Autor Tópico: [D&D 5e] Tyranny of Dragons  (Lida 11308 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #15 Online: Agosto 19, 2014, 06:20:17 pm »
Citar
Alguma que possa inutilizar um dragão (ou decidir o combate sozinha) no primeiro turno?

Lemme see. Contagion (Nível 5) é uma magia que exige uma rolagem de ataque mágico e caso acerte, você contamina o alvo com uma doença (a escolha do Conjurador) que precisa 3 sucessos em um testes de Constituição (feito no final de cada turno) para que o alvo escape dos efeitos dela - e uma das doenças (Slimy Doom) deixa o personagem Atordoado. So, Atordoamento Automático por 3 turnos conta como "decidir o combate sozinha"?

Em qualquer caso, a velha conhecida Forcecage (aprender lições do passado? Jamais) prende o Dragão sem testes de resistência e ele só pode escapar dela por meio de Teleporte e similares - que ele não tem, basicamente restringindo o Dragão para usar a Lair Action que causar 6d6 de dano em área (que é uma piada em níveis altos). Obviamente não mata o alvo, mas hey, dura o bastante para você poder roubar todo o tesouro dele e ainda preparar alguns efeitos mágicos contra ele.

Potencialmente Revert Gravity pode ser outro "Vitória Automática", mas eu teria que verificar como Voo interage com ela.

Citar
O maior mérito que eu dou é... porra, só de ler a ficha do monstro já dá uma inspiração foda pra criar uma caverna onde os PJs vão enfrentar ele, em que lugar ele se alojaria pra aproveitar esses poderes e gerar um combate emocionante, e o que haveria nos túneis até chegarem lá.

E então o combate épico é vencido por uma magia. Hehe, bom resumo do D&D Next - Muito estilo, pouca substância.  :)
« Última modificação: Agosto 19, 2014, 06:25:01 pm por Evola »

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #16 Online: Agosto 19, 2014, 06:34:14 pm »
Alguma que possa inutilizar um dragão (ou decidir o combate sozinha) no primeiro turno?

Otto's Irresistible Dance (Encantamento de sexto nível). Ela até permite um ST, mas só no turno da criatura afetada. Ou seja, dance primeiro, resista depois. E digamos que com um modificador de iniciativa +0 (Dex), o dragão vermelho ancião tem muito menos chances de agir antes que um conjurador bem feito. E até onde vi, dragões não são imunes a encantamentos.

Mas pra falar a verdade, o que eu mais gosto dos Monster Manuals desse estilo de jogo 3.X/5E é ver o quão ridiculamente forte Shapechange pode ser. "Hey, eu sou um Bardo/Mago/Feiticeiro que não prioriza o confronto direto como estratégia de combate. Mas deixa eu virar um Dragão Vermelho Adulto aqui que isso já se resolve".

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #17 Online: Agosto 19, 2014, 06:47:42 pm »
Citar
Otto's Irresistible Dance (Encantamento de sexto nível). Ela até permite um ST, mas só no turno da criatura afetada. Ou seja, dance primeiro, resista depois. E digamos que com um modificador de iniciativa +0 (Dex), o dragão vermelho ancião tem muito menos chances de agir antes que um conjurador bem feito. E até onde vi, dragões não são imunes a encantamentos.

Bastante útil se conjurada antes de Contagion.

Citar
Mas pra falar a verdade, o que eu mais gosto dos Monster Manuals desse estilo de jogo 3.X/5E é ver o quão ridiculamente forte Shapechange pode ser. "Hey, eu sou um Bardo/Mago/Feiticeiro que não prioriza o confronto direto como estratégia de combate. Mas deixa eu virar um Dragão Vermelho Adulto aqui que isso já se resolve"

True Polymorph é uma ainda mais interessante: If you concentrate on this spell for the full
duration, the transformation becomes permanent.
.

Consegue imaginar o quão obviamente quebrada essa magia pode ser? Felizmente, o seu melhor uso é que você pode transformar aqueles jogadores que escolheram a classe errada para jogar (um Não-Conjurador) e transformá-los em um Monstro Útil, como um Gigante ou Dragão.
« Última modificação: Agosto 19, 2014, 06:51:03 pm por Evola »

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #18 Online: Agosto 19, 2014, 06:54:30 pm »

True Polymorph , Forcecage , Revert Gravity

Se eles não trouxessem essas magias de volta ia ter muito jogador rodando a baiana  :b

Por que se o mago não resolve tudo sozinho não tem graça
« Última modificação: Agosto 19, 2014, 06:58:40 pm por Voltaire »
War never changes

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #19 Online: Agosto 19, 2014, 08:04:44 pm »
Hmmmm... Forcecage vai depender do tamanho do dragão, ela só permite até 20ft de largura e isso é o tamanho mínimo de uma criatura Gargantuan, então não afetaria o ancião. De qualquer forma, considerando que exige um componente material de 1500 PO e o conjurador e seus amigos precisam chegar vivos a menos de 30 metros do dragão... até parece justo.

Contagion parece foda mesmo. A única desvantagem é o ataque corpo a corpo. Se acertar um dragão sozinho, fodeu.

Otto's, bem, continua sendo Otto's. Antigamente ela permitia atacar? Realmente não lembro. Mas a ideia de um dragão não poder voar porque está ocupado sambando me fez rir.  :bwaha:

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #20 Online: Agosto 19, 2014, 08:13:53 pm »
Otto's, bem, continua sendo Otto's. Antigamente ela permitia atacar? 

Não e também não permitia nenhum teste. se não tivesse resistência a magia tava lascado
War never changes

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #21 Online: Agosto 22, 2014, 12:45:32 am »
Citar
Mas eles já fizeram isso antes, naquela edição que não se deve nomear

Sort of. D&D 4e tinha Terrenos Fantásticos (DMG 4e), Terrenos Interativos/com Efeitos/Obstacles (Draconomicon, Dark Sun, DMG 2) e Solos - mas eles não eram tematicamente integrados e os Solos da 4e tinham problemas notáveis (altamente vulneráveis a um Stun/Daze bem colocado, número limitado de ações, PVs Demais, Dano e Efeitos fracos), que foram reduzidos no MM3/Dark Sun. Ou seja, eu estou inclinado a dar um mérito para Next aqui.

Eu depois que aprendi theorycrafting suficiente pra notar as fraquezas dos monstros solo, transformei todas as minhas "boss fight" em combate contra monstros elite. Eles pareciam fortes o suficiente para se destacarem dos monstros normais, e ainda deixavam "verba" pra comprar uma equipe de suporte no combate.

Minha boss fight padrão na 4e era um Elite, dois monstros de suporte (que especificamente amplificavam a estratégia principal do chefe), e um grupo de minions (preferencialmente, com algum efeito de terreno que gerava mais minions se todos fossem eliminados). Era impressionante o número de combates originais que dava pra se fazer com este setup básico.

Os monstros solo tiveram um revamp foi no MM2, quando surgiu a mecânica deles agirem em múltiplas iniciativas. Mas isso só resolvia stunlocks que terminavam em save, e não os stunlocks que duravam "até o fim do próximo turno".
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #22 Online: Agosto 25, 2014, 08:08:31 pm »
Vocês que sejam manjões de FR, procede?

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #23 Online: Setembro 01, 2014, 11:30:02 pm »
Citar
Vocês que sejam manjões de FR, procede?

Não totalmente. Eu não vou tentar rebater por completo os pontos do autor, mas vou indicar algumas falhas (Editando, sim, eu escrevi muito mais do que gostaria - eu não tinha notado antes que o autor estava tão errado em questões ligadas ao "Canon" de FR).

O Culto do Dragão é um alvo desejado pela Igreja de Tiamat

Esse é um plot bastante antigo de Forgotten Realms - embora sejam rivais em diversos pontos, a Igreja de Tiamat sempre desejou anexar o Culto do Dragão para si - e isso se tornou ainda mais possível após 1373 D.R., quando Sanmaster (fundador e líder do Culto) foi destruído. Citando alguns trechos do livro Cult of the Dragon, do AD&D (e estou citando ele por conveniência - esse mesmo plot aparece no Powers and Panheons do AD&D e no Faiths&Pantheons do D&D 3e):

Página 30
(click to show/hide)

Página 61
(click to show/hide)

Ou seja, a Igreja de Tiamat esteve trabalhando nesse objetivo a mais de um século, entre o Time of Troubles, que terminou em 1359 DR até 1489 DR, ano em que se passar Hoard of the Dragon Queen - sem contar que, segundo a aventura, o novo líder do Culto do Dragão discordava da interpretação de Sanmaster e recebeu um "incentivo" da Dark Lady:

(click to show/hide)

Igrejas Bondosas se opõe ao Culto

De novo, o maior problema da crítica dele é que ele fez antes mesmos de conhecer os detalhes da aventura, se baseando em um press-release ou resumo de fãs.

Somente citando o Guia da Adventurers League, ao menos 2 facções (Order of the Gaunlet e Emerald Enclave) são explicitamente religiosas e inclinadas ao Bem, enquanto os Harpistas embora não sejam totalmente religiosos, são apoiado por diversas Igrejas (notavelmente de Mystra). E isso pode ser facilmente confirmado no Guia das Facções, no site da Wizards.

As alianças fazem sentido com o Lore do Cenário

Well, tanto sentido quanto é possível ter em Forgotten Realms (Sim, eu sei que estamos na Spell, então não vou tentar convencer vocês que FR tem consistência interna). O Cult of the Dragon coloca a Black Network/Zhentarins como um dos inimigos declarados do Culto. Citando ele, na página 60:

(click to show/hide)

E não é só isso - tanto o Powers and Pantheons quanto o Faiths&Avatar listam Bane (seja o próprio, seja na forma de Xvim) como um rival e oponente direto de Tiamat - e a Igreja de Bane comanda os Zhentarins (especialmente após Fzoul Chembryl controlá-la em 1372 DR, com o retorno de Bane).

Agora, eu também estranhei ver o Culto do Dragão se aliando com os Magos Vermelhos de Thay - mas isso é que ocorre quando se lê um resumo do aventura, não a própria. A Hoard of the Dragon Queen explica isso melhor, não estamos falando dos Magos Vermelheos de Thay propriamente, mas um grupo de renegados da organização que se opõe a Szass Tam. Citando:

(click to show/hide)

E quer um bônus? Os Magos Vermelhos de Thay (os próprios) tem boas relações com a Igreja de Bane, especialmente depois que Szass Tam fez alguns acordos com essa Igreja. Mais um motivo para os Zhentarins agirem contra os planos de Tiamat.

Tiamat está em... bem, a história dos Planos em Forgotten Realms é um horror

Quer saber qual plano é onde está localizada Tiamat? Heliopolis segundo o Faiths and Pantheons (D&D 3e), Dragon's Eyrie segundo o Playter's Guide to Faerun (D&D 3.5), Avernus (Primeiro Nível dos 9 Infernos) segundo o Powers and Pantheons (AD&D), Banehold segundo o Forgotten Realms: CG (D&D 4e).

Yep, aqui eu concordo com o autor (enfim). Eu não me lembro de nenhuma descrição de Tiamat como prisioneira ali. Uma possibilidade consistente com o Lore do Cenário é que ela voltou para Avernus (como FR "retornou" à Great Wheel) como era no AD&D e agora quer escapar dali e construir seu novo plano/semiplano, como ocorreu com Lolth no seu Lolth's Silence. Mas isso é somente especulação de fã.

O resto são questões não muito importantes ao Lore do Cenário ou a indecisão se é um RSE ou Não, onde eu não tenho nenhuma contribuição relevante para fazer.  :)
« Última modificação: Setembro 02, 2014, 01:06:50 pm por Evola »

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #24 Online: Setembro 02, 2014, 11:38:48 am »
...adorei, Elfo. XD

E o que você acha disso?

http://hackslashmaster.blogspot.com.br/2014/08/on-forgotten-realms-in-5th-edition.html

Tem alguma leitura recomendada pra quem quiser um básico de FR compatível com a nova edição? FR Campaign Setting 3e e algo mais? Ed Greenwood's Guide to Elminster's Forgotten Realms: The Novelization of the Movie presta?

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #25 Online: Setembro 02, 2014, 01:28:05 pm »
Citar
E o que você acha disso?

Com algumas diatribes típicas contra FR, mas ignorando esse detalhe, é um resumo decente do que foi solto até agora sobre FR Next.

Citar
Tem alguma leitura recomendada pra quem quiser um básico de FR compatível com a nova edição? FR Campaign Setting 3e e algo mais? Ed Greenwood's Guide to Elminster's Forgotten Realms: The Novelization of the Movie presta?

Honestamente? Eu não faço ideia.  :P

Não existe no momento, nenhum livro de RPG que esteja up-to-date com os eventos que ocorreram na transição D&D 4e/D&D Next (Sundering), nem remotamento próximo. Todas as informações do cenário vem de fragmentos das aventuras, material promocional da Wizards of the Coast e da série de novels ligadas ao Sundering (que eu não planejo ler nem mesmo seja ameaçado de jogar Forgotten Realms 4e com um grupo de Old School Gamers Forgistas).

Contudo, se você não se importa com a canonicidade de eventos, detalhes do cenário ou de saber qual é a última peripécia do Drizzt do'Urden, qualquer livro de cenário pré-D&D 4e pode ser usado de maneira confortável em D&D Next - e mesmo Forgoten Realms 4e não parece ser difícil de encaixar, ignorando o impacto mecânico da Spellplague (que você não deveria se preocupar de qualquer forma).

E quanto ao Guia do Ed FlorestaVerde para Reinos Esquecidos, eu não recomendaria ele como a primeira leitura ao cenário - ele é mais um "extra" para fãs de Forgotten Realms. Comece com o FRCS da 3e, o Campaign Guide da 4e ou mesmo a Old Grey Box - todos eles são compatíveis com D&D Next (já que até agora, não foi anunciado livro algum da Wizards of the Coast para D&D Next, quem diga para Forgotten Realms - tudo que temos são as aventuras feitas em parceria com outras empresas).
« Última modificação: Setembro 02, 2014, 01:31:13 pm por Evola »

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #26 Online: Setembro 23, 2014, 04:23:09 pm »
Terminei de ler o Hoard of Dragon Queen, e achei...muito fraco, tó arrependido de ter comprado (e também comprei o Rise of Tiamat na pré venda mas não chegou ainda)...desanimador esperava muito mais.

Muita encheção e linguiça, pdms sem graça. trama fraca, vilões mediocres.

Já to pensando seriamente em vender com os outros livros de d&d que eu coloquei nos classificados.

Alguém leu ai e gostou? se sim me digam o pq acharam bacana...

« Última modificação: Setembro 23, 2014, 04:26:10 pm por Ulisses »

Offline Sr. Pichu

  • my oh my...
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #27 Online: Setembro 28, 2014, 12:47:51 pm »
Tiamat não tinha ido para FR junto com Bahamut quando uma das civilizações antigas foram para lá?
acho que ela foi umas responsáveis pela destruição de outro Panteão....
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)

Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Resposta #28 Online: Setembro 29, 2014, 12:38:48 am »
Citar
Tiamat não tinha ido para FR junto com Bahamut quando uma das civilizações antigas foram para lá?

Resumindo uma longa história de retcons - Sim e Não.

Tiamat é assim como Bahamut, uma das descendentes de Io/Asgorath, a divindade primordial dos Dragões (e coisas similares). Tiamat e Marduk (do panteão de Unther) são aspectos menores de Tiamat e Bahamut (divindades dracônicas) que foram para Faerun junto com o resto dos panteões de Unther e Mulhorand.