Autor Tópico: (D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas  (Lida 5844 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

(D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Online: Janeiro 26, 2015, 05:48:16 pm »
bem, voltei a ler os livros do D&D next e ainda me confundo todo com a criação de NPCs em especial, visto que os parâmetros definidos nos livros são vagos demais e definir nivel de desafio de NPC humanóide é meio anti intuitivo (por exemplo, arquimagoNPC  de nivel de desafio 12 ter acesso a magias de circulos maiores que personagens jogadores de nivel 12). Como determinar quantos dados de vida tem que ter um oponente de determinado nivel de desafio de forma mais precisa e não tão vaga? Como se mistura habilidades de classes jogadoras com ficha de NPC criada do zero como se fosse ficha de monstro?

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:(D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Resposta #1 Online: Janeiro 27, 2015, 10:35:59 am »
Youkai, só tive a oportunidade de ler o Livro do Jogador e algumas partes do Monster Manual, portanto não sei como são as regras de criação de NPCs e monstros oficialmente.
Portanto eu tento criar os meus usando o bom senso e comparando com outros, analisando bem o nível de desafio. Por exemplo, se estou criando um Mago Vermelho e vejo que ele seria adversário sozinho pra um grupo de nível 1, coloco o ND dele como 1.
NPCs com classes, tento fazer seguindo a criação de personagens e cortando o excesso. NPCs mais genéricos tento pegar algum parecido e me basear. Por exemplo, no Startet Set tem o NPC Cultista, quando fui mestrar uma aventura relacionada ao Culto a Bhaal, peguei esses cultistas e ajustei conforme queria, atualizando o ND e etc.
Criar variações de monstros também sigo o padrão acima: pego um de base e altero. Aqui nesse link tem um exemplo legal de costumização:
http://dnd5th.blogspot.com.br/2015/01/customizando-monstros-com-pequenas.html

No mais, eu improviso. Tô acostumado do tempo do AD&D a fazer isso, fazia na 3e (mesmo com as regras) e na 4e.
[]s Pepi

Re:(D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Resposta #2 Online: Janeiro 28, 2015, 12:42:22 am »
Antes de tudo - D&D Next é para ser intencionalmente vago e aberto. Regra de Ouro all-the-way.

Citar
visto que os parâmetros definidos nos livros são vagos demais e definir nivel de desafio de NPC humanóide é meio anti intuitivo (por exemplo, arquimagoNPC  de nivel de desafio 12 ter acesso a magias de circulos maiores que personagens jogadores de nivel 12

Nessa parte, não é vago. O CR de D&D Next não se baseia em criar um "desafio mediano" para um grupo de nível equivalente, mas sim um desafio relativamente difícil - por isso conjuradores oponentes quase sempre terão acesso a círculos maiores de magia. Ou em termos 4e, pense um oponente cujo CR é do mesmo nível do grupo como se fosse um Elite.

Citar
Como determinar quantos dados de vida tem que ter um oponente de determinado nivel de desafio de forma mais precisa e não tão vaga?

Dados de Vida, em geral, são irrelevantes em D&D Next, já que quase todos os valores do monstro derivam do CR, não do HD. Em qualquer caso, veja a tabela de Monster Statistics by CR na página 274 do DMG e lembre do impacto de Resistências e Vulnerabilidade nisso.

Citar
Como se mistura habilidades de classes jogadoras com ficha de NPC criada do zero como se fosse ficha de monstro?

Oficialmente, eles recomendam misturar todas as habilidades de classe ao Monstro, o que considero tolice.

Siga o que a 4e fazia e ignore por completo as habilidades de classe ao criar um Monstro/NPC, apenas trate as habilidades de classe como se fossem habilidades como quaisquer outras - ou seja, como Monster Features como listadas nas páginas 280-281. Criação de Monstros e de PC seguem regras e parâmetros bastante distintos.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:(D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Resposta #3 Online: Janeiro 28, 2015, 02:41:30 am »
Citar
Nessa parte, não é vago. O CR de D&D Next não se baseia em criar um "desafio mediano" para um grupo de nível equivalente, mas sim um desafio relativamente difícil - por isso conjuradores oponentes quase sempre terão acesso a círculos maiores de magia. Ou em termos 4e, pense um oponente cujo CR é do mesmo nível do grupo como se fosse um Elite.

O que é contraprodutivo pra cacete. Tá certo que o nome da estatística é Nível de Desafio (desafio = mais perigoso do que o normal), mas se o valor X não corresponde a um perigo mediano para um grupo razoável (4-5 pessoas) de nível X, só dificulta o uso de uma mecânica que deveria ajudar.