Detalhe engraçado: Pela maneira como o Crawford interpreta o talento Lucky, ele se torna melhor usado quando você tem Desvantagem do que em situações normais, já que Desvantagem você rola 3 dados e escolhe um deles, enquanto em situações normais você rola 2 dados e escolhe um deles.
Ou seja, ataque com os olhos fechados e faça o melhor uso do talento. Incrivelmente apropriado.
Tem isso também. Por isso, na mesa em que jogo a gente combinou em dividir as rolagens afetadas por Lucky em duas paradas: a primeira para definir a "rolagem base" (se vantagem, guarda-se o maior valor; se desvantagem, guarda-se o menor valor). Depois, a rolagem do d20 garantido pelo Lucky, comparando com a "rolagem base".
Ainda não é o melhor dos mundos (aumenta a complexidade, gera uma certa morosidade nas rolagens, etc.), mas pelo menos ameniza esse tipo de bizarrice.
Eu posso estar ficando paranoico mas o que eu li aqui foi: você acha que nos íamos perder a chance de dar uma vantagem aos floquinhos de neve
Acho que é paranoia mesmo. Primeiro porque nem todos os Floquinhos™ têm proficiência automática com alguma crossbow (Wizard e Sorcerer somente têm proficiência com light crossbows). Segundo, porque considerando os elementos somáticos de conjuração de magias (verbais, gestuais, materiais, etc.), isso abre para a interpretação do mestre permitir o Floquinho™ lançar ou não uma magia estando com uma crossbow em mãos (e mesmo que ele use uma hand crossbow, salvo em builds específicos para isso, ele não vai tirar muito proveito do talento). Terceiro porque, bom é um talento ainda, né? Até Magic Initiate na própria classe Floquinho™ é melhor (salvo, de novo, builds muito específicos que aproveitem brechas nas regras).
Do meu ponto de vista, Crossbow Expert do jeito como está benefícia Rangers, Eldritch Knights e Paladinos baseados em DES, Arcane Tricksters, Magic Iniatiated e, talvez, algum clérigo muito louco (baseado em DES).