamente, nenhuma classe de D&D precisaria existir além de 2 ou 3 ("Conjurador", "Combatente" e "Mestre em Perícias"). Classes são uma relíquia de design, preservadas por puro tradicionalismo e porque é o que fãs de D&D esperam que ele tenha (e porque, por algum motivo, RPGs com classes vendem horrores).

O que faz bastante sentido em existir em um RPG que propõe ser uma homenagem a D&D 3e e 4e.
« Última modificação: Junho 12, 2014, 08:49:20 pm por Evola »

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #10 Online: Junho 12, 2014, 11:11:59 pm »
Ai você olha para as coisas que o Mearls escreve na coluna de a Lenga & Lenga, aonde ele só solta perolas do nível "Pelé Filosofando", trazendo coisas de outras edições do passado e não falando nada com nada. Isso sem falar de todo o departamento de Marketing da Wizards que mais de uma vez já mostrou que adora jogar dinheiro no lixo ou fazer promessas que não pode cumprir para Hasbro, resumindo, Wizard of the Coast é cheio de idiotas.

Eu prefiro falhar com minha edição "Indie" de D&D com mecânica feita por designer que sabem um minimo de matemática básica e com visão claro do que quero fazer e ser, e tentar atingir novos públicos, que um retroclone disfarçado que fica se prendendo ao passado e a clientes que nunca mais vão voltar.

Seja por já terem ido para a concorrente ou nunca saíram da edição que começaram.

E você quer fazer o dados contarem, você faz eles terem sentindo no sistema, não ficar empatando foda no meio do designer. Se você quer fazer Parada de Dados, faça isso de uma vez, ou pare de inventar moda. Serio, a maioria das rolagem de 13th Age são papo-furado e nem um pouco elegantes, o 13 Ways está epicamente atrasado e os relatórios que li dos playtests não são dos mais animadores.

Sinceramente, para mim 13th Age comete o mesmo erros que Pathfinder, se prendem a coisas dos passado por motivos esdrúxulos. Como tentar fazer os dados contarem (eu realmente não faço ideia do que o designer tinha na cabeça quando inventou isso), ter um monte de classes quando daria para fazer com bem menos classes e opções mais atraentes (tipo SW Saga), mecânicas melhores escritas (Multi-classe em 13th Age, ou como ela não existe, eu me recuso a aceitar as sugestões do livro), e menos jogar para a galera resolver.

Eu já passei da época de inventar soluções para problemas que os criadores dos jogos deveriam ter resolvido no playtest, no máximo hoje em dia só faço mudanças para atender meus gostos pessoais, tipo M&M com menos atributos, porque eu prefiro menos atributos.

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #11 Online: Junho 13, 2014, 12:41:53 am »
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um retroclone disfarçado que fica se prendendo ao passado e a clientes que nunca mais vão voltar.

Eu acho que teria sido bem mais fácil eles criarem uma OGL mais aberta pra 4e do que criar outra edição

« Última modificação: Junho 13, 2014, 12:58:54 am por Mr. Roboto »
War never changes

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #12 Online: Junho 14, 2014, 05:19:21 pm »

[...] o 13 Ways está epicamente atrasado e os relatórios que li dos playtests não são dos mais animadores.


Cê pode dizer onde encontro estes "relatórios"?

Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #13 Online: Junho 14, 2014, 11:22:34 pm »
Relatorios e comentarios de jogadores do Something Awful, mas logo aviso que o forum está cheio de mimimi, as vezes da para entrar sem pedir registro e outras não.


Offline Atmo

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Re:(D&D Next) Conclusões Finais...
« Resposta #14 Online: Junho 15, 2014, 09:12:57 pm »
Relatorios e comentarios de jogadores do Something Awful, mas logo aviso que o forum está cheio de mimimi, as vezes da para entrar sem pedir registro e outras não.

Ah, esse fórum... Considerar coisa daí é meio que atestar que tu é "tumbleiro profissional".
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T