Autor Tópico: [D&D Next] Ajude a definir High-Level  (Lida 6659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Online: Abril 02, 2012, 03:07:33 am »
Mike Mearls pergunta: Em que nível suas campanhas terminam, quanto tempo demora pra chegar neste nível, e se você acha que ao chegar em níveis altos o jogo deve mudar de estilo.

Eu votei 10° nível, 1 ano, com o jogo permanecendo o mesmo, mas em um cenário diferente (viagens planares e shit).

Eu acho que o pessoal do DDN tá vigiando a Spell. É a segunda vez que o artigo da semana cobre exatamente o que estamos discutindo.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #1 Online: Abril 02, 2012, 05:41:46 am »
Se tem uma coisa que irrita em sistemas estilo D&D like são o número de níveis máximos entre 20 e 30.
Mesmo em D&D 1E  usando o Rules Cyclopedia pode-se jogar até níveis 30 ou mais.
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.
Nas mesas pelas quais joguei/jogo  é comum o grupo de jogadores ficarem atiçados quando começa uma nova campanha, eles logo perguntam se irá até os níveis épicos (vou me ater a D&D). Na teoria todos querem jogar do nível  1 ao 30 para poderem desfrutar de todo o potencial de seus personagens e curtirem a passagem de poder nível a nível.
Na prática o que se vê no final são Mestres Frustrados e Campanhas Inacabadas.
Uma campanha que englobe 30 níveis raramente dará certo, dificilmente terá os mesmos jogadores iniciais nela até o final desses 30 níveis.
No decorrer dessa campanha N coisas podem influenciar a saída de jogadores, tanto atribulações da vida real quanto frescurites agudas.

Imaginem só os pontos que vou levantar e se fazem sentido.
O normal e padrão que vejo nas mesas as quais eu mestro ou jogo é que 1 personagem leva 3 sessões para passar de nível, é bem ideal esse tempo pois assim os personagens se acostumam com os seus novos poderes.
O normal é jogar 1 sessão/por semana,  e dúvido que alguém jogue todas as semanas de 1 ano completo.
O que eu noto é que 1 ano bruto de RPG equivale a 9 meses líquidos de sessões jogadas, o que equivale a 36 semanas (considerando 1 mês = 4 semanas).
Pelo menos 3 meses do ano são consumidos por : Não deu para rolar sessão, férias, feriados, etc ... .
Logo, 36 semanas dividido por 3 (1 nível/3 semanas) dá 12 níveis por ano. Jogar 30 níveis fica em 2 anos e meio em termos de  tempo bruto ( 1 ano = 9 meses), quanto tempo hein ?
Para mim seria melhor jogar uma campanha completinha em 1 ano ou um pouquinho além, e no próximo ano uma Campanha nova. Ficar preso 2 anos e meio numa campanha é dose para leão (sem mencionar campanhas que possuem muito mais anos que esses).

A 4E trouxe uma divisão explícita de estágios baseados nos níveis dos personagens (estágio: Heróico, Exemplar, Épico).
Eu vejo que um sistema contendo 12 níveis (incluindo nível 0) seria  ideal para uma campanha completa, e que esses 12 níveis fosse divididos por 3, para simular os estágios.

Patamar Básico :            Nível 0~4
Patamar Intermediário:  Nível 4~8
Patamar Avançado:        Nível 8~12

12 níveis levaria 36 semanas (9 meses), ficaria mais simples ter o mesmo grupo de jogadores por 9 meses. No próximo ano reintero, uma nova campanha.

Tenho estudado vários sistemas, e gosto de Elementos isolados de vários deles, tou pensando seriamente em criar futuramente um sistema de 12 níveis com colcha de retalhos do que me agrada em outros sistemas, possivelmente eu use o sistema do FUDGE como caixa de ferramenta primária.
Cansei de sistemas de que para se sentir o sistema na sua totalidade eu tenha que jogar 20 ou 30 níveis.

O sistema de RPG brasileiro Mighty Blade possue 10 níveis, mas não me agrada no geral para o que eu pretendo, porém é o sistema que mais uso para jogar com novatos em RPG, pois é simples e intuitivo de verdade, não é como o GURPS que cita nas primeiras páginas que o sistema é simples e você cae na pegadinha do malandro.

Óbvio que o mestre pode evoluir os níveis dos personagens mais rápidos, mas para mim perde-se qualidade, o saborear nível a nível.

Existem sistemas que não possuem níveis, como o GURPS por acaso, mas não curto o free form de controle de poder dos personagens em sistemas com esse estilo.
Gosto de sistemas aonde os níveis sejam bem definidos e que dê para acompanhar bem o nível de poder com a passagem do tempo.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 06:11:46 am por Doneone »

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #2 Online: Abril 02, 2012, 07:08:11 am »
A minha campanha mais longa terminou com os jogadores no nivel 15.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 07:24:30 am por Tyrael »
War never changes

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #3 Online: Abril 02, 2012, 07:23:32 am »
Esse tópico me fez parar pra pensar em duas coisas.

Acho que o Mearls está com a ideia muito forte de reduzir o número de níveis do jogo e o tempo total de cada campanha, e fez a enquente pra ver se o povo aprova ou ia chiar demais.

Eu sou totalmente a favor, tendo inclusive votado por um sistema com 10 níveis e que cada campanha durasse mais ou menos um ano.

Meu grupo se reune geralmente duas vezes por mês, e jogamos geralmente sessões de 5 a 6 horas, então acho razoável passar de nível a cada duas sessões, ou seja, um por mês.

Como disse o Doneone, acaba que nem sempre da pra jogar, então devemos ter cerca de 20 sessões por ano, ou 10 meses de jogo. Fecha certinho, portanto, com minhas pretensões.

Campanhas mais longas, como disse o Mearls, raramente dão certo, principalmente quando estamos mais velhos.

Além de ser muito difícil comprometer os jogadores, jogar 2 ou 3 anos com o mesmo personagem, cenário e sistema é muito chato.

A outra coisa que pensei é: será que realmente os designs teriam coragem de fazer o D&D 5e com apenas 10 níveis?

Quanto a outra pergunta, votei "The style of adventure should remain the same, but the fundamental setting should change". Ora, se quisse que o tipo de jogo mudasse inteiramente nos níveis altos, mudava de sistema logo de uma vez!

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #4 Online: Abril 02, 2012, 09:51:41 am »
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.
Nas mesas pelas quais joguei/jogo  é comum o grupo de jogadores ficarem atiçados quando começa uma nova campanha, eles logo perguntam se irá até os níveis épicos (vou me ater a D&D). Na teoria todos querem jogar do nível  1 ao 30 para poderem desfrutar de todo o potencial de seus personagens e curtirem a passagem de poder nível a nível.

Muito bem colocado. Na verdade, esse era um ponto que eu queria levantar no outro tópico e acabei esquecendo: Tem toda essa história de "o jogo é uma coisa em níveis baixos e outra totalmente diferente em níveis altos, você escolhe qual quer jogar", mas não é essa a expectativa que o sistema passa. O que ele passa é a ideia que se espera que seus personagens que estão começando agora naquela campanha de nível baixo vão chegar em níveis altos e se tornar semideuses. Ele passa a impressão que esse é o jeito "certo" de jogar, e que uma campanha "completa" inevitavelmente vai terminar naquele ponto.

No mais, eu acho interessante que pelo menos eles parecem dispostos a admitir que a experiência de jogo MUDA muito em níveis altos. Falta só admitirem que ela QUEBRA em níveis altos nas edições até agora, ao invés de negarem como naquele artigo anterior. :P

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #5 Online: Abril 02, 2012, 10:15:39 am »
Nós não temos o costume de encerrar campanhas. Normalmente alternamos entre elas: quando muitos estão com vontade de "tentar algo novo", criamos personagens novos. Quando o mestre tem uma boa ideia para nível alto, voltamos a uma das antigas.

Minha campanha mais antiga começou em AD&D e migrou para 3E cedo; está parado no nível ~26, no semi-plano que o mago criou sendo invadido por hordas infernais e shit. Uma outra 3E está no nível 15, e as demais não chegaram ao 10; a mais alta de 4E está por volta do nível 13.
A opinião geral do grupo é que o exagero dos níveis altos são nos incomoda desde que seja algo ocasional. A nossa principal é sempre a que está abaixo do nível 8, e foi com base nisso que respondi: 1) no 6~9 eu penso em criar um novo (mas não "abandonar" o antigo); 2) nível 10 em 7~9 meses; 3) mesmo estilo, mudança no cenário.

Também temos campanhas com apenas certos membros do grupo (se só os jogadores A, B e C estão presentes, temos uma campanha deles sem personagem de D e E).

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #6 Online: Abril 02, 2012, 03:04:35 pm »
Minha campanha mais longa durou 1 ano e 6 meses foi em uma Rokugan que tinha misturado Mitica, o surpreendente é que não ficou ruim  :P.

O grupo chegou até nível 18 se não me falha a memória. A ironia é que tinha ainda história para continuarmos até o nível épico, em tese, só por frescura de um dos jogadores que resolveu mudar o personagem pq segundo ele não tinha mais graça jogar com o samurai dele que todos eram amigos e tava na mesa desde do primeiro nível só pq o arco da história dele tinha terminado e iam entrar em outro.

Eu fiquei puto pq ele queria se tornar o ranger vermelho, mandei o jogo para o buraco. Pelo menos eu terminei dois arcos da minha história  :victory:
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #7 Online: Abril 02, 2012, 11:04:25 pm »
Eu jogo RPG  a 11 anos, comecei com D&D 3E.
O Mestre da 1ª campanha que joguei,  joga RPG desde o começo dos anos 90, e hoje ele é jogador da mesa a qual mestro.

A 1ª Campanha que joguei com esse mestre até hoje não acabou (começou em 2001). Jogamos campanhas alternadas em relação a 1ª campanha. Essa 1ª Campanha está paralisada no épico, os personagens no nível 25, o mestre disse que iria até o nível 30 e que ele ainda irá finalizar essa campanha (apesar de ser um bom mestre, e como joga desde o começo dos anos 90, esse mestre é classificado como mestre frustado, pois tem no seu portifólio 90% de Campanhas Inacabadas).

Eu joguei com diversos mestres vários "projetos de campanhas", todas elas pararam e tornaram-se Campanhas Inacabadas, pois os tais mestres dessas campanhas não voltarão a da continuidade a elas.

Eu já tive a sorte de também jogar 2 Campanhas de 3E do 1 ao 30, duas vezes. Neste caso o mestre  ás vezes fazia evoluções rápidas de níveis dos personagens, já houve sessões do mestre evoluir 2 níveis numa lapada só, porém o  resultado de desfrutar os novos poderes dos personagens ficaram muito corridos e sem qualidade alguma.

Geralmente as Campanhas Inacabadas das quais participei como jogador "morriam" entre o nível 7 ao 12.

Eu tenho uma campanha  em aberto de 3E a qual continuarei a mestrar logo termine minha campanha atual de 4E.
Essa campanha de 3E em aberto é a única campanha minha que não fui até o final como mestre, as outras campanhas que mestrei eu jogava-as até o nível 12 de forma fechada, pois ir além geraria Campanhas Inacabadas.
Essa Campanha da 3E e de 4E são a que irei até o nível 30, mas depois disso nunca mais quero mestrar campanhas com tantos níveis.
« Última modificação: Abril 02, 2012, 11:07:38 pm por Doneone »

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #8 Online: Abril 03, 2012, 08:43:49 am »
Citar
Quando um sistema trás essa possibilidade de muitos níveis, e o jogadores não jogam todos os níveis, fica a impressão de não degustar o sistema no máximo de seus níveis avançados.

Particularmente, isso nunca me incomodou. como eu disse antes, minha campanha mais longa terminou no nivel 15. os jogadores derrotaram o "ultimo mestre", a historia chegou a seu final e todos ficaram satisfeitos
« Última modificação: Abril 03, 2012, 08:45:44 am por Tyrael »
War never changes

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #9 Online: Abril 03, 2012, 10:45:12 am »
Concordo com o ponto do Tyrael. Não é porque o jogo tenha trocentos níveis que todos tenham que ser jogados. Eles existem puramente para que os próprios jogadores decidam seu level cap baseado no nível de poder desejado para a campanha.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
« Última modificação: Abril 03, 2012, 11:05:41 am por Lumine Miyavi »

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #11 Online: Abril 03, 2012, 11:05:35 am »
Essa é uma das (várias) razões para eu gostar de M&M: a única coisa que difere um PL 4 do PL 10 é a quantidade de poder que você tem, e não as possibilidades. Os poderes que você pode ter no PL 10, você pode ter num PL 4, mas com graduações mais baixas, claro.

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #12 Online: Abril 03, 2012, 11:54:55 am »
A maior campanha que joguei foi uma de Forgotten Realms na 3e, jogamos aproximadamente 2 anos e meio e chegamos ao nível 15, a historia era foda, os personagens muito bons...Mais jogar D&D 3e no nível 15 se tornou impossível e inviável

Retomamos recentemente esta mesma campanha, agora na 4e (todo mundo nivel 15) e o tom mais épico esta deixando o negocio como realmente imaginávamos, a campanha tem fluido muito bem (na verdade absurdamente bem), a guerra entre as forças da luz e das trevas esta no nível de poder correto

Eu espero que a campanha termine no nível 30 (provavelmente na praga magica) e que no final enfrentemos a maldita Shar!
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #13 Online: Abril 03, 2012, 04:33:17 pm »
A maior que joguei foi em Forgotten também e chegou ao nível 15, mas levamos cerca de 5 anos para isso (mestre murrinha de XP =P).

A campanha foi até quase o fim, mas como o mestre aloprou nos poderes especiais acabou perdendo a graça perto do fim e o pessoal resolveu começar outra. Mas foi a melhor campanha que já joguei até hoje.

Não tenho muito problema em não chegar ao nível máximo do jogo, muita gente se diverte nesses níveis, logo não vejo motivo de retirá-los. Mas prefiro que façam um jogo de 15 níveis onde cada nível é bem trabalhado que um jogo de 30 níveis onde os níveis mais altos acabem sendo deixados de escanteio no decorrer dos anos.
An Edition to rule them all???

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #14 Online: Abril 03, 2012, 09:24:16 pm »
Eu gosto de níveis épicos. Minha mesa 3e durou do level 1 até o 20... mas lá pelo lv20 o povo já estava despertando poderes épicos. O final da campanha foi espetacular com direito a luta emocionante contra o monstro final no início dos tempos (bem similar ao plot do FF1, onde iam criar o futuro como ele aconteceu) no qual o grupo foi todo destruído de forma permanente na batalha contra o avatar da versão de Hastur que eu usava.

Porém, os heróis conseguiram seu feito e lacraram a passagem e um dos jogadores ficou sendo o lacre vivo que mantinha a criatura presa e absorvia a mácula emanada por ele por toda a eternidade.

No jogo, o povo encontrou a mácula como uma espécie de mal que vazava de um certo templo. Era o local que milênios depois a resistência do lacre foi caindo e o mal vazando pro mundo. Eles não impediram nem venceram o mal, mas conseguiram tornar o presente possível com sua vitória.

Eu já disse que adoro viagem no tempo? XD
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #15 Online: Abril 03, 2012, 09:35:50 pm »
Tu emulou o final de Persona 3 e misturou com FF1 e Phantasy Star?!? Ficou bom, pelo menos a descrição. XD

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #16 Online: Abril 03, 2012, 10:53:24 pm »
Para trucidar o horror que a competividade que surgiu na mesa, o jogo acabou separando a turma em 2 grupos; o grupo A jogou essa aventura épica até o final onde salvaram o mundo de seu próprio paradoxo temporal.

O grupo B enfrentou o vilão mor da campanha, um elfo lich que conspirou no jogo desde o lv1. Lá pelo meio do jogo já era claro que ele não era exatamente um vilão, mas um antagonista.

Um arco antes do combate final, os grupos A e B, enfrentaram o lich que tinha armado um plano para derrotar os deuses malignos do cenário de espalhar a mácula no cenário... até aí, os heróis nada tinham contra ele. O problema era que para conseguir isso ele invocou dois elders evils para nosso mundo (aquele mundo morto e a deusa da vida distorcida). Os heróis impediram ele de forma fabulosa: fazendo os eventos corretos fizeram os dois monstros não euclidianos perceberem um ao outro e destruirem um ao outro ao invés de destruirem juntos o mundo.

Então no arco final, com o mundo despovoado de deuses (uma história longa pra contar) o lich foi até a fonte usar a energia divina que vazava neste hiato para ascender ele mesmo a nova divindade. O grupo B foi lá fazer o mesmo; o clérigo que caminhou o jogo todo jogando de forma ordeira e virou "escolhido" da divindade, com o desaparecimento dela, decidiu proteger o mundo ele mesmo como novo semideus.

Teve seus momentos legais, mas disputar com o Lich para ver quem ia virar deus foi bem menos épico do que a aventura do outro grupo... fato que o grupo A se vangloria até hoje, apesar do clérigo ter gostado de se realizar seu objetivo no final.

A mesa durou 5 anos e foi muito boa. Ela claramente começou a desandar quando o clérigo ficou forte o bastante para equivaler sozinho ao outro grupo, mas teve vários momentos legais nesse jogo. E brigas, e ciúmes e tentativas minhas de tentar equilibrar o jogo (nem todas dando certo).

Graças aos céus que surgiu a 4e.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #17 Online: Abril 03, 2012, 11:37:11 pm »
Há... eu mestrei uma campanha que durou seis anos. 4 anos em AD&D, indo do 1o ao 11o~14o e depois desses respectivo nível até o 24o na 3.5e. Notem que quando jogávamos AD&D era todo final a semana. E infelizmente a campanha ficou inacabada. Não pela queda de qualidade. Na verdade quando chegaram ao épico a campanha se tornou mais interessante (na opinião dos jogadores). Talvez por termos amadurecido e focarmos o jogo em outros pontos que não eram mais batalhas, mas também porquê em níveis épicos a dimensão do poder do personagem é tanta que a simples vontade deles podia alterar o mundo. E isso torna o jogo mais político e complexo, possibilitando que os jogadores efetivamente tomem as rédeas do vai acontecer no mundo.

Ao menos no nosso jogo era assim.

Na minha opinião toda aventura de nivél épico termina bem quando os heróis morrem!  :frenzied:

E infelizmente concordo com o Eltor. O sistema induz os jogadores a quererem chegar no épico. Esse é o sonho de todo jogador. Mas passar muito rápido de nível sem o jogador aprender realmente seus poderes não funciona.



Mas o maior problema de continuar a jogar é a falta de tempo e os milhares de concorrentes do RPG (namorada, trabalho, amigos morando longe, jogos e MMOs)... Não vejo como uma nova edição pode arrumar isso...

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #18 Online: Abril 04, 2012, 09:03:27 am »
É aquela história, o maior concorrente de dnd não são sistemas indie, é a vida real.

Se bem que jogos sem essa pretensão de grandes campanhas saem favorecidos para jogadores sem tanto tempo.

Edit: Indie = infiel

Esse swyftkey é oldschool mesmo =P
« Última modificação: Abril 04, 2012, 04:56:06 pm por Agnelo »
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #19 Online: Abril 04, 2012, 03:41:49 pm »
Minha maior campanha jogada mesmo, deve ter sido comigo mestrando e os jogadores saíram do nível 1 até o nível 7.

Nunca conseguimos mais do que isso e todas ficaram sem final. Isso porque eu dei uma acelerada na evolução. Eu, particularmente, nunca fui de one-shots.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #20 Online: Abril 04, 2012, 04:13:09 pm »
Há... eu mestrei uma campanha que durou seis anos. 4 anos em AD&D, indo do 1o ao 11o~14o e depois desses respectivo nível até o 24o na 3.5e.

Caramba você conseguiu jogar d&d 3.5 do nível 15 pra lá? E conseguil chegar ao nivel 14 em AD&D :bwaha:

Aqui em casa, neste nível, o grupo matava quase qualquer tipo de criatura do livros do monstros em um turno só (3.5)...

Os vilões PRECISAVAM de milhares de magia contingentes
Os combatentes ficaram um completo lixo!

Ainda me lembro, quando enfrentamos um lich e ele utilizou parar o tempo em um combo de magias que deixou meu personagem inútil (proteção contra ferro/aço, por exemplo), depois disso para afeta-lo eu deu um soco na fuça do maldito, levei um ataque de oportunidade (um toque do lich) e cai paralisado, gritando pela ajuda da clériga!

Nos tínhamos os três ++ no grupo, uma clériga de Selunê, um mago evocador (que por mais que seja a pior escola, faz estrago pra cacete), e um druida (que conjurava um zoológico nas batalhas), eramos quase imortais, utilizando varinhas de cura aos montes (nos brincávamos, vamos abrir o menu e curar o grupo inteiro)

Ficou impossível de jogar
E o problema não se resumia a apenas o combate
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #21 Online: Abril 04, 2012, 04:29:19 pm »
Problema da 3e é que ele pressupunha que o grupo ia enfrentar monstros. Só ver o pulo de poder de um monstro de nível 5 para um de nível 10 para um de nível 16.

http://www.d20srd.org/srd/monsters/barghest.htm#greaterBarghest

http://www.d20srd.org/srd/monsters/rakshasa.htm

http://www.d20srd.org/srd/monsters/devil.htm#hornedDevilCornugon
« Última modificação: Abril 04, 2012, 04:32:12 pm por O Usuário Anteriormente Conhecido como Gegê »

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #22 Online: Abril 04, 2012, 04:53:24 pm »
Velho, que preguiça que me dava quando o monstro tinha habilidades similares à magia ou magia!

Os milhares de ataques nos níveis altos também enchiam o saco!

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #23 Online: Abril 04, 2012, 04:57:04 pm »
Pior era na 3.0 onde monstros com níveis de conjurador não vinham com lista de magias :P

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #24 Online: Abril 04, 2012, 05:06:32 pm »
Não sei como alguns dizem que não houve evolução da 3e para a 4e, apenas mudanças nos conceitos, e que não existe um melhor e um pior.

Certas coisas eu não aceito mais, essa dos monstros com magias pra escolher é uma delas.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #25 Online: Abril 04, 2012, 05:13:58 pm »
Mesmo os que vinham com lista de magias exigiam ir manualmente procurar a descrição de cada uma na hora de usar. Haja saco.

Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #26 Online: Abril 04, 2012, 06:24:54 pm »
Ficou impossível de jogar
E o problema não se resumia a apenas o combate

Eu acho que o problema maior era fora do combate.
Dentro do combate, você (GM) construia um combo com magias e habilidades, maximizava pvs, reconstruía as fichas prontas dos NPCs e monstros, roubava pra manter os vilões em pé mais um pouco e ia se sustentando. Era horrível ter todo esse trabalho para conseguir um combate mediano, mas ainda dava pra segurar enquanto o mestre não sofresse de burnout pelo esforço exagerado.

Fora do combate, criar qualquer desafio que não fosse resolvido com um estalar de dedos era muito difícil. E fazer um desafio que todo mundo pudesse participar de forma igual, em vez do spellcasters simplesmente resolverem sozinhos, era ainda pior.

Uma viagem rápida para algum lugar que precise atravessar um terreno inóspito? Teleporte.
Alguém foi assassinado? Fala com o morto ou ressuscita ele logo.
Procurando provas sobre algum mistério? Use uma das dezenas de magias de adivinhação, uma pra conversar com alguma coisa no ambiente investigado ou converse com alguma força superior.
Necessidade de avisar alguém de um perigo? Magias de comunicação. Invocação de criaturas inteligentes. Teleporte, de novo.
Necessidade de um objeto que os personagens não tem? Magia pra criar objetos. Teleporte, DE NOVO.
Completar alguma tarefa que exige um nível alto numa perícia? Buff nos atributos, magia pra melhorar o resultado nos dados ou buff direto na perícia para um patamar que a falha não é mais possível.

Desafios criados para gerar uma oposição interessante viravam sequências de estalar dedos dos conjuradores. Tempos depois de desistir da 3e, mestrei Exalted pela primeira vez. Exalted, logo na criação de personagens, um PC vence um batalhão sozinho, pula montanhas e consegue criar PESSOAS do nada. Era mais fácil criar problemas para os PCs de Exalted enfrentarem do que os da 3e nos níveis medianos pra cima.
« Última modificação: Abril 04, 2012, 06:27:28 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #27 Online: Abril 04, 2012, 09:43:21 pm »
Por isso eu defendo que os níveis desse patamar de poder já não estejam nos livros básicos do sistema, e sim em livros opcionais no mesmo estilo do Epic Level Handbook da 3e.

A maioria dos problemas mais graves do D&D ou é criado nos níveis altos, ou é nesse nível que fica exacerbado a ponto de estragar uma campanha facilmente. Tirar do núcleo do jogo não resolveria tudo, claro, mas pelo menos aliviaria bastante o impacto disso no jogo e nos cenários padrão.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #28 Online: Abril 04, 2012, 09:50:43 pm »
Velho, que preguiça que me dava quando o monstro tinha habilidades similares à magia ou magia!

Os milhares de ataques nos níveis altos também enchiam o saco!
Não sei como alguns dizem que não houve evolução da 3e para a 4e, apenas mudanças nos conceitos, e que não existe um melhor e um pior.

Certas coisas eu não aceito mais, essa dos monstros com magias pra escolher é uma delas.
Mesmo os que vinham com lista de magias exigiam ir manualmente procurar a descrição de cada uma na hora de usar. Haja saco.


Esta era a maior picaretagem de D&D 3.x: socar um monte de magias nos monstros puramente para agregar poder. Pior que isso, só as classes de prestígio de design pobre que davam uma ou duas magias como habilidade SaM, porque parece que o projetista ficou com preguiça de criar algo do zero.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D Next] Ajude a definir High-Level
« Resposta #29 Online: Abril 04, 2012, 10:47:02 pm »
Eu sofria para gerar os encontros a cada nível que o clérigo ia ficando mais e mais forte, ao ponto que os encontros com vilões mor tinham que ser divididos entre clérigo e grupo normal; um boss que feria o super clérigo praticamente matava qualquer um do grupo ou tinha CDs de poderes tão altas que era impossível passar.

Quando o grupo se dividiu ficou tudo mais fácil. E olha que eu bombava os não casters também. Mas o clérigo ainda era poderoso demais diante deles. E adorei implementar sistemas diferenciados de dungeons, como uma dungeon cidade onde acontecia um ritual maligno que precisava ser impedido.
===

Quanto a monstros com magias embutidas eu odiava. Só pra me dar trabalho de montar elas, eu pensava.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)