Dividi o tópico porque mais gente deve ter a mesma dúvida.
Isso está explicado na página 57-58 do arquivo de regras básicas para o Mestre (e vai estar no DMG quando sair).
Quando o número de monstros no combate aumenta acima de , você multiplica o valor de XP pra ver a dificuldade real do combate.
1 monstro: não multiplica
2 monstros: x1,5
3-6 monstros: x2
7-10 monstros: x2,5
11-14 monstros: x3
15+ monstros: x4
Se o grupo tiver menos de 3 jogadores, aumenta o multiplicador em 1 "nível".
EXEMPLO:Grupo de 4 jogadores, nível 4, contra 3 monstros de CR 1 (200 XP cada). Se vencerem o combate, ganham
600 XP divididos entre os 4. Isso não muda.
Então pra calcular se é um encontro fácil:
600 XP (soma dos monstros)
x2 (porque são 3) =
1200 XP .
Divide pela quantia de personagens = 300 XP.
Por fim, compara com a tabela e vê que entre 250 e 375 XP por personagem é um encontro
difícil.
Mas eles continuam ganhando apenas 150 XP cada um por vencer o encontro. O multiplicador só existe na hora de calcular a dificuldade. Agora imaginando o mesmo encontro, mas se fosse um grupo com apenas 2 personagens:Grupo de 2 jogadores, nível 4, contra 3 monstros de CR 1 (200 XP cada). 600 XP (soma dos monstros)
x2,5 (porque são 3, e subindo um degrau por ter poucos jogadores ) =
1500 XP .
Divide pela quantia de personagens = 750 XP.
Por fim, compara com a tabela e vê que acima de 500 XP por personagem é um encontro
ridículo. Pare de beber e faça um combate de acordo com o seu grupo!
Mas eles continuariam ganhando apenas 375 XP cada um se, por milagre divino ou proteção do mestre, vencessem o encontro. O multiplicador só existe na hora de calcular a dificuldade.