Autor Tópico: Rendição e Captura  (Lida 4378 vezes)

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Re:Rendição e Captura
« Resposta #15 Online: Abril 02, 2012, 02:14:31 pm »
Nem posso falar nada que já começarei uma campanha preso e sem nenhum recurso XD

Só uma vez capturei um grupo de PCs, nem foi railroading, mas era um grupo com que eu tinha me emputecido e queria fazer um pseudo-TPK. Assim o fiz, o grupo nem quis saber de fugir mesmo eu dando a oportunidade para tal e ficaram par lutar até a morte. Alguns foram capturados vivos e assim foram levados como prisioneiros até que um evento sobrenatural os libertou, no meio de ambiente selvagem, tendo que catar itens do zero. Foi interessante e ruim ao mesmo tempo e não pretendo repetir a dose.

Re:Rendição e Captura
« Resposta #16 Online: Abril 02, 2012, 03:11:36 pm »
Por mim, e acredito que por quase todos aqui, podem enterrar de vez essa ideia de "incentivar" a captura ou rendição personagens na 5e.

Uma coisa apenas eu não consigo entender, por que os jogadores se frustram mais sendo capturados do que mortos?

Será a sensação de "orgulho ferido"?

Offline Macnol

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Re:Rendição e Captura
« Resposta #17 Online: Abril 02, 2012, 03:26:34 pm »
Não exatamente. Acho que é uma questão de tirar a liberdade dos jogadores, em mais de um sentido.

Quando o personagem (ou o grupo) morre, geralmente isso não foi planejado pelo mestre, e é consequência das escolhas ruins que fizeram. Aconteceu, morreram, mas poderiam não ter morrido se tivessem agido diferente. Foram as ações dos jogadores que levaram a esse desfecho.

Já o inverso, grupos capturados, na maior parte das vezes* é algo planejado deliberadamente pelo mestre, e executado de uma forma que não importa o que eles façam, é isso que vai acontecer, pois é essa a história que o mestre quer contar. RPG é um jogo de criar histórias em conjunto, não assistir passivamente o que o mestre quer fazer com seus personagens - negar ao jogador o poder de decidir o rumo de sua história é castrar o RPG.

* Sim, eu sei que há exceções, o mestre pode até mesmo ter improvisado a captura pra evitar um TPK e não deixar a campanha terminar pela burrice dos jogadores ao enfrentar algo que não davam conta... mas creio que são apenas isso, exceções, não o bastante pra contrariar a regra.

Re:Rendição e Captura
« Resposta #18 Online: Abril 02, 2012, 04:16:05 pm »
Quando mestro, eu só "capturo" os jogadores ao invés de matá-los, caso se encaixe no modo de agir/motivação dos inimigos. Normalmente um "rendam-se!" quando já tem vários personagens caídos. Acaba deixando a aventura menos "rail-roadeada" do que a intenção original (em que eu esperava que eles vencessem a luta).


E sim, eu me lembro dessa aventura do Tarrasque. Eu tenho todas as D20 Saga, e essa é a pior (seguida da do Extratocorpus; ). Eu até até mestrei (mais do tipo "peguei elementos dela") a maioria delas. Esta, não; simplesmente não dá.

Offline Madrüga

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Re:Rendição e Captura
« Resposta #19 Online: Abril 02, 2012, 11:29:52 pm »
Captura nunca foi planejada, mas foi algo realmente verossímil. Tipo para interrogar o grupo depois que metade já caiu ou para evitar TPK mesmo. Se você dá liberdade dos caras inventarem meios de fugir ou negociar a liberdade, não acho que "castre" o RPG.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Rendição e Captura
« Resposta #20 Online: Abril 03, 2012, 12:52:15 am »
Nas mesas as quais mestrei,  todas as capturas ou rendições por parte dos personagens ocorreram de forma não linear, foram somente e tão somente circunstâncias da sessão.

Os desfechos dos combates para mim são claros:
Os personagens vencem os inimigos, põe eles para correrem, conseguem uma rendição deles, ou negocia com eles. A mesma coisa acontece do ponto de vista do inimigo. Eu chamo isso de consequências do combate.

Na minha campanha atual de 4E, no ano passado eu mestrei uma aventura que o combate final houve um desfecho no qual os personagens forjaram por si próprios.
Eles não conseguiram fazer frente ao grupo final de inimigos, mas deu um grande prejuízo ao vilão. Vendo que não estavam conseguindo vencer por erros estratégicos do grupo, a Senhora da Guerra negociou com o vilão principal a retirada do grupo de lá (o paladino do grupo já estava inconsciente e poderia ser morto a qualquer momento pelo vilão), ela estava preocupada com o bem estar geral do grupo e percebeu que as chance do grupo morrer ali eram alta.
Eu pensei como o vilão pensaria dadas as circunstâncias, o vilão aceitou o acordo, desde que os personagens seguisse o que ele queria. O grupo teve que usar um circulo de teleporte para sair do lugar, mas sabendo que um ritual de exílio foi lançado sobre eles e que deveriam aceitar o ritual sem resistir, logo eles foram teleportados a alguns dias de distância dessa dungeon para uma floresta a qual eles conhecem muito bem, mas sabendo que não conseguiriam mais retornar a tal dungeon, pois o ritual tinha um efeito tipo "maldição" (nome do ritual : Exílio Permanente).
No final os aventureiros não conseguiram o principal intento a qual aspiravam contra esse vilão, e o final da aventura ficou bem verossímel. Eu não permitiria o grupo ter uma nova chance contra esse vilão, eles tem que conviver com as consequências do combate.

Como o vilão pensava : O Vilão estava só, e não estava muito longe de ser derrotado, mas os personagens não sabiam disso. Vendo seus soldados de elite ao chão, o vilão viu que a tal negociação era vantajosa para ele, pois  poderia salvar algum de seus soldados e sua ação principal no mundo do jogo não poderia mais ser impedida por esse grupo de aventureiros, logo era muita vantagem para ele aceitar o acordo.
Os jogadores da minha mesa consideraram essa uma das melhores aventuras que já jogaram na vida, principalmente por que o desfecho final estava com deveria ser, free form e na mãos deles. O desfecho saiu do lugar comum, foi algo como : pense fora da caixa.
« Última modificação: Abril 13, 2012, 08:22:23 am por Doneone »