Comprei ontem o PHB. Do pouco que eu vi, gostei demais. Claro, são as primeiras impressões e posso quebrar a cara daqui um tempo (e rir deste post daqui uns meses).
1. Notei uma preocupação em respeitar o que o D&D significa. Dungeons & Dragons é um ícone de um hobby que é maior que o próprio hobby que ele representa. As primeiras páginas são um: "bem vindo a 40 anos de D&D. Este são as regras para você entrar no clube. Crie seu personagem, agarre um d20 e divirta-se". A introdução foi bem cuidadosa. Beeeem melhor que a da terceira edição.
2. Curti a relação quase explícita do PHB com Forgotten Realms. Por outro lado gostei dos lembretes constantes de que "ei, isso aqui ainda é o seu jogo. Faça dele o que quiser". Para o pessoal experiente é uma constatação do óbvio. Mas talvez é uma abordagem simpática para o leitor de primeira viagem no RPG.
3. Gostei de voltarem a trás no set básico de classes e raças, como na terceira edição. O PHB volta a ser o "core" como eu conhecia da segunda e terceira edição. Mas gostei da nova roupagem (talvez da quarta edição - a qual nunca vi). Julgo este um PHB muito bem organizado.
4. Gostei da simplicidade (aparente) do sistema. Pelo que foleei eles agruparam muitas coisas em uma só e isso é bom pra mim. Espero que esta simplificação reflita em um jogo mais ágil. É esperar pra ver

5. Este é um PHB amigável ao jogador iniciante. Gostei dos exemplos, da introdução e de como as coisas são apresentadas.
Em outras palavras, este D&D me passa confiança e curti o fato de ter muita coisa dos clássicos do D&D nas entrelinhas. É quase um "best of D&D". As ilustrações são fantásticas e passam um clima legal e quase "agnóstico" para um "Core Rulebook".
Ouso dizer que esta tem tudo para ser a minha edição favorita do D&D.