Autor Tópico: [D&D 5e] Monster Manual  (Lida 9134 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 25, 2014, 11:43:46 am »
Agora que tá disponível, acho que já dá pra discutir sobre a fonte de XP do jogo porque dar XP por interpretação é coisa de narrativista

Pelo que eu entendi, um monstro é um desafio médio ou difícil, respectivamente, para um grupo de 5 ou 4 pessoas de nível médio igual ao seu CR. E por essa dinâmica, monstros que vão se tornando mais fáceis de combater com o avanço dos níveis dos jogadores cumprem o papel de minions da edição anterior.

Ainda não estou familiarizado com a matemática do jogo, então queria saber a percepção de vocês desse avanço durante o jogo, sobre a evolução proporcional entre bônus de ataque, CA, dano e PVs. Como funciona exatamente? A evolução de bônus de ataque é menor agora, então os monstros duram mais níveis mesmo ou é só propaganda?
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 10:58:14 pm por Macnol »

Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #1 Online: Setembro 25, 2014, 12:36:26 pm »
Bem eu não cheguei a ler o livro inteiro então não sei, mas pelas imagens que eu vi a arte tenebrosa continua  :b

Edit: Perai ! o livro não ia ser lançado só dia 30 ?
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 12:43:33 pm por Sirus »
War never changes

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #2 Online: Setembro 25, 2014, 12:43:40 pm »
Sim, Heitor. Agora a progressão de bônus de ataque/CA é muito mais contida. Tipo, MUITO. Essa resenha faz uma comparação entre um dos monstros mais fracos (Bugbear, CR 1) e um dos mais fortes do livro (Death Knight, CR 18).

Bugbear: Acerto +4, dano 11. CA 16, 20 PV.

Death Knight: Acerto +11, dano 27x3. CA 20, 180 PV.

A progressão de ataque dos jogadores também é muito menor (antes ia de +1 a +20, entupida de outros bônus; agora vai de +2 a +6, e muito menos formas de aumentar esse valor).

Ou seja, vários monstros de CR menor podem ser uma ameaça muito real pra personagens de nível mais alto. Tanto, que mais da metade dos monstros do livro são de CR 6 ou menor.

A progressão de dano e PVs compensa isso. A acurácia dos ataques não muda tanto, mas quanto maior o nível aguenta mais porrada e bate mais doído. BEM mais doído.

Edit: Perai ! o livro não ia ser lançado só dia 30 ?

:hmmm:
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 12:46:21 pm por Macnol »

Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #3 Online: Setembro 25, 2014, 01:53:09 pm »
Citar
Bem eu não cheguei a ler o livro inteiro então não sei, mas pelas imagens que eu vi a arte tenebrosa continua

Esses jovens que cresceram acostumados com Lockwood e Wayne Reynolds não sabem o que é arte tenebrosa de verdade. Abra um "Livro dos Monstros" de AD&D que não seja de Planescape ou a arte interna de Dark Sun e você verá o que é puro horror.  :b

Citar
A evolução de bônus de ataque é menor agora, então os monstros duram mais níveis mesmo ou é só propaganda?

Ao que tudo indica, é verdadeiro, mas com um imenso caveat - Magias. Como a evolução do poder mágico em D&D Next é basicamente quadrática (com limites em buffs), Monstros de níveis baixos não são uma ameaça se o grupo tem conjuradores competentes.

E por algum motivo profano, a maioria dos monstros humanoides que não tem magia são agora "Novos Combatentes" - eles só tem habilidade de atacar, sem nenhum efeito secundário ou poder distinto.
« Última modificação: Setembro 25, 2014, 01:55:21 pm por Khalid al-Walid »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #4 Online: Setembro 25, 2014, 01:59:14 pm »
Cada vez que eu leio uma coisa que me deixa com vontade de jogar D&D Next, sem seguida eu leio outra que me tira completamente a vontade...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #5 Online: Setembro 25, 2014, 02:05:24 pm »
Esses jovens que cresceram acostumados com Lockwood e Wayne Reynolds não sabem o que é arte tenebrosa de verdade. Abra um "Livro dos Monstros" de AD&D que não seja de Planescape ou a arte interna de Dark Sun e você verá o que é puro horror.  :b

Eu já vi ,se não me engano era o monster manual da 2° edição, as ilustrações pareciam feitas por crianças de 5 anos (o melhor era o caçador invisível que era um quadrado em branco)  :rolando:
War never changes

Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #6 Online: Setembro 25, 2014, 02:16:25 pm »
Citar
(o melhor era o caçador invisível que era um quadrado em branco)

Você vai estranhar, mas uma das grandes diferenças entre a T$R e a Wizards of the Coast é que a TSR não tinha o menor pudor de inserir piadas em seus livros (Spelljammer é um livro punomenal por isso) - por isso o Caçador Invisível era assim.

Citar
Eu já vi ,se não me engano era o monster manual da 2° edição, as ilustrações pareciam feitas por crianças de 5 anos

Nesse caso, há um motivo simples - quase toda arte do livro foi feita pelo Tony DiTerlizzi (vide a assinatura td. em diversas imagens), que virou um ilustrador infantil (Spiderwick Chronicles). E um detalhe - esse é um Monster Manual bonito se comparado ao do AD&D 1e (o I e II, além do Fiend Folio).  :P

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re: [D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #7 Online: Setembro 25, 2014, 02:21:39 pm »
Essa edição parece ter ficado mais propensa a piadas nos livros. Por exemplo, o disclaimer na primeira página do Monster Manual.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #8 Online: Setembro 25, 2014, 03:56:08 pm »
De forma geral eu comentei comigo mesmo que não iria investir (tempo, estudo e dinheiro) na 5e como eu fiz na 4e. Talvez eu realmente não invista por um bom tempo, mas não sei se irei suportar por muito tempo, os elogios recentes tem feito uma massagem encefálica bastante eficaz.

Entretanto, jogar Pathfinder, jogar 4e e, futuramente, jogar 5e será algo bem redundante... vou aguardar até ver se irão aparecer as regras quebradas que costumam vir junto do pacote.
Somos todos bots!

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #9 Online: Setembro 25, 2014, 04:15:51 pm »
Eu lembro que a 4e tava nessa vibe também quando saiu, um tempo depois, um ano ou mais, a mesa virou...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re: [D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #10 Online: Setembro 25, 2014, 04:38:48 pm »
Estava em qual vibe, e mudou pra qual direção? XD

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #11 Online: Setembro 25, 2014, 04:52:50 pm »
Pessoal falando bem pacas e dai mudou pra falando mal pacas... desculpem o excesso de pacas na frase...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #12 Online: Setembro 25, 2014, 05:00:24 pm »
Pessoal falando bem pacas e dai mudou pra falando mal pacas... desculpem o excesso de pacas na frase...

Mas a 4e não tinha haters desde o inicio ?
War never changes

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re: Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #13 Online: Setembro 25, 2014, 05:03:58 pm »
Pessoal falando bem pacas e dai mudou pra falando mal pacas... desculpem o excesso de pacas na frase...
Tá desculpado! Mas só pq te considero pacas. :P

Sei lá, pra mim tá sendo o exato oposto. A 4e me enganou direitinho antes do lançamento, esperava que fosse linda mas acabei decepcionado. Já a 5e eu tinha dado como caso perdido depois daqueles playtests horríveis... E está me surpreendendo.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Resposta #14 Online: Setembro 25, 2014, 05:07:01 pm »
É, eu era um que não botava muita fé na 4e, principalmente no lance de todo mundo seguindo a mesma regra. Mas depois que joguei acabou se tornando meu D&D favorito. Então, vou me manter cético até conseguir jogar uma campanha onde eu avance uns 6 ou 8 niveis com o personagem e dai ver se curto ou não a edição.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.