Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Heitor em Setembro 25, 2014, 11:43:46 am

Título: [D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Heitor em Setembro 25, 2014, 11:43:46 am
Agora que tá disponível, acho que já dá pra discutir sobre a fonte de XP do jogo porque dar XP por interpretação é coisa de narrativista

Pelo que eu entendi, um monstro é um desafio médio ou difícil, respectivamente, para um grupo de 5 ou 4 pessoas de nível médio igual ao seu CR. E por essa dinâmica, monstros que vão se tornando mais fáceis de combater com o avanço dos níveis dos jogadores cumprem o papel de minions da edição anterior.

Ainda não estou familiarizado com a matemática do jogo, então queria saber a percepção de vocês desse avanço durante o jogo, sobre a evolução proporcional entre bônus de ataque, CA, dano e PVs. Como funciona exatamente? A evolução de bônus de ataque é menor agora, então os monstros duram mais níveis mesmo ou é só propaganda?
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 25, 2014, 12:36:26 pm
Bem eu não cheguei a ler o livro inteiro então não sei, mas pelas imagens que eu vi a arte tenebrosa continua  :b

Edit: Perai ! o livro não ia ser lançado só dia 30 ?
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Macnol em Setembro 25, 2014, 12:43:40 pm
Sim, Heitor. Agora a progressão de bônus de ataque/CA é muito mais contida. Tipo, MUITO. Essa resenha (http://www.critical-hits.com/blog/2014/09/10/review-monster-manual-for-dungeons-dragons-5th-edition/) faz uma comparação entre um dos monstros mais fracos (Bugbear, CR 1) e um dos mais fortes do livro (Death Knight, CR 18).

Bugbear: Acerto +4, dano 11. CA 16, 20 PV.

Death Knight: Acerto +11, dano 27x3. CA 20, 180 PV.

A progressão de ataque dos jogadores também é muito menor (antes ia de +1 a +20, entupida de outros bônus; agora vai de +2 a +6, e muito menos formas de aumentar esse valor).

Ou seja, vários monstros de CR menor podem ser uma ameaça muito real pra personagens de nível mais alto. Tanto, que mais da metade dos monstros do livro são de CR 6 ou menor.

A progressão de dano e PVs compensa isso. A acurácia dos ataques não muda tanto, mas quanto maior o nível aguenta mais porrada e bate mais doído. BEM mais doído.

Edit: Perai ! o livro não ia ser lançado só dia 30 ?

:hmmm:
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 25, 2014, 01:53:09 pm
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Bem eu não cheguei a ler o livro inteiro então não sei, mas pelas imagens que eu vi a arte tenebrosa continua

Esses jovens que cresceram acostumados com Lockwood e Wayne Reynolds não sabem o que é arte tenebrosa de verdade. Abra um "Livro dos Monstros" de AD&D que não seja de Planescape ou a arte interna de Dark Sun e você verá o que é puro horror.  :b

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A evolução de bônus de ataque é menor agora, então os monstros duram mais níveis mesmo ou é só propaganda?

Ao que tudo indica, é verdadeiro, mas com um imenso caveat - Magias. Como a evolução do poder mágico em D&D Next é basicamente quadrática (com limites em buffs), Monstros de níveis baixos não são uma ameaça se o grupo tem conjuradores competentes.

E por algum motivo profano, a maioria dos monstros humanoides que não tem magia são agora "Novos Combatentes" - eles só tem habilidade de atacar, sem nenhum efeito secundário ou poder distinto.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Smaug em Setembro 25, 2014, 01:59:14 pm
Cada vez que eu leio uma coisa que me deixa com vontade de jogar D&D Next, sem seguida eu leio outra que me tira completamente a vontade...
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 25, 2014, 02:05:24 pm
Esses jovens que cresceram acostumados com Lockwood e Wayne Reynolds não sabem o que é arte tenebrosa de verdade. Abra um "Livro dos Monstros" de AD&D que não seja de Planescape ou a arte interna de Dark Sun e você verá o que é puro horror.  :b

Eu já vi ,se não me engano era o monster manual da 2° edição, as ilustrações pareciam feitas por crianças de 5 anos (o melhor era o caçador invisível que era um quadrado em branco)  :rolando:
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 25, 2014, 02:16:25 pm
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(o melhor era o caçador invisível que era um quadrado em branco)

Você vai estranhar, mas uma das grandes diferenças entre a T$R e a Wizards of the Coast é que a TSR não tinha o menor pudor de inserir piadas em seus livros (Spelljammer é um livro punomenal por isso) - por isso o Caçador Invisível era assim.

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Eu já vi ,se não me engano era o monster manual da 2° edição, as ilustrações pareciam feitas por crianças de 5 anos

Nesse caso, há um motivo simples - quase toda arte do livro foi feita pelo Tony DiTerlizzi (vide a assinatura td. em diversas imagens), que virou um ilustrador infantil (Spiderwick Chronicles). E um detalhe - esse é um Monster Manual bonito se comparado ao do AD&D 1e (o I e II, além do Fiend Folio).  :P
Título: Re: [D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Macnol em Setembro 25, 2014, 02:21:39 pm
Essa edição parece ter ficado mais propensa a piadas nos livros. Por exemplo, o disclaimer na primeira página do Monster Manual.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Arcane em Setembro 25, 2014, 03:56:08 pm
De forma geral eu comentei comigo mesmo que não iria investir (tempo, estudo e dinheiro) na 5e como eu fiz na 4e. Talvez eu realmente não invista por um bom tempo, mas não sei se irei suportar por muito tempo, os elogios recentes tem feito uma massagem encefálica bastante eficaz.

Entretanto, jogar Pathfinder, jogar 4e e, futuramente, jogar 5e será algo bem redundante... vou aguardar até ver se irão aparecer as regras quebradas que costumam vir junto do pacote.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Smaug em Setembro 25, 2014, 04:15:51 pm
Eu lembro que a 4e tava nessa vibe também quando saiu, um tempo depois, um ano ou mais, a mesa virou...
Título: Re: [D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Macnol em Setembro 25, 2014, 04:38:48 pm
Estava em qual vibe, e mudou pra qual direção? XD
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Smaug em Setembro 25, 2014, 04:52:50 pm
Pessoal falando bem pacas e dai mudou pra falando mal pacas... desculpem o excesso de pacas na frase...
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 25, 2014, 05:00:24 pm
Pessoal falando bem pacas e dai mudou pra falando mal pacas... desculpem o excesso de pacas na frase...

Mas a 4e não tinha haters desde o inicio ?
Título: Re: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Macnol em Setembro 25, 2014, 05:03:58 pm
Pessoal falando bem pacas e dai mudou pra falando mal pacas... desculpem o excesso de pacas na frase...
Tá desculpado! Mas só pq te considero pacas. :P

Sei lá, pra mim tá sendo o exato oposto. A 4e me enganou direitinho antes do lançamento, esperava que fosse linda mas acabei decepcionado. Já a 5e eu tinha dado como caso perdido depois daqueles playtests horríveis... E está me surpreendendo.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Smaug em Setembro 25, 2014, 05:07:01 pm
É, eu era um que não botava muita fé na 4e, principalmente no lance de todo mundo seguindo a mesma regra. Mas depois que joguei acabou se tornando meu D&D favorito. Então, vou me manter cético até conseguir jogar uma campanha onde eu avance uns 6 ou 8 niveis com o personagem e dai ver se curto ou não a edição.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 25, 2014, 06:06:34 pm
Bom, detalhes mecânicos de lado e um problema considerável em "usabilidade" (não há nenhuma tabela de Monstros por CR ou por Ambiente), o Monster Manual é um testamento a maior virtude do Next - ele é legível.

Enquanto o Monster Manual I de D&D 4e é maravilhoso para ser utilizado (todos monstros apresentam diversas versões em diferentes CRs, os poderes são autocontidos, os monstros são variados e você sabe o que esperar de cada um deles), ele tem a pior apresentação possível e faz com que o leitor tenha que "brigar com o livro" para descobrir as qualidades dele (sério, um livro todo branco, sem bordas, com ilustrações contidas em quadradinhos e reutilizadas?), o do D&D Next não sacrifica muitas virtudes da 4e (bom, salvo para humanoides, que são praticamente iguais, e por forçar você a decorar magias, ao invés de deixar os poderes contidos apenas na ficha do monstro), mas tem uma apresentação de fluff infinitamente superior (texto contínuo, não separado em duas partes diferentes) e um visual que aparenta ser de um livro antigo de monstros.

Por enquanto, acerto seu, Wizards.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Lunguinho em Setembro 25, 2014, 09:50:12 pm
Bom, detalhes mecânicos de lado e um problema considerável em "usabilidade" (não há nenhuma tabela de Monstros por CR ou por Ambiente)...

Realmente ficaram devendo nesse aspecto. Eles bem que poderiam publicar essas tabelas na seção de design de encontros para remediar isso. Se bem que é bastante provável que elas já estejam disponíveis por aí na web como material fan made.

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Enquanto o Monster Manual I de D&D 4e é maravilhoso para ser utilizado (todos monstros apresentam diversas versões em diferentes CRs, os poderes são autocontidos, os monstros são variados e você sabe o que esperar de cada um deles), ele tem a pior apresentação possível e faz com que o leitor tenha que "brigar com o livro" para descobrir as qualidades dele (sério, um livro todo branco, sem bordas, com ilustrações contidas em quadradinhos e reutilizadas?), o do D&D Next não sacrifica muitas virtudes da 4e (bom, salvo para humanoides, que são praticamente iguais, e por forçar você a decorar magias, ao invés de deixar os poderes contidos apenas na ficha do monstro), mas tem uma apresentação de fluff infinitamente superior (texto contínuo, não separado em duas partes diferentes) e um visual que aparenta ser de um livro antigo de monstros.

Por enquanto, acerto seu, Wizards.

Concordo e eu não achei a arte ruim como o Sirus afirmou, muito pelo contrário, o livro está muito bonito e tem várias ilustrações de alta qualidade técnica.

Quais foram as imagens que você viu, Sirus?

Ao que tudo indica, é verdadeiro, mas com um imenso caveat - Magias. Como a evolução do poder mágico em D&D Next é basicamente quadrática (com limites em buffs), Monstros de níveis baixos não são uma ameaça se o grupo tem conjuradores competentes.

Realmente, as magias em área me parecem muito eficazes na resolução de encontros com múltiplos monstros de CR baixo. Porém, na época em que fiz o playtest, os personagens tiveram muita dificuldade em enfrentar encontros contra muitos alvos de CR individual abaixo de seu nível, mas não muito abaixo (fiz um encontro com múltiplos monstros de CR 2 contra PCs de 4º nível e deu em TPK), então me parece que os monstros de níveis baixos são utilizáveis por uma faixa maior de níveis, mas ainda existe um limite para isso.

Não adianta forçar a barra e colocar Kobolds para enfrentar um grupo de 12º nível, pois não vai funcionar. Por outro lado, eles podem dar trabalho para PCs de 5º nível (algo impensável para criaturas de CR 1/8 na 3.x).

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E por algum motivo profano, a maioria dos monstros humanoides que não tem magia são agora "Novos Combatentes" - eles só tem habilidade de atacar, sem nenhum efeito secundário ou poder distinto.

Acredito que a opção por monstros mais simples se deve ao foco do Next em acelerar os combates e facilitar a tarefa de mestrar para os iniciantes.

Monstros mais simples requerem menos tempo do DM em decidir as ações deles, ainda mais quando consideramos que o DM sozinho pode estar controlando vários monstros no combate, então esse detalhe pode fazer a diferença na velocidade do combate.

Para muitos aqui que são mestres experientes isso pode não ter muita relevância, mas eu já participei de uma mesa onde o mestre demorava consideravelmente nas ações dos monstros (não ajudava o fato desse mestre ter um perfil estrategista e usar muitos monstros inteligentes) e a lentidão era justamente na tomada de decisões - algo que tende a se agravar quando se tem criaturas com muitas habilidades especiais. E o pior que nessa mesa, os jogadores foram entrando na mesma onda e na última sessão chegou-se ao ponto de uma batalha durar por 4 horas.

Enfim, é muito provável que o formato dos monstros de CR baixo na 5ª edição não seja apenas uma questão de agradar fãs de AD&D, como seria também uma forma de tornar o novo D&D mais fácil de mestrar.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Macnol em Setembro 25, 2014, 10:16:29 pm
Bom, detalhes mecânicos de lado e um problema considerável em "usabilidade" (não há nenhuma tabela de Monstros por CR ou por Ambiente)...

Realmente ficaram devendo nesse aspecto. Eles bem que poderiam publicar essas tabelas na seção de design de encontros para remediar isso. Se bem que é bastante provável que elas já estejam disponíveis por aí na web como material fan made.

Tem sim.

Versão oficial: http://dnd.wizards.com/products/tabletop-games/rpg-products/monster-manual (http://dnd.wizards.com/products/tabletop-games/rpg-products/monster-manual)

E avisaram que vai ter essa lista no Livro do Mestre também.

Mas, claro, tem versões melhores que isso na internet, especialmente planilhas que dá pra filtrar por CR, tipo, ambiente que habitam... logo vou colocar os links ali no tópico de ferramentas online. :)
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 25, 2014, 10:42:16 pm
Quais foram as imagens que você viu, Sirus?

Eu peguei um pdf do livro aqui e dei uma olhada completa, e esta tão ruim quanto eu pensava ( os gigantes são os piores).

o que é triste considerando todos os bons ilustradores que a wizards tem disponíveis

EX:

Jason chan
(click to show/hide)
(click to show/hide)

Steve argile
(click to show/hide)
(click to show/hide)

Eva widermman
(click to show/hide)
(click to show/hide)
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 26, 2014, 12:03:57 am
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o que é triste considerando todos os bons ilustradores que a wizards tem disponíveis

Correção: Todos os bons ilustradores que Magic: the Gathering tem disponíveis.  :P

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Não adianta forçar a barra e colocar Kobolds para enfrentar um grupo de 12º nível, pois não vai funcionar. Por outro lado, eles podem dar trabalho para PCs de 5º nível (algo impensável para criaturas de CR 1/8 na 3.x).

Abra uma exceção notável aos Kobolds, essas criaturinhas são pequenos MacGyver que podem desafiar facilmente um grupo de nível 16. Conheça os Tucker's Kobolds (http://www.tuckerskobolds.com/), a Mossad dos Kobolds.  :P

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Mas, claro, tem versões melhores que isso na internet, especialmente planilhas que dá pra filtrar por CR, tipo, ambiente que habitam... logo vou colocar os links ali no tópico de ferramentas online.

My oh my, essa é o tipo de tabela que deveria estar no livro impresso.  :P
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 26, 2014, 12:07:12 am
Correção: Todos os bons ilustradores que Magic: the Gathering tem disponíveis.  :P

Não pertence tudo a mesma empresa ?

sem falar que muitos ilustradores de magic já trabalharam com D&D

Abra uma exceção notável aos Kobolds, essas criaturinhas são pequenos MacGyver que podem desafiar facilmente um grupo de nível 16. Conheça os Tucker's Kobolds (http://www.tuckerskobolds.com/), a Mossad dos Kobolds.  :P

Apesar de ter pego o livro eu ainda não li. existem regras para progredir os monstros ?
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 26, 2014, 12:28:59 am
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Não pertence tudo a mesma empresa ?

Partes diferentes da mesma empresa - há muito mais gente trabalhando em Magic: the Gathering do que em D&D (para ter uma ideia, hoje existem menos de 20 funcionários contratados trablhando em D&D) e o orçamento que ambos tem deve ser bastante diferente - a ponto que a produção de material extra em D&D está sendo terceirizada (as aventuras foram feitas pela Kobold Press e pela Primeval, o software também é de terceiros).

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Apesar de ter pego o livro eu ainda não li. existem regras para progredir os monstros ?

Estarão no Livro do Mestre.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 26, 2014, 07:10:34 am
Estarão no Livro do Mestre.

Eles deram uma razão do por que ou é só por causa daquela conversa fiada de devolver poder ao mestre ?
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Arcane em Setembro 26, 2014, 08:37:11 am
Estarão no Livro do Mestre.

Eles deram uma razão do por que ou é só por causa daquela conversa fiada de devolver poder ao mestre ?

Não achei a ideia ruim. Tem coisas que fica a cargo exclusivo do mestre, e evoluir monstros é uma delas, logo até faz sentido estar no livro do mestre.

Quanto a mestre "sem poder", acho que isso já foi discutido longamente em algum fórum (ou em alguma das reincarnações da Spell). Não creio que tenha sido esse o motivo, pra mim o mestre só perde o poder quando não sabe conversar e argumentar com seus jogadores. E isso nenhum livro ensina como fazer, é quase uma qualidade inata prioritária.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Bispo em Setembro 26, 2014, 12:28:34 pm
No geral, tenho uma visão positiva do MM. Pensando que algumas coisas serão resolvidas, como as listas faltantes e a explicação sobre a construção dos monstros em si (pra quem quiser se aprofundar nos números, tem uma análise experimental e especulativa (http://surfarcher.blogspot.be/) muito boa baseado no que saiu até agora). A arte, na média, é bem do meu gosto e o livro tem sacadas legais como o Lord Soth. E se dar conta que há todo um conhecimento/saber por trás de cada entrada (ou quase todas) que remonta a um universo maior que seria o D&D é bem interessante também.

O que eu não gostei do livro, mas aí eu não sei é um problema do livro em si ou uma questão particular minha, é a redundância de tipos de monstros. Na minha opinião, os nichos "monstruosos" são mal-explorados, acabando que, algumas vezes, tem-se a sensação de se ver mais do mesmo. Por exemplo, qual a diferença de um Ogro, um Ettin, um Gigante da Colina e (forçando um pouquinho) um Troll? Eu sei que no "lore" eles têm diferenças entre si, mas em geral, sua função narrativa ou dentro do jogo é muito semelhante: o ser grande e não muito inteligente que esmaga as coisas em seu caminho. Pense: você faz um encontro com um Ettin, beleza.  Mas qual a diferença (tirando a cabeça extra) narrativa para um Ogro? E desse para um Gigante da Colina? O mesmo se dá para outras criaturas no livro, como humanoides monstruosos (orcs, bugbears, gnolls, bullywugs, hobgoblins; kobolds, goblins; sahuagin, merfolk, merrow) ou um Darkmantle e um Cloaker.

E, embora a execução em mesa possa ser frustrante, eu gostei da ideia dos "lairs"/covis. Dá pra se desenvolver campanhas pensando só no covil do monstro e os efeitos que ele causa a sua volta. De memória, a do Vampiro foi a que mais me empolgou nisso.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Smaug em Setembro 26, 2014, 12:36:47 pm
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E, embora a execução em mesa possa ser frustrante, eu gostei da ideia dos "lairs"/covis. Dá pra se desenvolver campanhas pensando só no covil do monstro e os efeitos que ele causa a sua volta. De memória, a do Vampiro foi a que mais me empolgou nisso.
Eu acho que essa foi a grande sacada do next. Sejamos honestos, D&D sempre foi sobre enfrentar a criatura dentro do covil, então é justo ele ser explorado mecanicamente por ela.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 26, 2014, 12:45:55 pm
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Eu acho que essa foi a grande sacada do next. Sejamos honestos, D&D sempre foi sobre enfrentar a criatura dentro do covil, então é justo ele ser explorado mecanicamente por ela.

Eu concordo - só existe um pequeno problema que eu sou um dos raros DMs de D&D que não gosta de Masmorras e não faz muito uso de Covis.  :P

Mas eu continuo gostando da ideia, é uma forma de permitir que monstros façam algo mesmo quando o Mago (sempre ele) dominar a mente e atordoar o oponente.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: GoldGreatWyrm em Setembro 26, 2014, 02:32:02 pm
O jogo se chama Dungeons & Dragons, elfo. Ame-o ou deixe-o :P

brincadeira s2
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 26, 2014, 02:42:34 pm
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O jogo se chama Dungeons & Dragons, elfo. Ame-o ou deixe-o

Idealmente, eu estaria mestando na Décima Terceira Era ou para os Herois de Ferro, mas meus jogadores preferiram experimentar esse RPG. Então, não eles não verão nenhum Dragão nem entrarão em Masmorra alguma.  :P
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: GoldGreatWyrm em Setembro 26, 2014, 03:32:24 pm
Forest of Doom e City of Thieves feelings, brother?
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Lunguinho em Setembro 29, 2014, 11:22:53 am
Eu concordo - só existe um pequeno problema que eu sou um dos raros DMs de D&D que não gosta de Masmorras e não faz muito uso de Covis.  :P

Se eu fosse jogar numa mesa sua, eu faria um personagem com Mounted Combat, provavelmente um paladino.

A predileção dos outros mestres por masmorras apertadas sempre me desestimularam a fazer personagens com uso importante de montarias. Pra vocês terem uma ideia, nunca joguei de paladino na 3.x e no AD&D justamente por causa disso. Com um mestre assumidamente não-adepto de masmorras/covis, eu aproveitaria essa oportunidade -especialmente se for uma mesa de D&D 5th, onde temos um feat de Mounted Combat eficiente em proteger as montarias dos ataques adversários.

Idealmente, eu estaria mestando na Décima Terceira Era...

Você pensa em trazer os Icons para a sua mesa de Next, elfo? Afinal, essa é uma ideia facilmente aproveitável ou adaptável para outros sistemas, inclusive o D&D 5th.

Em caso afirmativo, quais Icons você utilizaria para Forgotten Realms? E para Eberron?

Isso inclusive renderia um novo tópico interessante, pois a primeira reação que tive ao iniciar a leitura do 13th Age foi imaginar como seria utilizada a ideia de Icons nos diferentes cenários clássicos de D&D.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 30, 2014, 04:39:24 pm
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Se eu fosse jogar numa mesa sua, eu faria um personagem com Mounted Combat, provavelmente um paladino.

Uma informação potencialmente relevante: O Paladino da minha mesa (Meio-Elfo, Oath of Devotion - uma versão faeruniana do Aragorn) virou "suflê de carne" na última sessão de jogo.  :P

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Você pensa em trazer os Icons para a sua mesa de Next, elfo? Afinal, essa é uma ideia facilmente aproveitável ou adaptável para outros sistemas, inclusive o D&D 5th.

Honestamente? Nunca consegui me simpatizar com os Icons (eu gosto da figura deles, mas não vejo motivos para extender essa mecânica fora de Iron Heroes).

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Em caso afirmativo, quais Icons você utilizaria para Forgotten Realms? E para Eberron?

Para Eberron, vide o texto do Keith Baker (http://keith-baker.com/dragonmarks-103-eberron-and-13th-age/). Para Forgotten Realms, eu seguiria uma ideia similar a de Eberron - os Ícones representam personagens importantes na área que os jogadores estão. No meu caso, como é nas Fronteiras Prateadas/Confederação de Luruar (Ao redor de 1387 DR, ignore por completo a Spellplague):

Crusader - Fzoul Chembryl, com Scyllua Darkhope como uma opção mais "ativa" (mudaria parte do Cânone de FR).

Diabolist - Sarya Dlardrageth.

Archmage - Opções de sobra, com Alustriel Silverhand como uma versão benigna dele. Khelben Arunsun é suficientemente próximo para representar alguém mais parecido com o Archmage de 13th Age, assim como Taern Hornblade (que governa Silverymoon após Alustriel).

Dwarf King - No meu jogo, Bruenor Battlehammer de Mithral Hall - mas tanto Harbromm de Adbar quanto Emerus de Fellbarr podem fazer esse papel.

Elf Queen - Ilsevele Miritar de Cormanthyr ou Duirsar de Evereska (embora ele é recluso demais). Há Elfos de sobra em Luruar, mas eles não são suficientemente organizados.

Emperor - Ahn, Ninguém. Eu não consigo ver nenhuma figura nessa região suficientemente forte para representar essa figura.

Great Gold Wyrm - Valamaradace (http://www.realmshelps.net/npc/wyrms/valamaradace.shtml), the Dragon Queen of Silverymoon é a minha favorita, mas o mais próximo disso é Lareth (http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Lareth) ou seu substituto, Tamarand.

The High Druid - Se tem fixação por Dragões, Aerosclughpalar (http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Aerosclughpalar) ou seu mentor Uthgang Jyarl de Tall Trees.

Lich King - Arklem Greeth (http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Arklem_Greeth) ou Valindra Shadowmantle (http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Valindra_Shadowmantle).

Orc Lord - Obould "Who-is-Gruumsh" Many-Arrows - embora no meu jogo ele é mais um warlord de sucesso do que um seguidor entusiasta de Gruumsh.

Priestess - Forgotten Realms tem deuses demais para ter uma figura tão abrangente como ela. Alustriel Silverhand, caso não seja a Archmage, pode se encaixar nessa tarefa devido a sua natureza semi-divina de uma divindade bondosa. Uma figura religiosa bastante popular é o ultra-badass Gareth Dragonsbane de Damara, mas é distante das Silver Marches. Os Harpistas são suficientemente plurirreligiosos para um líder deles fazer esse papel.

Prince of Shadows - Qualquer um dos Escolhidos de Mask, se deslocada para essa área. Jarlaxe também pode representá-lo razoavelmente bem, mas precisaria de alguns alter-egos.

The Three - Um avatar de Tiamat, ou um Dragão Badass. Eu usaria Klauth, the Old Snarl para isso, mas olhe pelos Wyrms of the North para uma lista de candidatos.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Bispo em Setembro 30, 2014, 05:55:26 pm
The High Druid - Se tem fixação por Dragões, Aerosclughpalar (http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Aerosclughpalar) ou seu mentor Uthgang Jyarl de Tall Trees.

Pensei que tu ia falar do Vovô Árvore (http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Grandfather_Tree).
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 30, 2014, 07:50:47 pm
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Pensei que tu ia falar do Vovô Árvore.

Um ótimo exemplo que eu esqueci da existência (não deve ser o único, aliás). Eu consideraria o Turlang como um Icon, porém - ele é bem mais ativo e com mais contatos do que "Futuro Vovô Carvão".

Assim como existe outro potencial Lich King - Wulgreth, do Cult of Karsus. Foi morto destruído no cânone, contudo. Que me leva a outro exemplo de um Diabolist - Wulgreth de Ascalahorn/Hellgate Keep. Sim, eles têm o mesmo nome.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Sirus em Setembro 30, 2014, 08:13:05 pm
Assim como existe outro potencial Lich King

(click to show/hide)
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Lunguinho em Setembro 30, 2014, 08:33:54 pm
Uma informação potencialmente relevante: O Paladino da minha mesa (Meio-Elfo, Oath of Devotion - uma versão faeruniana do Aragorn) virou "suflê de carne" na última sessão de jogo.  :P

Depois de ler o tópico sobre cálculo de encontros, consigo presumir a razão para isso.  :P

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Honestamente? Nunca consegui me simpatizar com os Icons (eu gosto da figura deles, mas não vejo motivos para extender essa mecânica fora de Iron Heroes).

Você quis dizer 13th Age, certo? Pelo visto seu interesse em Iron Heroes anda em alta!   ^_^

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Para Forgotten Realms, eu seguiria uma ideia similar a de Eberron - os Ícones representam personagens importantes na área que os jogadores estão.

Me parece melhor do que considerar 13 ícones para todo o cenário, ainda mais quando se trata de cenários tão vastos quanto Forgotten Realms ou Eberron. Boa sacada!

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Priestess - Forgotten Realms tem deuses demais para ter uma figura tão abrangente como ela. Alustriel Silverhand, caso não seja a Archmage, pode se encaixar nessa tarefa devido a sua natureza semi-divina de uma divindade bondosa. Uma figura religiosa bastante popular é o ultra-badass Gareth Dragonsbane de Damara, mas é distante das Silver Marches. Os Harpistas são suficientemente plurirreligiosos para um líder deles fazer esse papale.

Realmente, essa era a minha maior dúvida quanto a adaptar Icons para FR. Quem faria o papel da Priestess? Para a região das Fronteiras Prateadas, me parece que Alustriel Silverhand é uma escolha acertada para esse papel, e nesse caso Khelben Arunsun ficaria como o Archmage mesmo.

No mais, gostei da sua lista de sugestões. Conseguiu cobrir quase todos os ícones (só ficou faltando o imperador, mas nesse caso também não vejo nenhuma opção que represente esse ícone nas Silver Marches) e encaixou bem os mais influentes NPCs locais.
Título: Re:[D&D 5e] Monster Manual
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 30, 2014, 09:03:58 pm
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Depois de ler o tópico sobre cálculo de encontros, consigo presumir a razão para isso.

É exatamente essa que está imaginando - Aparentemente, essa não é uma edição que permite 5 personagens enfrentarem 15 oponentes.  :P

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Você quis dizer 13th Age, certo? Pelo visto seu interesse em Iron Heroes anda em alta!   

Yep, pequeno grande erro.  :b

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Realmente, essa era a minha maior dúvida quanto a adaptar Icons para FR. Quem faria o papel da Priestess? Para a região das Fronteiras Prateadas, me parece que Alustriel Silverhand é uma escolha acertada para esse papel, e nesse caso Khelben Arunsun ficaria como o Archmage mesmo.

A vantagem de colocar a Alustriel como Priestess é que no mesmo pacote você pode adicionar os Harpistas - que são um grupo ativo de aventureiros dedicados a causas comuns a diversas crenças bondosa - já que Alustriel é uma membra dessa organização. É uma versão incomum da Priestess, mas me parece ser suficientemente boa para ela.

E outra sugestão aos Three Dragons - o Clã Morueme, um grupo de Dragões Azulados que se organizam de maneira familiar, colaboram entre si e tem ambições bastante grandes quanto às Fronteiras Prateadas.