Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: MaNdRaK em Maio 14, 2012, 02:47:05 pm

Título: [D&D 3.X] Spell-like Habilities e dano sofrido depois de Baleful Polymorph
Enviado por: MaNdRaK em Maio 14, 2012, 02:47:05 pm
Olá pessoal.

Uma situação curiosa aconteceu na nossa mesa de jogo esses dias e eu acho que vale a pena discutir por aqui pra saber a opinião de vcs:

Encontramos com um Ogro Mago (e não um qualquer, O ogro mago rei dos ogros módafóckers) e durante o combate nosso mago transmutador conseguiu transformar ele num peixe.

Nesse momento, tínhamos um druida em forma selvagem (Leão) bem próximo ao Ogro Mago que deixou de atacá-lo para bater em outro ogro que estava no combate, já que normalmente quando o transmutador acerta ele retira aquele alvo da luta (depois eu explico porque não foi assim).

No turno que o druida atacou o outro ogro, ele poderia ter lambido o peixinho de porrada. Nesse caso, o que teria acontecido?

1- A CA original do Ogro teria sido mantida?
2- Quantos PVs teria o Peixe?
3- Armadura natural, redução de dano, magias ativas, alguma coisa muda?
4- O ataque seria considerado ataque de misericórdia?
5- E em especial, a maior dúvida: Se o druida quisesse morder a cabeça do peixe arrancando-lhe os olhos, isso seria possível?

A princípio, um leão pode até arrancar a cabeça do peixe direto, mas talvez esse peixe em si tivesse uns 80 PdV só no pescoço (se pudermos representar assim, já que D&D peca nessa parte de dano direcionado a partes do corpo).

O que vcs acham? Não encontramos nada nas regras que falasse disso.
E o maior problema é que por ter Polymorph como habilidade similar à magia à vontade, o Ogro Mago se destransformou no turno seguinte e se mandou. Aliás, ele em forma de peixe poderia ter feito isso? A magia exigia componentes mas como é habilidade, acreditamos que isso poderia ser ignorado.
Título: Re:[D&D 3.X] Spell-like Habilities e dano sofrido depois de Alter Self
Enviado por: Metal Sonic em Maio 14, 2012, 03:18:21 pm
O título está errado, não é Alter Self, é Baleful Polymorph (http://www.d20srd.org/srd/spells/balefulPolymorph.htm).  :linguinha:

A Magia é bem clara sobre o que acontece, mas vamos lá.

1 - Não, a CA dele seria do animal no qual foi transformado;
2 - Os mesmos PVs que o Personagem teria no momento;
3 - Armadura Natural e Redução de Dano seriam perdidas, porém Magias ativas não seriam perdidas. Ele seria incapaz de Conjurar novas Magias porém, pois Magia é Habilidade de Classe, e na nova forma ele perde todas suas Habilidades de Classe;
4 - Pelo RAW, não, porque o Subtipo Aquático (http://www.d20srd.org/srd/typesSubtypes.htm#aquaticSubtype) não especifica que uma criatura Aquática é incapaz de lutar ou se mover fora da água;
5 - Seria um ataque normal.

O Ogro Mago NÃO poderia usar Polymorph á vontade mesmo transformado em peixe, pois Habilidades Similares à Magia (http://www.d20srd.org/srd/specialAbilities.htm#spellLikeAbilities) são um tipo de Qualidade Especial, e Baleful Polymorph especifica que todas as suas Qualidades Especiais E Habilidades de Classe são perdidas na nova forma.

E lembrando que uma forma que se prove fatal para o alvo (como no caso, de um Peixe), ele tem +4 no Teste de Resistência.
Título: Re:[D&D 3.X] Spell-like Habilities e dano sofrido depois de Alter Self
Enviado por: MaNdRaK em Maio 14, 2012, 03:41:04 pm
O título está errado, não é Alter Self, é Baleful Polymorph (http://www.d20srd.org/srd/spells/balefulPolymorph.htm).  :linguinha:


Eu não sabia o nome da magia :linguinha:

Essa é a única magia que transmuta um alvo non-willing, né?

E com relação aos seus outros pontos, muito obrigado! Agora está tudo mais claro.

Apenas uma criatura com subtipo shapechanger poderia fazê-lo, então e por mais que o Ogro Mago tivesse a polymorh at will, não serviria.


Título: Re:[D&D 3.X] Spell-like Habilities e dano sofrido depois de Baleful Polymorph
Enviado por: Metal Sonic em Maio 14, 2012, 03:48:19 pm
Essa é a única magia que transmuta um alvo non-willing, né?

Acho que não, mas CORE, creio que sim.

E com relação aos seus outros pontos, muito obrigado! Agora está tudo mais claro.

Disponha.

Apenas uma criatura com subtipo shapechanger poderia fazê-lo, então e por mais que o Ogro Mago tivesse a polymorh at will, não serviria.

Creio que não,  porque em inúmeras Criaturas Shapechanger (Como Doppleganger, Phasm, Lycanthrope), sua habilidade de se transformar é citada como Qualidade Especial. Vale a pena correr atrás de um FAQ.