Autor Tópico: [D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)  (Lida 11922 vezes)

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Offline MaNdRaK

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[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Online: Fevereiro 20, 2013, 10:13:48 am »
Ah vá! A discussão no tópico sobre o paladino da 3.5 me animou o suficiente pra escrever aqui.

Alguém já usou e abusou dessa perícia? Assim como diplomacia, são casos muito pouco cobertos pelas regras. Fica muito a cargo do mestre, se não me engano.

Além do uso em si, eu gostaria de saber das otimizações possíveis.

De cara, eu posso dizer do Hellbreed do Fiendish codex II.

nessa mesma página tem:

Citar
Intimidating strike (Player's Handbook II) is an excellent feat for a melee warrior, preferably body-scourged. The feat allows the hellbred to make special attacks that allow them to make opponents shaken. Extremely useful on its own, but combined with the samurai class to create a front-line warrior who can easily control the ebb and flow of combat through demoralizing opponents.

If you want to quickly and easily cow your opponents, consider the frightful presence feat (Draconomicon). When in the hands of any hellbred, but especially a spirit-scourged one, this allows the character to affect large groups of weaker opponents at once with a frightful presence ability not unlike what a true dragon would possess.

Não tenho acesso aos livros daqui, então não sei o que essas coisas fazem, mas já me interessei.



edit: Nao sei se o Dnd-Wiki é adequado às regras do forum, mas achei isso oh:
variante de regras de intimidar - Efeitos de medo se acumulam.
Tome of Prowess e intimidacao - que diabos é Tome of Prowess? Coisa da Wiki né?
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 10:31:18 am por dmandrak »

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #1 Online: Fevereiro 20, 2013, 11:15:05 am »
Intimidar é uma boa perícia pois ela gera uma condição de Medo. E efeitos de medo são cumulativos. Então, sucessos seguidos de Intimidar podem levar um personagem de seu estado normal para Panicked, praticamente encerrando o encontro/combate.

Os dois problemas básicos de se fazer isso são: ação e bônus de Intimidar.

O primeiro tem a ver com o tipo de ação para Intimidar em combate. A priori, ela é uma ação padrão. Isso é ruim, muito ruim. Afinal, você quer atacar ou fazer algo mais produtivo com sua ação padrão, não? Uma opção é o Zentharim substitution level de Fighter que transforma Demoralize numa swift action. Caso 9 níveis de Fighter não sejam do agrado, tem a propriedade de armadura Fearsome (Drow of Underdark), que transforma Demoralize numa move action e dâ um bônus de +5 em Intimidar.

E já que estamos falando de bônus, para aumentá-los, tem-se que concentrar em: i) aumento de Carisma; ii) aumento de categoria de tamanho; iii) recursos (itens, talentos, perícias) que deem bônus para a Intimidar. Por exemplo, 5 graduações em Blefar dão +2 de bônus de sinergia para Intimidar. A magia Aumentar Pessoas, +4 (se seu oponente a ser intimidado for Médio). Manto do Carisma, assim como raças que dão bônus em Carisma e ou para perícia em si, é óbvio pois aumenta o bônus do atributo ligado à ela. Foco em Perícia também.

E por aí vai.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 11:16:38 am por Bispo »

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #2 Online: Fevereiro 20, 2013, 11:43:33 am »
Antes de tudo, se você quer otimizar Intimidação, você precisa de dois elementos:

1. O Skill Trick Never Outnumbered do Complete Scoundrel. Transforme Intimidar em um Debuff que atinge todos oponentes a até 3 metros de você. Funciona uma vez por encontro, mas geralmente você não vai precisar de mais do que isso.

2. O talento Imperious Command do Drows of the Underdark. Pronto, agora você tem efeitos consideráveis em Intimidar, e não um debuff vagabundo digno de um não-conjurador.

E o terceiro elemento:

3. Saber que esse truque oscila entre Imprestável (existem muitos oponentes imunes a esse efeito) para Semi-Divino (por outro lado, se for vulnerável, tudo fica mais divertido).

Citar
O primeiro tem a ver com o tipo de ação para Intimidar em combate. A priori, ela é uma ação padrão. Isso é ruim, muito ruim. Afinal, você quer atacar ou fazer algo mais produtivo com sua ação padrão, não? Uma opção é o Zentharim substitution level de Fighter que transforma Demoralize numa swift action. Caso 9 níveis de Fighter não sejam do agrado, tem a propriedade de armadura Fearsome (Drow of Underdark), que transforma Demoralize numa move action e dâ um bônus de +5 em Intimidar.

Eu gosto do talento Intimidating Strike. Ainda é uma Standard Action, mas permite você fazer um ataque e ao mesmo tempo iniciar a tentativa de Desmoralizar com a perícia Intimidar (limitado apenas aquele alvo - ou não, dependendo de como se lida com a interação entre Intimidating Strike e Never Outnumbered). Interage muito bem com Imperious Command.

Ou tenha Intimidating Rage, que permite fazer um teste de Intimidar assim que entrar em Fúria. É particularmente efetivo se misturado com Instantaneous Rage, que permite entrar em Fúria como uma Ação Livre - ou seja, em teoria pode usar Intimidação antes mesmo de rolar iniciativa. Ou 5 níveis de Dread Pirate/Scarlet Corsair, onde Desmoralizar afeta todos inimigos numa área de 9 metros.

E para mim, a melhor forma de fazer um Intimidomante funcionar é um Meio-Orc, devido ao Half-Orc Paragon (Que combina bônus em Intimidar com acesso a habilidade Fúria sem ter que ser um Bárbaro), tem a CdP exclusiva do Menacing Brute (Races of Destiny) e pode usar todos os truques acima.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 11:59:01 am por Stormbringer »

Offline MaNdRaK

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Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #3 Online: Fevereiro 20, 2013, 11:51:05 am »
Hmmm, me parece que o caminho é por aí.
Investi algum tempo lendo Este magnífico tópico sobre builds de medo, e cheguei a algumas conclusões:

1 - Para (os muitos) inimigos imunes a medo, as coisas ficam complicadas. O personagem acaba ficando restrito às coisas básicas que pode fazer. Isso deve ser previsto na build.
* A não ser que vc possa pegar Dread Witch 4 - Imunidade a medo? Pfff, chora, corre, ajoelha e chora de novo, Mr. "Sou imune a medo".

2 - O caminho mais tranquilo, que deve ser mais imediatamente aceito pelo mestre, deve ser o do Bárbaro intimidador mesmo. Nesse tópico ele fala sobre o Vern. Me parece bem divertido.
Os outros caminhos que envolvem magias e toneladas de suplementos bizarros provavelmente serão vetados pelo meu mestre, que tem uma abordagem CORE+pouca coisa que vc consiga argumentar muito bem.

Edit: Uma questao que eu sempre me pergunto nessas builds, não só daqui mas de todos os fórums, é a executabilidade dessas coisas. Não quero um personagem que seja jogável do nível 15 em diante, se a gente começa do nível 1.
Por isso que essa do Bárbaro me atrai mais. Ou outros ficariam interessantes lá pra depois do 12, que é muito tempo de campanha.

ps: Se eu conseguir fazer o bardo com o Dread Witch, no 9 ele j[a fica fortinho  :evil:
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 11:55:43 am por dmandrak »

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #4 Online: Fevereiro 20, 2013, 12:14:37 pm »
Quer algo funcional desde o nível 1? Venere Hextor (Você pode ser Leal e Neutro e ter uma agenda levemente diferente do seu Deus). Clérigo 4/Ordained Champion 5 e insira qualquer outro truque acima no build (eu não estou nem pensando em níveis mais altos, porque os melhores recursos ).

Motivo para venerar Hextor? O talento Dread Tiranny do Races of Destiny. Ele permite você adicionar o modificador de Força junto com Carisma em testes de Intimidar.

Se você quiser, pode fazer um Combatente Primário (pois sua BBA só estará 1 ponto atrás de um Combatente Puro), não precisando ter Sabedoria acima de 14, porque o foco dele não é Conjuração (mas curiosamente, ele tem Divine Power sendo conjurada como Ação Rápida devido aos níveis de Ordained Champion). Os níveis em Ordained Champion  também podem dar acesso a dois talentos extras de Guerreiro (troque dois domínios por talentos no nível 1).

Caso não queira, você pode até entrar em Dread Witch usando essa rota que passei (não é excelente para conjuração, mas é funcional) usando a opção Divine Magician (Complete Mage) para acessar as magias e se qualificar em Dread Witch. Ou seja um Clérigo puro (sem os níveis de Ordained Champion, mas ainda venerando Hextor).
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 12:25:40 pm por Stormbringer »

Offline MaNdRaK

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Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #5 Online: Fevereiro 20, 2013, 03:18:00 pm »
Quer algo funcional desde o nível 1? Venere Hextor (Você pode ser Leal e Neutro e ter uma agenda levemente diferente do seu Deus). Clérigo 4/Ordained Champion 5 e insira qualquer outro truque acima no build (eu não estou nem pensando em níveis mais altos, porque os melhores recursos ).

Motivo para venerar Hextor? O talento Dread Tiranny do Races of Destiny. Ele permite você adicionar o modificador de Força junto com Carisma em testes de Intimidar.

Se você quiser, pode fazer um Combatente Primário (pois sua BBA só estará 1 ponto atrás de um Combatente Puro), não precisando ter Sabedoria acima de 14, porque o foco dele não é Conjuração (mas curiosamente, ele tem Divine Power sendo conjurada como Ação Rápida devido aos níveis de Ordained Champion). Os níveis em Ordained Champion  também podem dar acesso a dois talentos extras de Guerreiro (troque dois domínios por talentos no nível 1).

Caso não queira, você pode até entrar em Dread Witch usando essa rota que passei (não é excelente para conjuração, mas é funcional) usando a opção Divine Magician (Complete Mage) para acessar as magias e se qualificar em Dread Witch. Ou seja um Clérigo puro (sem os níveis de Ordained Champion, mas ainda venerando Hextor).

se vc tivesse proposto isso ha uns 5 meses esse personagem estaria em nivel 8 agora. Mas ele é um clérigo do Old Man (Kalamar) + Guerreiro 2 + Ordained Champion.

Tô gostando muito do caminho, mas como já jogo com um com o mesmo mestre, vou demorar até poder fazer outro que não seja o Dante 2.0 revisado e ampliado.

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #6 Online: Fevereiro 20, 2013, 04:16:36 pm »
Se quer algo diferente, é possível fazer um Intimidomante Guerreiro. Na verdade, não só um Intimidomante porque Guerreiro já é um One-Trick Pony, mas é possível fazer um um pouco mais versátil (Vulgo - Jogue com um Warblade). Como seu DM parece aceitar alguma medida de Refluff, usarei isso.

Seja um Meio-Orc. Comece com um nível de Half-Orc Paragon. O motivo disso é simples, ele já começa com +4 em Intimidar - mas os outros dois níveis são muito bons. De preferência seja um Desert Half-Orc.

Depois disso, avance ao menos 9 níveis como Guerreiro. Mas por favor, nada da droga que é Guerreiro comum. Hora de carregar de variantes.

Primeiro: Zhentarim Soldier. Você não perde nada (exceto o fato de ser de uma classe que é estritamente inferior e substituível por uma Criatura Invocada) e ganha Foco em Perícia (Intimidar) e a habilidade de Desmotivar como Ação Rápida.

Segundo, Dungeon Crasher do Dungeonscape. Vai perder os talentos de nível 2 e 6, mas isso é compensado por melhorar muito a manobra Bull Rush. Essa variante é boa porque tem uma sinergia ótima com uma tática consagrada de Guerreiros, a otimização via Ataque Poderoso + Combat Brute + Shock Trooper.

Terceiro: Skilled City Dweller permite você trocar a perícia Cavalgar por Acrobacia como Perícia de Classe. Sempre uma boa ideia se livrar de uma perícia inútil se você não usa tática de combate pior ainda por uma boa perícia que te livra de AdOs.

Por fim: Thug. Você vai perder o talento extra de primeiro nível e a proficiência em armadura pesada (que é desnecessária - para isso existem Armaduras de Mithril), mas vai ganhar mais pontos de perícia e uma lista de perícia maior. É melhor que o Guerreiro Normal? Não necessariamente. Mas eu gosto de mais pontos de perícia e uma lista maior.

Nesse meio tempo, avance sempre Intimidar e compre Never Outnumbered como Skill Trick e faça o possível para ter 15 de Carisma para comprar o talento Imperiuos Command no nível 6.

Offline MaNdRaK

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Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #7 Online: Fevereiro 20, 2013, 05:49:05 pm »
Se quer algo diferente, é possível fazer um Intimidomante Guerreiro. Na verdade, não só um Intimidomante porque Guerreiro já é um One-Trick Pony, mas é possível fazer um um pouco mais versátil (Vulgo - Jogue com um Warblade). Como seu DM parece aceitar alguma medida de Refluff, usarei isso.

Seja um Meio-Orc. Comece com um nível de Half-Orc Paragon. O motivo disso é simples, ele já começa com +4 em Intimidar - mas os outros dois níveis são muito bons. De preferência seja um Desert Half-Orc.

Depois disso, avance ao menos 9 níveis como Guerreiro. Mas por favor, nada da droga que é Guerreiro comum. Hora de carregar de variantes.

Primeiro: Zhentarim Soldier. Você não perde nada (exceto o fato de ser de uma classe que é estritamente inferior e substituível por uma Criatura Invocada) e ganha Foco em Perícia (Intimidar) e a habilidade de Desmotivar como Ação Rápida.

Segundo, Dungeon Crasher do Dungeonscape. Vai perder os talentos de nível 2 e 6, mas isso é compensado por melhorar muito a manobra Bull Rush. Essa variante é boa porque tem uma sinergia ótima com uma tática consagrada de Guerreiros, a otimização via Ataque Poderoso + Combat Brute + Shock Trooper.

Terceiro: Skilled City Dweller permite você trocar a perícia Cavalgar por Acrobacia como Perícia de Classe. Sempre uma boa ideia se livrar de uma perícia inútil se você não usa tática de combate pior ainda por uma boa perícia que te livra de AdOs.

Por fim: Thug. Você vai perder o talento extra de primeiro nível e a proficiência em armadura pesada (que é desnecessária - para isso existem Armaduras de Mithril), mas vai ganhar mais pontos de perícia e uma lista de perícia maior. É melhor que o Guerreiro Normal? Não necessariamente. Mas eu gosto de mais pontos de perícia e uma lista maior.

Nesse meio tempo, avance sempre Intimidar e compre Never Outnumbered como Skill Trick e faça o possível para ter 15 de Carisma para comprar o talento Imperiuos Command no nível 6.

Concordo com quase tudo. Mas acho um pouco misturado demais. A ideia eh desert half orc paragon 3/  guerreiro 9? Sendo o guer9 3 variações diferentes hahaha.

To quase pegando o caminho do bardo só pra fugir do 'eu intimido' ou 'eu ataco', que jah eh melhor do que sob 'eu ataco' :-)

Ahhh mas isso não invalida o fato de que seu post foi muito bem explicado!

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #8 Online: Fevereiro 20, 2013, 06:05:30 pm »
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Concordo com quase tudo. Mas acho um pouco misturado demais. A ideia eh desert half orc paragon 3/  guerreiro 9? Sendo o guer9 3 variações diferentes hahaha.

Não exatamente. 

A ideia é Half Orc Paragon 1-3/Guerreiro 9. A maioria das variantes são só opcionais que listei por tornarem o Guerreiro menos " Eu ando e Ataco". A grande quantidade delas é só um indicativo do quão horrenda a classe é. :P

Citar
To quase pegando o caminho do bardo só pra fugir do 'eu intimido' ou 'eu ataco', que jah eh melhor do que sob 'eu ataco' :-)

Eu recomendo muito jogar como Bardo - embora o Guerreiro nos moldes que passei é bem menos "chato" do que o normal, o Bardo tem um potencial de ser muito mais interessante porque você pode fazer um Buffer e Debuffer eficaz, ao mesmo tempo.

Contudo, como Bardo é uma classe versátil e requer um pouco de foco, eu estou curioso para saber o que você pretende fazer com a classe e especialmente,  o que pode ser deixado de lado.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 06:09:02 pm por Stormbringer »

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #9 Online: Fevereiro 20, 2013, 08:58:53 pm »
Tópico muito bom!

Além das opções já postadas, achei um talento aqui, agora a dúvida é se essa porra é válida, lol. Ele está nos livros Conan the Roleplaying Game 2nd Edition e Northern Crown, chama-se Steely Gaze.

Steely Gaze
Pré-requisitos: CAR 13, 8 graduações em Intimidar
Benefício: Você pode realizar "desmoralizar oponente" como uma ação livre uma vez por turno.

E daí tem a "continuação" dele, que é mais OP ainda (esse eu só vi no Conan, não sei se tem no Northern Crown):

Menacing Aura
Pré-requisitos: CAR 15, 16 graduações em Intimidar, Steely Gaze
Benefício: Você pode realizar uma tentativa de "desmoralizar oponente" como uma ação livre contra qualquer oponente que se aproxime mais do que 4,5 metros de você, sendo seu turno ou não. Você pode fazer isso contra qualquer número de oponentes por turno.

WTF?!

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #10 Online: Fevereiro 20, 2013, 09:08:54 pm »
É válido para Conan RPG - que não é feito para ser totalmente compatível com D&D 3.5, pois é um  variante dele para um universo fictício diferente do que D&D costuma a rodar.

Agora, eu não acho isso quebrado, mesmo se passado para D&D. Você está gastando 2 talentos, tem que ter 16 graduações em uma perícia e em um atributo inferior (Carisma) para dar -2 em alguns rolagens dos oponentes (condição Shaken - lembre-se que Progressive Fear é regra opcional de D&D 3.5). No mesmo nível (13), um Conjurador pode dominar por completo um oponente (nível 9, na verdade) ou deixá-lo completamente insano.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 09:13:17 pm por Stormbringer »

Offline Madrüga

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Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #11 Online: Fevereiro 21, 2013, 01:04:12 am »
Depois dessa enciclopédia do medo que vocês postaram, tenho até vergonha de lembrar de daunting presence (Libris Mortis) e kiai shout (Complete Warrior). Prestam?

Outra, cadê aquele build do pulomante que dava um salto e intimidava todo mundo?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #12 Online: Fevereiro 21, 2013, 07:48:26 am »
O problema tanto de Daunting Presence quanto de Kiai Shout é que eles dão uma chance do oponente resistir através de um testes cuja CD é determinada por um atributo geralmente secundário (Carisma). Otimizar perícias é algo mais fácil de atingir valores incrivelmente altos do que via atributos. Sem contar que Kiai Shout só afeta oponentes com menos DVs que do personagem.

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Outra, cadê aquele build do pulomante que dava um salto e intimidava todo mundo?

Aqui.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2013, 07:50:19 am por Stormbringer »

Offline MaNdRaK

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Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #13 Online: Fevereiro 21, 2013, 11:01:27 am »

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Outra, cadê aquele build do pulomante que dava um salto e intimidava todo mundo?

Aqui.

Zesus Cristo. Morri de rir com a ideia.

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Contudo, como Bardo é uma classe versátil e requer um pouco de foco, eu estou curioso para saber o que você pretende fazer com a classe e especialmente,  o que pode ser deixado de lado.

Como assim? eu nunca joguei de bardo e confesso que nunca me interessou. Todos os que eu vi eram 'ataco com minha besta enquanto canto pra dar +SeiLaOQuê pro grupo'.

(click to show/hide)

O que vc faria com um bardo? Aceito sujestões (ainda mais que vc sabe que ele deve ser um gnomo metedor de medo na galera, entao um bardinho lindinho bonzinho tchuqui-tchuqui não me parece a melhor imagem).

Re:[D&D 3.X] Intimidar (e outras perícias sub-utilizadas)
« Resposta #14 Online: Fevereiro 21, 2013, 03:02:14 pm »
dmandrak

Um dos problemas do Bardo que mais noto é que ele geralmente é subestimado, devido a sua reputação de "Classe de Suporte que não faz nada Direito". Contudo, existe um bom motivo na qual ele é listado no Tier 3, junto com todas as classes do Tome of Battle (que tem a reputação de ser um livro quebrado).

Mas vamos lá, eu sugiro tenta um híbrido entre um Intimidomante e um Inspirador. Alguém que parece ser o típico "Bardo Bobão", mas que esconde um Belkar Interior. O build se foca em Canções de Bardo e Conjuração Arcana. É até possível tentar adicionar alguns elementos combativos nele, mas não vou tentar agora.

Raça: Eu insisto em Humano porque Talento é algo precioso e útil, mas o Gnomo funciona muito bem, assim como o Lesser Aasimar ou Spellscale (Raças que tem +2 no Carisma). Se seu DM for particularmente gentil e permitir usar o LA Buyoff, tenha o modelo Dracônic do Races of Dragon.

Distribuição de Atributos: Carisma, o mais alto possível, sendo que Constituição é o secundário desejável, assim como Inteligência. Força pode ser completamente ignorada.

Inicialmente, 6 níveis de Bardo. A lista de perícias obrigatórias é curta: Usar Instrumento Mágico (um Bardo sem isso é um imenso pecador que merece jogar com um Monge Meio-Elfo), Atuação (Oratória) ou Atuação (Instrumento de Corda), assim como Conhecimento (Arcano) e Ouvir . Concentração pode ser obrigatória, dependendo da suas escolhas. Infelizmente, Intimidar não está em sua lista de perícias, mas isso será resolvido.

Então, 4 níveis de Dread Witch. É aqui que você começa a brincar de "Medonho", pois Intimidar passa a ser sua perícia de classe e você recebe +2 em Intimidar para cada nível que tem em Dread Witch.

Progressão de Talentos
1. Melodic Casting, que permite conjurar magias enquanto usa Canção e usar Atuação no lugar da perícia Concentração. Do Complete Mage. 
1. Se seu DM permite usar talentos regionais de FR, tenha Artist. Se não puder, Extra Song do Camplete Adveturer.
3. Captivating Melody, do Complete Mage
6. Song of the Heart (Substitui a Canção de Bardo:Sugestão) do Eberron: CS
6. Livre.
9. Doomspeak, do Champions of Ruin
12. Imperious Command.

O personagem inicialmente opera como um Bardo normal, ou seja, ele é um Buffer. Nos primeiros níveis, o objetivo é fazer com que seus aliados vençam lutas mais facilmente usando Inspirar Coragem + a magia Inspirational Boost e dando suporte via Usar Instrumento Mágico. No nível 3, Captivating Melody permite gastar um uso de Canção para aumentar a CD de efeitos de Encantamento e Ilusão (vulgo, a maioria dos seus efeitos que exigem CD) de Bardo.

O personagem só passa a exibir a faceta de "Not so Kindly" em níveis mais altos, via Dread Witch, o talento Doomspeak (um efeito de debuff incrível, mas exige Intimidação que só está presente na lista de perícias da DW) e os truques usuais de Intimidar listados acima. Nesses níveis, tente obter uma Vestment of Legends (do DMG II) para manter os efeitos de Canção de Bardo adequados ao seu nível, embora geralmente você vai usar só Inspirar Coragem ou Doomspeak ou Captivating Melody.

E a partir do nível 11, hora de brincar com profissionais. Sublime Chord dá acesso a magias tanto da lista do Mago/Feiticeiro quanto do Bardo (até o Nono Círculo), que incluem efeitos terríveis que o Bardo não tinha acesso antes.