Autor Tópico: [D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador  (Lida 22929 vezes)

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #60 Online: Setembro 21, 2014, 05:04:18 pm »
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Não precisa completar uma campanha em nível 20 pra formar opinião, até porque se demorar tudo isso pra começar a surgir problema eles não vão me afetar de verdade.

Yep, mas se for levar em conta que um jogo precisa funcionar relativamente bem em todos seus níveis e alguns problemas surgem a partir de certos níveis, é esse tipo de jogo que serve como Acid Test (por exemplo, para notar que o "Nice spot" de D&D 3e era entre os níveis 5-10).

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #61 Online: Setembro 21, 2014, 06:00:02 pm »
Bom, eu joguei uma aventura do DnD Expeditions (Defiance in Phlan) essa semana. Éramos dois jogadores experientes e duas iniciantes mais o Mestre. À exceção de um Ladino (que já participara de outras sessões do Adventurers League), os outros eram personagens prontos de nível 1. O grupo ficou composto assim: clérigo anão (eu), ladino humano A, ladino humano B, guerreiro humano.

Posso dizer que foi divertido. Principalmente pra mim, conjurador. Divido a experiência em dois pontos: combate e não-combate. Pra não dar spoilers da aventura, serei bem genérico.

i) Não-combate (ou o que é chamado de Interação e Exploração) nas regras.
Salvo por um momento em que precisamos ser furtivos (nem magias colaborariam, ainda, com um -1 em Stealth com Desvantagem pela chainmail), não tive limitações em nada. Thaumaturgy, por exemplo, é suficientemente ampla para permitir truques interessantes, como desorientar alguém numa perseguição criando sons alhures. Mesmo na hora que em que o grupo se vê impedido de avançar pela escuridão cegante, é só conjurar Light e vamos embora. E bom, são duas Cantrips, ou seja, podem ser conjuradas à vontade.

ii) Combate.
Combate foi rápido, a despeito das duas jogadoras iniciantes. Também, ladino e guerreiro de nível 1, não tem muito o que fazer além de atacar. Mesmo o outro ladino (A), que era de nível 3, não fazia muita coisa além disso.

Pra agilizar, resolvi ir com as duas magias de domínio preparadas: Bless e Cure Wounds. E também as duas casavam com o tema do personagem (um ex-soldado desiludido com as guerras [toca War Pigs ao fundo] e que encontrou em Torm uma causa justa para lutar). Mas confesso que se tivesse tempo, daria uma olhada mais cuidadosa na lista. Tem magias boas por lá.

Mas, no fim, foi o clérigo anão que resolveu direta ou indiretamente TODOS os combates. E não digo isso de maneira orgulhosa, frise-se bem. No primeiro, uma emboscada numa estrada, pela desvantagem numérica e pelo DPR do grupo não estar lá essas coisas, resolvi usar Thaumaturgy para amedrontar os goblins e os forçarem a fugir. Proficiência em Charisma + Intimidar (perícia)+ Vantagem resolveram a parada.

No combate seguinte, enquanto os outros membros se esforçavam para acertar os ataques, queimava a galera com Sacred Flame -- Save de Destreza CD 13. No mais, Thaumaturgy de novo ajudou ao enfraquecer a luz das tochas, tornando mais fácil a furtividade dos ladinos.

E lembra que falei do teste de Stealth? Então, nem contei com ele. Como sabia que iria falhar, fiz-me de alvo enquanto os outros personagens trabalhavam no plano (que era se esconder para emboscar). No fim, com uma CA 18 nem fui acertado.

E só pra relatar o último combate, contra uma criatura estranha à la Cthulhu (depois o DM disse que era um Grick). A sala tinha um efeito que fazia com que os personagens rolassem um teste de resistência de Sabedoria (CD 13) para não ficarem amedrontados (frightened). Ou seja, ou passavam ou não entravam nela e tinham Desvantagem em qualquer teste de habilidade ou ataque. E o que aconteceu? Isso mesmo que vocês imaginam: ninguém passou, exceto o clérigo anão. Então olha lá ele peitando o Grick sozinho enquanto os outros personagens corriam de medo -- literalmente. Mesmo na hora em que, vendo que o restante do grupo estava amedrontado, resolvi lançar Bless, o mestre disse para eu desencanar que o monstro já estava na bita. Então, taca-le Sacred Flame.

No fim, foi isso. Eu sei que a experiência é bem subjetiva, dependendo de fatores como composição do grupo, conhecimento das regras, habilidade do DM etc. Mas se for pra falar algo do novo DnD é: não saia de casa sem seu amigo clérigo.

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #62 Online: Setembro 21, 2014, 06:53:23 pm »
E só pra relatar o último combate, contra uma criatura estranha à la Cthulhu (depois o DM disse que era um Grick). A sala tinha um efeito que fazia com que os personagens rolassem um teste de resistência de Sabedoria (CD 13) para não ficarem amedrontados (frightened). Ou seja, ou passavam ou não entravam nela e tinham Desvantagem em qualquer teste de habilidade ou ataque. E o que aconteceu? Isso mesmo que vocês imaginam: ninguém passou, exceto o clérigo anão. Então olha lá ele peitando o Grick sozinho enquanto os outros personagens corriam de medo -- literalmente.

Mas o combate levou quantos turnos sem ninguém passar num teste? Porque o teste repete a cada rodada e depois de um sucesso fica imune por 24h.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #63 Online: Setembro 21, 2014, 07:12:36 pm »
Mas o combate levou quantos turnos sem ninguém passar num teste? Porque o teste repete a cada rodada e depois de um sucesso fica imune por 24h.

Se me lembro bem, esse combate durou umas cinco rodadas. Depois da terceira, um de cada vez, o restante do grupo já estava frightened, menos meu clérigo anão (fui bem sucedido já na primeira rodada). E eles falharam em todos os saves seguintes (agora não lembro se o DM aplicou o efeito do frightened nas rolagens de ST, acredito que sim).

Bem a verdade, poderia ter ficado fora do alcance da criatura e ficar lançando Sacred Flame (ou Inflct Wounds) de longe (afinal o cantrip tem 60 ft. de range). Mas além de ser maçante, também era anticlímax (pelo personagem e pelo plot, já que tinha alguém a ser resgatado lá e tals).

Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #64 Online: Setembro 21, 2014, 07:34:25 pm »
No máximo eles teriam desvantagem no primeiro teste, depois que os pilares saíssem da linha de visão já não afetaria mais. Mesmo assim, é anticlimático um grupo conseguir ficar sem ação por todo mundo falhar saves tantas rodadas seguidas. Manda benzer esses dados aí!  :bwaha:

Re: Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #65 Online: Setembro 22, 2014, 07:46:10 am »
No máximo eles teriam desvantagem no primeiro teste, depois que os pilares saíssem da linha de visão já não afetaria mais. Mesmo assim, é anticlimático um grupo conseguir ficar sem ação por todo mundo falhar saves tantas rodadas seguidas. Manda benzer esses dados aí!  :bwaha:

Era um mestre americano, cara. Você joga pelas regras. Não importa quão bizarras elas sejam.

(Só pra ilustrar uma outra situação dessas: após uma breve introdução/explicação sobre DnD,  a iniciante que jogou com um dos ladinos, ficou empolgada e perguntou se o personagem dela poderia ser um elfo ao invés de humano, como constava na ficha. A resposta do mestre: "lógico, mas não agora".

Pô, era um one-shot, com pessoas que vc provavelmente nunca mais verá na vida. Custava fazer um reskin e dizer que o personagem era um elfo? A cara de frustração da jogadora foi decepcionante.

Mas pelo receio de alterar as regras, tendo que reconstruir a ficha, o cara vetou. Tá certo que tinha o "peso" de ser uma aventura válida pelo Adventurers League, mas duvido que aquela garota vá participar de novo de uma mesa dessas com esse personagem.)

PS: Elfo, cê vai adorar as imagens reaproveitadas do MM no Starter Set (ou o contrário, se vc seguir a ordem de publicação).

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #66 Online: Setembro 22, 2014, 09:09:23 am »
Por outro lado, você só vai saber quão bizarras são as regras e o quanto o sistema está funcional usando todas elas...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #67 Online: Setembro 22, 2014, 10:39:15 am »
Dúvida básica: No D&D 5th as magias exigem componentes materiais como na 3rd?

Offline Macnol

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Re: [D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #68 Online: Setembro 22, 2014, 10:47:21 am »
Sim, esquema quase idêntico.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #69 Online: Setembro 22, 2014, 11:01:09 am »
Sim, esquema quase idêntico.
E isso implica que seu o mago perder seus eqps, ele ficaria praticamente limitado à cantrips?
Outra dúvida: se ele tivesse seu grimório destruído ele ficar impossibilitado de conjurar magias?

Offline Heitor

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Re: [D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #70 Online: Setembro 22, 2014, 11:18:17 am »
Acredito que sim, para as duas coisas.

Mas é estranho, nunca ouço muitas conversas sobre como o pobre mago que fica inútil sem seus aparatos arcanos.

Deve ser porque O MAGO É IMPLACÁVEL.


Offline kinn

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #71 Online: Setembro 22, 2014, 11:20:49 am »
As magias que preparou no dia - como estão na memória podem ser copiadas logo em outro grimório; as demais são perdidas.
É possível fazer backups de um grimório a um custo menor e mais rápido do que leva normalmente para acrescentar uma magia nova.
E lá recomenda deixar os backups em casa...
Pesquisas provam:
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Offline MaNdRaK

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #72 Online: Setembro 22, 2014, 11:34:18 am »
As magias que preparou no dia - como estão na memória podem ser copiadas logo em outro grimório; as demais são perdidas.
É possível fazer backups de um grimório a um custo menor e mais rápido do que leva normalmente para acrescentar uma magia nova.
E lá recomenda deixar os backups em casa...

Eu conheci um cara que andava com o HD de backup junto do notebook, na mochila. Foi roubado e perdeu tudo, o PC e o backup dele.

Se eu fosse um mago, ouviria a WotC, eles são sábios  :hum:

Offline Smaug

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #73 Online: Setembro 22, 2014, 12:13:12 pm »
Eu não sei como que os magos, com suas inteligências 18+, não pensaram em um efeito nuvem para fazer backup das magias...
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Offline Macnol

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Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #74 Online: Setembro 22, 2014, 12:34:53 pm »
O que seriam as cidades voadoras, se não um sistema de backup na nuvem?  :haha: