Autor Tópico: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?  (Lida 18688 vezes)

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Offline Heitor

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #15 Online: Outubro 15, 2011, 08:48:35 pm »
Ter trinta níveis deve ter sido uma solução estética. Três patamares básicos de jogo figuram melhor que dois.
« Última modificação: Outubro 15, 2011, 08:52:17 pm por Heirot »

Offline kinn

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #16 Online: Outubro 15, 2011, 09:25:15 pm »
Eu também gosto do sistema para 30 níveis e não tenho problemas com poderes de encontro + diários, ainda que ache estranho eles pra marciais.

Mas penso que ele seria algo como super-sentai, onde os golpes gerais são poderes de encontro e o diário é a bazuca que é usada para finalizar o inimigo e por algum motivo não se pode usar toda hora.

Rurouni Knshin tem duas ótimas explicações para técnicas assim:

1) A técnica causa algum dano no usuário (stress, fadiga ou outro) que impede da técnica ser usada toda hora.

2) A técnica é bem poderosa, mas abre a guarda ou deixa alguma abertura que obriga a ela só ser usada em situações atrozes ou quando é preciso dar um fim logo no adversário e não se pode voltar atrás, tipo o Enishi ter visto antes como era a Amakakeru fez ele usar o ougi dele que era perfeito para contra-atacar a Amakakeru.

O que espero mais da 5e é o fim do bônus de item, que eles sejam inerentes aos personagens a decorrer dos níveis como sinal de evolução e melhor do sistema de perícias para consertar e aprimorar os skill challengers que foram uma ideia fabulosa para conceituar eventos interpretativos - tanto que eu chamo de combates interpretativos - e assim apliquei nas mesas que mestrei. Mas como bem apontado, quando maior o nível da mesa, mais a discrepância dos valores de testes força os desafios para um único personagem com bom valor de jogada ou exige do mestre mais trabalho para modular eles nas perícias que o grupo como um todo possua (o que às vezes pode torná-los nonsense ou  inverossímeis).
« Última modificação: Outubro 15, 2011, 09:33:13 pm por kinn »
Pesquisas provam:
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Offline VA

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #17 Online: Outubro 16, 2011, 01:14:00 pm »
Vendo a argumentação do Nib para poderes por encontro, concordo com ele: controlar a sessão por encontro, em vez de por dia, seria muito melhor.

E deixaria os jogadores com um maior senso de heroísmo, sem medo de seguir adiante quando os recursos forem poucos.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #18 Online: Outubro 16, 2011, 03:08:06 pm »
Eu acho tri ter um botão escrito "FODEU!" para meu personagem usar na hora do aperto, pelas razões que o Kinn disse: é uma técnica de último recurso e shit, e é emocionante acertar aquele diário em um solo.

Offline VA

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #19 Online: Outubro 16, 2011, 03:15:34 pm »
É, mas eu acho que tem maneiras mais interessantes de se representar isso, tipo tendo uma categoria de poderes que você tem uns três ou quatro, mas só pode usar um deles uma única vez no encontro.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #20 Online: Outubro 16, 2011, 04:26:30 pm »
Ou algo como ter um EX-move que consome um ponto de açao e faz o poder ficar mais forte. Tipo os Ex-moves de street 3, ou o accelerator+draw do Jack de Wild Arms 1.
Vendo meus mangás
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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #21 Online: Outubro 17, 2011, 09:06:06 am »
Então,

Acho que a matemática do jogo poderia muito bem já estar incluindo os bônus e valores de itens mágicos, não necessitar de itens, o personagem já tem isso.

Então os "Itens Mágicos" teriam apenas um bônus situacional de +1 para uma situação muito específica.

Deixa eu dar um exemplo para facilitar:
Considerando que o personagem já tem tudo preparado, ou seja enfrentar um desafio de nível 15 para um personagem de nível 15 significa ter uma chance de pelo menos 55% de sucesso (10+ no d20).

Se tiver um Item Mágico que o mestre "presenteou" o personagem pelo seu desempenho, ou mesmo porque a história pede que o personagem tenha o item ou qualquer que seja a razão, irá conferir APENAS +1, não importando o nível do item.

Logo, a matemática fica em 60% de sucesso (11+ no d20), apesar de ser 5% de aumento, não representa um valor realmente alto ao ponto de quebrar toda a mecânica do sistema.

Logo é aceitável.

Quando a "mágica" do item,
Irei tentar usar as regras de itens mágicos da 4e para demonstrar:
Banidora dos Mortos-Vivos
Aprimoramento: Ataque Contra Mortos-Vivos
Propriedades
• Emana uma luz de 10 metros de raio. Você sabe da presença de qualquer morto-vivo dentro dessa área.
• Qualquer ataque contra mortos-vivos causa +1d6 de dano.
Golpe Sacro: Ataque contra Vontade; O morto-vivo fica Paralizado (TR Encerra); Ataque secondário contra todos os mortos-vivos a até 2 quadrados de distância, estes mortos vivos estão Pasmos até a próxima rodada.

Qual a moral,
A arma possui um poder por encontro (já que estou desconsiderando que existem poderes diários), e algumas propriedades interessantes para o personagem. Além disso contra mortos-vivos a arma recebe um bônus de +1 no acerto, e +1d6 no dano.

Uma ideia simples para um equipamento.

Offline Vincer

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #22 Online: Outubro 17, 2011, 12:35:04 pm »
Eu acho que os desafios deveriam contabilizar certas coisas... como o grupo estar 'preparado' ou não contra ele.

Antes que me interpretem mal(outra vez), não estou criticando... o equilibrio de desafios é a parte que mais bato palmas na 4e e é o sistema que melhor faz isso de todos que conheço. Com a 5e ali na esquina, podem melhorar isso ainda mais...

Falo de coisas como um inimigo ter fraqueza a elemento x e o grupo estar mais do que bem munido desse tipo de elemento. Ou inimigos que se tornam sei lá quanto mais difícil se por ventura o grupo não tiver os meios de abusar de suas fraquezas.

D&D já conseguiu contabilizar muita coisa no equilíbrio de desafios, com a progressão linear e porcentagens fixas do sistema deve ser tranquilo incluir isso também.

Seria a melhor forma(ao meu ver) de lidar com os itens mágicos. Se ele é situacional e não afetaria encontro x, desconsiderar para calcular o desafio... se for impactante, usar +x de nd, sei lá.

Seria em outras palavras transferir mais do *bom senso* para as regras, de uma forma mensurável e clara. Isso ia ser show de bola.

Puxando o que o Shin falou, o +1 poderia ser a margem 'ignorável'(55% para 60%, aceitável). Se algo desse vantagem acima disso, afetar a nd.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #23 Online: Outubro 17, 2011, 01:02:19 pm »
Eu acho meio injusto isso. O jogador que se focou em algo (sei lá, querer ser um piromante) vai ganhar menos XP contra criaturas de gelo, por fazer bem o que ele quer fazer, mas para ganhar XP vai ter que enfrentar criaturas que podem até ser imunes a fogo?

E como fica em caso de encontros mistos?

Offline Heitor

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #24 Online: Outubro 17, 2011, 01:47:14 pm »
Gegê, o que eu entendi que o Vincer disse é: se tu estiver preparado, tu ganha mais, e não menos XP. E se vencer uma situação adversa às suas capacidades, ganha ainda mais.

Considero uma boa idéia contabilizar uma 'pontuação', ao estilo da premiação de combate em FF XIII. Mas isso é meio trabalhoso. É um modelo que funciona bem em videogames, que fazem isso automaticamente, mas em um jogo de mesa, dependendo da eficiência humana, pode ser falho.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #25 Online: Outubro 17, 2011, 02:12:47 pm »
Então, se tu tá preparado (ou seja, investiu, se focou para fazer algo bem), tu é penalizado!

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #26 Online: Outubro 17, 2011, 05:54:58 pm »
na 5e só espero que não hajam retrocessos pra 3e, ou seja, que não inventem sistema vanciano mais ou magos melhores que guerreiros.

Offline Heitor

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #27 Online: Outubro 17, 2011, 07:11:09 pm »
Gegê, então vencer sem estar preparado, é uma proeza menor do que vencer sendo especializado naquilo? Não faz sentido.

Sem contar que vai ter situações em que o especializado vai estar despreparado.
« Última modificação: Outubro 17, 2011, 07:14:06 pm por Heirot »

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #28 Online: Outubro 17, 2011, 07:16:19 pm »
O caso é que D&D é baseado no fato de que o grupo tem um monte de especialistas, ao inves de um conjunto de gente mais ou menos. Entao se voce tem o seu mago do fogo que so sabe tacar fogo, criar fogo, manipular fogo, e comer fogo, ao enfrentar um inimigo imune a fogo voce vai estar limitado a confiar que o resto do grupo vai dar conta.

Nenhuma ediçao até hoje fez essa premissa funcionar na pratica, mas o jogo é construido com esta premissa em mente. E nao acho que ela deva mudar.
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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #29 Online: Outubro 17, 2011, 07:54:31 pm »
Estava aqui viajando LEGAL,

Estava pensando na seguinte lógica.
Todas as classes na 4e tem um atributo que é usado para causar dano.

Desa forma, então porque não remover esse atributo de causar dano, e coloca direto uma ligação com o nível.
Algo nos moldes do que foi feito no Gamma World.

Você realiza um ataque e causa 1d10 + Nível de dano.

E utilizar os atributos somente para acerto.
Claro que daqui a pouco teremos apenas um unico atributo em jogo: "Nivel"...

Mas estava pensando nisso...