Autor Tópico: (D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem  (Lida 23824 vezes)

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(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 27, 2015, 11:31:54 pm »
Existe alguma tabela do D&D next que indique o valor de dinheiro que o personagem deve ter a cada nível?

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #1 Online: Janeiro 27, 2015, 11:56:30 pm »
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Existe alguma tabela do D&D next que indique o valor de dinheiro que o personagem deve ter a cada nível?

Resposta Padrão de Qualquer Pergunta de Next: Pergunte a seu GM. Ele tem a total autoridade sobre o jogo e deve lidar com questões de regras.

Resposta Prometida pelos Designers: Não existe. D&D Next em teoria não pressupõe a existência de ítens mágicos não-consumíveis em seu "Core" - e então você olha qualquer aventura oficial e eles aparecem a todo momento.

Resposta Tecnicamente Correta: Tabela de Starting Equipment no Dungeon Master Guide, página 38. Vide também as tabelas de Random Treasure nas páginas 133-139 e a Magic Item Rarity na página 135. Não é exatamente Riqueza por Nível, mas é o mais próximo que encontrará.
« Última modificação: Janeiro 27, 2015, 11:58:29 pm por Khalid al-Walid »

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #2 Online: Janeiro 28, 2015, 12:06:09 am »
Livro do mestre, na parte de tipos de ambientações possiveis em D&D (na mesma página que fala de Sword & Sorcery). Mas como disse o Elven, na página 38 do DMG tem a tabela, mas cabe ao mestre decidir como usá-la e ela não é exatamente precisa.

Offline Pepilegal

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Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #3 Online: Janeiro 28, 2015, 09:15:52 am »
Em último caso, pegue uma tabela de uma versão anterior do D&D (3.5 por exemplo e adapte). Já adaptei muitas coisas do AD&D até a 4E.

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #4 Online: Janeiro 28, 2015, 09:34:01 am »
Não sei se curto ou odeio o fato dos tesouros (dinheiro, po, pedras preciosas e assim por diante) serem virtualmente inúteis no D&D 5, a não ser que a campanha seja voltada para construção de tropas militares, torres, castelos, templos, obtenção de títulos e assim por diante...

Apesar de ser meio maluco o conceito de "Mercado de Itens Mágicos" no D&D 3°, ele mantinha um certo nível (forçado) de controle econômico entre aventureiros e o restante do mundo.

Agora na 5° o acumulo de peças de ouro em médio longo prazo podem indicar a quebra do sistema monetário e comercial de um cenário 'padrão" de D&D.

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #5 Online: Janeiro 28, 2015, 10:33:21 am »
Não sei se curto ou odeio o fato dos tesouros (dinheiro, po, pedras preciosas e assim por diante) serem virtualmente inúteis no D&D 5, a não ser que a campanha seja voltada para construção de tropas militares, torres, castelos, templos, obtenção de títulos e assim por diante...

Apesar de ser meio maluco o conceito de "Mercado de Itens Mágicos" no D&D 3°, ele mantinha um certo nível (forçado) de controle econômico entre aventureiros e o restante do mundo.

Agora na 5° o acumulo de peças de ouro em médio longo prazo podem indicar a quebra do sistema monetário e comercial de um cenário 'padrão" de D&D.

Well, eu acho que a maioria dos mestres e jogadores não se preocupa muito com sistema monetario de cenarios de D&D

Mas concordo que sem itens mágicos pra comprar, o dinheiro perde grande parte da utilidade
« Última modificação: Janeiro 28, 2015, 02:03:03 pm por Sirus »
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Offline Heitor

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Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #6 Online: Janeiro 28, 2015, 12:31:11 pm »
O custo de componente material pra magias poderosas não consome uma parcela considerável do tesouro do grupo? E alguns serviços podem custar bem mais caro, a depender da raridade/favorecimento vs. local.

Outro item é levar em consideração o tipo de história. Se os jogadores são caçadores de fortuna e o objetivo é ficar rico, o dinheiro importa muito. Se é uma campanha de intriga, também. Pagamentos e roubo de dinheiro sempre são plots válidos.

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #7 Online: Janeiro 28, 2015, 02:06:09 pm »
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O custo de componente material pra magias poderosas não consome uma parcela considerável do tesouro do grupo?

Praticamente não, já que são poucas as magias que exigem isso e seu uso normalmente é situacional, como Astral Projection (1,1k PO para cada alvo da magia), Awaken (1k PO por alvo), Circle of Death (0,5k PO), Clone (3k PO), Drawmij' Instant Summons (1k PO), Forbiddance (1k PO), Hallow (1k PO), Imprisonment (500 PO por HD), Magic Jar (0,5 k PO), Scrying (1k PO), Sequester (5k PO)

De magias realmente úteis afetadas com preço de componentes, só me lembro de Contingency (1.5k PO), Gate (5k PO), Forcecage (1,5k PO), Heroes' Feast (1,5k PO), Planar Binding (1k PO, Shapechange (1,5k PO), Simbol (1k PO) e claro, Raise Dead/Resurrection/True Resurrection.

Vulgo - Isso é D&D Next. Nunca que os Floquinhos de Neve seriam realmente incomodados para usar seus Poderes Cósmicos Fenomenais.
« Última modificação: Janeiro 28, 2015, 02:10:39 pm por Khalid al-Walid »

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #8 Online: Janeiro 29, 2015, 09:27:45 am »
Prefiro mil vezes uma tabela de itens mágicos aleatórios que lojinha de itens mágicos do 3.x.

É muito mais divertido ver o pessoal reclamando "O que eu vou fazer com um martelo +1 eu gosto de espada, e ninguém mais no grupo sabe usar martelo,... droga de tabela idiota..."

Offline Macnol

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Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #9 Online: Janeiro 29, 2015, 10:04:57 am »
Bom, aqui no mundo real não existem itens mágicos e mesmo assim um caminhão de dinheiro não é algo sem muita utilidade.  :b

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #10 Online: Janeiro 29, 2015, 10:31:41 am »
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É muito mais divertido ver o pessoal reclamando "O que eu vou fazer com um martelo +1 eu gosto de espada, e ninguém mais no grupo sabe usar martelo,... droga de tabela idiota..."

E com vocês, mais um momento "Suck it, Non-spellcasters". Um oferecimento de D&D, onde você não tem acesso a nada excepcional se não for da classe correta.  :b

Feita minha tirada obrigatória com, eu também não gosto do conceito de "Ítens Mágicos Obrigatórios" e menos ainda da ideia dos "Ítens Mágicos Triviais" (Espada +1, Varinha de Míssil Mágico e similares). Eu sou simpático a ideia que ítens mágicos não sejam obrigatórios (como D&D Next quase fez isso), mas que quando disponíveis, eles não deem bônus estáticos (eu tenho uma alergia séria a isso), mas sim poderes e habilidades distintas (e nunca apenas "um poder mequetrefe", mas sim uma série deles).

E aproveitando a deixa, isso me lembra do "lema quase-oficial" de Iron Heroes: "You are not your magic weapon and armour. You are not your spell buffs. You are not how much gold you have, or how many times you've been raised from the dead. When a Big Bad Demon snaps your sword in two, you do not cry because that was your holy avenger. You leap onto its back, climb up to its head, and punch it in the eye, then get a new damn sword off of the next humanoid you headbutt to death."

Offline Macnol

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Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #11 Online: Janeiro 29, 2015, 10:56:05 am »
Elfo, eu já tô praticamente pulando todos os teus posts sobre D&D porque parece uma vitrola quebrada nessa tecla de "oh, pobres não-spellcasters".  :suando: Quando superar essa fase você me avisa?

Offline Pepilegal

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Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #12 Online: Janeiro 29, 2015, 11:25:46 am »
Hahahahahahahahahaha chorei de rir aqui com essa do Eltor.

Sim, os casters são apelões, principalmente os full casters em níveis altos. Mas não seria D&D sem isso. Alias, apesar de umas nerfadas de bônus e etc., todas as classes que vi na mesa jogando tem seu lado apelativo. Só que também tem seus pontos fracos.
Como mestre até agora não tive problemas com essas "apelações", tenho achado o jogo muito fluído. A princípio só abria o livro pra consultar magias, pois o restante o cara aprende numa sessão. Agora nem pra isso mais. É um sistema muito bom para mestres que adoram improvisar.

Quanto a grande quantidade de ouro em níveis mais altos, tudo se dá um jeito.  :cool:
Isso é uma das coisas que gostei no novo D&D, essa modularidade, essa oficialização do DM como julgador de tudo. No grupo temos apenas um Advogado de Regras e com esse conceito de ligt rules, DM Empowered, ele tá pianinho.


Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #13 Online: Janeiro 29, 2015, 11:31:54 am »
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eu também não gosto do conceito de "Ítens Mágicos Obrigatórios" e menos ainda da ideia dos "Ítens Mágicos Triviais" (Espada +1, Varinha de Míssil Mágico e similares). Eu sou simpático a ideia que ítens mágicos não sejam obrigatórios (como D&D Next quase fez isso), mas que quando disponíveis, eles não deem bônus estáticos (eu tenho uma alergia séria a isso), mas sim poderes e habilidades distintas (e nunca apenas "um poder mequetrefe", mas sim uma série deles).

A 4e QUASE fez isso, mas teve que manter os bonus matemáticos porque... sei lá. Eu nunca vi uma explicação decente pra uma arma ser "+1"
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Resposta #14 Online: Janeiro 29, 2015, 12:09:36 pm »
Bom, aqui no mundo real não existem itens mágicos e mesmo assim um caminhão de dinheiro não é algo sem muita utilidade.  :b

Exceto que roupas finas, joias e vinho do bom não te ajudam a explorar masmorra  :b

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É um sistema muito bom para mestres que adoram improvisar.

Eu tenho um trauma com essa afirmação. Geralmente ela significa: sistema em que você paga pra fazer o trabalho dos designers

« Última modificação: Janeiro 29, 2015, 12:11:48 pm por Sirus »
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