Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Nibelung em Abril 23, 2012, 12:21:48 am
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Postagem nova no blog do DDN. (http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/04/20/backgrounds_and_themes:_a_closer_look) Como esperado, backgrounds e temas serão apenas pacotes de perícias e talentos, mas a forma que o Schwalb apresentou despertou meu interesse.
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Despertou más lembranças de Prestige Classes pra mim. =/
Sério, essa ideia de fazer progressão de temas (tendo um como requisito pra outro) eu achei muito ruim.
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Eu achei o texto um pouco confuso, mas pelo que eu entendi, os background, além do fluff, serão apenas uma lista de perícias que o personagem terá, assim como o theme será uma lista de talentos, entendi certo?
Se for assim, e levando em conta que poderei trocar perícias e talentos, ou mesmo construir meu background/theme do zero, a chance é grande de eu utilizar essa última opção, que me permite muito mais customização.
Uma dúvida, serão apenas 4 perícias por background? A menos que o sistema seja bem enxuto, tipo 8 ou 12 perícias, eu achei bem pouco.
A parte que eu não entendo é se o background/theme será apenas uma lista de perícias/talentos ou se ele dará habilidades extras, como no exemplo deles "Awakened background (granting minor telepathy)".
Caso seja a segunda opção, acho que será difícil cada jogador/mestre criar seu próprio background/theme, já que criar habilidades do nada sem playtest é bastante arriscado pro equilibrio do jogo, além de dar a impressão que o sistema veio incompleto.
Sobre a parte dos prestige background/theme, eles só farão diferença pro sistema se concederem habilidades extras, ou tiverem perícias/talentos exclusivos.
O que atrapalha nesse caso é que sempre terão dois ou três background/theme que tem poderes melhores e que todo mundo escolherá. Dai tu mata muita coisa interessante do sistema por causa de uma mecânica mal pensada.
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Se background e temas serão apenas muletas para o iniciante, por mim, tudo bem.
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A parte que eu não entendo é se o background/theme será apenas uma lista de perícias/talentos ou se ele dará habilidades extras, como no exemplo deles "Awakened background (granting minor telepathy)".
Caso seja a segunda opção, acho que será difícil cada jogador/mestre criar seu próprio background/theme, já que criar habilidades do nada sem playtest é bastante arriscado pro equilibrio do jogo, além de dar a impressão que o sistema veio incompleto.
Pelo que ele descreveu, sim, parece que vai ser dessa forma - e me gerou exatamente a mesma suspeita que optar por não usar themes não vai ser tão simples assim.
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Eu gostei de como eles pretendem colocar backgrounds e themes. Especialmente porque eles existem não somente como muletas para iniciantes, também há a situação em que o mestre pode limitar ou expandir as opções dos jogadores definindo como será o uso de backgrounds/themes em seu jogo. E essa flexibilidade é muito importante para alguns mestres.
Uma coisa que gostei também foi a idéia dos backgrounds para grupos. Esta é uma ótima ferramenta para facilitar o entrosamento entre os jogadores, especialmente no começo da campanha/aventura.
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Sim, backgrounds pra grupos é uma ideia realmente legal. Sempre fui a favor de fazer grupos temáticos, essa regra dá um incentivo mecânico pra isso. :)