Autor Tópico: [D&D] Tormenta  (Lida 75526 vezes)

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[D&D] Tormenta
« Online: Abril 09, 2012, 06:36:02 pm »
É fato que a maioria dos membros da Spell não curtem esse cenário, se não dizer quase todos. Eu estou entre eles. Mas, o que podemos dizer sobre o sucesso o qual esse cenário atingiu a ponto de ser o mais jogado do Brasil?[carece de fontes] Alguma coisa ele deve ter de bom? Ou não?

Sabemos todos que o cenário surgiu de uma idéia quase sem expectativas de um cenário comemorativo para a edição número 50 da revista Dragão Brasil. Muitos acharam que seria algo que não teria uma grande notoriedade e continuidade, se não houvesse a penca de cartas questionando o tal (só foi publicada uma única carta dando uma opinião ruim sobre Tormenta, e o resto só foram de incentivo).

Aí veio a jogada da Holy Avenger, que criou os primeiros Otakus-Jogadores de RPG (o Otaku é no sentido de viciados em anime e mangá, aqueles que são tão chatos que pensam que vivem no Japão), o que aumentou a popularidade de Tormenta.

Mas, então, anos se passaram, e ela cresceu, tem vários livros, comics, romances. Como último cenário popular de D&D que carece de tópico próprio, vamos começar a falar de Tormenta.

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Heitor

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #1 Online: Abril 09, 2012, 07:30:51 pm »


***
Piadas à parte, eu acredito que Tormenta tenha sido a porta de entrada para a maioria dos jogadores do gênero fantasia, por ser o mais acessível financeiramente à época do lançamento. Muitos jogadores mais novos foram introduzidos ao hobby por estes veteranos, que se não são unanimidade, são numerosos. E o ciclo se perpetua.

E também pela estética de anime, que tem muito apelo entre o público jovem brasileiro.

O fato é que tem muita coisa criativa, mas também muita merda no meio, e isto gera a controvérsia. Pessoalmente, não jogaria mais no cenário, mas isto não me impede de apreciar os romances ou as HQs.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #2 Online: Abril 09, 2012, 07:33:39 pm »
O fato é que tem muita coisa criativa, mas também muita merda no meio, e isto gera a controvérsia. Pessoalmente, não jogaria mais no cenário, mas isto não me impede de apreciar os romances ou as HQs.
Eu não sei se eu aprecio porque são tão diferentes em tom (os romances) ou se são próximos demais (Holy Avenger).



Pra começar respondendo o querido Publicano via Shout♥. Essa é a postura oficial atual.

(click to show/hide)

Já antigamente, tinhamos resquícios desse tumor de plot.
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"É importante lembrar que os minotauros não são malignos. O império de Tauron não é um covil de tiranos ensandecidos." Essa é a ilustração dessa mesma página.
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« Última modificação: Abril 09, 2012, 07:38:32 pm por Lumine Miyavi »

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #3 Online: Abril 09, 2012, 07:45:31 pm »
Sempre que alguem menciona holy avenger eu me lembro do "plano genial" (me engana que eu gosto) de ssszzzaaass.
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Offline VA

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #4 Online: Abril 09, 2012, 07:47:01 pm »
Aaaah, a velha polêmica "escravidão é maligna. Ergo, Minotauros deveriam ser malignos."

Convença um jogador de Tormenta disso. É impossível.

Mas é uma verdade: a cultura INTEIRA deles é centrada no conceito de escravidão. Escravidão é uma atitude maligna (sem "mas", "porém", nem nada. Pouco importa se eles protegem os escravos. São escravos). Se eles têm uma cultura inteira centrada nisso, então a raça é maligna. Ponto.

Offline Madrüga

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #5 Online: Abril 09, 2012, 07:48:36 pm »
Falar, mas sem começar com bash desnecessário. O outro tópico foi ficando cada vez pior por conta disso.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #6 Online: Abril 09, 2012, 07:57:51 pm »
Uma duvida: ainda sai material para tormenta ?
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Offline Skar

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #7 Online: Abril 09, 2012, 08:00:27 pm »
O outro tópico ficou com problemas por que não havia discussão. Simples assim.

A grande questão é que os minotauros acabaram ganhando muita popularidade no cenário. Um surpresa tendo em vista que eles começaram a ter uma importância nele bem recente. Como eles são atualmente os caras legais. Eles não podem ser malignos.

O ponto é batido e nem a muito uma brecha para discussões. Eu as vezes penso que eles colocaram o leal e neutro para tentar permitir que os grupos fizessem a escolha de lutar contra resistência ou a favor

Sim sai com uma regularidade de alguns meses
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #8 Online: Abril 09, 2012, 08:03:26 pm »
Sempre que alguem menciona holy avenger eu me lembro do "plano genial" (me engana que eu gosto) de ssszzzaaass.
Cara, dentro do contexto de HA (onde os planos consistiam em levar pessoa X pra lugar Y e matá-la) o plano foi a coisa mais inteligente... mas o crédito deveria ser mínimo. O Sszzass beirava onisciência com seus sentidos / atributos / conhecimento, então fazer um plano do tipo era algo trivial.

Uma duvida: ainda sai material para tormenta ?
Sim, livros que saem pro sistema próprio derivado do D&D, o TormentaRPG. A primeira imagem que eu postei foi um scan do meu exemplar de guerras táuricas, suplemento do ano passado pra esse sistema.

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #9 Online: Abril 09, 2012, 08:12:07 pm »
Lumine, os outros deuses basicamente deram tudo de mão beijada pro Sszzass.

o cara tentou destrui-los, mesmo assim eles deram a ele uma chance de voltar (e tentar mata-los de novo).

depois disso eles pegaram os rubis da virtude, objetos que continham um poder divino absurdo, e ao inves de destrui-los decidiram jogar no plano material

não é que Sszzas seja inteligente. os outros deuses é que são idiotas

« Última modificação: Abril 09, 2012, 08:23:59 pm por Tyrael »
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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #10 Online: Abril 09, 2012, 08:42:52 pm »
não é que Sszzas seja inteligente. os outros deuses é que são idiotas

Ou os Roteiristas/Autores...

DONA EDIT:

...e o fãs... o público... as pessoas que debatem o assunto... as que criticam... os que fazem piadas... etc...
« Última modificação: Abril 09, 2012, 08:44:27 pm por Gun_Hazard »

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #11 Online: Abril 09, 2012, 08:52:22 pm »
Lumine, os outros deuses basicamente deram tudo de mão beijada pro Sszzass.

o cara tentou destrui-los, mesmo assim eles deram a ele uma chance de voltar (e tentar mata-los de novo).

depois disso eles pegaram os rubis da virtude, objetos que continham um poder divino absurdo, e ao inves de destrui-los decidiram jogar no plano material

não é que Sszzas seja inteligente. os outros deuses é que são idiotas
Por isso que eu disse: dentro do contexto, foi a coisa mais inteligente - talvez o segundo ato de ação sensata / óbvia - lembro de outra, onde pra ver até onde seu poder ia contra os 20 deuses, o Paladino quebra a corrente da Beluhga forjada pelo Khalmyr e finalmente percebe que "ei, eu tou com medo a toa, sou intocável!"

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Offline Skar

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #12 Online: Abril 09, 2012, 09:23:39 pm »
Sério que eu vou defender HA :parede:

Citar
Lumine, os outros deuses basicamente deram tudo de mão beijada pro Sszzass.

o cara tentou destrui-los, mesmo assim eles deram a ele uma chance de voltar (e tentar mata-los de novo).

Ele fez uma aposta. Pense desse modo para os deuses era praticamente impossível que eles o deus da trapaça voltasse. Ele iria precisar de apoio dos deuses para conseguir isso. [ vide que  magia na Lissandra foi posta pela Deusa da Magia]. Quer dizer dentro da proposta que o comic se pretendia o plano era até que razoável. Houve várias mudanças dentro do cenário que realmente fizeram HA ser algo passável para uma leitura descompromissada.

Falar mal do comic hoje é fácil, só que os roteiristas tinham que manter o produto deles nas bancas e SÓ eles terem conseguido serve para mostrar que a história conseguiu o efeito desejado. Conquistar um público alvo.

lém do que muitas das decisões de design de Tormenta tem em vista fazer com que seu público alvo fique feliz e bem eles tem conseguido manter o cenário muito bem obrigado.

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #13 Online: Abril 09, 2012, 09:50:42 pm »
Antes de criticar as incongruências de HA, tem que se lembrar de que as 40 42 edições (junto com a revista Tormenta, que saia paralela na época) definiram as bases do que hoje vem ser o cenário. Posso arriscar que uns 30-40% do que Tormenta é hoje foi testado primeiro nessas revistas.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 09:53:10 pm por Lumine Miyavi »

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Re:[D&D] Tormenta
« Resposta #14 Online: Abril 09, 2012, 10:22:58 pm »
O negócio é saber como os minotauros existiam sem escravas sexuais, nos tempos pré-Goratikis. Ou se eles tinham, nunca foi citado direito. Ou vai ver é mais uma incoerência típica de coisas jogadas ao caos no cenário.