• Nível em Tudo
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.
• Retorno aos 20 níveis
Não vejo nada de errado com os 30 níveis. E olhe que quem tá falando é um cara que curte os níveis 1 a 5, dificilmente saindo desse patamar. O lance é que, para mim, quanto mais opções o básico puder proporcionar, melhor. Argumenta-se que, tirando os níveis épicos, haverá mais espaço para o livro. E colocar o quê? Eles não me pareciam muito interessados em por mais fluff no livro e rechear com mais regras seria tolice. Tudo bem, estamos supondo uma 5e e talvez esse espaço sirva para alguma coisa. Mas não vejo muito como eles podem ser aproveitados. Colocar mais regras, para mim, é inviável, a proposta da 4e (e tou supondo que uma eventual 5e seguria mais ou menos no mesmo sentido) é ser o mais simples possível. Talvez adicionar uma coletânea mais completa de rituais....
• Sistema de Magias Final Fantasy
Pra mim, o uso de mana ou MP ou whatever seria um retrocesso. Provavelmente seria melhor que o sistema vanceano, mas ainda assim falho, principalmente nos níveis altos, onde temos muitos deles. O que acontece: com os poderes por encontro e diários, o controle do funcionamento deles é totalmente possível. Já o sistema de magias não.
• Remover os Pulsos de Cura
Os pulsos de cura tem aquele efeito de "desgaste com o tempo" que eu acho particularmente elegante e até ajuda na abstração do significado do PV. Contudo, não tenho nada contra se eles sairem de cena, mas eu manteria. =)
• Menos HP
THIS! Muito HP significa batalha longa. Só isso. Prefiro que o combate seja ligeiramente mais rápido em virtude de HPs menores.
• Menos Poderes
Concordo. Nos níveis altos é meio chato ter tanto poder pra escolher. Da última vez que eu narrei em Paragon Path, o pessoal passava boa parte do turno "foleando" o seus respectivos decks de poderes para escolher um. Contudo, não gosto da ideia de limitar ainda mais. Os poderes poderiam ser mais modulares, permitindo que eles sejam usados de formas ao menos um pouco diferentes em certas cituações.
Um exemplo simples: digamos que o guerreiro tenha um poder que faça com que ele ataque todos ao redor (close burst 1) com um golpe a 1[W] + For de dano. Agora suponhamos que ele esteja lutando apenas com um monstro solo, o que tornaria esse poder simplesmente inútil já que seu grande efeito é dar um ataque básico em cada inimigo adjacente. Ele bem que poderia usar "toda a energia para fazer o ataque giratório" e empregar em um único golpe contra o monstro, fazendo, digamos, 2[W] + for de dano e atordoando por um turno o alvo. Isso mata dois poderes com um poder só. Se todos os poderes fossem assim "dois em um", teríamos um acervo caindo pela metade.
• Menos Classes, Mais Construções
No nWoD isso funcionou (substitua "classe" por "clã", "tribo", etc.... dá mais ou menos na mesma, coceitualmente), mas não sei se funcionaria com o D&D muitos jogadores sempre anseiam por classes novas. Eu sei que mais builds ajudam a variar o personagem mas o mais empolgante mesmo é ver uma classe totalmente nova, com características específicas diferenciadas.
• Modularidade para o Personagem
Concordo.