Autor Tópico: [D&D] Regra de Três e Blog  (Lida 8248 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D] Regra de Três e Blog
« Online: Março 27, 2012, 07:09:16 am »
Bom, como manda a tradição recente de criar tópicos para cada notícia relativamente relevante sobre a Ainda-Não-Nascida-Edição de D&D e ver duelos entre gostos e porque D&D nunca vai agradar todo mundo, dois novos assuntos aqui.

1. Complexidade vs Facilidade de Jogo do Bruce Cordell.

2. Regra de Três do Rodney Thompsom.

Para os preguiçosos, os trechos que mais me interessam (e dane-se se interessa a você ou não  :b).

Sobre Solos

As far as "improving solo monsters" goes, there are some things we have learned over the course of the last few years that are vulnerabilities that can plague solo monsters; being taken out of the fight by conditions like daze/stun/dominate, or lasting too long so the fight starts to drag, running out of tricks to pull, being challenging for the DM to run, etc. However, not all of these are exclusively monster issues, and some can be solved by changing things elsewhere in the game. For example, if we used something like the "hit points as a threshold for affecting monsters" mechanic that Mike described for "save or die" spells in a recent Legends & Lore column, we can cut down on some of the challenges solos face because of conditions. We're looking at generally increasing the speed of combat overall and finding ways to streamline monsters while still making the experience of fighting them exciting, both of which will impact solo monsters, not to mention all other kinds of monsters, too.

Sobre Multiclasse (Achei essa idéia tosquinha, mas muito promissora)

While there are certainly challenges with this system, a few other changes in the game make it more viable in the next iteration. As I mentioned last week, we're looking at a bounded accuracy system where accuracy (of everything, from attacks to spells) does not automatically go up with level. The discrepancies in base attack bonus between classes in 3E made some multiclassing combinations more difficult to pull off; absent those discrepancies, with the right ability score mix, the fighter and wizard classes mix together without that difficulty. Another thing we're looking at is the way we word certain abilities, making sure that disparate classes work well together. For example, instead of the fighter having to spend a single action to make multiple attacks, we might say that the extra attacks that the fighter gains as he gains levels are effectively free actions that the fighter takes on his turn. Thus, if my fighter/wizard picked up an extra attack through his levels of fighter, he might be able to cast a spell as his main action and then still get his extra attack, giving him the benefit of all of his class levels.

Sobre "Como vamos fazer Classes Marciais serem uma Droga", digo, Complexidade vs Facilidade de Jogo: ( :b)

For example, a 1st Edition fighter essentially chose a weapon and armor, and then was good to go. Compare that to a 1st Edition paladin, who could detect evil, had bonuses to saving throws, could lay on hands, cure disease, and so on. Then we have a 1st Edition rogue, who could draw upon a specific set of abilities described on a table to pick pockets, open locks, find/remove traps, and so on. Wizards and clerics could choose daily spells to prepare, while most other classes had only a few, if any, daily resources.

Ultimately, the philosophy on character complexity between older editions and 4E is starkly different—earlier editions gave some classes far fewer options than other classes. Such classes are generally regarded as easier to play, or from another point of view, more open to improvisation. On the other hand, 4th Edition classes are superbly and obviously balanced against each other, and though no class is easier to play than any other by a large margin, each class does provide every player with a robust list of choices for engaging with the game.


Espera aí... Menos Opções = Mais improvisação? Vou jogar de Plebeu agora. Yay.  :b
« Última modificação: Março 27, 2012, 02:48:53 pm por Deus Sol Invictus »

Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #1 Online: Março 27, 2012, 08:18:28 am »
Meh.

O artigo sobre simplicidade chega a outro raciocínio errado na questão final. Ter mais opções não necessariamente significa algo complexo e ter menos opções não necessariamente significa menos complexidade.

Se em vez de aumentar automaticamente o valor de ataque ao subir nível, o guerreiro tivesse uma escolha feita ao ganhar o nível entre aumentar seu ataque ou dano, você aumenta o número de opções da classe, mas você não torna ela uma classe complexa.

Se em vez de escolher entre uma lista grande de magias, o mago tivesse que usar sempre as mesmas 3 magias ao longo dos 20 níveis, mas cada uma delas tiver características que variam de acordo com nível, alvo, resultado numa jogada de ataque/salvamento e ainda criam efeitos secundários que variam de acordo com outros fatores (quantidade de pvs do alvo, descritores do alvo, etc.), você tem uma mecânica complexa e cheia de detalhes mas que envolve poucas escolhas do jogador.

E... peraí. Multiclasse não funciona na 4e como ele descreveu.
« Última modificação: Março 27, 2012, 08:20:37 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #2 Online: Março 27, 2012, 09:14:50 am »
Creio que Casters e Gishes vão voltar a dominar o jogo. xD
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #3 Online: Março 27, 2012, 09:19:22 am »
Num jogo onde o avanço de níveis não escale todas as habilidades em grande grau a ideia de multiclasse nos moldes da terceira edição parece a ideal pra mim mesmo.

Tu ganhas níveis noutra classe e habilidades relacionadas a isso.

Sobre a complexidade e opções de classes na 4e eu queria mesmo saber se esses caras jogaram 4e, ou sequer ouviram falar de essentials.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #4 Online: Março 27, 2012, 09:41:20 am »
Um exemplo fácil disso são os psiônicos. Tanto na 3.5 quanto na 4e eles tem menos opções de poderes, mas a capacidade de alterá-los com power points faz com que suas opções a menos possam se tornar versões mais complexas do que nos outros são opções a mais.

Então ao longo dos níveis um psiônico vive sem poderes de encontro e com seu 3° at will, mas como cada poder at will tem sua versão com 2 custos extras de power points, ele começa mais cedo que os outros com 9 versões diferentes de uso de seus 3 poderes. Então, como assinalado, ter menos opções não implica em menor complexidade.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #5 Online: Março 27, 2012, 09:55:17 am »
Citar
Another thing we're looking at is the way we word certain abilities, making sure that disparate classes work well together. For example, instead of the fighter having to spend a single action to make multiple attacks, we might say that the extra attacks that the fighter gains as he gains levels are effectively free actions that the fighter takes on his turn. Thus, if my fighter/wizard picked up an extra attack through his levels of fighter, he might be able to cast a spell as his main action and then still get his extra attack, giving him the benefit of all of his class levels.

Voltaremos ao tempo em que para o personagem ser otimizado, ele deve necessariamente ser multi-classe.

Se você pode pegar o melhor de cada classe sem prejuízos, por que alguém, exceto por purismo no roleplay ou desconhecimento do sistema, iria jogar com uma classe pura?

O que leva a questão, se é pra misturar habilidades, por que não acabar de vez com o sistema de classes?

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #6 Online: Março 27, 2012, 10:07:38 am »
Não parece que cada designer vem e fala uma merda diferente?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #7 Online: Março 27, 2012, 10:10:56 am »
O que leva a questão, se é pra misturar habilidades, por que não acabar de vez com o sistema de classes?
Na verdade, não são conceitos contraditórios. Dá para se adaptar de forma inteligente a compra de habilidades com o sistema de classes (sem precisar de multiclasse). Por exemplo, facilitando um bárbaro ter ataque furtivo ao invés de RD, sem precisar pegar níveis de ladino. (lógico que precisa ser melhor formulado, mas a ideia central seria algo assim)
Somos todos bots!

Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #8 Online: Março 27, 2012, 10:37:54 am »
O que leva a questão, se é pra misturar habilidades, por que não acabar de vez com o sistema de classes?
Na verdade, não são conceitos contraditórios. Dá para se adaptar de forma inteligente a compra de habilidades com o sistema de classes (sem precisar de multiclasse). Por exemplo, facilitando um bárbaro ter ataque furtivo ao invés de RD, sem precisar pegar níveis de ladino. (lógico que precisa ser melhor formulado, mas a ideia central seria algo assim)

Ou fazendo diferente e seguindo o modelo do Star Wars Saga. A maioria das classes tem listas de habilidades que ela pode escolher, de acordo com arqueótipos que queira seguir. A idéia não era ruim e dá liberdade, mas também incentiva a otimização.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #9 Online: Março 27, 2012, 10:54:22 am »
MAS esse formato VAI vender poucos suplementos! =p
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #10 Online: Março 27, 2012, 11:03:54 am »
Eu não vejo problemas em ter habilidades de outras classes/nichos, o problema é ser possível escolher sempre as melhores de cada.

Se eu posso pegar os ataques multipos do guerreiro, as magias do mago, as perícias sociais do bardo e as ladinages do ladino, tudo isso sem quase nenhuma desvantagem, por que diabos eu seria um guerreiro puro, exceto por questão de roleplay?

Uma solução que eu acho interessante é tu poder pegar a habilidade da outra classe, mas uma versão mais fraca, como acontecia na multiclasse da 4e.

Sou guerreiro, mas quero soltar magia, faria isso como um mago de 3 níveis a menos, ou poderia ter apenas uma magia por dia, enquanto o mago puro três.

Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #11 Online: Março 27, 2012, 11:06:34 am »
MAS esse formato VAI vender poucos suplementos! =p

Na verdade vende bastante. Cada novo livro eles incluiam novos arqueótipos e novas habilidades para os antigos. Se no básico eles colocam o guerreiro pesado, o guerreiro duelista e o guerreiro arqueiro, num suplemento eles podem fazer o guerreiro desarmado, em outro o guerreiro com machado grande, em outro o guerreiro com duas armas, etc.

Só que, de novo, isso ajuda a otimização e premia conhecimento de sistema. Jogando com um ou dois suplementos o SW Saga não dava problema. Com mais, eu já fiz um duelista jedi que fatiava coisas usando Carisma, tinha habilidades sociais e com a Força estúpidas e era especialmente bom contra outros usuários da Força. Entende o problema?
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #12 Online: Março 27, 2012, 02:34:34 pm »
Não parece que cada designer vem e fala uma merda diferente?

é

DONA EDIT: Também acho o formato de escolhas por Árvores de Habilidades do Star Wars SAGA uma boa pedida. Mas concordo que para um multi-classe isso ainda é problema, o que eu tinha pensado quando teorizei sobre um sistema baseado em SW SAGA seria não permitir multi-classe, mas permitir ao custo de um talento habilitar UMA árvore de outra classe e também limitado apenas a 3-5 habilidades dela apenas, assim o cara não teria acesso as habilidade mais avançadas de "segunda classe".

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #13 Online: Março 27, 2012, 03:00:33 pm »
Não tem como vender N suplementos, com isso. =\

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[D&D] Regra de Três e Blog
« Resposta #14 Online: Março 27, 2012, 03:01:25 pm »
Só que, de novo, isso ajuda a otimização e premia conhecimento de sistema. Jogando com um ou dois suplementos o SW Saga não dava problema. Com mais, eu já fiz um duelista jedi que fatiava coisas usando Carisma, tinha habilidades sociais e com a Força estúpidas e era especialmente bom contra outros usuários da Força. Entende o problema?

Mas isso ocorreu em basicamente toda a versão de D&D...
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"