Ah kimble, mais ai foi opção do jogador.
Não dá pra um personagem que se afastou das opções de combate ser tão bom quanto um que se especializou nele.
Meu medo não é que o não especialista seja pior que o especialista. Meu medo é que o sistema acabe levando ao grinding se o grupo não for formado por um conjunto de classes que consigam ser eficientes em combate.
Imagina que as classes se dividem em 3 (A, B, C) quando considerando combate no nível X: um que causa 15 pvs de dano por ataque (A), um que causa 10(B) e um que causa 5(C).
Supondo um monstro de 100 pvs, que é o único oponente do grupo, em três grupos diferentes.
Grupo 1, formado por dois personagens A e dois B, acertando todos os ataques todos os turnos.
15 + 15 + 10 + 10 = 50 de dano por turno, encerram o combate no segundo turno.
Grupo 2, formado por um personagem A, dois B e um C, acertando todos os ataques todos os turnos.
15 + 10 + 10 + 5 = 40 de dano por turno, encerram o combate no terceiro turno.
Grupo 3, formado por dois personagens B e dois C, acertando todos os ataques todos os turnos.
10 + 10 + 5 + 5 = 30 de dan por turno, encerram o combate no quarto turno.
Isso foi uma situação ideal, onde:
a) existe um único oponente, ou seja, não existe dano 'desperdiçado' num ataque, o que acontece quando você luta contra várias criaturas e tem que causar dano separadamente em cada uma;
b) os personagens sempre acertam;
c) a diferença de dano entre eles é pequena.
d) Sempre pelo menos metade do grupo é formado por classes medianas em combate;
e) não existe desperdício de ação em outra coisa que não seja atacar.
Mesmo assim, o número de turnos para vencer um oponente dobra de um grupo pra outro. Quando entrarem fatores como capacidade de acerto, vários oponentes, personagens tendo que gastar ações, o combate demora mais para ser resolvido.
Quando você tem um combate onde as coisas constantemente mudam e existem aspectos que geram interesse, essa demora não é algo tão problemático. Quando você tem certas classes que são limitadas a 'eu ataco', isso se torna um problema devido a repetição das ações.