O que ele é?Um retroclone do próprio D&D (?), cujo rpg deixou de ser um papel único e se tornou a raiz de uma marca que abrange várias mídias e públicos, vide o D&D lego-fake.
E o que vcs queriam que ele fosse?Sinceramente, não sei nem se eu queria que ele existisse. Porém, poderia conservar o equlibrio da 4e e arrumar apenas a discrepancia entre cenas de combate/cenas fora de combate, ponto tão batido pelos críticos da 4e. No entanto, já que eles existe e tem como objetivo trazer de volta o espírito D&Distico ( :roll:) que pelo menos evitasse mais um jogo dominado pelos conjuradores...
Pessoal, para quem vem acompanhando os playtests e os pdfs do Next qual e a opinião geral de vcs sobre a nova encarnação do Dungeons and Dragons?http://youtu.be/QeaGJRV-whU (http://youtu.be/QeaGJRV-whU)
O que ele é?
E o que vcs queriam que ele fosse?
Demitia o Mike Mearls e toda a equipe dele, só para começar.
Pegava D&D 4e e simplificava o sistema, ficando com 10 niveis no MÁXIMO, alem de 5 niveis "epicos", tornando mais "Light" a seleção de Poderes (alem de limar Talentos no processo), cortava XP, cortava Itens Mágicos (que agora passariam a ser mais Plot Devices), cortava um monte de bônus laterais.
O que ele é?
Pegava D&D 4e e simplificava o sistema, ficando com 10 niveis no MÁXIMO, alem de 5 niveis "epicos", tornando mais "Light" a seleção de Poderes (alem de limar Talentos no processo), cortava XP, cortava Itens Mágicos (que agora passariam a ser mais Plot Devices), cortava um monte de bônus laterais.
combates são meh, conjuradores são POWAUH!"
Magic ainda faz grana pacas, assim como GI Joe e Transformers...
Inferno, eu faria My Little Poney: D&D Edition, se isso fosse fazer dinheiro e grounards chorarem!
Alem dos Flexible Attack or whatever, que basicamente um dos truques de dados de 13th Age que me dão nos nervos. Eu gosto de escolher o que vou usar, muito obrigado, se quer atrelar habilidades a alguma jogada de dado, atrele ao Scaling Dice.
Nenhuma das classe conjuradores tem que lidar com esse tipo de mecânica bizarra, que também tem problemas
Bardo e Feiticeiro entram na minha categoria de "existem porque mesmo?" e Mago é A-OK, pelo que me lembre.
um retroclone disfarçado que fica se prendendo ao passado e a clientes que nunca mais vão voltar.
[...] o 13 Ways está epicamente atrasado e os relatórios que li dos playtests não são dos mais animadores.
Relatorios e comentarios de jogadores do Something Awful (http://forums.somethingawful.com/showthread.php?threadid=3473530), mas logo aviso que o forum está cheio de mimimi, as vezes da para entrar sem pedir registro e outras não.
Você tem fonte melhor, Atmo?
Porque ta tenso para achar informação de playtest de 13th Age. E foda-se a fama do local, a spell tem fama de "recanto troll" e não vai ser por isso que vou ignorar qualquer coisa aqui. Na verdade, geralmente eu faço o contrário.
Atmo, eu não vou perder meu tempo discutindo com você.
Por um simples motivo, Flexible Attacks não podem ser usados toda hora, ponto. Eles estão atrelados a número alvo e Escalation Dice, dependendo do caso, eu não sei se você reparou nisso. Mas foda-se, se esse fosse meu unico problema com 13th Age eu até ignoraria isso.
Exceto que não é.
Mas não vou me repetir aqui. Então vê se ler as coisas direito antes de falar besteira.
Flexibe Attacks podem ser usados a torto e a direito se você souber usar a cabeça
Alguém aqui falha eternamente em lógica e senso comum.
Usar quando quiser é totalmente diferente do seu poder estar condicionado a um número-alvo ou uma condição (redundância redundante), entendeu o quer que eu desenhe, Atmo?
Alguém tem a data do lançamento da versão Básico do D&D Last?
Sim, mas vai ser preciso ainda mais compensar o fracasso da sua edição indie de D&D. :b
Apenas um off, mas que não custa lembrar - a Wizards of the Coast não é tão imbecil. O alvo dela não é, nunca foi e jamais será os "grognards". Eles são uma minoria, dentro da minoria que são TTRPGers, cujos números são tão significativos quanto os jogadores de Tormenta nos EUA ou de quem financiaria um RPG Progressivista sobre Herois Pacifistas que reformam o Mundo usando Protestos, Net-ativismo e Veganismo.
Pessoal, para quem vem acompanhando os playtests e os pdfs do Next qual e a opinião geral de vcs sobre a nova encarnação do Dungeons and Dragons?
O que ele é?
E o que vcs queriam que ele fosse?
OFF: Aliás, vi que você gosta e conhece bem o FATE, Hikaru. Sabe dizer se ele funciona bem para fantasia medieval? Vi só a Accelerated Edition e com ela ainda não ficou claro se o sistema suporta bem um jogo com essa temática. Pode responder no tópico do FATE para não alimentar o OFF aqui. :)
Resta saber se eles vão conseguir alcançar um equilíbrio ao menos razoável entre as classes
Se você perder um cliente, não vale mais a pena correr a trás dele, ele não vai voltar e provavelmente vai espanhar a insatisfação por todo lado.
O jeito é correr atrás de nova freguesia e se reinventar, que perder tempo e dinheiro em tentar reconquistar freguês que não quer te ver nem pintado de ouro. O problema da Wizards é dar bola para freguês que não vai voltar e não vai ficar satisfeito até ver um AD&D 2ª edição Deluxe ou algo do gênero, enquanto perde os freguês que conseguiu com D&D 4e e D&D Insider que dava mais grana que toda a linha D&D junta, mas muita gente adora ignorar esse fato.
Eu faria muito grounard chorar, mas tentaria ganhar o máximo de fãs novos, que vão realmente sustentar meu produto e talvez até expandir a linha em outros fronts. Tipo com revistas em quadrinhos e pelucia do Drizzt pelado, filme porno oficial de D&D em FR (porque Faerun é uma zona mesmo), aplicativos de Android e outras coisas de marketing agressivo.
Talvez me focar em .pdfs para reduzir custos e imprimir por demanda linhas clássicas de edições anteriores. Qualquer coisa para manter a linha principal e meu emprego. Porque ao contrario de Mearls, eu tenho uma ideia do que estou fazendo porque já fiz Administração, mesmo que não tenha terminado, coisa que duvido que alguem na Wizards fez.
Alem de um pouco de Marketing, porue nunca vi uma edição e D&D com tão pouco comentário a respeito.
Serio, ninguem tá comentando nos outros topicos, mesmo com os "preview" que sairam, no máximo um "meh" ou "edição X faz Y melhor".
E sim, eu conheço Fate Core e Accelerated, droga, eu faço propaganda quando posso. O topico que faz propagranda aqui na Spell é de minha autoria, não só dá para jogar medieval...
...mas tambem Super e Sci-Fi. Eu tava até fazendo um hack do Mundo das Trevas e rabiscando um de Shadowrun, já que a 5e de SR tá osso.
Eu já tinha percebido que ele funciona bem pra Supers, Sci-Fi e me parece bem adaptável. Só estava em dúvida quanto à fantasia, pois não sei bem como funcionam as magias em FATE.
So apparently Mearls and co on record as saying that the system is there to give vague DM guidelines, so sayeth Giant in the Playground.
And with that I can't really see a reason to actually buy the game.
First, I don't like the idea that I can build a character and still have no idea what it does. If I max out Bluff at 1st level am I a good liar or a noob? Who knows? Why did I spend $50 on a book that won't tell me the answer?
Second, again, if all you're going to give me is guidelines and tell me to make shit up, I don't need you to tell me this.
Than again, this is the result of putting Mearls in charge, a designer responsible for the same edition which was being outsold by Wizards' previous product slightly modified made by the same guys who used to work for Wizards.
E olhem só que coisa interessante (pra mim): capas do D&D Next (e alguns replays) japonesas. Sim, falei JAPONESAS.
(click to show/hide)
u tinha ouvido falar nisso, também, via Enworld. Mas eu achei que fosse só alarmismo, mas...
Pelo que parece, Alemanha e Itália também não terão versões nas línguas desse país, inicialmente. Ou em planos...
É algo bastante estranho de se ler. Ou a Wizards of the Coast desistiu de mercados estrangeiros, vai passar a traduzir internamente seu material ou vai deixar para licenciar traduções depois do DMG, como fará a respeito de material 3rd-Party.
E porque eles ficaram tão traumatizados com as regras de The Dark Eye que os consumidores sofrem de Síndrome de Estocolmo apos uma ou duas sessões e não conseguem parar de jogar aquilo...Pelo que parece, Alemanha e Itália também não terão versões nas línguas desse país, inicialmente. Ou em planos...
Não foi na Alemanha que o D&D4 tomou pau de The Dark Eye? Não me admira que não queiram traduzir ainda.
Não foi na Alemanha que o D&D4 tomou pau de The Dark Eye? Não me admira que não queiram traduzir ainda.`
E porque eles ficaram tão traumatizados com as regras de The Dark Eye que os consumidores sofrem de Síndrome de Estocolmo apos uma ou duas sessões e não conseguem parar de jogar aquilo...
sei-lá-qual-o-nome-dessa-edição
Edição em que todo mundo vai jogar de humano
Dei uma olhada no pdf e essa edição não me parece nada mais que uma 3e recauchutada
O monge é ainda um coco?No playtest que eu peguei o monge voltou a ter todas aquelas habilidades inúteis da 3.x e mudaram a rajada de erros, mas não ficou melhor não...
O monge é ainda um coco?
Clérigos - Quem dá a minima para clérigos?
Guerreiros - Isso aqui é x10000000000000000000 mais interessante de suas versões 3.X cacilda, SUPORTE NATIVO A GUERREIROS QUE LUTAM COM APENAS UMA ARMA DE UMA MÃO eu me sinto -vindicado
Rogue - Dat Cunning Action! Faz uma classe "meh" ser bem interessante! Sério isso parece divertido.
I would like to see an OSSR of the dark eye. (4ed)
Some teasers:
resolution mechanic: 3d20 (for skills)
Every skill has three attributes associated.
Every dice needs to roll under his attribute.
If you have for an example an skill of 5 you can pretend your attributes are five higher (not every attr. 5 higher, but one 2 and one 3 or any other combination)
Some things are more difficult than others. On those you get an malus on your skill check.
What if your malus is higher than your skill?
Example malus 10, skill 5. --> you get -5 to every atribute!
In combat you only roll 1d20 but both attacker and defender roll.
Character generation was stolen from GURPS, but made worse.
evola, aonde vc viu D&D 4e no D&D next? So por curiosidade.
Yep, é um suporte incrível para eles, ao usar uma opção mecânica obviamente inferior, você recebe um bônus estático obviamente inferior a outras alternativas (+2 em ataque com Arquearia, e bônus em ataque é algo muito escasso em Next).
Cara ainda pode dizer "to usando a manopla da outra mão pra socar".CitarYep, é um suporte incrível para eles, ao usar uma opção mecânica obviamente inferior, você recebe um bônus estático obviamente inferior a outras alternativas (+2 em ataque com Arquearia, e bônus em ataque é algo muito escasso em Next).
E -isso- é ainda melhor do que "Oh tu tá usando só uma arma em uma mão e nada em outra? Problema é teu fera."
Cara ainda pode dizer "to usando a manopla da outra mão pra socar".Sabe qual é a parte ruim?
Ele pode dizer que usa, funcionar é outra história/house rule. Sem falar que manopla é arma leve, pode ter mestre que aceite... Imagine os monges nascidos de guerreiro, usando manoplas e pegando twf pra "simular" ou "skinnar" o personagem.Cara ainda pode dizer "to usando a manopla da outra mão pra socar".Sabe qual é a parte ruim?
Não pode.
Aquele orc, oh my.
Enviado de meu Galaxy Y (de pobre) usando o Tapatalk 2
CitarYep, é um suporte incrível para eles, ao usar uma opção mecânica obviamente inferior, você recebe um bônus estático obviamente inferior a outras alternativas (+2 em ataque com Arquearia, e bônus em ataque é algo muito escasso em Next).
E -isso- é ainda melhor do que "Oh tu tá usando só uma arma em uma mão e nada em outra? Problema é teu fera."