Autor Tópico: Stress Track or not Stress Track  (Lida 2226 vezes)

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Stress Track or not Stress Track
« Online: Setembro 25, 2012, 10:32:39 pm »
Nas horas vagas, eu tenho brincado em tentar fazer uma nova versão de um dos meus rpgs gratuitos favoritos: Dragon Fist.

Eu já comecei a converter ele para diversos sistemas, mas eu sempre parava em algum ponto por achar que não estava conseguindo chegar no que eu queria.

Atualmente estou tentando converter ele pro Cortex Plus (Marvel, Leverage, etc.) e até agora parece ser o que tem funcionado melhor. Aqui o que já escrevi.

Estou escrevendo a resolução de testes agora. O padrão é simples:

VS um oponente: Valor + Atitude vs Valor + Atitude
VS o ambiente: Valor + Atitude vs Parada de dados do Mestre (normalmente 2d6)

Somam-se os resultados, quem tirar um resultado superior ganha.

Meu problema é no combate contra personagens importantes. Estou entre duas idéias:

a) Stress Track:
Os personagens importantes tem 3 stress tracks, similares aos de Vampiro/L5R. Estou pensando em 5 níveis. Seria como Marvel, pra quem não conhece, Físico/Mental/Emocional. Quando o personagem sofre "dano", vai avançando no stress track correspondente até eles se esgotarem. Se eles esgotarem, o personagem é derrotado.

O que isso representa depende da cena e da explicação do vencedor. É possível vencer uma luta com qualquer dos Stress Tracks, só dependendo da explicação dada para ele (como fazer alguém que esgotou seus níveis de Emocional perder o controle durante um ataque de fúria e cometer um erro que deixa a guarda aberta para um golpe que a derrota).

b) Não usar Stress Track:

Combates entre oponentes são testes contínuos entre os dois, até um falhar. O oponente A faz um teste, o resultado dele vira uma dificuldade que o personagem B tem que superar. Se ele conseguir, o resultado que B tirou vira a nova dificuldade que A tem que superar. Se A superar a nova dificuldade, seu resultado vira a nova dificuldade.

Quem perder o teste:

b.1) Perde o combate. O que acontece é definido pelo vencedor.
b.2) Sofre um ferimento*. Esse ferimento vira um dado extra que seu oponente pode rolar, se o combate continuar. Para cada vez que alguém ferido perder novamente uma disputa, o dado bônus aumenta (progressão de 1d6->1d8->1d10, provavelmente). Ao alcançar um certo patamar de ferimento (d10?) o personagem é derrotado. O vencedor define como isso ocorre.

Eu já pensei em formas de fazer combates contra várias pessoas, tanto minions quanto vários personagens importantes ao mesmo tempo. Mas antes eu queria definir isso. Opiniões, sugestões, críticas, problemas?

*Essa opção é um semi-stress track, na verdade.
« Última modificação: Setembro 25, 2012, 10:34:58 pm por kimble »
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Offline Skar

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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #1 Online: Setembro 25, 2012, 10:42:13 pm »
Eu sinceramente sou viciado no stress track, acho uma forma boa para se medir os tipo de dano que os personagens sofreram ao mesmo tempo que permitem que haja mudanças nas lutas.

cair no track quer dizer que as coisas ficam masi complicadas de serem feitas não que vc simplesmente perdeu, pelo menos acho isso importante.
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Offline Ciggi

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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #2 Online: Setembro 25, 2012, 10:51:46 pm »
Stress Stack, só pq me lembra mais um ambiente de supers "bem" equilibrado!

Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #3 Online: Setembro 25, 2012, 10:58:14 pm »
cair no track quer dizer que as coisas ficam masi complicadas de serem feitas não que vc simplesmente perdeu, pelo menos acho isso importante.

Você preferiu a primeira opção então, não a b.2 (o semi stress track) certo? Eu provavelmente ainda vou usar uma regra similiar a minions da 4e para os... minions, essa regra dos stress tracks se limitaria somente aos personagens importantes.

Stress Stack, só pq me lembra mais um ambiente de supers "bem" equilibrado!

Lembrando que Dragon Fist é Wuxia ;)
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Offline Skar

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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #4 Online: Setembro 25, 2012, 11:19:15 pm »
Eu uso a regra dos minnions em L5R. eles recebem um track e vão para o ralo. E o track mesmo só para os vilões.

Nem falo sobre equilíbrio, falo sobre chance de se dar melhor. O track permite ao jogador ver que está perrdendo masi qeu existem formas de virar o jogo.
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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #5 Online: Setembro 26, 2012, 11:17:27 am »
Sou mais a favor do sistema de Stress Track, talvez por estar mais familiarizado com sistemas que o utilizam (como L5R e Agon). A possibilidade de ter desfechos narrativos interessantes também é  um ponto positivo, algo que vai naturalmente além do "ataco com arma-ferimento-morte".

A segunda opção (seja ela sem o Stress Track ou semi-Stress Track) pareceu-me resistiva demais, podendo estender os testes além do clímax necessário. Precisava ver um exemplo estatístico disso para entender se as rolagens não vão ficar enfadonhas ou desproporcionais demais.

Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #6 Online: Setembro 26, 2012, 02:36:41 pm »
Stress Track então.
Duas possibilidades pra ele:

a) Como no Marvel, com Físico/Mental/Emocional. Cada um com 3-5 casinhas pra preencher. Terminaram as casas, o personagem perde a disputa (combate, discussão, etc.).

b) Baseado nas Atitudes (ver link que eu coloquei lá em cima, mas elas assumem um papel similar a Atributos).
Resumindo, Atitudes são baseadas em dados (d4, d6, d8, etc.).
Você teria 5 stress tracks, uma para cada Atitude (Agressividade, Agilidade, Resistência, Sagacidade e Graciosidade).
Ao ser atacado, o alvo mira num deles (como tentar afetar tua Agilidade prevendo teus movimentos com Sagacidade dele, ou reduzir sua Resistência aplicando golpes fortes com Agressividade).

 Se o seu número de caixas naquela atitude acabar, você perde a disputa. O número de caixas em cada stress track varia de acordo com o valor do teu dado, seguindo a progressão de "passos" que o Cortex Plus usa para os dados. Assim:
d4 na Atitude: 1 caixa
d6 na Atitude: 2 caixas
d8 na Atitude: 3 caixas
d10 na Atitude: 4 caixas
d12 na Atitude: 5 caixas

A vantagem desse sistema é que (espero) que ele crie aquelas situações onde os oponentes ficam tentando adivinhar no que seu "Kung Fu" é fraco, trocando golpes que variam em velocidade, força e etc. ao longo do combate enquanto tentam descobrir tua fraqueza para te derrubar mais rápido.
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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #7 Online: Setembro 26, 2012, 07:52:27 pm »
Embora "a" seja simples, direto e funcional, gosto mais de "b" pela complexidade mecânica que ele envolve e também por representar melhor os aspectos em jogo num conflito de Wuxia/Artes Marciais. Só não entendi como alguém atacaria "Graciosidade". (Mas entendo alguém atacando com Graciosidade). 

Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #8 Online: Setembro 26, 2012, 11:28:32 pm »
Unh, algo que eu percebo é que tenho que repensar os nomes de algumas Atitudes. Graciosidade é uma delas.

Atacar ela seria algo como levar o alvo a lutar na lama ou na água para diminuir sua coordenação, desviar seus golpes repetidas vezes para fazer ele perder a vantagem de usar uma técnica com baixo desgaste físico ou golpear nervos específicos em seus membros para fazer ele perder o controle preciso.

Eu também acho que faz sentido pro tipo de gênero. Tenho que testar um combate básico depois, para ver quanto tempo ele duraria e se a idéia funciona. Se der certo, aí acho que vou pra parte das técnicas marciais.
« Última modificação: Setembro 26, 2012, 11:32:41 pm por kimble »
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Offline Skar

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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #9 Online: Setembro 27, 2012, 03:08:38 pm »
eu prefiro tbm a segunda opção pelas diversidades de formas de usa-la
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Re:Stress Track or not Stress Track
« Resposta #10 Online: Outubro 01, 2012, 04:12:47 pm »
Pra quem ficar interessado no resultado da conversa, aqui.
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